Iker Casillas

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
30,567
2,832
CASILLAS: “MUITO OBRIGADO AO FC PORTO POR CONFIAR EM MIM”

?Guarda-redes deixou Madrid em lágrimas mas revelou muita “esperança” no novo capítulo da sua carreira

?O discurso demorou-lhe longos e emocionantes segundos a sair, até que reconheceu que se tinha “comprometido” a ler o papel com que se muniu. Em conferência de imprensa no Estádio Santiago Bernabéu, Iker Casillas despediu-se do (único) clube que representou durante 25 anos e explicou os motivos que o levaram, aos 34 anos, a escolher o FC Porto para prosseguir a carreira. E houve ainda palavras de agradecimento aos azuis e brancos.

“Vim a este grande estádio despedir-me de todos, sobretudo e em especial dos madridistas. Como sabem, desde ontem deixei de pertencer ao Real Madrid e passei a fazer parte do FC Porto. A decisão de ir para o FC Porto deve-se a dois motivos fundamentais: primeiro, a esperança que o presidente, o director Antero Henrique e o treinador Julen Lopetegui, que já me conhece há muito tempo, me transmitiram; segundo, as demonstrações de carinho que recebi quando se soube que o meu destino era Portugal e, nesse sentido, fiquei muito feliz”, afirmou o novo concorrente pela baliza portista.

Numa conferência de imprensa muito emotiva, Iker Casillas fez questão de relembrar todos aqueles que lidaram de perto com ele no dia-a-dia madridista desde há 25 anos. O guarda-redes campeão europeu e mundial pela selecção espanhola mostrou-se também feliz pelo que o espera e agradeceu a confiança demonstrada pelos Dragões. “Farei todos os possíveis para não os defraudar e lutarei ao máximo para conquistar o maior número possível de títulos na minha nova equipa. Portanto, muito obrigado ao FC Porto por ter confiado em mim”.

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
30,567
2,832
UM PRÍNCIPE QUE JÁ VENCEU TUDO O QUE HÁ PARA GANHAR

?Casillas tem 22 títulos conquistados ao longo da carreira e é o primeiro ex-campeão do Mundo a jogar nos Dragões

Foi a 12 de Setembro de 1999, no mítico San Mamés, casa do Athletic Bilbau, que Iker Casillas se estreou com a camisola da equipa principal do Real Madrid. Tornou-se então o mais jovem guarda-redes de sempre a alinhar pelo clube, com 18 anos e 115 dias, iniciando um extraordinário percurso de 725 jogos. O agora reforço do FC Porto representou os merengues durante 25 anos, entre 1990 e 2015, conquistando não só a admiração dos adeptos do Real mas também de todos os apreciadores do desporto e do fair-play. Não é por acaso que recebeu, em 2012, o Prémio Príncipe das Astúrias para o Desporto, considerada a maior distinção desportiva espanhola.

Iker é um nome tipicamente basco, que tem uma razão de ser, apesar de Casillas ter nascido em Madrid e crescido nos seus arredores, nomeadamente em Móstoles. Os pais do guarda-redes viveram em Bilbau antes do seu nascimento, pelo que a escolha foi uma espécie de homenagem a uma cidade que também se tornou emblemática no seu percurso profissional. Navalacruz, um pequeno município na comunidade autónoma de Castela e Leão, de onde os pais são naturais, é outro local determinante na infância do guardião, que foi eleito o melhor do mundo no seu posto específico por cinco vezes e já venceu os trofeus individuais Zamora e Bravo.

Aos nove anos deu-se a chegada ao Real Madrid e o percurso até à baliza do Santiago Bernabéu foi feito a pulso. Vencedor do Campeonato da Europa de Sub-16, em 1997, e do Mundial Sub-20, em 1999 (em ambos os casos com defesas suas no desempate por penáltis), Casillas foi convocado para um jogo da Liga dos Campeões, frente ao Rosenborg, em 1997. Teve de esperar dois anos até à estreia oficial, mas a partir daí agarrou a titularidade na baliza madridista. Os títulos conquistados desde então poderiam justificar só por si um parágrafo: três Ligas dos Campeões, um Mundial de Clubes, duas Taças Intercontinentais, duas Supertaças Europeias, cinco Ligas espanholas, duas Taças do Rei e quatro Supertaças espanholas.

O percurso na selecção espanhola, ao serviço da qual venceu o Mundial de 2010 (sendo considerado o melhor guarda-redes) e dois Campeonatos da Europa, sempre como capitão, merece também um capítulo especial. Aliás, foi a partir das suas defesas milagrosas no Mundial 2002 que passou a ser conhecido em Espanha pelo apelido de “O santo”. Com 162 jogos pela selecção A, Casillas é o mais internacional de sempre no seu país e é o terceiro capitão da história do futebol, depois de Franz Beckenbauer e Didier Deschamps, a erguer os troféus de campeão da Europa e do Mundo de selecções e o da Liga dos Campeões da UEFA. Muito poucos futebolistas têm um palmarés comparável, sendo o de Vítor Baía, outro ex-guarda-redes dos Dragões, um desses casos. Com 35 títulos, o português é o jogador mais titulado de sempre a pisar relvados lusos.

Casillas passa porém a ser o jogador da Liga portuguesa em actividade com o mais rico palmarés e é o primeiro ex-campeão do Mundo de selecções a representar os Dragões. Porém, tão ou mais importante do que todos esses feitos é o seu desportivismo e vontade de ajudar os mais desprotegidos. O fair-play de Iker é reconhecido e não é por acaso que lhe foi concedido o Prémio Príncipe das Astúrias ao lado de Xavi, que tem um percurso similar no rival FC Barcelona. O júri considerou que ambos simbolizam os valores da amizade, companheirismo e respeito pelo adversário. Na vertente solidária, o espanhol criou a sua própria fundação, que se foca no bem-estar das crianças, em 2011; no mesmo ano, em Janeiro, foi nomeado Embaixador de Boa Vontade das Nações Unidas.

Lope

Bancada central
16 Junho 2015
1,870
0
Alguém já sabe se ele vai ter apresentação formal aqui no porto ou segue já para a Holanda?

M

mercgold3

Guest
Henrique13 disse:
Eu cresci a ouvir o meu Pai e o meu Avo dizerem que um homem do Norte é Portista de paixao e Catalao por inerencia e a nossa selecao nacional é o recreio dos mouros.
Tenho isto entranhado!
Nem mais, sempre ouvi o meu avô dizer que o Real Madrid é o Benfica lá de Espanha.
O clube do regime lá de Espanha.

F

Flamma

Guest
Lope disse:
Alguém já sabe se ele vai ter apresentação formal aqui no porto ou segue já para a Holanda?
A pergunta que todos querem ver respondida.

Se fossemos organizar alguma coisa, penso que já teria sido comunicado a esta altura, pelo que deve mesmo seguir para Horst diretamente.

M

mercgold3

Guest
Flamma disse:
A pergunta que todos querem ver respondida.

Se fossemos organizar alguma coisa, penso que já teria sido comunicado a esta altura, pelo que deve mesmo seguir para Horst diretamente.
Vamos organizar mas sem publico seca lhar. Talvez com uma conf imprensa, dar a conhecer o museu, estádio...

Mielcarski81

Bancada central
25 Maio 2012
1,450
498
Conquistas
5
44
Porto
  • Campeão Nacional 19/20
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Taça de Portugal 19/20
Lope disse:
Disseram que seria amanha às 19h, mas não sei se será no estádio ou apenas na sala de imprensa....

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
30,567
2,832
FLORENTINO PÉREZ: “IKER VAI CONTINUAR A CARREIRA NUM CLUBE AMIGO”

?Casillas falou no Estádio Santiago Bernabéu já como reforço do FC Porto

?O presidente do Real Madrid, Florentino Pérez, e o novo reforço do FC Porto, Iker Casillas, compareceram esta segunda-feira numa conferência de imprensa, realizada no Estádio Santiago Bernabéu, em que o guarda-redes portista falou “como jogador do FC Porto” e agradeceu ao clube espanhol pelos 25 anos passados em Madrid. O presidente madrileno afirmou que assinar pelo FC Porto foi “a melhor opção” para Iker, visto que “está perto de casa e vai para um clube histórico, que ganha quase sempre a Liga Portuguesa”.

“Vai-se embora o melhor guarda-redes da história do Real Madrid. Casillas deixa o clube porque é o seu desejo e só podemos respeitar e aceitar. Teve muitas propostas, mas apenas nos falou da proposta do FC Porto e pediu que a tomássemos em consideração e facilitássemos o acordo. Ganhou nestes 25 anos o direito a esse reconhecimento. Não é fácil estar tanto tempo neste clube, e percebo o Iker quando toma a decisão de uma nova etapa. Estes últimos anos foram de muita pressão no clube. Ele vai renovar a motivação e vai com esse espírito para esta nova etapa da sua vida desportiva”, disse Florentino Pérez.

O presidente do emblema espanhol destacou que Casillas “vai continuar a carreira num clube amigo, numa cidade fantástica e com o apoio da família” e disse ainda que as portas do Real Madrid estarão sempre abertas para o guarda-redes: “Iker queria uma despedida austera, e nós aceitámos porque ele é o dono deste momento e tem vivido estes dias com muita intensidade. Gostamos dele, respeitamo-lo, admiramo-lo e disse-lhe várias vezes que gostaria que acabasse a carreira aqui”.

Já o guarda-redes agradeceu as palavras do máximo dirigente do Real Madrid no “primeiro acto como jogador do FC Porto”: “Estou convencido de que terei mais momentos neste estádio e e que poderei partilhá-los com os adeptos madridistas. Fico com o bom de tudo isto e com os melhores momentos, nos quais incluo os títulos ganhos”.

Casillas deslocou-se depois ao relvado do Bernabéu, onde foi recebido com palmas e gritos pelos adeptos, que empunhavam cartazes e camisolas com o seu nome. No relvado encontravam-se também todos os troféus que conquistou ao serviço do Real Madrid ao longo de 25 anos.

Walter White

Tribuna
16 Junho 2015
2,778
1
Henrique13 disse:
Eu cresci a ouvir o meu Pai e o meu Avo dizerem que um homem do Norte é Portista de paixao e Catalao por inerencia e a nossa selecao nacional é o recreio dos mouros.
Tenho isto entranhado!
Já não se educam os filhos como antigamente. És um homem cheio de sorte...

kal-el

Tribuna Presidencial
12 Agosto 2006
8,132
136
43
Porto, 1982
Que triste a jornalista portuguesa...

Sei que estou a cometer crime, mas sou cada vez mais favorável a uma integração Ibérica, à boa maneira do Saramago...

A ver se diluímos a "Inveja" destrutiva, coisa tão feia!

Drago93

Tribuna Presidencial
19 Março 2012
8,753
3,079
Conquistas
2
  • André Villas-Boas
  • Lucho González
Acabei de comprar a camisola roxa de Guarda Redes do nosso Iker Casillas!!!!

Pixel

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
8,407
5,540
Drago93 disse:
Acabei de comprar a camisola roxa de Guarda Redes do nosso Iker Casillas!!!!
É bem :)

ja agora, e desculpem pelo offtopic, os GR podem escolher qual dos equipamentos usar nos jogos? ou tem que usar a preta se jogarmos com o equipamento principal e a alternativa se jogarmos com o alternativo?

MustangFCP

Bancada central
17 Abril 2015
1,770
1
Porto
Pixel disse:
ja agora, e desculpem pelo offtopic, os GR podem escolher qual dos equipamentos usar nos jogos? ou tem que usar a preta se jogarmos com o equipamento principal e a alternativa se jogarmos com o alternativo?
Penso que isso vai depender do equipamento do adversário e do arbitro.

DECO-10

Tribuna Presidencial
24 Julho 2013
6,266
2,116
Alguns comentários no Facebook do NGC mostram não só o mediatismo que nos traz a transferência mas também que muitos adeptos vão passar a nossos simpatizantes:

- And we are like this page just for Casillas our legend
- Se llevan al mejor portero del mundo y es más,muchos seguidores,que estaremos pendientes de nuestro portero,desde hoy seguiré a FC PORTO,,cuiden mucho a IKER.
-  I will support Porto along with my team Real Madrid because of Casillas
- Take care of our Saint Iker, Porto :')
- It's only because of casillas that i became a fan of fc porto ... u should be proud to have him
- FC Porto gana en afición, con vosotros estaremos acompañando al mejor portero del mundo en un club que de seguro lo va a cuidar como merece. Arriba Iker y arriba Oporto!
- I have liked your page for Iker Casillas.. From now on, I will also cheer for FC Porto and I will watch all matches of this team because Saint Iker is here

Rafa

Tribuna
31 Agosto 2012
2,832
3,375
Conquistas
1
  • Lucho González
Desculpem o off.topic, Drago93, quanto pagaste pela camisola?

A camisola de gr. é ao mesmo preço dos jogadores de campo?