João Pinto

C

Costinha_87

Guest
Uma instituição dentro do próprio FC Porto. Um exemplo de lealdade e identidade perante uma região que se assumiu perante um Pais e que assim criou as bases para se assumir perante o mundo. Tenho pena de não o ter visto jogar ao vivo.
 
C

Costinha_87

Guest
otilious disse:
Eu sou de 87, e consegui vê-lo a jogar com noção a partir da época 1993/94 :p
As memorias mais remotas que tenho do NGC são do Jardel e daqueles gloriosos anos do Penta. Lembro-me de muitos jogadores da geração do João Pinto que eram mais novos do que ele mas do João Pinto já não fui a tempo de ver.
 

ixnay

Tribuna
22 Julho 2006
3,886
317
Hoje tive o prazer de participar num "evento" com a presença do nosso grande capitão. Grande símbolo do nosso clube!
 
R

ribeirinho

Guest
Um dos maiores simbolos vivos do nosso clube,raça espirito de sacrificio,um pulmão do tamanho do mundo e velocidade.Fazia com jaime magalhes um génio a melhor asa direita jamais vista no nosso clube,e eram os dois portistas.Defeito principal do joão pinto era a centrar,por mais que treina se foi dos laterais do porto que eu vi a centrar pior.Mas ninguém passava por ele,e para derrubar e amedrontar os adeversários não havia igual,existiam extremos que passavam o jogo a fugir dele,ele não os parava virava os,incluindo os treinos.
 

André Dias

Tribuna
22 Novembro 2012
2,859
4
Como eu gostava que tivéssemos novamente uma série de jogadores desta fibra no nosso onze... Fazem uma falta incrível! Até fico emocionado ao ver estas imagens...
 

apocalypto

Tribuna Presidencial
28 Novembro 2006
82,438
72,837
39
João Lucho \"2\" disse:
Este vídeo devia ser mostrado a alguns meninos.

Finalíssima Taça Portugal 1993-94 FC Porto Sporting
Quem fala em João Pinto e no FC Porto tem sempre que contar a história dessa taça. O João Pinto foi um HERÓI! Essas imagens ainda hoje me emocionam. Foi um longo caminho que o nosso clube teve que percorrer até ser respeitado pela raça nojenta que infelizmente polui este país. Vá lá que hoje já dá para levantar um troféu sem se ser agredido.
 

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,719
25,545
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
apocalypto disse:
Quem fala em João Pinto e no FC Porto tem sempre que contar a história dessa taça. O João Pinto foi um HERÓI! Essas imagens ainda hoje me emocionam. Foi um longo caminho que o nosso clube teve que percorrer até ser respeitado pela raça nojenta que infelizmente polui este país. Vá lá que hoje já dá para levantar um troféu sem se ser agredido.
eles já deviam saber que o  J.P não era homem de largar taças....:)
 

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,719
25,545
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
engraçado os comentários do início desse vídeo... a azia.... LoL
 

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
21,521
4
JOÃO PINTO PARTILHOU A TAÇA, 28 ANOS DEPOIS

??Capitão de Viena recordou com Miguel Guedes o dia em que o FC Porto conquistou a primeira Taça dos Campeões Europeus?

A primeira conquista europeia do FC Porto, a Taça dos Clubes Campeões Europeus de 1987, foi o tema de uma conversa, este sábado, no Museu do FC Porto, entre João Pinto, o capitão dessa gloriosa final de Viena, e Miguel Guedes, conhecido adepto portista e vocalista do grupo musical Blind Zero. Os dois partilharam as memórias desse dia, no âmbito de um ciclo de conferências e debates, intitulado Um Objecto e seus Discursos por Semana, organizado pelo Pelouro da Cultura da Câmara Municipal do Porto e que coloca personalidades de diferentes áreas a conversar sobre o património da Invicta.

Mesmo passados 28 anos, João Pinto continua incapaz de descrever a alegria que invadiu todos os que contribuíram para aquela conquista. “Naqueles primeiros instantes, depois de o árbitro ter apitado para o fim do jogo, não sabíamos aquilo que estávamos a viver, é indiscritível. Prova disso foi a forma como agarrei a Taça e não a dei ninguém. Ainda bem, porque, provavelmente, hoje só seria lembrado por ter usado a camisola dois e não por ter largado a taça. E talvez por causa disso, ela está aqui ao meu lado fechada para que eu não lhe possa pegar”, começou por afirmar o eterno capitão, fazendo soltar as primeiras gargalhadas de uma conversa animada que encheu o Museu portista. Como referiu o presidente da Câmara portuense, uma das presenças ilustres, este é também um museu da cidade.

Onde estava naquela noite de 27 de Maio de 1987? É a pergunta que muitas vezes se coloca aos adeptos portistas e que, inevitavelmente, foi lançada a Miguel Guedes. “Estava em casa. Tinha 15 anos e foi o primeiro dia em que bebi champanhe a sério, com o meu pai. Acabei essa noite de joelhos, a chorar copiosamente sem acreditar no que estava acontecer, porque era quase um dado adquirido que o Bayern Munique ia ganhar. Lembro-me de ter ido para a Baixa festejar e de me terem roubado a bandeira na festa, naquela que foi a noite mais longa do Porto de que tenho memória. Esta é uma data que está no top três das maiores alegrias da minha vida”, recorda o músico portuense.

Para João Pinto, esta, “talvez seja a Taça mais recordada e acarinhada” do FC Porto. Não só por ter sido "a primeira", mas também por ter sido conquistada por “um grupo de jogadores dos quais apenas três ou quatro eram estrangeiros e uma larga maioria portugueses, que jogavam juntos há muito e que transportavam a verdadeira mística do clube”, como eram os casos de Fernando Gomes e Eduardo Luís, outros dois campeões de Viena, também presentes na iniciativa.

Esta Taça, defende Miguel Guedes, "pertence também à cidade, que está intrinsecamente ligada ao clube, que fez por ela muito mais do que muitos protagonistas durante décadas”. “O ADN e a mística do FC Porto são, de facto, um traço de identidade, de carácter desta cidade e desta região, do Portugal que veste de azul e branco, de gente que estima o rigor e o trabalho. E este museu, que é também um museu de arte, conta a história dessa gente, num percurso que mostra uma parte importante do que nós somos, dos afectos, das emoções e da qual a cidade nunca poderá desligar-se”, argumentou o músico, logo aplaudido pelos muitos portistas que se deslocaram ao Museu. Marcaram presença, entre outros, o administrador da SAD do FC Porto Fernando Gomes, o presidente da Assembleia Geral da SAD, José Manuel Matos Fernandes, assim como o presidente da AG da autarquia, Miguel Pereira Leite, os vereadores da Habitação e Acção Social e da Cultura, Manuel Pizarro e Paulo Cunha e Silva, respectivamente.

https://www.youtube.com/watch?v=KZTWNtD-Ekw
 

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
21,521
4
JOÃO PINTO APADRINHOU O “REFORÇO” LEANDRO

?Ex-capitão participou nas gravações da novela “Coração d’Ouro” no Estádio do Dragão

O ex-capitão João Pinto acolheu esta terça-feira o “reforço” Leandro no Estádio do Dragão. O jovem vai passar a integrar a equipa B dos Dragões, para alegria do pai Vítor, portista indefectível e treinador de um clube amador. Esta história até poderia ser real – os painéis do recinto azul e branco exibiram de facto o nome do jogador/actor e o seu número, 93 -, mas na verdade faz parte do argumento da telenovela Coração d’Ouro, cujas gravações passaram durante todo o dia pelo Dragão. Leandro - que se cruzou no Museu do clube com um futebolista de verdade, o capitão Maicon - é na verdade Diogo Martins, enquanto José Raposo interpreta o papel de Vítor.

O campeão europeu João Pinto, o futebolista com mais jogos oficiais pelos Dragões e integrante do melhor onze de sempre do clube, funcionou como cicerone da equipa da produtora SP Televisão. “Tenho jeito para representar, agora não sei se vou representar bem ou mal. À beira de um actor como este – que é para mim, no momento, o melhor – dificilmente estarei bem”, afirmou o ex-jogador, que aceitou de bom grado representar o FC Porto na telenovela. “Em primeiro lugar, fiquei logo contente por as cenas serem gravadas aqui no Porto, no estádio e também no museu. É uma das primeiras novelas que filmam no Porto e no Norte e foi preciso vir o excelentíssimo José Raposo para descobrirem que têm aqui cenários maravilhosos”, acrescentou.

O actor ajoelha-se e beija o relvado do Dragão, num momento absolutamente único para a personagem, que é um “jogador frustrado”. “Foi uma cena engraçada. É a primeira vez que este homem pisa o relvado do Dragão. Ele gostava de ter sido jogador do FC Porto e, por isso, vê no filho um seguidor quando ele entra na equipa B”, contou José Raposo. O lisboeta, de 52 anos, revelou que a sua história clubística é “complicada” e será contada apenas “daqui a uns anos”, mas sublinhou que vê João Pinto como uma referência dos tempos em que acompanhava a modalidade.

“A incidência das telenovelas no futebol tem sido rara. Este é um povo que gosta tanto de futebol que fazia falta uma novela que falasse desses temas. Não sabia que era o João Pinto que vinha representar o FC Porto e isso agrada-me. Simpatizo com o FC Porto, é a primeira vez que entro no Dragão e é uma obra muito bonita”, declarou, na conversa bem-disposta com o www.fcporto.pt.

João Pinto brincou várias vezes com a situação e mostrou que estar em frente às câmaras já não lhe causa qualquer problema. “Vai sair tudo de improviso”, confessou o antigo lateral-direito, que fez notar que Leandro ainda terá de “ser observado” e que os atletas só entram no FC Porto “sem cunhas”. José Raposo, que teve tempo para trocar algumas palavras com o presidente Jorge Nuno Pinto da Costa, formulou no final um desejo: “Espero que venhamos aqui mais vezes”.
 

Luís casals

Tribuna
6 Junho 2016
3,709
1,081
Já nao se fabricam jogadores destes .

Quando ganhou a liga dos campeões só queria a taça para ele :)

Ficou famoso com a frase ;prognósticos ,só no fim do jogo :)

Grande capitão ,muita saúde João .