Jogo chave do título 25/26

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
13,968
20,096
Continuando a senda das análises a este saboroso título, coloco o desafio de partilharem qual o jogo chave na caminhada para o título.

Para mim:

Braga - Porto
Para além da remontada no resultado, a exibição da equipa foi de alto rendimento, alta rotação física (quem viu ao vivo pode atestar a frescura dos nossos jogadores) e uma garra que caracteriza toda a temporada.
Enviou sobretudo uma mensagem aos rivais de que queríamos de facto este título e que íamos lutar até à última gota por ele.
Esse e o do Arouca em casa.

Mas no fundo qualquer jogo foi decisivo com estes árbitros malucos.

Diogo Oliveira 98

Bancada central
12 Agosto 2015
2,365
1,489
Conquistas
4
  • Jorge Costa
  • Pinto da Costa
  • André Villas-Boas
  • Reinaldo Teles
Jogo de Alvalade sem dúvida. Mostrámos nessa partida que estávamos aqui para ganhar o campeonato. Já, o jogo que, para mim, dissipou qualquer dúvida de que iriamos ganhar o campeonato, foi o jogo em Braga

Dagerman

Tribuna Presidencial
1 Abril 2015
7,842
10,422
É mais ou menos consensual que os "jogos do título" foram em alvalidl e em Braga, onde fizemos das melhores exibições da epoca.
Mas há outros jogos que vale a pena destacar:

2-1 em casa contra o Braga. Foi um dos raros jogos esta época em que fomos inferiores (ou pelo menos não superiores) ao adversário, mas deu para ganhar, mesmo com 30% de posse de bola. Se ainda havia dúvidas a respeito do pragmatismo de Farioli, ficaram inteiramente dissipadas. Se for preciso jogar feio para ganhar, joga-se feio, não há crise.

1-0 fora com o Fama. Jogo de alto risco, que vencemos com um golaço de Froholdt, dando mais uma demosntração de força.

2ª volta

1-1 em casa com os sapos, que devia ter sido logo a machadada no campeonato, não fosse um penálti estúpido no último minuto. Teve um sabor amargo no final, mas fizemos o suficiente para justificar a vitória, apesar de o empate também nos servir (ao contrário do que sucedia com o sportem).

1-0 contra o Nacional na Madeira, golo de Bednarek.

2-2 contra o regime. A primeira parte foi show de bola e ao intervalo eu já sonhava com um resultado épico. Acabou por não ser assim tão épico, mas também aqui não precisávamos da vitória, uma vez que o saporte tb tinha empatado contra o braga.

3-1 ao Estoril numa exibição categórica e que dissipou as poucas dúvidas que ainda houvesse de que íamos ser campeões.

Última edição:

Eterno Dragão

Bancada central
25 Maio 2017
1,063
1,817
Conquistas
6
  • Rui Filipe
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Lucho González
Alvalade, sem dúvida. Mostrou a fibra da equipa, foi um murro na mesa, e ao mesmo tempo deixou os adversários em sentido, com medo diria até.
Braga foi também importante, até pela forma como foi, de remontada. Acho que aí os adversários perderam quase todas as esperanças, e nós ficamos com uma mão no título.
Mas Alvalade personificou aquela frase do nosso bicho, que voltamos a ter uma equipa!

tocoolant

Bancada central
7 Abril 2016
2,265
2,549
Eu gritei mesmo lá do fundo das minhas entranhas com o golo do William em Alvalade. Mandei um berro tão forte que o gajo que estava ao meu lado até mandou um salto com o susto. Acho que depois dos bons indicadores que tínhamos dado na pré-época o meu subconsciente sabia que ter um pedacinho de sorte naquele momento poderia dar um embalo muito, muito importante para o resto do campeonato. Assim o foi.

Fora isso e depois da derrota com o Casa Pia tivemos n momentos em que podíamos ter dado a "machadada" final mas aparecia sempre o balde de água fria no fim. Quer contra os rivais quer contra o Famalicão. O golo do Fofana poderia e deveria ter sido o golo do título mas infelizmente não foi. Nunca senti que estivesse "feito" até à última vitória com o Estrela mas em retrospectiva o facto de não termos perdido com o rivais e termos ganho em Braga na segunda volta acabou por ser determinante.

Nuno Oliveira

Bancada central
21 Fevereiro 2023
1,082
1,667
Jornada 28:
Porto 2 - 2 Famalicão

Este foi o momento onde conquistamos o campeonato. Isto porquê? Da forma como empataram (em nossa casa) no último minuto podia-nos ter deitado abaixo mas felizmente só nos deu mais força. Desde aí fomos eliminados pelo Nottingham e ainda tivemos pelo meio a eliminatória com o Sporting. Superamos o Estoril e Estrela (fora) que eram os jogos teoricamente mais difíceis. Claro que o jogo do Braga também foi muito importante mas eu vejo este como o momento-chave.

dragon1893

Bancada lateral
6 Outubro 2012
535
569
O jogo contra o Estrela da Amadora. Não jogámos grande coisa, mas, mesmo assim, foi suficiente para ganhar. Depois desse jogo, o Zbording foi-se abaixo.

Roma

Tribuna Presidencial
17 Dezembro 2013
13,132
15,710
36
Porto
Há vários momentos chave na época. Eu tenho na memória três jogos que demonstraram aquilo que precisava de ver para sentir que tínhamos uma equipa :

1 - Vs Twente.

Pode parecer estranho por logo o primeiro jogo de pré-época em que supostamente não dava ainda para ver muita coisa. Eu acho que deu para ver tudo. Principalmente num momento muito especifico. A expulsão de Gabri Veiga. Com aquela "confusão" e ver a maneira como os jogadores do Porto foram IMEDIATAMENTE defender o seu colega, senti logo que estava a ser criado ali um grupo "à Porto". E depois do que se passou no ano anterior ( muita apatia e conformismo) ver aquela situação mexeu comigo. Primeiro passo estava dado : Temos jogadores dispostos a "morrer" em campo pelo colega.

2 - vs Esportiva de Lisboa

Aqui veio o segundo passo. A autoridade que a equipa demonstrou no campo do bi-campeão. Aqui senti que podíamos mesmo bater de frente com os outros dois rivais e que tínhamos de facto uma equipa que em campo sabia perfeitamente o que estava a fazer. Esta vitória marca a ida para o primeiro lugar isolado e nunca mais saímos de lá.

3 - vs Braga

Aqui o terceiro passo. A confirmação dos outros dois. Uma equipa que luta até à morte mesmo contra todos os roubos que esse jogo teve. Consegue dar a volta ao marcador com uma grande personalidade e disse "presente" quando tudo e todos esperavam que íamos cair. Aqui eu percebi que era quase impossível alguém roubar o campeonato ao Porto.

Overture

Lugar Anual
20 Dezembro 2016
1,156
2,258
Há vários momentos chave na época. Eu tenho na memória três jogos que demonstraram aquilo que precisava de ver para sentir que tínhamos uma equipa :

1 - Vs Twente.

Pode parecer estranho por logo o primeiro jogo de pré-época em que supostamente não dava ainda para ver muita coisa. Eu acho que deu para ver tudo. Principalmente num momento muito especifico. A expulsão de Gabri Veiga. Com aquela "confusão" e ver a maneira como os jogadores do Porto foram IMEDIATAMENTE defender o seu colega, senti logo que estava a ser criado ali um grupo "à Porto". E depois do que se passou no ano anterior ( muita apatia e conformismo) ver aquela situação mexeu comigo. Primeiro passo estava dado : Temos jogadores dispostos a "morrer" em campo pelo colega.
Já o disse antes aqui também, esse jogo deixou-me com uma alegria imensa, a sensação de que podíamos partir tudo foi desde aí.

Depois, o jogo em alvalixo claro que foi importante, e o do Braga, pois viu-se bem a raça desta equipa, uma arbitragem vergonhosa que nunca na vida iria parar este comboio.

• Like
  • Love
Reações: MiguelDeco e Roma

porto4ever

Bancada lateral
7 Abril 2018
651
485
Diria 3 sem ser por ordem:

Sporting vs Porto - somos candidatos
Braga vs Porto - contra tudo e contra todos seremos 💙
Estoril vs Porto - seremos 💙

• Like
Reações: MiguelDeco

Lucho75

Tribuna Presidencial
31 Outubro 2015
20,849
30,846
Conquistas
2
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
Para mim o jogo decisivo foi sem dúvida o jogo em Braga.

Aí fiquei com a certeza que mais percalço menos percalço( Famalicão em casa) íamos ser campeões.