Jorge Costa - #E2erno Capitão (1971 - 2025)

tocoolant

Bancada central
7 Abril 2016
1,139
1,006
Lembro-me que quando ele saiu emprestado para o Charlton disse que foi das coisas mais duras que lhe fizeram na vida porque para ele o FC Porto era algo que ele colocava num patamar de importância ao nível dos sentimentos que tinha com a sua própria família.

Ter um homem do nosso lado para o qual o FC Porto era tudo é algo que não se compra. Se o Porto foi forte em Portugal e na Europa contra equipas com orçamentos 10 vezes maiores foi porque o querer de homens como o Jorge Costa não deixava ninguém indiferente.

É uma perda muito dura para qualquer portista. Pelo que deu e pelo continuava a querer dar ao FC Porto.

Obrigado pelo sangue, suor e lágrimas e pela inspiração que deste a tantos atletas que passaram pela nossa casa.

Um eterno obrigado Capitão.

PABLO

Bancada central
3 Agosto 2015
1,166
1,056
Em relação a retirada da camisola 2 não sou muito dessa opinião, concordava se o nosso Grande Bicho ainda estivesse no ativo.
Relembro que já perdemos grandes Portistas alguns ainda no ativo, outros já não como foi o caso de Fernando Gomes, Bibota de ouro, outro grande capitão, e essa questão não se colocou.
Temos sim que arranjar alguém que personifique novamente esse número, que volte a mostrar a mística aos mais novos, que tanta falta nos fez nos ultimos anos.

E mais importante, apesar de ainda cedo para se por essa questão, arranjar alguém que personifique tudo o que Jorge Costa representa para o NGC, alguém que mantenha esta mística que tanto se fala junto da equipa de futebol.

vitor oliveira

Tribuna Presidencial
26 Janeiro 2007
5,636
3,865
Conquistas
4
47
Gondomar
  • André Villas-Boas
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
  • Vítor Hugo
Eu também.

Mas tou revoltado pa..

Ver muitos comentários de "Portistas" por aí.
Revolta-me completamente.
Só falam de dinheiro agora entendo porque o Jorge se afastou do clube.
Não falam de mais nada, porque deixou de pagar as quotas e mais nao sei o que.
Pudera, dar dinheiro a autenticos chulos.

Esta gente é totalmente contra o que foi o Jorge, consequentemente tudo aquilo que foi e é o FC PORTO.

É revoltante fdx
A frase que define o Jorge :
Eu sou Azul!
Sempre serei portista!
Mas um portista independente!
Parece pouco ,mas diz tanto dele como Portista! E do Amor que tinha ao Clube!

João Branco

Tribuna Presidencial
23 Maio 2017
5,884
17,840
Conquistas
6
57
Porto
  • José Maria Pedroto
  • André Villas-Boas
  • Jorge Costa
  • Bobby Robson
Hoje o dia veio triste, pesado, cinzento. Depois de uma noite complicada, estou meio que anestesiado com a dor, incrédulo que a implacável morte levou o nosso grande capitão.

Todos os relatos aqui escritos, uns mais curtos, outros mais prolongados, uns mais emocionais, outros mais descritivos, mais não são do que a imensa impressão digital que o Jorge Costa deixou neste enorme clube, se transformando num dos seus maiores representantes, um dos poucos que é e que sintetiza, em tudo, o que é ser portista.

Com o Presidente Pinto da Costa a dor veio anunciada. Sabíamos que estava doente, a implacável derrota acabou por o fragilizar mais ainda, o confronto com a realidade foi catalisador de um final anunciado. Com o nosso Capitão não foi assim. Ninguém nos preparou para isto. Ninguém nos avisou dos vidros que nos dilaceram a alma neste momento. Ninguém nos prepara para uma perda desta magnitude.

O meu irmão mandou-me uma mensagem pouco depois do anúncio da sua morte: "porra, mano, levaram o nosso capitão desta forma. Temos é que viver cada momento, aproveitar o bom da vida, nunca se sabe quando o fim chega."

Ainda anestesiado pela dor da perda, é isto que vou (tentar) fazer. Vou hoje ao dragão prestar-lhe a minha homenagem. Vou segunda-feira assistir aquele que será o primeiro ato da nossa redenção que nos levará até aos Aliados, onde iremos todos gritar em uníssono "ESTA TAMBÉM É TUA, CAPITÃO".

E que neste fórum se escreva um novo mural de portismo, não alimentado pelo doloroso confronto com a finitude mas antes pela alegria contagiante de mais uma vitória.

Última edição:

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
23,780
31,539
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
Pensando mais a frio, ao contrário dos outros números deveria ser a camisola 2 a escolher o seu dono e não o contrário.

Não tem de ser portista ou ter nascido em Portugal, tem de ser alguém que seja líder e encarne na perfeição os valores do clube. Tem de ser um jogador que mereça usar o número.

Assim sendo, a 2 devia estar reservada para a próxima época para o Ruben Neves.

Como portista e como homem ( o caso Jota foi paradigmático) preenche todas as boxes e dignificaria o legado do Bicho e do Broas.

rui-da-vespa

Arquibancada
25 Maio 2014
165
451
Tenho 39 anos e não tenho consciência de ver o Porto sem o Jorge Costa.

Confesso que dos símbolos do nosso clube que já partiram, este foi o que me custou mais.

Pela idade. Pelas circunstâncias. Pelo Portismo. Por ter sido um jogador que admirei durante anos e anos. Por ter marcado o meu crescimento enquanto Portista como nenhum outro jogador marcou.

Uma lástima a sua partida, ainda por cima quando, como poucos, servia orgulhosamente (e sem interesses pessoais) o clube do seu coração.

Não esquecendo a família, espero que este golpe não afecte demasiado a moral da equipa e que todos possam ir buscar forças extra para honrar aqueles que foram sempre os seus valores e princípios.

Fica a admiração, a lembrança, o reconhecimento e o Portismo.

Sonic

Tribuna
13 Fevereiro 2024
3,321
5,685
Cheguei a Portugal no domingo. Nao conseguiu ver apresentaçao nem jogo nem nada. Inclusivamente soube do De Jong atraves de uma mensagem de um amigo vermelho.

Apesar de nao ter visto nada, fiquei de coraçao cheio. Vitoria, apresentaçao surpresa de um jogador interessante. E pelas stats do flashscore parecia estar a haver um Porto dominador. Ah e golo do Froholdt.

Sem ver estava feliz e com vibes boas apesar de nao querer criar ilusoes. O inicio do que se quer ser um Porto a sério de volta. Até o jogo com o Twente permitiu ver um plantel aguerrido e a ir junto para o molho. Fundamental. Ao bom estilo dos tempos do Bicho.

Hoje ja nao tenho qualquer motivaçao e ansia pelo inicio da proxima época. O vazio deixado pelo Bicho é demasiado gigante.

Que a malta la dentro arranje forças como conseguirem. Da minha parte o tanque ta vazio.

Descansa em paz nosso grande Bicho.

Dragon

Tribuna Presidencial
15 Junho 2015
8,834
7,859
Conquistas
1
  • Jorge Costa
O Jorge Costa é Porto, o Porto é Jorge Costa. O seu portismo é o meu portismo, o que ne levou a amar este clube desde que tenho memória, os seus valores são os que me fizeram apaixonar pelo Porto.

Nem consigo exprimir mais nada, só quero que esta semana passe. Só quero que a bola comece a rolar e possamos ser felizes novamente. Merecemos, já chega, tem sido uns últimos anos muito duros.

Merecemos voltar a sorrir. Hoje só me apetece chorar.

pauloans

Bancada lateral
25 Agosto 2016
852
705
Sim. Também concordo. Uma coisa era o Jorge ter falecido enquanto jogador e possuidor dessa camisola. Como ele já tinha deixado de jogar e essa camisola já tinha sido entregue a outros entretanto, já não faz sentido retirá-la. Esta época pode ser feito isso uma vez que ela ainda não está atribuída. E é até a homenagem óbvia.
Doravante quem vestir essa camisola que saiba o peso que ela tem
Percebo o vosso ponto de vista, mas neste momento não consigo imaginar outro jogador com o #2. Mesmo o Ruben Neves. Para mim, só houve dois #2, e o segundo que subiu nos ombros do primeiro (como devia ser, como todos queríamos que fosse) soube também ele soube dignificar o legado do #2. Sim, houve outros jogadores portadores da camisola, mas nunca houve mais ninguém como o JP e o JC. Um jogador jogar com o pé partido, ou lesionado e ainda assim arriscar para cortar um lance, são coisas que não se explicam. Ninguém lhes pediu para fazer isso. Fizeram-no para honrar o clube. Lembro-me, salvo erro do Inácio, que apanhou com uma laranja no olho, no estádio da luz, e jogou "zarolho" com uma ligadura a tapar o olho, ou os heróis da neve... Sim temos exemplos de superação extraordinária em situações adversas, mas mesmo esses episódios não se podem comparar ao exemplo e dedicação permanente de JP e JC. É por isso que defendo a retirada. A questão de haver jogadores que não poderiam aspirar ao #2 não me parece crítica. Podem sempre aspirar a ser tão marcantes, que o clube queira retirar o número que transportem. Números há muitos. #2, tivemos a fortuna de ter dois. Além disso, não me chocaria, que se num amanhã tivéssemos um novo bicho, um novo capitão que fosse um de nós, que marcasse verdadeiramente uma geração e uma era do clube, que no momento em que atingisse esse patamar, lhe fosse oferecida por aclamação o #2, nem que fosse por um jogo. Até lá, não consigo imaginar outros. Nem Carlos Secretário, nem Danilo, nem ninguém. Sei que o usaram, mas para mim, na minha memória o #2, vai pertencer PARA SEMPRE aos dois nossos eternos capitães.
(Os vossos textos continuam a encher-me. Obrigado.)

• Like
Reações: Azul85 e WhiteWolf

Feraz

Tribuna Presidencial
22 Junho 2013
8,559
18,812
Conquistas
4
  • Pinto da Costa
  • Bobby Robson
  • Alfredo Quintana
  • Madjer
Já ouvi o Merry Christmas, Mr. Lawrence do Sakamoto umas 50 vezes nas últimas 20 horas. A vida a partir de um determinado momento passa a ser uma sucessão de perdas.