Jorge Nuno Pinto da Costa - Presidente dos Presidentes (1937 - 2025)

ASCD

Tribuna Presidencial
24 Agosto 2016
6,564
2,810
apocalypto disse:
Só com nova direção, se tiverem capacidade de atrair investimento para o clube.

Ou então termos a sorte do novo presidente ser um antigo Pinto da Costa.
Já tivemos administradores competentissimos na área financeira: Fernando Gomes, Angelino... saíram... a mal.

ASCD

Tribuna Presidencial
24 Agosto 2016
6,564
2,810
Este artigo da bancada (que vale o que vale) ajuda a perceber um pouco a gestão do nosso clube com PdC.

https://bancada.pt/futebol/portugal/lealdade-e-antiguidade-na-esfera-de-pinto-da-costa

antas

Bancada central
3 Agosto 2006
1,212
1,345
ASCD disse:
Em 2016, quando o Lope saiu esteve para vir o SC. Mas consta que o Antero se opôs. Há notícias online dessa altura...
Como diz aos amigos alguém da Sad:pinto da Costa tinha um filho; depois, passou a ter dois...

antas

Bancada central
3 Agosto 2006
1,212
1,345
FCP777 disse:
https://desporto.sapo.pt/futebol/primeira-liga/artigos/alexandre-pinto-da-costa-tenho-no-sangue-o-melhor-professor-possivel
E tem razão!
Tal como o Pai que, no Verão Quente, andou a tentar vender o plantel dissidente ao João Rocha e, depois, apoiou o Pedroto no Vitória de Guimarães, assim também o filhote, pela arreata do Veiga, levou não sei quantos jogadores do nosso plantel da altura para o Benfica... e celebrou, no Bessa e com champagne, a vitória dos remendados no campeonato, trabalhinho perfeito do agora famoso Paulo Gonçalves com a ajuda, no relvado, do agora fugitivo na Grécia, Vítor Pereira.
O João Rocha já cá não está. Mas o Rodolfo, o único jogador da nossa história que só suou uma camisola - a nossa, a gloriosa nossa! - pode contar tudo. Acredito que não queira.  Mas, para os mais novos ou para os que desconhecem a nossa história, o Rodolfo, no Verão Quente, não quiz saber de guerras e foi treinar diziendo, “quem me paga é o Fc Porto”.
Aquii fica, para memória futura.

F_Ferr

Não, não estive no treino.
11 Março 2012
10,302
14,458
Sinceramente, não compreendo que se discorde de algo que, a meu ver, é claro: Pinto da Costa não tem, hoje, capacidade para ser Presidente de um fortíssimo FC Porto.

O campeonato ganho, a miséria que se tornou Burro de Carvalho ou os tentáculos do Polvo vermelho, com o Orelhas e o Badocha Gonçalves à cabeça, não me fazem mudar de opinião.

Há um tempo para tudo.
O FC Porto precisa de crescer, de se modernizar. A gestão desportiva tem sido miserável até chegar à falência. Sérgio Conceição foi um milagre que por dois minutos e um pontapé do Herrera não acontecia.

É tudo tão lindo, a gratidão, a defesa do Filho, mas a mim nãda me retira que a ideia é sempre eternizar-se no cargo, no poder, porque financeiramente todos gostam de encher os bolsos.

O campeonato ganho em nada me engana:

- precisamos de outro Presidente;
- precisamos de outra equipa de direção;
- precisamos de outra gestão desportiva e financeira;
- precisamos de abrir o FC Porto ao Mundo;
- precisamos de um FC Porto cada vez mais preparado no mundo digital.

Eu sei que é assustador mudar. Sei que será tudo difícil mas o medo não pode permitir que Pinto da Costa continue até partir e que se continue a tentar lançar os familiares e amigos ao poder.

É muito bonito ser campeão e aparecer em Felgueiras mas também seria interessantíssimo termos explicações quanto à debacle financeira, ao fair-play da UEFA que nunca foi abordado pelo Presidente, justificar comissões, negócios, passivos, empréstimos...

Digo-vos sinceramente: o FC Porto, no meu entender, precisava que Pinto da Costa dissesse "esta é a minha última temporada, há que preparar o futuro com tempo..." e não "estarei aqui enquanto Deus quiser...". Na minha opinião, claro.

nuno queiros

Tribuna Presidencial
25 Abril 2007
5,586
789
47
Porto
Como devem perceber é difícil para mim responder a todos individualmente, se fosse a mesa do convívio era mais fácil.

Mas vou tentar e se não responder a alguém não pensem que é desconsiderar a vossa opinião.

Assim sendo, falaram aqui do silêncio entre o período de 2000-03 e de agora, tornasse difícil para mim e para quem está de fora perceber onde querem chegar, principalmente nesta fase da vida do clube onde estamos a atacar o polvo duma maneira sem precedentes na nossa história. Nem no tempo da penhora das retretes estivemos tão fortes.
Por isso peço que me expliquem ou me digam quem está por trás de programas como o Universo Porto de Bancada. Ou se vocês estão a confundir modos operandi diferentes com silêncio do presidente?

Depois falam sempre em contas duma maneira vaga como se os últimos anos fossem diferentes dos outros, pergunto onde vocês encaixam a ida do presidente a Gijon recomprar o Gomes com um cheque careca? Foi devido às comissões, foi fruto da idade, foi por causa do filho,digam a vossa opinião.

Depois resumem tudo a insignificância dele se rodear de pessoas próximas, e eu pergunto será que sou eu e ele que somos diferentes de vocês todos? É que a ideia que eu tenho de vida( e já levo 40) é que as pessoas se rodeam daqueles que lhes são mais próximos, ainda esta semana no meu emprego houve uma reestruturação e o comandante nomeado escolheu pessoas que lhe eram próximas, não o vi a ir buscar um desconhecido qualquer só porque tinha menos 30 anos...penso no Belmiro com os filhos, penso no Costa e no Passos com os seus amigos do partido e depois vejo vocês com uma ideia totalmente diferente.

nuno queiros

Tribuna Presidencial
25 Abril 2007
5,586
789
47
Porto
E depois falta a pergunta que essa eu sei que não conseguem responder...

Se não for ele é quem? Digam um nome, digam só um que eu tenha perdido a oportunidade de votar.

É fácil vir com a conversa dos 70 e tal por cento, mas digam-me a mim, que fiz mal em não votar no fulano X. Digam-me quem é esse X. Mas sem papos... digam o nome!

É óbvio que agora estou a brincar, não existe porque a maioria das pessoas não vive no país da Alice, sabem analisar as duas faces da moeda, há coisas más e coisas boas, e na relação dessas duas há as opiniões, e na minha opinião ele tem, repito TEM, mais coisas boas que más.

apocalypto

Tribuna Presidencial
28 Novembro 2006
90,660
99,206
nuno queiros disse:

Se não for ele é quem? Digam um nome, digam só um que eu tenha perdido a oportunidade de votar.

É fácil vir com a conversa dos 70 e tal por cento, mas digam-me a mim, que fiz mal em não votar no fulano X. Digam-me quem é esse X. Mas sem papos... digam o nome!

É óbvio que agora estou a brincar, não existe porque a maioria das pessoas não vive no país da Alice, sabem analisar as duas faces da moeda, há coisas más e coisas boas, e na relação dessas duas há as opiniões, e na minha opinião ele tem, repito TEM, mais coisas boas que más.
Ele vai viver para sempre?

Para bem do clube, e nosso bem enquanto adeptos, esperemos bem que um grande presidente lhe suceda.

Não avança, nem esse presidente nem ninguém porque, devido à gratidão que os adeptos têm a PdC, se queimariam à partida.

nuno queiros

Tribuna Presidencial
25 Abril 2007
5,586
789
47
Porto
Temos também conceitos diferentes de sorte e azar...

Para uns o Lopetegui fica a 3 pontos do título e a culpa é do presidente e da SAD.
O Conceição é campeão e foi sorte.

Será que não podemos dizer que foi azar do Lopetegui?
Será que não podemos dizer que foi o trabalho e o conhecimento do Conceição que nos fez campeão?

Será que o benfica foi sempre campeão sem sorte?

Agradecia que me explicassem a diferença deste tipo de sorte e azar...

F_Ferr

11 Março 2012
10,302
14,458
Entendo isso mas a idade de Pinto da Costa é muita nesta altura. Belmiro, e atenção que se tratava de uma empresa familiar, soube delegar nas filhas tudo a tempo e horas. Não será tempo de Pinto da Costa fazer o mesmo e deixar espaço? Não é uma empresa familiar, é o FC Porto, que pertence aos sócios. Admitamos que Pinto da Costa deixava de ter condições para liderar repentinamente, estaria o Clube minimamente preparado para se reorganizar? Aos 80 anos não estaria na hora de permitir uma transição mais calma, com eleições programadas, com debate de ideais.
A mim, custa e custar-me-à sempre ver pessoas que não olham a sua idade e continuam sempre e sempre como se tudo fosse igual. Não é, há uma altura que precisamos de parar: jogadores, trabalhadores, políticos, financeiros...porque não também na presidência do FC Porto?

Eclipsisboy

UM PASSADO ÍMPAR E UM FUTURO RISONHO! 💙🤍
25 Maio 2014
32,954
49,756
Conquistas
3
Porto
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
Ainda continua o não tema da sucessão do presidente?

Já aqui disse mais que uma vez.. ele vai terminar este mandato e Ainda se candidata a mais um caso os sócios assim o entendam.

É um não assunto e assim será.

Licha

Tribuna
9 Maio 2016
3,875
767
nuno queiros disse:

É a partir daqui que chega aquele momento em que a discussão começa a desviar. Logo agora que isto estava tão bom... és um chato, Nuno.

nuno queiros

Tribuna Presidencial
25 Abril 2007
5,586
789
47
Porto
O Antas falou aqui no Verão quente... será que não há ninguém que faça o Verão quente de 2018?

Havera razões para o fazer?
Se há porque razão não há um rosto que comande esses veraneantes?

Se calhar é este tipo de questões que devemos discutir em vez de se dizer frases feitas e vazias de conteúdo.

O presidente está em fim de vida, a natureza não perdoa, e vocês em vez de gastarem energia no futuro preocupam -se em criticar o passado.

F

FCP777

Guest
antas disse:
E tem razão!
Tal como o Pai que, no Verão Quente, andou a tentar vender o plantel dissidente ao João Rocha e, depois, apoiou o Pedroto no Vitória de Guimarães, assim também o filhote, pela arreata do Veiga, levou não sei quantos jogadores do nosso plantel da altura para o Benfica... e celebrou, no Bessa e com champagne, a vitória dos remendados no campeonato, trabalhinho perfeito do agora famoso Paulo Gonçalves com a ajuda, no relvado, do agora fugitivo na Grécia, Vítor Pereira.
O João Rocha já cá não está. Mas o Rodolfo, o único jogador da nossa história que só suou uma camisola - a nossa, a gloriosa nossa! - pode contar tudo. Acredito que não queira.  Mas, para os mais novos ou para os que desconhecem a nossa história, o Rodolfo, no Verão Quente, não quiz saber de guerras e foi treinar diziendo, “quem me paga é o Fc Porto”.
Aquii fica, para memória futura.
Como sempre @antas o meu muito Obrigado.

apocalypto

Tribuna Presidencial
28 Novembro 2006
90,660
99,206
Futuro, aí está a palavra chave Nuno. A mim já só me interessa o futuro, mas se o presidente não se afastar e se continuar a candidatar-se, vamos andar nesta discussão até as coisas caírem de podres. Espero que não cheguemos a esse ponto.

F_Ferr

11 Março 2012
10,302
14,458
nuno queiros disse:

Posso estar completamente errado, mas ninguém aparece enquanto Pinto da Costa não deixar o lugar.

Mas acredite:

- no dia em a que sucessão tiver de acontecer, logo na primeira eleição, vão aparecer não sete para o lugar, mas setenta!!! com notáveis, afilhados, banqueiros, políticos, exfutebolistas, de tudo.

O nosso Clube é demasiado atraente, gere milhões, muitas comissões, fama, poder...

Acredite: aparecerão todo o tipo de candidatos, inúmeros.

nuno queiros

Tribuna Presidencial
25 Abril 2007
5,586
789
47
Porto
Gratidão

Também tenho essa opinião, muita gente não se chega à frente por causa da gratidão.

Mas agora pergunto eu, será que essas pessoas continuavam a ficar na sombra se essa gratidão não fosse acompanhada de vitórias?

Será que a gratidão era suficiente sem ligas dos campeões, sem tri, tetra e penta?
Será que a gratidão era suficiente sem estádio do Dragão, sem pavilhão e sem museu?

Eu acho que não, e sei bem que umas coisas e outras estão interligadas...por isso acho que isso da gratidão não é desculpa mas sim consequência...

ixnay

Tribuna
22 Julho 2006
3,887
318
Como é bom ler (finalmente) uma discussão saudável neste tópico.

Quanto à questão do Presidente é fácil. Até 2020, havendo saúde, não há qualquer dúvidas. Os mandatos são para se cumprir. Depois, logo se vê o que vai acontecer. Acho que anunciar uma saída com muita antecedência, num clube de futebol, pode ser contra-natura.

Relativamente às eleições de 2020, se PdC se candidatar, tem legitimidade para o fazer pois vivemos num país livre. E legitimidade terão outros sócios para se candidatar, têm é que se organizar com antecedência, com algo sólido! Quem se saiba, nunca ninguém foi impedido no nosso clube de se candidatar a Presidente. O que não é aceitável é criticar que PdC se candidate, quando não aparecem alternativas sérias. Então queremos democracia no nosso clube e depois critica-se uma pessoa por se candidatar a uma eleição democrática?

Quanto aos anos recentes de PdC, cometemos inúmeros erros de gestão entre 2013 e 2016. As coisas emendaram-se nos últimos 2 anos, principalmente após a saída do Antero, que estava muito desgastado. Que ninguém tenha duvidas é o quão importante foi que se criticasse a gestão efectuada até então. Dentro (AGs) e fora (redes sociais) do clube. Um clube sem crítica, é um clube morto. Quem não gosta de críticas, que  não ocupe cargos desta natureza.

A questão do filho do Presidente é irrelevante nesta altura. Que se saiba, não faz parte da direcção, nem tem nenhum cargo no clube. Se o Presidente se aconselha com o filho, não faço ideia. Mas tem o direito de o fazer, se assim o entender.

apocalypto

Tribuna Presidencial
28 Novembro 2006
90,660
99,206
ixnay disse:
Como é bom ler (finalmente) uma discussão saudável neste tópico.

Quanto à questão do Presidente é fácil. Até 2020, havendo saúde, não há qualquer dúvidas. Os mandatos são para se cumprir. Depois, logo se vê o que vai acontecer. Acho que anunciar uma saída com muita antecedência, num clube de futebol, pode ser contra-natura.

Relativamente às eleições de 2020, é simples. Se PdC se candidatar, tem legitimidade para o fazer pois vivemos num país livre. E legitimidade terão outros sócios para se candidatar, têm é que se mexer! Quem se saiba, nunca ninguém foi impedido no nosso clube de se candidatar a Presidente. O que não é aceitável é criticar que PdC se candidate, quando não aparecem alternativas sérias. Então queremos democracia no nosso clube e depois critica-se uma pessoa por se candidatar novamente?

Quanto aos anos recentes de PdC, cometemos inúmeros erros de gestão entre 2013 e 2016. As coisas emendaram-se nos últimos 2 anos, principalmente após a saída do Antero, que estava muito desgastado. Que ninguém tenha duvidas é o quão importante foi que se criticasse a gestão efectuada até então. Dentro (AGs) e fora (redes sociais) do clube. Um clube sem crítica, é um clube morto. Quem não gosta de críticas, que  não ocupe cargos desta natureza.

A questão do filho do Presidente é irrelevante nesta altura. Que se saiba, não faz parte da direcção, nem tem nenhum cargo no clube. Se o Presidente se aconselha com o filho, não faço ideia. Mas tem o direito de o fazer, se assim o entender.
Continuam a haver péssimos sinais.

Comparativamente a antes, ganha-se muito pouco, inclusive nas modalidades. Na formação mantemos o atraso. E, para mim, o mais grave, quando há uma critica orrecta, como a do Paulo Miguel Castro no Porto Canal, opta-se por castigar quem o faz ao invés de corrigir o que está mal. Uma vergonha para qualquer Portista, tal como aconteceu com a censura no final da época passada, no Dragão

nuno queiros

Tribuna Presidencial
25 Abril 2007
5,586
789
47
Porto
F_Ferr disse:
Posso estar completamente errado, mas ninguém aparece enquanto Pinto da Costa não deixar o lugar.

Mas acredite:

- no dia em a que sucessão tiver de acontecer, logo na primeira eleição, vão aparecer não sete para o lugar, mas setenta!!! com notáveis, afilhados, banqueiros, políticos, exfutebolistas, de tudo.

O nosso Clube é demasiado atraente, gere milhões, muitas comissões, fama, poder...

Acredite: aparecerão todo o tipo de candidatos, inúmeros.
Ora aí está, tens a mesma ideia que eu( podes tratar -me por tu)...

Por isso prefiro um pássaro na mão que dois a voar.

Enquanto o velho lá estiver tenho a garantia de vitórias, sei que não vai nenhum gajo para lá lunatico como o Bruno ou um que passado pouco tempo entre na lista dos 100 mais ricos de Portugal como o Vieira.

Acredita, a relação entre o ganho e o que ele desviou para si e para os seus é muito vantajosa para os portistas.
Desculpa dizer isto tão friamente mas eu sou assim direto e não te deixes enganar, todo o gajo que for para a presidência de qualquer clube ou coletividade tem que ganhar com isso, até nos clubes da aldeia se vê isso, quanto mais no Porto.