Jorge Nuno Pinto da Costa - Presidente dos Presidentes (1937 - 2025)

M

MVB

Guest
Bruno 99 disse:
Olha que não! Era muita pasta que não caía na conta bancária (fora a que passa ao lado) ao fim do mês.

O "Américo de Sá" não está agarrado ao poder, está agarrado ao dinheiro.
Não se esqueçam ainda a importância do "Alexandre Américo de Sá" na equação.

19 Maio 2008
3,119
16
PortistaAlgarvio disse:
Casa dos 20' s... Eu estou na casa dos 20! Serei acéfalo, desprovido de relativa razão, incapaz de argumentar com respeito e opinião fundamentada?!

A idade jamais poderá ser uma atenuante quando falamos de comentário... Esta não significa ignorância, burrice ou falta de bom senso.

No dia em que levantar o nariz somente porque se lembraram de lhe dar à luz mais cedo, é o dia em que a ignorância toma conta de si!

Obrigado.
Kiddo concordo absolutamente contigo.

A inteligência seja o QI, inteligência emocional, e outras inteligências não se mede de facto intrepidamente pela idade.

E para além das atrozes  a idade pode de facto trazer sapiência se é só se for acompanhada de aprendizagem continua, experiências, sofrimento, perder muitas vezes, vencer depois de perder, construção e desconstrucao de ideias, conhecer gente diferente, mundos diferentes.

Conheço muito idosos burros como cepos. E muitos putos que a sabem toda. A idade Per si não é posto.

Reconhecendo eu que aos 20 não tinha o bom senso, a paciência, o espírito descontrutivo, a tolerância e perdoar facil  em alguns casos, a intolerância em outros, o cepticamente que tenho hoje na casa dos 40.

Por outro lado hoje não tenho genericamente a energia, as paixões , a inocência boa, a impulsividade, que tinha aos 20.

Talvez os 40 sejam uma boa idade. Quando Interajo com gente  dos 50/60/70 chamam me o puto...qd interajo com os putos de 20/10 sou o senhor isto...engraçado...
Em equipas defendo sempre um arco geracional dos 20 aos 75...aprendo com todos e adoro perceber as diferentes realidades.

Claro que aos 81 anos já é muito difícil ter as faculdades mínimas e a energia para cargos como presidente do Porto.

Ripas

Fodei-vos
6 Março 2019
22,044
40,066
Tenho vista para o Dragão.
David Copperfield disse:
Fdx confesso que se não estiveres a gozar...grande surpresa...diria trintas ou quarentas...gosto muito te ler.
Ainda me faltam uns bons aninhos para lá chegar, foi uma mera piada em relação ao post de um outro user.
Acho que ele se acreditou, hahaha.

Tenho tantos anos como o PC tem de presidência do clube, estamos a ficar velhotes.
Também és um dos users cá do tasco que mais aprecio ler.

19 Maio 2008
3,119
16
PortistaAlgarvio disse:
Eu não detesto o homem, mas já disse aqui peremptoriamente que não quero que continue cá!
Sou da opinião de que tem demasiadas limitições.

Quanto à SAD e ao Presidente... É um assunto complicado! Vejo-os igualmente sem condições para cá continuarem mas é visivel que pelo próprio pé não sairão e além disso ninguém se candidataria contra PdC, é uma utopia!

Posto isto, é esperar que tomem outro rumo, que sejam mais assertivos...

Para mim, enquanto puto, ainda mais me dói ver o clube como anda! Começei a ver futebol, algo tarde, exatamente num jogo mítico nosso: Final da taça UEFA!
Vi vencer-nos, vi a alegria, a felicidade... Posso dizer que sou Portista exatamente desde o primeiro segundo em que vi 90 minutos de futebol...

E desde aí sou um adepto acérrimo...
Mais tarde vir-me-ia a tornar sócio, mesmo sem ter qualquer benesse! A distância e o tempo disponíveis impossiblitam-me de ir até ao Porto ver um jogo, por exemplo... Já fui, somente 6 vezes!

Cresci a ver PdC como o ídolo, o mestre do Futebol. Li e reli a nossa história. Sei-la desde o mais pequeno pormenor!

Hoje essa adoração pelo gigante homem que foi, já não é a mesma. Nem de perto!
Hoje por ex é importante amar sim o manto sagrado, o brasão abençoado, a identidade Socio cultural do FCP do que o fulano X ou Y. Esse fantástico PDC já não existe. Mas o clube não morrerá...e honra lhe seja feita criou milhões de portistas por todo mundo é muito muitos mesmo capazes de liderar e amar o clube.

19 Maio 2008
3,119
16
Ripas disse:
Ainda me faltam uns bons aninhos para lá chegar, foi uma mera piada em relação ao post de um outro user.
Acho que ele se acreditou, hahaha.

Tenho tantos anos como o PC tem de presidência do clube, estamos a ficar velhotes.
Também és um dos users cá do tasco que mais aprecio ler.
És de 82...ainda te lembras da nucrema e do gelado epá...tens de ouvir uma das novas músicas do Miguel ARAUJO, sobretudo se fores da zona do Porto...a letra é linda...e reporta aos anos 80...anos da nossa infância..

Claro que qd éramos putos 6 anos de diferença faziam me chamar te miúdo...mas depois dos 35 é tudo mais ou menos a mesma coisa.

Forte  abraco.

M

MVB

Guest
David Copperfield disse:

A inteligência seja o QI, inteligência emocional, e outras inteligências não se mede de facto intrepidamente pela idade.

E para além das atrozes  a idade pode de facto trazer sapiência se é só se for acompanhada de aprendizagem continua, experiências, sofrimento, perder muitas vezes, vencer depois de perder, construção e desconstrucao de ideias, conhecer gente diferente, mundos diferentes.

Conheço muito idosos burros como cepos. E muitos putos que a sabem toda. A idade Per si não é posto.

Reconhecendo eu que aos 20 não tinha o bom senso, a paciência, o espírito descontrutivo, a tolerância e perdoar facil  em alguns casos, a intolerância em outros, o cepticamente que tenho hoje na casa dos 40.

Por outro lado hoje não tenho genericamente a energia, as paixões , a inocência boa, a impulsividade, que tinha aos 20.

Talvez os 40 sejam uma boa idade. Quando Interajo com gente  dos 50/60/70 chamam me o puto...qd interajo com os putos de 20/10 sou o senhor isto...engraçado...
Em equipas defendo sempre um arco geracional dos 20 aos 75...aprendo com todos e adoro perceber as diferentes realidades.

Claro que aos 81 anos já é muito difícil ter as faculdades mínimas e a energia para cargos como presidente do Porto.
Na minha opinião, PdC exibe as características típicas do declínio cognitivo normal com a idade (discurso mais lento, incapacidade para tomar decisões complexas) mas, verdade seja dita, ao ver a última entrevista dele não consigo observar os dois sinais mais tipicamente associados à demência (repetição exagerada, esquecimento frequente) portanto ao menos o Presidente não me preocupa nesse sentido.

Claro que a incapacidade para tomar decisões complexas é perfeitamente normal com a idade, como tal é perfeitamente possível que PdC não consiga processar correctamente a necessidade urgente que tem em preparar a sucessão e sair. Isso é uma explicação alternativa a estar agarrado ao dinheiro imo.

Ripas

Fodei-vos
6 Março 2019
22,044
40,066
Tenho vista para o Dragão.
David Copperfield disse:
És de 82...ainda te lembras da nucrema e do gelado epá...tens de ouvir uma das novas músicas do Miguel ARAUJO, sobretudo se fores da zona do Porto...a letra é linda...e reporta aos anos 80...anos da nossa infância..

Claro que qd éramos putos 6 anos de diferença faziam me chamar te miúdo...mas depois dos 35 é tudo mais ou menos a mesma coisa.

Forte  abraco.
Moro na terra do major, sou de perto ;)
Anos 80 eram tempos em que apanhava o 12 e ir fazer asneiras para a baixa.

Saudades...
Grande abraço.

19 Maio 2008
3,119
16
MVB disse:
Na minha opinião, PdC exibe as características típicas do declínio cognitivo normal com a idade (discurso mais lento, incapacidade para tomar decisões complexas) mas, verdade seja dita, ao ver a última entrevista dele não consigo observar os dois sinais mais tipicamente associados à demência (repetição exagerada, esquecimento frequente) portanto ao menos o Presidente não me preocupa nesse sentido.

Claro que a incapacidade para tomar decisões complexas é perfeitamente normal com a idade, como tal é perfeitamente possível que PdC não consiga processar correctamente a necessidade urgente que tem em preparar a sucessão e sair. Isso é uma explicação alternativa a estar agarrado ao dinheiro imo.
Sim não vou tao longe para o nível de declínio até à demência. Tem até um discurso coerente e fluido. Aliás Mário SOARES  e Saramago e outros tiveram até ao 90.

Mas é necessário muito mais do que isto para liderar o FCP.

Sou levado a concordar que o dinheiro ou servir de cobertor aos elementos da Direccao e ao filho o prendam possam pender para a continuidade.

Por exemplo não tem nitidamente o discernimento de perceber que é absolutamente nefasta a sua permanência. Não percebe que os últimos 6 anos quase levou o clube à ruína. Não percebe que fomos ultrapassado sem todas as áreas. Já não tem nem poderia ter a energia e capacidade de trabalho que tinha. Julgo que ser uma espécie de rainha de Inglaterra chega. No fcp não chega pois o poder executivo é dele. No Reino Unido o poder executivo não é da rainha, apenas o simbólico. Esse papel ele poderia fazer bem.

Há uns anos atrás ele dizia que tinha receio que o clube caísse nas mãos de aventureiros , risco que todos clubes correm. Mas tem de reconhecer que há hoje muitos elementos que fariam um excelente trabalho. E até podia ser ele a trazê-los para dentro do clube para uma transição natural.

O que faz Per Reinaldo Teles, Caldeira, Joaquim PINHEIRO, Fernando Gomes no Porto?
O Porto faz lhes caridade nada mais.

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
75,119
49,293
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
David Copperfield disse:
Sim não vou tao longe para o nível de declínio até à demência. Tem até um discurso coerente e fluido. Aliás Mário SOARES  e Saramago e outros tiveram até ao 90.

Mas é necessário muito mais do que isto para liderar o FCP.

Sou levado a concordar que o dinheiro ou servir de cobertor aos elementos da Direccao e ao filho o prendam possam pender para a continuidade.

Por exemplo não tem nitidamente o discernimento de perceber que é absolutamente nefasta a sua permanência. Não percebe que os últimos 6 anos quase levou o clube à ruína. Não percebe que fomos ultrapassado sem todas as áreas. Já não tem nem poderia ter a energia e capacidade de trabalho que tinha. Julgo que ser uma espécie de rainha de Inglaterra chega. No fcp não chega pois o poder executivo é dele. No Reino Unido o poder executivo não é da rainha, apenas o simbólico. Esse papel ele poderia fazer bem.

Há uns anos atrás ele dizia que tinha receio que o clube caísse nas mãos de aventureiros , risco que todos clubes correm. Mas tem de reconhecer que há hoje muitos elementos que fariam um excelente trabalho. E até podia ser ele a trazê-los para dentro do clube para uma transição natural.

O que faz Per Reinaldo Teles, Caldeira, Joaquim PINHEIRO, Fernando Gomes no Porto?
O Porto faz lhes caridade nada mais.
A idade pesa a todos, e o problema é que PDC não se rodeou bem de maneira a poder delegar com qualidade, a certa há uns 15 anos ele talvez tenha pensado formar o Antero para ter uma velhice tranquila, mas apostou no cavalo errado.

O Caldeira está na SAD desde sempre e nunca veio dar a cara por nada.. nenhum deles veio alguma vez dar a cara pelo que quer que seja. Sendo que no meio dos que referes o Reinaldo Teles no passado foi importante para o clube e para PDC.

Cherife

Fã de Geracionalo Borges, o pianista pedalante
8 Março 2012
10,322
17,881
Conquistas
7
63
Porto
sirmister disse:
A idade pesa a todos, e o problema é que PDC não se rodeou bem de maneira a poder delegar com qualidade, a certa há uns 15 anos ele talvez tenha pensado formar o Antero para ter uma velhice tranquila, mas apostou no cavalo errado.

O Caldeira está na SAD desde sempre e nunca veio dar a cara por nada.. nenhum deles veio alguma vez dar a cara pelo que quer que seja. Sendo que no meio dos que referes o Reinaldo Teles no passado foi importante para o clube e para PDC.
Desde o fim da década de 90 que o Tio Reinaldo só foi importante para três coisas. Granada, Tamariz, Calor da Noite.

27 Maio 2016
3,652
1
29
Faro, Algarve
David Copperfield disse:

A idade aqui tem o seu peso, mas também não podemos esquecer a frágil saúde do Presidente...

Desde há anos que vem relevando alguns problemas, mas teem-se agravado!

Para bem da Pessoa, que tanto apreço nosso merece, seria bom que abandonasse as suas funções... Descansasse, vivesse a vida longe da pressão...

Saíria, ainda, de cabeça levantada e deixaria que alguém com melhor saúde e mais novo tomasse conta do clube! Tendo, claro, PdC como Presidente Honorário...

2joãopinto4ever

Superior
30 Novembro 2016
35
0
Vou repetir. Talvez pela quarta vez.

o NGP foi tão amigo de LFV. Eram confidentes um do outro durante os anos 80 e 90. Ele nem necessitava de bater à porta do gabinete do NGP para entrar na Torre das Antas.

LFV quis ser seu delfim no NGC em 2001. Pediu-lhe para integrar a lista às eleições e tendo o NGP já 64 anos e LFV andar pelos 52 anos. e depois começar a promovê-lo junto dos portistas estando ele conotado com o FC Alverca (ninguém sabia que também era sócio do SLB e SCP).

O NGP recusou e ele em Maio de 2001 pediu a Manuel Vilarinho para o ajudar a ser conhecido entre os SLB´s integrando a SAD.

Porque não diz o que sabe acerca de LFV? Porquê?

http://www.fnac.pt/O-Aguia-do-Graveto-Nogueira-Baptista/a261775

Não quer? Mas deu o livro à D. Judite de Sousa

http://www.dn.pt/desporto/futebol-nacional/interior/o-romance-obscuro-promovido-pelo-lider-portista-1533667.html

Indique a portistas de alma e coração os jornais de onde foi retirada a informação para o autor construir o "romance".

FJM que leia o livro (peça um exemplar ao NGL) e comece a ler no UPdaB.

Há por aqui um inscrito que diz ter o pdf do livro. Coloque-o aqui à nossa disposição. Eu já li o livro (em papel) e digo-vos. Se o NGP tem aceitado a sugestão de LFV sendo este o mafioso que o livro mostra e que todos agora sabemos o NGC já tinha arrumado de vez com o SLB.

Foi um erro histórico!

Vieira_Amares

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
24,194
78,453
Conquistas
10
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
  • Dezembro/20
2joãopinto4ever disse:
O importante não é o livro.

É ir buscar as notícias nos jornais que permitiram fazer o livro. O livro é romance. Vale zero na justiça, na opinião pública e publicada e como obra de literatura menos que zero.

As notícias que os jornais publicaram e que os jornalistas têm medo de divulgar é que valem. Até o autor Nogueira Baptista foi "encostado" e diz que nem quer saber mais disso pois tem netos e quer vê-los crescer...
Já li partes por aí. É parecido com o " Golpe de estádio " do deficiente Marinho Neves.

Mas se alguém o tiver que faça o respectivo post.

JyEMBass

Tribuna Presidencial
20 Julho 2006
5,600
3,323
Conquistas
1
Porto
  • Bobby Robson
Todos nós temos uma dívida eterna ao JNPC, contudo entristece-me este definhar "público" da pessoa e do presidente.

Comparem uma entrevista dele de há 10 ou 20 anos com uma mais recente. Literalmente, a velocidade de discurso é brutalmente diferente... daqui facilmente conseguem extrapolar para outras faculdades que, naturalmente, com o avançar da idade se vão perdendo.

Ele está a prejudicar a sua saúde, a sua saúde e infelizmente a gestão do FC Porto.

Lamento mas, na minha opinião... está na hora.

É preciso saber entrar e saber sair.

C

carlosteixeira1982

Guest
antas disse:
Quem viu, no Porto Canal, a reportagem das comemorações dos 35 anos da presidência de Pinto da Costa não pode não ter ficado horrorizado!
Uma trintena de gerontes decrépitos, qual deles o mais decadente, escondidos numa sala esconsa e não identificada do Estádio de Dragão - como clandestinos - a jantar e a borbotar palavras de circunstância, mostrando um medo pânico aos mais de cem mil sócios do nosso Clube.
Uma efeméride daquele peso deveria ter merecido um acto público, aberto aos sócios e à luz do sol - o amigo dos heróis.
Mas não: passou-se tudo às escondidas, longe do mundo e da vida que eles são pagos - e bem pagos! - para enfrentar..
Não havia uma cara nova, uma réstia de esperança naquela desoladora e espectral paisagem....
E lembrei-me do Pinto da Costa, a chegar ao antigo ginásio das Antas, protegido e apoiado pelos seus consócios, para proferir um discurso histórico: o da reacção à hipoteca do estádio.
Quão longe, no tempo e no espírito, estamos desses dias!
Acorda Futebol Clube do Porto!
Mesmo...
E a cada cerimónia de hastear a bandeira do clube lá estão eles todos na primeira fila.
E sempre com expressões fechadas e macambúzias, não pela solenidade do momento mas por um misto de fretes e pagamento de favores.
Enfim.

nuno queiros

Tribuna Presidencial
25 Abril 2007
5,586
789
47
Porto
Enquanto se continuar a achar que a culpa é do presidente...o nosso problema vai persistir.

A culpa é de todos os sócios do FCP, de todos sem excepção que não conseguem ou não querem formar uma alternativa credivel ao presidente.

A minha pergunta é simples, responda quem quiser, quantos aqui do forum querem encabeçar uma lista às próximas eleições? Vejo sócios sonantes, vejo sócios com capacidade para gerir o clube, vejo tanta gente a criticar e não se vê ninguém a dar o passo. Porque será?

Talvez se a gente conseguir responder a esta pergunta, o problema da sucessão comesse a ser resolvido, porque será que ninguém quer ou ninguém aparece? Falta de vontade, respeito eterno pelo presidente, falta de conhecimentos??

Tanto forum na internet, tanta página do facebook, dias de clube, tertúlias e afins e não consigo responder a uma pequena questão, PORQUE SERÁ?

ReleasePT

Bancada central
18 Setembro 2016
2,407
1
David Copperfield disse:

Forte  abraco.
Sou mais um de 80, mas vejo-me sempre como sendo mais novo. ;)
A verdade é que estou praticamente nos 40, desportivamente falando sinto-me um privilegiado, foram tantos os títulos, tantas as vitórias que lembro-me que nos últimos anos da nossa hegemonia parecia que já festejava por festejar. Tirando a última Liga Europa, os outros títulos pareciam-me completamente banais tal era a forma como éramos superiores.
Nunca diria que nestes últimos 6 anos ia acontecer isto. Enfim.

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
26,537
17,532
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
nuno queiros disse:
Enquanto se continuar a achar que a culpa é do presidente...o nosso problema vai persistir.

A culpa é de todos os sócios do FCP, de todos sem excepção que não conseguem ou não querem formar uma alternativa credivel ao presidente.

A minha pergunta é simples, responda quem quiser, quantos aqui do forum querem encabeçar uma lista às próximas eleições? Vejo sócios sonantes, vejo sócios com capacidade para gerir o clube, vejo tanta gente a criticar e não se vê ninguém a dar o passo. Porque será?

Talvez se a gente conseguir responder a esta pergunta, o problema da sucessão comesse a ser resolvido, porque será que ninguém quer ou ninguém aparece? Falta de vontade, respeito eterno pelo presidente, falta de conhecimentos??

Tanto forum na internet, tanta página do facebook, dias de clube, tertúlias e afins e não consigo responder a uma pequena questão, PORQUE SERÁ?
Dou-te a iniciativa de relembrares aqui o que se passou quando uma figura como Vítor Baía, que para mim não é presidenciável e acho que ele tem a mesma opinião sobre isso, fez umas críticas ao funcionamento da SAD e o que se passou a seguir.
Terás que dizer quem o criticou, quem a seguir disse que não foi ele e que nada tinha a ver com isso mas quem o fez tinha todo o direito de se exprimir e dizer depois o que ele disse da pessoa que o criticou.
E ainda há também anteriormente Angelino Ferreira.
PS;
Segundo parece, se estiver enganado corrijam, Vítor Baía já foi "reciclado" e já não critica.

Draganblue

Bancada lateral
18 Março 2012
527
98
43
London
Infelizmente o cenário so' vai mudar quando o homem morrer, ate' la por mais vontade que outros candidatos tenham, nenhum se atreve a concorrer...