Jorge Nuno Pinto da Costa - Presidente dos Presidentes (1937 - 2025)

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
26,550
17,557
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
nuno queiros disse:
LOL

E de quem é a culpa dos sócios na AG não ultrapassar os 5% (contas tuas)? Dos 5 que foram ou dos 95 que ficaram em casa?
Se bem me lembro, e disse aqui neste forum na altura, até MB existe nas entradas da AG para nenhum sócio dizer que foi impedido de entrar por isto ou por aquilo...

E já agora, se não te recordas eu lembro-te que esta AG que estamos aqui a falar, foi aquela AG que gerou grande controvérsia aqui no forum por haver sócios que ficaram de pé e alguns até não conseguiram entrar por falta de espaço...logo essa teoria dos 5% não faz muito sentido (pelo menos nessa AG).

E para terminar continuo a ter a mesma ideia que tive nessa noite...se o Baía aparecia, corria o risco de sair de lá presidente do FCP:
Eu já não vou a Assembleias Gerais desde os anos 70, não sei se és desses tempos ou não mas o Presidente da dita cuja era um Senhor já falecido o qual já não recordo o nome (Ponciano Serrano? veio-me esse nome agora à memória talvez) e numa dessas Assembleias a confusão era tanta que no meio da confusão uns tipos atiraram uns vasos enormes que estavam lá como ornamentação para a mesa da AG e não acertaram em ninguém por puro acaso. Acabou tudo à porrada e teve que vir a Polícia evacuar aquilo. Como era novo achei graça mas deixei de participar nesses "eventos" por diversas circunstâncias - uma delas por ter estado muitos anos no estrangeiro, vinha cá 6,7 x por ano mas tinha mais que fazer quando voltava.
Se me dizes que se o Baía tivesse ido a essa AG era possível sair Presidente achei curiosa essa tua opinião.
Falando do tema em concreto; a lógica, embora ela seja uma batata por vezes, seria o Presidente atual não se eternizar no cargo e avisar com 1,2 anos de antecedência que iria abandonar. De mandato em mandato eterniza-se e por este andar, se tiver saúde, prepara-se para fazer 50 anos de mandato o que seria inédito.
Eu já não me chateio com isto, cansei. Se a maioria não se interessa porque havia eu de ser a "ovelha ranhosa"?

Malhanga

Tribuna
27 Novembro 2016
3,947
2,383
apocalypto disse:
Sinto o meu clube como se fosse um comboio sem maquinista.
Eu diria antes, que o comboio tem maquinista, mas o problema é que o "gajo" está a dormir.....

Parece-me melhor a descrição do que está a acontecer....

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
33,134
26,698
Gaia
apocalypto disse:
Sinto o meu clube como se fosse um comboio sem maquinista.
-----------------------------------------

Incapaz de uma reforma, de uma renovação, de um novo Projeto.

Se se confirmar que o Mário Silva vai sair entao e o projeto será R Barros + J Pinheiro isto é as raposas continuam dentro do galinheiro, entao é mais um prego na sua descredibilizaçao.

apocalypto

Tribuna Presidencial
28 Novembro 2006
88,566
92,591
Sem liderança, sem rumo, sem ideias, uma passividade que dói...

E o que mais custa é que, quem pode, nada faz para mudar isto. Ainda elogiam.

Jules Winnfield

Tribuna Presidencial
11 Abril 2016
17,896
9,415
apocalypto disse:
Sem liderança, sem rumo, sem ideias, uma passividade que dói..
Nada de novo... nos últimos anos foi isto que aconteceu, nada faria mudar a forma de actuar....

A preocupação é que existe uma grande debandada...

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
26,550
17,557
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
A passividade, o ter parado no tempo, o ter-se tornado cicerone do Museu e fiel depositário dos troféus conquistados, aquele editorial na revista Dragões, aqueles discursos triviais e num tom aborrecido e de parecer estar a fazer um frete tornaram-se marca dele. Quem espera uma inversão de marcha não entende nada do ciclo de vida das pessoas.

apocalypto

Tribuna Presidencial
28 Novembro 2006
88,566
92,591
Porque raio mantém o Rui Barros na B? Porque raio não propôs ao M.Silva subir para a B?

Tenho confiança abaixo de zero em si presidente. Está a ter um fim triste e humilhante. Lamento dizer isto mas estou completamente farto do que anda a fazer ao clube. Vai deixar o FC Porto num estado lastimável. Oxalá tenhamos a sorte de voltarmos a ter, logo a seguir, um grande presidente.

Tunes

Tribuna Presidencial
4 Agosto 2016
8,569
4,123
Conquistas
5
  • Deco
  • André Villas-Boas
  • Jorge Costa
  • Bobby Robson
Devenish disse:
A passividade, o ter parado no tempo, o ter-se tornado cicerone do Museu e fiel depositário dos troféus conquistados, aquele editorial na revista Dragões, aqueles discursos triviais e num tom aborrecido e de parecer estar a fazer um frete tornaram-se marca dele. Quem espera uma inversão de marcha não entende nada do ciclo de vida das pessoas.
2020, nova candidatura.

Como podemos mudar isto?

“Forçar” alguém com apoio a  uma lista?

0781

Bancada lateral
8 Agosto 2016
907
669
Miguel Alexandre disse:
E é este o ponto de tristeza a q chegámos...a melhor contratação q podíamos ter era deixar de ter esta direção!

Aos dias de hoje estou convicto q somos um gigante meio adormecido, com uma direção ambiciosa, moderna, activa e mobilizadora este clube acorda muito a sério.

Nesta altura...andamos à espera q este grupo de gente sem energia saia de vez.

Os rivais q rezem para q nada mude.
Já agora diz-me quem achas que está pronto para ser presidente do FCP?

Licha

Tribuna
9 Maio 2016
3,875
767
Devenish disse:
Falando do tema em concreto; a lógica, embora ela seja uma batata por vezes, seria o Presidente atual não se eternizar no cargo e avisar com 1,2 anos de antecedência que iria abandonar. De mandato em mandato eterniza-se e por este andar, se tiver saúde, prepara-se para fazer 50 anos de mandato o que seria inédito.
Eu já não me chateio com isto, cansei. Se a maioria não se interessa porque havia eu de ser a "ovelha ranhosa"?
O candidatar-se ou não é um problema dele, apenas e só dele. Pode achar-se que ele deve ou não fazê-lo, mas isso é outra conversa e não muda nada para o caso.

Já o aparecimento de alternativas depende daqueles que o podem ser, tal como a afluência das AG's depende dos sócios, pelo menos daqueles que lá podem ir. Que seja muito confortável desviar o assunto ou tentar arranjar desculpas que contrariem esta simples realidade, também é outra conversa.

b10nic

Sofá de casa
3 Agosto 2015
11,688
13,747
Licha disse:
O candidatar-se ou não é um problema dele, apenas e só dele. Pode achar-se que ele deve ou não fazê-lo, mas isso é outra conversa e não muda nada para o caso.

Já o aparecimento de alternativas depende daqueles que o podem ser, tal como a afluência das AG's depende dos sócios, pelo menos daqueles que lá podem ir. Que seja muito confortável desviar a conversa ou tentar arranjar desculpas que contrariem esta simples realidade, também é outra conversa.

Esta parte é importante.

1) ter espaço para dar uma opinião que pode não ser seguidista em relação ao rumo dos últimos anos a distintos niveis.
2) haja capacidade para lidar com uma opinião de maneira respeitadora, integrando a mesma numa discussão saudável e equilibrada.
3) não por em causa opiniões diferentes, rebaixando os demais ou sujeitando-os a qualquer tipo de pressões.

todos sabemos como funcionam as assembleias de clubes e sinceramente duvido que se respeitem todos estes items que me parecem fundamentais.

Licha

Tribuna
9 Maio 2016
3,875
767
Ah é verdade, e coitadinho do Baía, que ficou cheio de medo de um post de Facebook da então companheira do presidente. Foi "arrasado" o pobre e, portanto, nunca mais teve coragem para se impor. Não só não teve coragem, como anda constantemente em amenas cavaqueiras e convívios com os dirigentes atuais de tão afetado que ficou.

Resumindo: alegadamente borra-se com as bojardas insignificantes da Fernanda Miranda ou lá como se chama, imagine-se o que seria quando tivesse que levar com o Luís Filipe Vieira e todo o polvo vermelho em cima. Que grande presidente ia dar.

Licha

Tribuna
9 Maio 2016
3,875
767
b10nic disse:
[/b]

Esta parte é importante.

1) ter espaço para dar uma opinião que pode não ser seguidista em relação ao rumo dos últimos anos a distintos niveis.
2) haja capacidade para lidar com uma opinião de maneira respeitadora, integrando a mesma numa discussão saudável e equilibrada.
3) não por em causa opiniões diferentes, rebaixando os demais ou sujeitando-os a qualquer tipo de pressões.

todos sabemos como funcionam as assembleias de clubes e sinceramente duvido que se respeitem todos estes items que me parecem fundamentais.
E no benfica e no sporting, achas que funciona tudo dentro da civilidade nórdica? Mas até lá se arranja alguém para fazer oposição ao Vieira, nem que sejam uns caramelos tipo Rangel ou Gomes da Silva. Já é melhor do que nada. Idem aspas no sporting que até quando o Bruno de Carvalho estava na crista da onda apareceu uma lista alternativa.

Eu costumo ir às AG's e atesto tudo aquilo que o @nuno queiros disse. Houve uma muito participada, em que os sócios disseram presente, mas nenhuma das digníssimas figuras que de vez em quando aparecem a dar fogachos de oposição lá esteve. E nas outras, em que poucos vão, os grunhos dos sabujos são prontamente mandados calar pelo Matos Fernandes, que dirige as AG's de forma exímia.

b10nic

Sofá de casa
3 Agosto 2015
11,688
13,747
Licha disse:
E no benfica e no sporting, achas que funciona tudo dentro da civilidade nórdica? Mas até lá se arranja alguém para fazer oposição ao Vieira, nem que sejam uns caramelos tipo Rangel ou Gomes da Silva. Já é melhor do que nada. Idem aspas no sporting que até quando o Bruno de Carvalho estava na crista da onda apareceu uma lista alternativa.

Eu costumo ir às AG's e atesto tudo aquilo que o @nuno queiros disse. Houve uma muito participada, em que os sócios disseram presente, mas nenhuma das digníssimas figuras que de vez em quando aparecem a dar fogachos de oposição lá esteve. E nas outras, em que poucos vão, os grunhos dos sabujos são prontamente mandados calar pelo Matos Fernandes, que dirige as AG's de forma exímia.
Ponto prévio: Como se desenrolam as AG's da segunda circular dá-me exactamente igual.

O importante a saber é: Porque não vão essas pessoas? Estão reunidas as condições para uma discussão aberta e sadia sobre questões internas do clube? Há uma integração de ideias para a construção dum futuro melhor? Fala-se abertamente dos problemas para tentar encontrar soluções?

PS: Em relação ao Baía, não lhe reconheço capacidade, persistência, astúcia e estilo para liderar uma frente critica da gestão vigente. No entanto, não posso deixar de relevar que instrumentalizar uma figura que nada tem a ver com o clube para liderar o achincalhamento a uma figura histórica do clube, deve fazer pensar quem produz esse tipo de estratégia. Infelizmente deveríamos discutir ideias e não rebaixar pessoas. O momento fala por si só, julgo que não vale a pena tecer muitos mais comentários .

Licha

Tribuna
9 Maio 2016
3,875
767
b10nic disse:
Ponto prévio: Como se desenrolam as AG's da segunda circular dá-me exactamente igual.

O importante a saber é: Porque não vão essas pessoas? Estão reunidas as condições para uma discussão aberta e sadia sobre questões internas do clube? Há uma integração de ideias para a construção dum futuro melhor? Fala-se abertamente dos problemas para tentar encontrar soluções?

PS: Em relação ao Baía, não lhe reconheço capacidade, persistência, astúcia e estilo para liderar uma frente critica da gestão vigente. No entanto, não posso deixar de relevar que instrumentalizar uma figura que nada tem a ver com o clube para liderar o achincalhamento a uma figura histórica do clube, deve fazer pensar quem produz esse tipo de estratégia. Infelizmente deveríamos discutir ideias e não rebaixar pessoas. O momento fala por si só, julgo que não vale a pena tecer muitos mais comentários .
Não, não dá exatamente igual. Não dá igual porque é um exemplo perfeitamente válido para o caso. Porque ninguém aqui está a dizer que fazer oposição e marcar posição enquanto tal é fácil. Não é, tal como não é nas outras paragens e não deixa de haver alternativas por causa disso.

Aqueles que, como já disse o Mastermonkey aqui, estão à espera de mijar na campa do presidente e de terem caminho aberto, em linha reta e sem uma único obstáculo têm o valor que se lhes quiser dar. Eu dou muito pouco. Dá jeito vir com essa conversa do tipo "tem de estar tudo num brinquinho para eu fazer a minha modesta parte", só que isso é apenas mais uma desculpa cómoda para a inação. É que só falta mesmo culparem o homem por não arranjar ele próprio pessoas que lhe façam oposição.

O Vítor Baía levou com umas bocas no Facebook da companheira do presidente. Tão só. Ridículo. Tão ridículo como falar nisso como se fosse alguma campanha concertada e maquiavélica contra ele, quando foi apenas e só um mísero post e um momento patético de uma personagem menor (mesmo que inspirada por outros). Mas até pelas reações a este caso se vê como dá jeito pegar por merdinhas insignificantes para justificar o que nos interessa.

b10nic

Sofá de casa
3 Agosto 2015
11,688
13,747
Licha disse:
Não, não dá exatamente igual. Não dá igual porque é um exemplo perfeitamente válido para o caso. Porque ninguém aqui está a dizer que fazer oposição e marcar posição enquanto tal é fácil. Não é, tal como não é nas outras paragens e não deixa de haver alternativas por causa disso.

Aqueles que, como já disse o Mastermonkey aqui, estão à espera de mijar na campa do presidente e de terem caminho aberto, em linha reta e sem uma único obstáculo têm o valor que se lhes quiser dar. Eu dou muito pouco. Dá jeito vir com essa conversa do tipo "tem de estar tudo num brinquinho para eu fazer a minha modesta parte", só que isso é apenas mais uma desculpa cómoda para a inação.

O Vítor Baía levou com umas bocas no Facebook da companheira do presidente. Tão só. Ridículo. Tão ridículo como falar nisso como se fosse alguma campanha concertada e maquiavélica contra ele, quando foi apenas e só um mísero post e um momento patético de uma personagem menor. Mas até pelas reações a este caso se vê como dá jeito pegar por merdinhas insignificantes para justificar o que nos interessa.
Sinceramente acho que cada clube oferece um contexto diferente a vários níveis. E isso é que faz com que as coisas não sejam comparáveis.

Para o nosso, que é o que realmente me interessa, convém perceber que papeis jogam distintos vectores, muito mais consolidados pela enorme quantidade de anos a que operam de determinada forma. Que papel jogam as claques, os adeptos e simpatizantes, que tipo de relação têm com a estrutura vigente, que tipo de consolidação e de modus operandi existe perante a crítica. Quais são as resistência vindas de dentro, e como tu dizes e bem, quais são as resistencias vindas de fora. Vindas de dentro relacionadas com a gestão autocrática e pouco dada ao diálogo, estratégia de liderança um pouco "eucaliptica" tentando diminuir qualquer foco de atenção ou poder que se possa aproximar da ideia de sucessão, rodeando-se de figuras opacas e sem feeling por parte dos adeptos como o Fernando Gomes é um bom exemplo. As resistências exteriores, que tu relevaste com mais detalhe também existem. Sim, há muita gente que acha que questionar a figura levará à perda da sua popularidade (falo no plano de figuras populares e/ou mediáticas), que a própria história recente do clube terá de respeitar um contexto de consenso não percebendo que, o clube tal como ele foi, obrigatoriamente terá de deixar de existir porque não haverá um tipo de liderança igual há que teve o nosso presidente nas últimas décadas.

Para concluir, dizer que acho que faz sentido colocar responsabilidades na inoperante oposição, pelo motivos mencionados. Mas não podemos também ignorar as resistências internas e determinados modus operandis internos que não respeitam o que deve ser a relação de poderes dentro dum clube, pelos mais variados contextos( alguns deles enumerados atrás).

Em relação ao Baía, por os termos maquiavélicos, campanha concertada, etc, é hiperbolizar o discurso para o ridicularizar. Evidentemente não falo em campanha nenhuma, falo apenas numa estratégia para descredibilizar sem sujar as próprias mãos, utilizando uma figura menor. A adjectivação da mesma deixo para os demais, a intenção parece-me clara e o timing evidentemente não é inocente porque surgiu numa fase de maior tormenta no mar.

Miguel Alexandre

Tribuna Presidencial
10 Março 2016
23,748
26,280
Conquistas
2
  • Campeão Nacional 19/20
  • José Maria Pedroto
0781 disse:
Já agora diz-me quem achas que está pronto para ser presidente do FCP?
Prontos? Ninguém.

Pinto da Costa não estava pronto quando se candidatou, não há universidade de presidentes.

O q tem q haver é gente com um projecto, ambição e visão e q se consiga munir duma equipa q lhe garanta as valências em varias áreas.

O Presidente q anuncie q não se recandidata q as candidaturas vao aparecer.

O q não pode continuar é esta direção, sem capacidade de modernizar, nem se antecipar e em muitos casos nem sequer gerir...quanto mais tempo ficarem mais para trás o FCPorto ficará.

Na minha opinião há uma boa forma de Pinto da Costa continuar a ser Presidente, é correr com FGomes, Caldeiras, Pinheiros, Reinaldos, influências de Alexandres...limpar tudo! Limpar o Adriano Pinto da AF Porto, limpar esta gerontocracia toda e trazer valências modernas e com currículo para a sua equipa. Que faca isso, q traga exigência e competência de fora e q corra à vassourada com o q está no clube.

Mais do q ganhar ele e os amigos...é preciso q ganhe o clube.
Quem é q tem ganho nos últimos largos anos? O clube? Não. Consequências para responsáveis? Zero. Consequências para o clube? Muitas.

Rua.

O FCPorto graças a muita gente e não só o Presidente é enorme...muito maior do q aquilo q a imprensa nos vende, com competência este clube acorda e mostra os músculos...haja direção q mobilize o clube e os portistas e novas páginas gloriosas virão.

Licha

Tribuna
9 Maio 2016
3,875
767
Miguel Alexandre disse:
O Presidente q anuncie q não se recandidata q as candidaturas vao aparecer.
As candidaturas que apareçam, independentemente do presidente se candidatar ou não. Se são potencialmente tão boas e com gente tão válida que apareçam quando são precisas e não quando é fácil aparecer.

Miguel Alexandre

Tribuna Presidencial
10 Março 2016
23,748
26,280
Conquistas
2
  • Campeão Nacional 19/20
  • José Maria Pedroto
Licha disse:
As candidaturas que apareçam, independentemente do presidente se candidatar ou não. Se são potencialmente tão boas e com gente tão válida que apareçam quando são precisas e não quando é fácil aparecer.
Sem abdicação só aparecerão em modo socorro num eventual cenário limite.

A questão em q vivemos é q a imagem do Presidente misturou-se com o clube e ninguém quer ir contra o clube. É a nossa realidade.

São décadas no poder, há uma cristalização e um controlo absoluto no q é o clube e como se solidifica o poder...só há novo presidente quando Pinto da Costa não concorrer.

Concordo com a ideia que ha falta de coragem de quem não se chega à frente, receio q num caso dum presidente com décadas no clube seja necessário um processo ainda maior de deterioração do clube para q haja quem avance.