Devenish disse:
(...) e foi "lindo" ver o Gobern e o do Sporting elogiarem tanto PdC. É comovente e por isso desliguei a tv. (...)
Quando basta ver uma cena para perceber o filme todo....
Se esse Gobern elogia Pinto da Costa, está tudo dito minha gente.
Que sinais precisamos mais para que todo o universo portista fique em alerta?
Um fulano do mais asqueroso e anti portista que pode existir, a elogiar o Presidente do FC Porto???
Isto seria impensável há uma década atrás, ou nem isso.
É algo que não dá que pensar, é sim caso para levar as mãos à cabeça, e perceber o quão cómodos e tranquilos eles estão,.
Nada que não se saiba. Quantas vezes já foi falado que este Pinto da Costa é completamente inofensivo para o regime? Toda a gente sabe disto.
Da minha parte estou tão farto, cansado, desmotivado e desalentado com isto tudo que pouco posto.
Por mais que escrevamos e opinemos sobre o estado lastimoso para o qual esta administração da SAD conduziu o Clube, será sempre um tema muito sensível, no qual não há muito terreno palpável para mexer. Há opiniões, ideias, constatações, factos e relatos - alguns deles por vezes contrariados por não haver provas -, vontades, mas falta o essencial, que é mobilização. Enquanto ela não existir, em grande escala, podemos escrever o que quisermos que a coisa não passará da cepa torta, nem de conversa de Fórum.
As coisas para mim são claras. Pinto da Costa é o principal culpado do estado em que o Clube se encontra.
Sendo assim, só há um caminho, que é o da sua saída. Enquanto ele estiver dentro estamos condenados ao insucesso. A curva descendente já começou há 6 anos, e para revertê-la, só começando do início, limpando a corja, os interesses pessoais, as toupeiras, os assalariados, e todos os vicios em que esta SAD está infelizmente mergulhada.
Lógico que para isso é urgente que apareça alguém, um Messias qualquer, um grupo de pessoas que tire o FC PORTO deste buraco em que se encontra e que é insustentável. Espero que apareça. No entanto, sobre esse tema, há sempre uma dicotomia sobre se deve ser esta a SAD a sair de cena pelo proprio pé, ou se deve aparecer quem concorra contra Pinto da Costa.
Devo dizer que percebo os 2 pontos de vista. Mas é um terreno um bocado pantanoso, porque deconhecemos as intenções, e concretamente as pessoas.
Por um lado, acho que PdC deveria abdicar. Não faz qualquer sentido perdurar no poleiro. No entanto essas razões podem existir, sejam elas de interesse financeiro, face ao grande bolo que aufere ao fim do mês e reparte pelos seus, ou de outra natureza ainda incerta. O FC Porto está a ser afectado através dos seus actos e perante isso, um presidente dedicado e coerente, poria de lado o seu orgulho e mandato.
Por outro lado, não deixa de ser verdade que a oposição deveria marcar terreno e publicamente dar a conhecer as suas ideias para o futuro do Clube, e concorrer a eleições. Faz sentido, mas infelizmente se há cogitações para alternativas, elas não se manifestam muito para já. Sobre as razões para que isso aconteça podemos referir algumas.
Podemos enumerar a falta de coragem, mas pode também haver uma vontade escondida de alguém que é reverente ao presidente e por isso não querer ir contra ele, e até ser visto como um acto de alguma inteligência e astúcia. Sim, porque se ao passo que a falta de coragem é facilmente perceptivel e entendível até, a inteligência nem todos a percebem, pois acho que não ir contra Pinto da Costa, é sinónimo de não desgastar a sua imagem por razões várias, como já foi publico anteriormente. É um pouco egoista e duvidosa esta opção, admito, cobarde dirão alguns, pois o clube continua a sofrer, mas é algo que não se pode por de parte.
Além disto tudo, os portistas têm que parar com a conversa que o presidente tem 81 anos, que está velho, que é normal já não possuir todas as faculdades, e que temos de ser eternamente gratos.
Confesso que este é discurso é do mais triste, revoltante e baixo que posso ler. Algo que me tira do sério.
Então se ele tem 81 anos, e não está capaz, porque continua a recandidatar-se? Em 2020 vai cumprir mais 4 anos? Em 2024 vai a caminho dos 87 anos... BRINCAMOS? Mas ninguém vê que para além de já não ter condições, o interesse primordial dele já não é o FC PORTO, mas sim o seu bem estar, da familia, dos amigos da SAD, etc, etc? Isto é evidente, não é imaginação! É ÓBVIO... É claro como água.
Sobre a gratidão, todos sabemos que com ele ganhámos muito. TUDO mesmo! Mas, isto não pode ser desculpa nem lhe da o minimo direito para fazer tudo o que lhe apetece hoje em dia. Parece o Rei Sol, e nós somos todos um bando plebeus idiotas que temos de abanar a cabeça a dizer que sim ao que o sistema totalitário diz. Se não o fizermos, somos adeptos de segunda. Os de primeira são os SD, ou pelo menos as faces mais conhecidas dessa claque, que todos sabemos que têm outros intere$$e$ e tal como o patrão, têm o FC Porto relegado para segundo plano.
Além disto, Pinto da Costa alguma vez foi grato aos adeptos do FCP? É grato aos sócios que nele votam, aos SD. Mas, e aos adeptos anónimos que enchem os estádios onde o FC Porto joga, que gastam dinheiro para seguir o Clube a todo o lado?
É grato a quem grita e chora pelo PORTO de amor e graça, sem interesses? Não é como os SD que gritam muito mas recebem por baixo da mesa.
Alguma vez PdC foi grato à minha pessoa pelo tempo que dediquei ao clube do meu coração, algumas vezes até em detrimento da vida pessoa e da familia, pelo que chorei principalmente enquanto criança, das chamadas de atenção dos meus pais pelo excessivo tempo e fervor clubistico que sempre dediquei ao meu clube, o FC PORTO? Onde? Quando? Não me lembro.
É ele que deve ser grato a todos nós.
Ele quer gratidão? Que tenha mas é juízo. Que vá para a Santa casa da Misericórdia. Se ele fez o que fez, é porque era a sua obrigação enquanto presidente, fazer o melhor pelo Clube dentro das suas faculdades.
O facto de ter ganho tudo e mais alguma coisa não lhe confere estatuto de divindade, nem de um ser superior. Era o que faltava. É por alguns o verem como tal, que ele faz o que quer e entende.
Há muita reverencia à figura de Pinto da Costa, e é algo com o qual eu não concordo nem nunca concordei. É pô-lo acima do clube, e hoje em dia pagamos por isso. Inconcebível.
Ele está no poleiro porque há quem vote nele, sempre, de olhos fechados feitos carneirinhos. Aliás, é nestes com quem ele conta para se perpetuar no poder. Mesmo que não haja alternativas, votem em branco.
Mostrem que estão descontentes e que isto nao pode continuar. Quem sabe pode ser um sinal para alguém subir ao palco.
Por fim, uma mensagem a quem possa se candidatar.
MOBILIZEM-SE, REUNAM-SE, DISCUTAM, AGREGUEM APOIOS. FAÇAM-NO PELO FC PORTO. NÃO PENSEM SÓ EM VÓS, PENSEM NO CLUBE NÃO DEIXEM QUE O CLUBE SE ENTERRE MAIS.