Jorge Nuno Pinto da Costa - Presidente dos Presidentes (1937 - 2025)

Paulo Azevedo

Bancada lateral
20 Junho 2017
834
94
Vlk disse:
Eu gostava que alguém me provasse isto. Com provas mesmo de que alguém foi impedido de se candidatar ou manietado para não o fazer.

Eu acho muito sinceramente que quem cai em cima do Pinto da Costa por esta razão se está a tentar convencer a si próprio de que o futuro depois dele é radioso e não faltarão candidatos de qualidade ao virar da esquina. Eu lamento desiludir-vos mas a probabilidade de estarem errados é tremenda.
As provas são evidentes. Quase nunca houve uma segunda lista a concorrer contra ele. E digo quase porque há uns anos atrás fizeram uma lista de propósito só para inglês ver. Sabendo que ele ganhava na mesma.

Quanto à sua saída: se acontecer, acredito que o clube sofrerá não só financeiramente mas desportivamente. Mas já estamos habituados na parte desportiva. Estás a ver, até PdC já nos preparou para as derrotas. Já estamos esquentados que chegue.
A sucessão deverá ser feita da forma lenta para não acontecer o que aconteceu no sporting.

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
17,619
8,009
46
Lisboa
Ignis Draco disse:
E o que tem feito em prol disso?

Definiu alguma meta para não se recandidatar e abrir caminho (por exemplo, anunciar um determinado mandato como o seu último, mesmo que fosse a 4 anos do seu término)?

Trouxe pessoas com potencial (não chupistas) para dentro do clube para eventualmente se prepararem?

Afastou os parasitas que o rodeiam abrindo espaço a portistas de valor, com ideias, com projetos, com ambições?

Não, e não quer. Não quer ter nada a ver com sucessões. Quer ficar para sempre, tão longe quanto a natureza o permita. E vai ficar.
Mas quem é que tem maiores responsabilidades no futuro pós Pinto da Costa? É ele ou somos nós que cá ficamos? Já não lhe bastou ser o presidente mais titulado da história do futebol mundial e a responsabilidade maior da sua própria sucessão ainda é dele próprio?

E vou-te dizer aquilo que tenho quase a certeza que ele em tempos tentou preparar: ser sucedido pelo Antero. Só que em determinado momento percecebeu que apostou no cavalo errado, e apostou mesmo muito. E essa "desilusão" ele achou que já não ia a tempo de corrigir. Ficou preso com o menino nas mãos.

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
17,619
8,009
46
Lisboa
Paulo Azevedo disse:
As provas são evidentes. Quase nunca houve uma segunda lista a concorrer contra ele. E digo quase porque há uns anos atrás fizeram uma lista de propósito só para inglês ver. Sabendo que ele ganhava na mesma.

Quanto à sua saída: se acontecer, acredito que o clube sofrerá não só financeiramente mas desportivamente. Mas já estamos habituados na parte desportiva. Estás a ver, até PdC já nos preparou para as derrotas. Já estamos esquentados que chegue.
A sucessão deverá ser feita da forma lenta para não acontecer o que aconteceu no sporting.
Essas provas não são evidentes. Não existem sequer. Não tens sequer ninguém a dizer que quis concorrer e não o deixaram, ou que quis falar e o ameaçaram. Não tens nada disso. Atenção que já não vivemos em 73, nem sequer nos anos 80 ou 90. Há muitas coisas que felizmente nem o Pinto da Costa nem os Super dragões nem ninguém consegue evitar e a leis de associação são a delas.

JMPedroto

Tribuna Presidencial
27 Novembro 2017
5,326
3
Vlk disse:
Ele se recandidatar seria indiferente se houvesse um candidato credível. Achas mesmo que o Pinto da Costa de 82 se ia acobardar contra este Pinto da Costa?
Não seria porque há muitos portistas sequestrados pelo sentimento de "gratidão eterna" e dificilmente votarão em caras desconhecidas sem cv relevante ao lado de uma cara que conhecem muito bem com todo o palmarés que tem.

Vlk disse:
E isso dos super dragões não é verdade. Vivemos numa democracia e todas as associações estão protegidas pelas regras democráticas, principalmente as maiores. E mesmo que fosse, repete-se a pergunta anterior: Achas mesmo que o Pinto da Costa de 82 se ia acobardar contra estes Super Dragões? Nunca.
Era capaz de jurar que nas últimos eleições houver sócios a dizer que se sentiram intimados com a presença de vários elementos dos SD junto ao local de voto e que os boletim que entregaram foram uma anedota.

E falar no pinto da costa de 82 nada tem a ver com o momento actual do clube, o américo de sá não tenha nem metade da popularidade que tem o pinto da costa actual, se tivesse talvez o pinto da costa de 82 nunca teria vencido as eleições

Ignis Draco

Tribuna
26 Maio 2019
3,761
1,272
Conquistas
3
  • Março/21
  • Setembro/19
  • Vítor Baia
Vlk disse:
Mas quem é que tem maiores responsabilidades no futuro pós Pinto da Costa? É ele ou somos nós que cá ficamos? Já não lhe bastou ser o presidente mais titulado da história do futebol mundial e a responsabilidade maior da sua própria sucessão ainda é dele próprio?

E vou-te dizer aquilo que tenho quase a certeza que ele em tempos tentou preparar: ser sucedido pelo Antero. Só que em determinado momento percecebeu que apostou no cavalo errado, e apostou mesmo muito. E essa "desilusão" ele achou que já não ia a tempo de corrigir. Ficou preso com o menino nas mãos.
Quando se Preside um clube durante décadas, com todo o sucesso que se sabe, diria mais, tendo transformado a história do FC Porto (para muito melhor), acho que sim, que tem responsabilidades na sucessão. Não precisa de ter essa responsabilidade em papel digamos assim, mas tem-na. Porque ele sabe tanto como nós que nunca seria fácil suceder a alguém que esteve lá durante tanto tempo e com tanto sucesso.

Mal comparado, olha para a sucessão de Alex Ferguson no Manchester. Ou mesmo a sucessão de Wenger no Arsenal. E nenhum deles --- além de não terem sido Presidentes --- ganhou o que Pinto da Costa ganhou no FC Porto.

Será sempre uma transição muito difícil, e Pinto da Costa tem feito exatamente zero para a tornar mais fácil, ou sequer para a tornar possível. Neste momento existem 3 ou 4 (quiçá mais) possíveis candidatos que já admitiram que nunca irão concorrer contra Pinto da Costa. Então, o simples gesto de se recandidatar afasta todas essas pessoas automaticamente. Claro que tem responsabilidade...

P.S. Não sei se o sucessor seria Antero, talvez a ligação de sangue fale mais alto e se calhar nenhum de nós sabe o mal que essa ligação de sangue já fez ao clube. Mas, posso-te dizer, neste momento, não me importava absolutamente nada com o regresso de Antero Henrique.

Paulo Azevedo

Bancada lateral
20 Junho 2017
834
94
Vlk disse:
Essas provas não são evidentes. Não existem sequer. Não tens sequer ninguém a dizer que quis concorrer e não o deixaram, ou que quis falar e o ameaçaram. Não tens nada disso. Atenção que já não vivemos em 73, nem sequer nos anos 80 ou 90. Há muitas coisas que felizmente nem o Pinto da Costa nem os Super dragões nem ninguém consegue evitar e a leis de associação são a delas.
---------------------------------------------------------------------------
"Insólito! Há três elementos comuns às duas listas concorrentes às eleições para o Conselho Superior do F. C. Porto Pôncio Ponteiro, cabeça-de lista de ambas, Lourenço Pinto e Fernando Póvoas (efectivo na A e suplente na B)."
21 Abril 2007

https://www.jn.pt/arquivo/2007/poncio-lidera-duas-listas-667806.html

"As eleições de ontem serviram igualmente para eleger o Conselho Superior, onde também houve apenas uma lista concorrente, encabeçada por Pôncio Monteiro, e da qual faz parte o guarda-redes Vítor Baía. O número de votantes foi praticamente semelhante ao registado para a eleição dos corpos sociais (3.761)."
21 Maio, 2007

https://jpn.up.pt/2007/05/21/fc-porto-pinto-da-costa-por-mais-tres-anos/

"Um associado do FC Porto (Raul José Rodrigues) ameaçou com uma providência cautelar contra o facto de as duas listas concorrentes ao Conselho Superior do FC Porto terem nomes repetidos (Pôncio Monteiro, Lourenço Pinto e Fernando Póvoas)."

https://www.publico.pt/2007/05/10/jornal/e-legal-haver-nomes-comuns-nas-listas-para-o-conselho-superior-214051

domribeiro

Tribuna
8 Março 2012
3,356
6,341
Conquistas
4
  • João Pinto
  • Deco
  • Jorge Costa
Vlk disse:
Mas os lampiões fazem uma coisa diferente de nós, para melhor. Não andam a cascar no eusébio por nunca mais terem tido nenhum eusébio.

Metam uma coisa na cabeça, o Pinto da Costa é o menos culpado de nunca ter aparecido um candidato à altura. Não temos que ser todo candidatos isso é evidente, mas se não aparece ninguém é uma estupidez estar sempre a culpar o mesmo, que até é o único que continua com tomates para se candidatar.

O que se passa não é culpa de um Homem. Isto é uma culpa colectiva, uma culpa nossa. Porque não antevimos esta situação com a devida antecedência e porque descansámos à sombra da bananeira enquanto o homem andava a ganhar títulos por todos nós.
Existe por essa internet (curiosamente colocadas em publico pelo rui pinto - mas estas se calhar são falsas), um contrato em que o Porto paga à Doyen 1.3M€ por scouting do Casimiro, e depois dias depois a mesma Doyen paga ao filho do presidente 0,8M€ pelo mesmo motivo.

Certamente que a culpa disto é de não aparecerem candidatos.

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
17,619
8,009
46
Lisboa
domribeiro disse:
Existe por essa internet (curiosamente colocadas em publico pelo rui pinto - mas estas se calhar são falsas), um contrato em que o Porto paga à Doyen 1.3M€ por scouting do Casimiro, e depois dias depois a mesma Doyen paga ao filho do presidente 0,8M€ pelo mesmo motivo.

Certamente que a culpa disto é de não aparecerem candidatos.
Estás a falar de um assunto diferente. Não estou a ilibar o Pinto da Costa de nada a não ser de uma coisa: de não aparecerem candidatos nem oposição. Isso não é culpa dele de certeza mas é constantemente criticado por isso. É uma frustração de quase todos os Portistas não aparecer um candidato à sucessão, mas há uns que a aceitam como realidade outros preferem encontrar um bode expiatorio.

Péter Lipcsei

Bancada central
22 Maio 2013
2,219
1,660
Acho que há pessoas que querem que o Futebol Clube do Porto perca certas vezes para possivelmente terem a satisfação pessoal de ver sair o PDC e o SC do clube.

deco macau

Tribuna Presidencial
29 Outubro 2014
6,678
6,075
Conquistas
1
  • Campeão Nacional 19/20
Acho que existem pessoas que passam os dias a malhar em tudo e todos mas que nao se mexem para procurar alternativas, ou entao ignoram -nas como no caso do manifesto

Sent from my ANE-LX2 using Tapatalk

apocalypto

Tribuna Presidencial
28 Novembro 2006
90,609
99,066
Péter Lipcsei disse:
Acho que há pessoas que querem que o Futebol Clube do Porto perca certas vezes para possivelmente terem a satisfação pessoal de ver sair o PDC e o SC do clube.
Eu acho que há pessoas que não se importam de ver o FC Porto a afundar definitivamente só para continuarem a ter lá o PdC.

apocalypto

Tribuna Presidencial
28 Novembro 2006
90,609
99,066
deco macau disse:
Acho que existem pessoas que passam os dias a malhar em tudo e todos mas que nao se mexem para procurar alternativas, ou entao ignoram -nas como no caso do manifesto

Metam uma coisa na cabeça, de uma vez por todas. Aqui, NINGUÉM tem que procurar alternativas. Aqui, as pessoas são LIVRES para criticar, independentemente disso afectar x, y ou z. Quem tem este tipo de argumentos é bom que JAMAIS, mas JAMAIS, critique algum governo, seja ele qual for! A não ser que arranje "alternativas".

WaywardPines

Tribuna Presidencial
11 Julho 2016
6,988
5,452
Conquistas
1
  • Reinaldo Teles
Hoje é um dia PAZ pessoal 

Relaxem e desfrutem desta noite em família e amigos...

Um abraço a todos

Miguel Alexandre

Tribuna Presidencial
10 Março 2016
24,852
28,240
Conquistas
2
  • Campeão Nacional 19/20
  • José Maria Pedroto
Vlk disse:
Eu gostava que alguém me provasse isto. Com provas mesmo de que alguém foi impedido de se candidatar ou manietado para não o fazer.

Eu acho muito sinceramente que quem cai em cima do Pinto da Costa por esta razão se está a tentar convencer a si próprio de que o futuro depois dele é radioso e não faltarão candidatos de qualidade ao virar da esquina. Eu lamento desiludir-vos mas a probabilidade de estarem errados é tremenda.
A realidade é muito mais complexa que isso, como sabes. Dirigir um clube grande é uma lotaria e uma central de empregos e mediatismo tal como outros empregos de poder social, é por isso q a maioria tem limite de mandatos contrariamente ao futebol.
No futebol onde tudo é mais opaco e menos escrutinado é muito mais fácil a perpetuação e a dissuasão doutras soluções.
Um homem de 82 anos q quer se manter no mínimo até aos 87 anos no poder mostra como a perpetuação do status quo é mais importante q a pluralidade no clube.
Ninguém quer enfrentar Pinto da Costa e na minha opinião era ele que devia abrir caminho para que o universo portista mostrasse saúde, não se recandidatando.

Para além disto acrescento q se tivermos em conta o estado catástrofico a q levou o clube financeiramente já devia ser suficiente para sair, manter a mesma equipa directiva é inexplicável.

deco macau

Tribuna Presidencial
29 Outubro 2014
6,678
6,075
Conquistas
1
  • Campeão Nacional 19/20
apocalypto disse:
Metam uma coisa na cabeça, de uma vez por todas. Aqui, NINGUÉM tem que procurar alternativas. Aqui, as pessoas são LIVRES para criticar, independentemente disso afectar x, y ou z. Quem tem este tipo de argumentos é bom que JAMAIS, mas JAMAIS, critique algum governo, seja ele qual for! A não ser que arranje "alternativas".
Mas eu discuti se as pessoas eram livres de criticar? Claro que sao. So acho que isto devia  ser melhor que meras conversas de cafe

15 Março 2012
4,720
4,007
Vai apoiar a recandidatura do Fernando Gomes à FPF.

Também numa mensagem a que a Lusa teve acesso, o presidente do FC Porto, Pinto da Costa, elogiou o líder federativo, salientando que “tem uma carreira longa e de sucesso no mundo desportivo, tendo-se destacado em todos os cargos que ocupou pela competência e pela obtenção de resultados”.

“O reconhecimento internacional do seu trabalho é a prova de que tem todas as condições para continuar a liderar a FPF”, corroborou Pinto da Costa, na sua mensagem

O líder dos ‘dragões’ justificou o apoio no reconhecimento das qualidades necessárias a um dirigente desportivo: “Estuda bem os assuntos sobre os quais tem de tomar de decisões, é capaz de conceber e implementar projetos inovadores e consegue normalmente alcançar os objetivos a que se propõe”.

“Durante os mandatos do Dr. Fernando Gomes, a FPF tornou-se uma instituição mais prestigiada a vários níveis. O sucesso desportivo das seleções nacionais, a gestão equilibrada e o desenvolvimento do património da FPF têm a marca indelével de um dirigente habituado ao sucesso há muitos anos”, reforçou o presidente ‘azul e branco’.

Pinto da Costa defende ainda a continuidade da modernização do futebol português, reconhecendo que “o trabalho está longe de estar concluído”: “Conheço-o bem e sei que nunca deixa o trabalho a meio e, por isso, estou a seu lado e apoio a recandidatura a um novo mandato. A FPF é a locomotiva do futebol, português, que necessita da experiência e saber do dr. Fernando Gomes, que apoio na sua decisão de recandidatura”.

“Como atleta e como dirigente, fosse em que modalidade fosse, o dr. Fernando Gomes afirmou-se muitas vezes como um campeão. É de campeões que o futebol português precisa para ser cada melhor e mais credível”, concluiu Pinto da Costa.

https://24.sapo.pt/desporto/artigos/tres-grandes-apoiam-recandidatura-de-fernando-gomes-a-fpf

O Fernando Gomes também vai contar com o apoio do slb e scp.

Será caso para dizer que se não consegues derrubá-los então junta-te a eles?

Filipe01

Tribuna Presidencial
26 Março 2012
16,955
12,182
MarcioTeixeira disse:
Presidente do FC Porto apoia recandidatura de Fernando Gomes à presidência da Federação Portuguesa de Futebol

Pinto da Costa apoia Fernando Gomes: "Nunca deixa o trabalho a meio"

https://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/porto/noticias/pinto-da-costa-apoia-fernando-gomes-sei-que-nunca-deixa-o-trabalho-a-meio-11656747.html
Infelizmente atualmente nem travamos as grandes lutas.

Completamente amorfos e passivos face à tudo o que acontece.

O que diria o PdC de à 30 anos atrás deste PdC?? Vergonha.