Jorge Nuno Pinto da Costa - Presidente dos Presidentes (1937 - 2025)

m3a4424

Tribuna Presidencial
6 Maio 2007
19,118
626
grandeporto disse:
------------------------------------------
m3a4424, tens pistas sobre isso?
Como disse, é apenas impressão.

Posso estar certo ou errado.

Infelizmente, apesar de gostar de estar errado, cada vez estou mais convencido que estou certo.
Neste momento vejo Lobos a devorar o ferido Porto, já de barriga cheia, e os Abutres à espera que os lobos saiam para eles devorarem os restos que sobram.

Como os Lobos já estão de barriga cheia, e os Abutres esfomeados, já vejo muitos Abutres a tentar bicar os Lobos a ver se estes se vão embora.

Infelizmente não vejo alternativas credíveis ao Pinto da Costa.

E digo infelizmente porque neste momento já não confio no Pinto da Costa.

Muito dizem que é da idade mas eu acho que é do carácter.
Todos nós mudamos, uns para melhor e outros para pior...

Ou seja, como diz a canção, "se ficar o bicho pega se correr o bicho come".

Neste momento já não estou revoltado mas sim deprimido pois não vejo qualquer solução a curto prazo para o Porto voltar a ser Porto.

Agora só nos resta esperar e ver o que se vai passar no defeso mas não auguro nada de bom.

Mas tal como diz a canção, "hoping for the best but expecting the worst".

E é assim que eu me sinto neste momento...

domribeiro

Tribuna
8 Março 2012
3,356
6,341
Conquistas
4
  • João Pinto
  • Deco
  • Jorge Costa
grandeporto disse:
Eu acho que um bom candidato deveria ter coragem de se ter apresentado, mesmo perdendo, e perder com PdC é natural, ficaria com um depósito de coragem e capitalizava apoios para uma próxima eleição.
Ganharia pontos em apresentar-se, agora as pessoas têm a vida delas, os negócios e a família.... e ninguém venha dizer que fosse quem fosse não ia ter chatices, basta ver a campanha que tem vindo a ser feita contra o vb, por isso sinceramente eu compreendo que alguns ponderando tudo, se mantenham calados.....

blueaice

Tribuna
8 Março 2012
3,218
725
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Deco
Mas haverá alguém credível para futuro Presidente, que tenha coragem de ir a eleições contra PdC ?!
Infelizmente... Não acredito. Para isso teria que ser alguém que não se importe de perder.

A solução, ou o problema, estarará no próprio PdC... ele próprio é que terá de fazer uma análise fria e inteligente e medir a sua capacidade de dar a volta a esta situação.

E ele se entender que lhe faltam forças só tem uma solução: abdicar da presidência da SAD e continuar como presidente do Clube.

Falta saber é, se neste momento Pinto da Costa será a solução ou o problema ?

Filipe01

Tribuna Presidencial
26 Março 2012
16,980
12,234
m3a4424 disse:
Penso exactamente o contrário.

Se não houvesse sede de poder, e em vez disso houvesse preocupação com o Porto, então as candidaturas tinham aparecido.

É demais evidente que quem concorresse hoje contra o Pinto da Costa era derrota certa.

Mas também era evidente que nestas eleições, mais que em qualquer outra anterior, era bom para o Porto que houvesse uma lista adversária, mesmo sabendo que no final perderia, pois seria esta a melhor forma de denunciar os abusos e abrir os olhos à maioria dos Sócios/adeptos que não sabem da missa metade.

O problema é que, sabendo que perderiam, e como o que querem mesmo é o poleiro, apesar de o Porto o necessitar, não concorreram pois o objectivo é serem Presidentes a qualquer custo e não ajudar o Porto.

Se realmente quisessem ajudar o Porto, apesar de saberem que iriam perder, tinham concorrido, pois era essencial que houvesse real pressão a esta Direcção e que tudo o que tem acontecido se discutisse em público.
Percebo-te mas tenho outra perspectiva.

Nós não queremos um Bruno Carvalho qualquer, uma pessoa vinda do nada.

Queremos uma passos com nível, com uma vida profissional séria, uma pessoa respeitada.

E pergunto- me: vendo os ataques a VB quem com nível estará disposto a prescindir desse sossego e vida cómoda para ser alvo de ataques, insultos e afins?

Porque alguém pensa que esse momento de confronto vai ter nível?

Ainda para mais, quando a grande maioria dos sócios ainda vê em PdC a melhor solução?

É uma situação clube complexa.

P.S. vi agora o comentário do domribeiro, totalmente de acordo.

T

Topo Norte

Guest
domribeiro disse:
Ganharia pontos em apresentar-se, agora as pessoas têm a vida delas, os negócios e a família.... e ninguém venha dizer que fosse quem fosse não ia ter chatices, basta ver a campanha que tem vindo a ser feita contra o vb, por isso sinceramente eu compreendo que alguns ponderando tudo, se mantenham calados.....
Compreendo o ponto de vista.

Mas deixo a pergunta. Interessa um Presidente ou um candidato a Presidente que não pretenda enfrentar problemas, conflitos e pressões?
Não queremos um Presidente que coloque o FCP acima de tudo e de todos?

Não será isto mesmo que vai acontecer - sendo candidato e/ou Presidente?

É que, pessoalmente,  não me agrada um candidato com um perfil que não "queira chatices"...

domribeiro

Tribuna
8 Março 2012
3,356
6,341
Conquistas
4
  • João Pinto
  • Deco
  • Jorge Costa
Topo Norte disse:
Compreendo o ponto de vista.

Mas deixo a pergunta. Interessa um Presidente ou um candidato a Presidente que não pretenda enfrentar problemas, conflitos e pressões?
Não queremos um Presidente que coloque o FCP acima de tudo e de todos?

Não será isto mesmo que vai acontecer - sendo candidato e/ou Presidente?

É que, pessoalmente,  não me agrada um candidato com um perfil que não "queira chatices"...
Também compreendo o que dizes, mas acho que a questão é mesmo essa, do perfil de candidato.

Eu pessoalmente acho que o pior que nos pode acontecer nos próximos anos é aparecer um candidato de perfil Bruno de carvalho, que sem duvida já se teria candidatado nestas eleições, mesmo sabendo que ia perder, que para muitos (e não só sportinguistas) está a fazer um grande trabalho, quando na realidade esta é a enterrar o clube ainda mais....

Nós precisamos de alguém que defina um rumo, uma estratégia, que pegue nos pontos fortes do clube e os exponencie e que mitigue as fraquezas.... que tenha coragem de perceber que é melhor perder hoje para garantir melhores condições para ganhar nos próximos 10 anos, do que para ganhar hoje hipoteque os próximos 10.

Não acredito que um presidente género bc seja capaz disso.... mas talvez...

Muitos de nós durante anos idolatramos o presidente, e poucos perceberam que uma das principais qualidades dele sempre foi a capacidade de se reunir de uma equipa excelente, na qual as grandes capacidades de liderança dele vinham ao de cima.

Achas que hoje em dia isso acontece? Achas que seria mais fácil (hoje em dia) isso acontecer com um líder perfil Bruno de Carvalho ou com um líder perfil Belmiro de Azevedo (que p.e. raramente falava, mas quando falava era verdadeiramente escutado)?

miguel

Tribuna Presidencial
1 Agosto 2006
34,183
16,190
Já eu penso que o Presidente apercebeu-se que os adeptos afinal não são "ingratos". Apercebeu-se que precisa dos adeptos e de mostrar mais uma vez que está ali a gerir o seu/nosso clube para ganhar.

Eu não me importo de perder campeonatos. Importo-me sim é de não ver qualidade futebolística e paixão em jogar pelo Porto.

Presidente que nos surpreenda mais uma vez, isto para não ser lembrado pelo seu insucesso, mas sim sempre pelos sucessos.

T

Topo Norte

Guest
domribeiro disse:
Também compreendo o que dizes, mas acho que a questão é mesmo essa, do perfil de candidato.

Eu pessoalmente acho que o pior que nos pode acontecer nos próximos anos é aparecer um candidato de perfil Bruno de carvalho, que sem duvida já se teria candidatado nestas eleições, mesmo sabendo que ia perder, que para muitos (e não só sportinguistas) está a fazer um grande trabalho, quando na realidade esta é a enterrar o clube ainda mais....

Nós precisamos de alguém que defina um rumo, uma estratégia, que pegue nos pontos fortes do clube e os exponencie e que mitigue as fraquezas.... que tenha coragem de perceber que é melhor perder hoje para garantir melhores condições para ganhar nos próximos 10 anos, do que para ganhar hoje hipoteque os próximos 10.

Não acredito que um presidente género bc seja capaz disso.... mas talvez...

Muitos de nós durante anos idolatramos o presidente, e poucos perceberam que uma das principais qualidades dele sempre foi a capacidade de se reunir de uma equipa excelente, na qual as grandes capacidades de liderança dele vinham ao de cima.

Achas que hoje em dia isso acontece? Achas que seria mais fácil (hoje em dia) isso acontecer com um líder perfil Bruno de Carvalho ou com um líder perfil Belmiro de Azevedo (que p.e. raramente falava, mas quando falava era verdadeiramente escutado)?
Bem, não era bem aí que eu estava a focar o meu raciocínio.
Tudo o que eu escrevi vem no seguimento de não ter surgido um candidato nas eleições porque essa pessoa iria ter chatices.
E nesse seguimento, procurei "contrariar" argumentando que  um candidato irá ter sempre chatices.
Essa "desculpa" não se enquadra num perfil do Presidente que eu acho que é o indicado para pegar no FCP.

A realidade é que o PdC foi um grande Presidente porque colocou o FCP acima de tudo e de todos. Nunca teve medo de enfrentar os problemas/chatices - evidentemente, aliado à sua capacidade de gestão e conhecimento do mundo do futebol.

Se me perguntas se ele ainda reúne estas características,  eu digo, claramente, não.

Relativamente, ao perfil do futuro Presidente. Analisando o estado das coisas, eu diria que necessitamos de alguém que venha com capacidade e vontade de agitar as águas - quer internamente quer externamente.

Filipe01

Tribuna Presidencial
26 Março 2012
16,980
12,234
Estamos a misturar 2 realidades diferentes.

A postura que tem que tem que tomar um candidato á presidência do FCP.

A postura que tem que ter um presidente do FCP.

Porque estamos a falar de situações bem diferentes.

A postura que tem que ter um candidato à presidência do FCP, numa eleições contra PdC, é uma postura de confrontar PdC com os resultados desportivos, económicos, falar abertamente dos negócios esquisitos que vamos fazendo, a passagem do estádio para a SAD, da renovação de contratos de jogadores da formação. E qual vai ver a postura da candidatura de pdC??

Bem, VB até com a Fernandinha apanhou e VB nem sequer era candidato.Imaginem como seria a campanha com um sério candidato á presidência.
Este é o tipo de chatices que estamos a falar, que iria/vai ter um candidato que concorra contra PdC.

Chatices bem diferentes, é lutar contra o poder de Lisboa, as arbitragens e ter a massa adepta do FCP a apoiar.

Resumindo, são duas situações bem diferentes.
Isso não invalida que devia ter havido um candidato e que tivesse argumentado contar esta atual péssima gestão do FCP.

Mas percebo que quem tem uma vida montada e não precisa do FCP para enriquecer, não se queira meter nestas lutas de sangue.

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
33,667
28,162
Gaia
blueaice disse:
Mas haverá alguém credível para futuro Presidente, que tenha coragem de ir a eleições contra PdC ?!
Infelizmente... Não acredito. Para isso teria que ser alguém que não se importe de perder.

A solução, ou o problema, estarará no próprio PdC... ele próprio é que terá de fazer uma análise fria e inteligente e medir a sua capacidade de dar a volta a esta situação.

E ele se entender que lhe faltam forças só tem uma solução: abdicar da presidência da SAD e continuar como presidente do Clube.

Falta saber é, se neste momento Pinto da Costa será a solução ou o problema ?
--------------------------------------

Esse nivel de frieza e inteletualidade não está acessivel  a pessoas que estão agarradas ao PODER.

Mesquita Machado, João Jardim, Pinto da Costa e Vieira (a a caminho), Olimpio Bento (FADEUP), e outros Catedraticos, Militares Generais, Faculdades e Universidades eternizam-se nos lugares sem ganhos para a sociedade porque cristalizam e criam uma série de rotinas e vicios que acabam mais cedo ou mais tarde por prejudicar o desempenho dos proprios que ficam sem massa critica e acham que são os melhores do mundo.

Por alguma coisa nos paises mais evoluidos em geral um CEO, um Mayor, ministros, e outras lideranças empresariais raramente se ve alguem fazer mandatos com mais de 10 anos. 20 anos é raro e 30 ou até pessoas com quase 80 em lugares chave é uma raridade.

SE aceitarmos isto como normal também iremos aceitar que mais tarde quando o Presidente resolver abdicar ele vai indicar o seu sucessor.
E aí também vamos aceitar a sucessão indicada?

domribeiro

Tribuna
8 Março 2012
3,356
6,341
Conquistas
4
  • João Pinto
  • Deco
  • Jorge Costa
Topo Norte disse:
...
E nesse seguimento, procurei "contrariar" argumentando que  um candidato irá ter sempre chatices.
Essa "desculpa" não se enquadra num perfil do Presidente que eu acho que é o indicado para pegar no FCP.
....
A realidade é que o PdC foi um grande Presidente porque colocou o FCP acima de tudo e de todos. Nunca teve medo de enfrentar os problemas/chatices - evidentemente, aliado à sua capacidade de gestão e conhecimento do mundo do futebol.

Se me perguntas se ele ainda reúne estas características,  eu digo, claramente, não.

Relativamente, ao perfil do futuro Presidente. Analisando o estado das coisas, eu diria que necessitamos de alguém que venha com capacidade e vontade de agitar as águas - quer internamente quer externamente.
Penso que em grande medida o filipe respondeu por mim, agora repara que eu também não disse que não gostava que tivesse existido candidato(s) e que esses marcariam pontos, o que disse e mantenho, é que compreendo que alguém com uma vida montada (como refere e bem o filipe01) não esteja para sofrer os ataques que tem sofrido p.e. o vb.

Repara que tantos ataques que o clube é alvo, e noutro dia fizeram aquele comunicado "parvo" sobre a questão dos 40M€ de impostos só para transformar o Angelino num ressabiado...

Eu gostava de um comunicado p.e. a explicar a renovação do Ruben Neves entre outros

blueaice

Tribuna
8 Março 2012
3,218
725
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Deco
grandeporto disse:
--------------------------------------

Esse nivel de frieza e inteletualidade não está acessivel  a pessoas que estão agarradas ao PODER.

Mesquita Machado, João Jardim, Pinto da Costa e Vieira (a a caminho), Olimpio Bento (FADEUP), e outros Catedraticos, Militares Generais eternizam-se nos lugares sem ganhos para a sociedade porque cristalizam e criam uma série de rotinas e vicios que acabam mais cedo ou mais tarde por prejudicar o desempenho dos proprios que ficam sem massa critica e acham que são os melhores do mundo.

Por alguma coisa nos paises mais evoluidos em geral um CEO, um Mayor, ministros, e outras lideranças empresariais raramente se ve alguem fazer mandatos com mais de 10 anos. 20 anos é raro e 30 ou até pessoas com quase 80 em lugares chave é uma raridade.

SE aceitarmos isto como normal também iremos aceitar que mais tarde quando o Presidente resolver abdicar ele vai indicar o seu sucessor.
E aí também vamos aceitar a sucessão indicada?
sendo assim... só tem uma hipótese:
muda de postura e volta a reorganizar-se internamente, rodeando-se de pessoas competentes ou corre o risco de ser corrido...

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
33,667
28,162
Gaia
blueaice disse:
sendo assim... só tem uma hipótese:
muda de postura e volta a reorganizar-se internamente, rodeando-se de pessoas competentes ou corre o risco de ser corrido...
--------

É isso que tenho alvitrado, o Presidente só consegue resultados diferentes com politicas diferentes que precisam de pessoas diferentes. Para esse efeito o Presidente precise de alguém diferente, novo que seja inovador com conhecimnto e que faça  mUITO diferente do seu braço direito Antero.

Essa pessoa ou pessoas só podem ter dois lugares DG ou um treinador com poderes especiais ( hipotese tentada e falhada com Lope).

Filipe01

Tribuna Presidencial
26 Março 2012
16,980
12,234
grandeporto disse:
--------

É isso que tenho alvitrado, o Presidente só consegue resultados diferentes com politicas diferentes que precisam de pessoas diferentes. Para esse efeito o Presidente precise de alguém diferente, novo que seja inovador com conhecimnto e que faça  mUITO diferente do seu braço direito Antero.

Essa pessoa ou pessoas só podem ter dois lugares DG ou um treinador com poderes especiais ( hipotese tentada e falhada com Lope).
O momento passou..

Para a Direcção do clube e SAD, PdC devia ter renovado a equipa.

Mas manteve as figuras chave, logo, a Politica vai se manter.

Obviamente, com a contestação dos adeptos em alta, este ano vão minimizar certas políticas, mas o fundamental vai prevalecer.

Querer\ esperar que um treinador novo atue como treinador, DG, director desportivo é sinal do desperto que reina.

Lope

Bancada central
16 Junho 2015
1,870
0
E eu que ia jurar que esta mesma equipa diretiva, com mais ou menos molho, foi a que ganhou liga europa, champions, e campeonatos em catadupa.
A depressão é fod***!

RSV

Arquibancada
15 Março 2012
352
75
O falar de agendas e facções A ou B a mim, sinceramente, não me interessa. Gosto de pensar pela minha própria cabeça e recolher várias perspectivas sobre determinado assunto, até para ajudar a formar a minha própria opinião.

O que constato é o seguinte: há aqui muita gente com categoria e qualidade, com quem se poderá conversar de forma aberta e franca. E quem manda, se assim o quisesse, perceberia que há aqui muita qualidade para se trabalhar efectivamente em prol do Clube. É só quererem.

Quanto ao mais, e desculpem-me a franqueza, quando se perde tempo a criticar o Baía, Blogues e mais não sei o quê, mas não se arranja tempo para desmentir, por exemplo, o contrato do Rúben Neves, é mau de mais. Chamem-me o que quiserem e digam que sou desta ou daquela facção... O contrato do Rúben Neves (que vou assumir ser verdadeiro, uma vez que nunca foi desmentido - o que teria obrigatoriamente de acontecer, face à gravidade ética e moral do mesmo), deveria ser motivo de vergonha para todos nós, pelo que representa de imoralidade e desfaçatez.

Tal como agora se diz "jogadores à Porto", o que eu gostava de ver era "dirigentes à Porto", conforme os tivemos há uns anos atrás... 

slowboy

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
14,505
3,913
Conquistas
1
  • José Maria Pedroto
Lope disse:
E eu que ia jurar que esta mesma equipa diretiva, com mais ou menos molho, foi a que ganhou liga europa, champions, e campeonatos em catadupa.
A depressão é fod***!
O PdC tem 80 anos! Gerir um clube a este nível não é brincadeira.
Uma pessoa com 80 anos se conseguir andar bem e não tiver que usar uma fralda já tem de se dar por agradecido.

Os grandes lideres e as grandes equipas também ficam fora de prazo. Não é ser ingrato, é a lei da vida.

Mika-Genebra

Tribuna
28 Novembro 2013
4,485
0
Lope disse:
A depressão é fod***!
Mas entao, e falando seriamente e sem picas, o que é que poderia fazer com que pdc nao servisse mais?

O que tu dizes é verdade, ganhamos isso tudo. E ainda bem. E os portistas sabem que pdc tem muito merito nisso.

MAS, isso significa que pdc pode ficar eternamente no clube? Imagina que nao somos campeoes nos proximos 4 anos. Daqui a 4 anos vamos continuar a lembrar o facto de termos ganho champions liga europa etc etc?
Imaginemos que sim. E em 2020 pdc parte para mais um mandato de 4 anos até 2024. Nesses novos 4 anos, continuamos uma miséria e nao ganhamos nenhum titulo. De 2014 a 2024 os orcs ganharam 9 e os lagartos 1.
O que é que se passa em 2024? Continuamos a relembrar as champions de 87 e 2004 e partimos para mais 4 anos de pdc?

Ou seja a questao no fundo é saber quanto crédito tem pdc? Quanto tempo podemos continuar a ser uma vergonha e o passado de pdc fazer com que merece continuar?

Tu falas sempre que os adeptos se queixam porque nao ganham mas neste caso nao é so nao ganhar, é tambem o clube andar a ser roubado sem vergonha pelo tao aclamado presidente.

E eu volto a perguntar, até quando é que é pdc continua a ter crédito?

Ser eternamente grato a pdc pelo que fez no clube é uma coisa. Acho perfeitamente aceitavel.
MAS essa gratidao nao deve ser mostrada deixando-o eternamente na presidencia a fazer asneiras e a deixar o clube ser delapidado.