Jorge Nuno Pinto da Costa - Presidente dos Presidentes (1937 - 2025)

T

Topo Norte

Guest
domribeiro disse:
Penso que em grande medida o filipe respondeu por mim, agora repara que eu também não disse que não gostava que tivesse existido candidato(s) e que esses marcariam pontos, o que disse e mantenho, é que compreendo que alguém com uma vida montada (como refere e bem o filipe01) não esteja para sofrer os ataques que tem sofrido p.e. o vb.

Repara que tantos ataques que o clube é alvo, e noutro dia fizeram aquele comunicado "parvo" sobre a questão dos 40M€ de impostos só para transformar o Angelino num ressabiado...

Eu gostava de um comunicado p.e. a explicar a renovação do Ruben Neves entre outros
Eu li o que o Filipe escreveu mas só concordo com uma pequena parte.

Eu vejo as coisas desta forma: um candidato que não pretende sujeitar - se as pressões/chatices de uma campanha eleitoral não reúne o perfil necessário para ser Presidente do FCP.

Podia dar todas as desculpas para não apresentar candidatura menos essa.

Se não vejamos, uma pessoa na posição de Presidente do FCP (pós PdC), vai sofrer uma tremenda pressão interna e externa - é obrigatoriamente terá de estar mentalizado e preparado para isso. Sendo assim, eu não podia aceitar um candidato se afastasse de uma possivel candidatura por não se querer sujeitar as bocas e chatices que irão ser criadas  pelas "Fernandas" desta vida.

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
33,675
28,190
Gaia
RSV disse:
O falar de agendas e facções A ou B a mim, sinceramente, não me interessa. Gosto de pensar pela minha própria cabeça e recolher várias perspectivas sobre determinado assunto, até para ajudar a formar a minha própria opinião.

O que constato é o seguinte: há aqui muita gente com categoria e qualidade, com quem se poderá conversar de forma aberta e franca. E quem manda, se assim o quisesse, perceberia que há aqui muita qualidade para se trabalhar efectivamente em prol do Clube. É só quererem.

Quanto ao mais, e desculpem-me a franqueza, quando se perde tempo a criticar o Baía, Blogues e mais não sei o quê, mas não se arranja tempo para desmentir, por exemplo, o contrato do Rúben Neves, é mau de mais. Chamem-me o que quiserem e digam que sou desta ou daquela facção... O contrato do Rúben Neves (que vou assumir ser verdadeiro, uma vez que nunca foi desmentido - o que teria obrigatoriamente de acontecer, face à gravidade ética e moral do mesmo), deveria ser motivo de vergonha para todos nós, pelo que representa de imoralidade e desfaçatez.

Tal como agora se diz "jogadores à Porto", o que eu gostava de ver era "dirigentes à Porto", conforme os tivemos há uns anos atrás...
-------------------------------------------------

Dizes bem "DIRIGENTES à PORTO". Conheci alguns dos chamados "amadores". Recordo um Dirigente para as modalidades que fez parte do 1º Mandato (penso que fez parte da equipa com o antas, que ainda há pouco me disse sobre o aumento de mandatos para 4 anos:

"No meu primeiro mandato eram  dois anos. Perdi muito dinheiro que meti nas modalidade do clube, ia perdendo a mulher e a familia, porque o PdC tinha uma pedalada louca e à sexta feira era rara a reunião que acabasse antes das 4 da manhã depois de uma sexta dedicada à  empresa.  Perdia-se dinheiro, saude, familia e mulheres, mas o nosso amor era o FC do Porto.

Ao fim de dois anos pedi renuncia e substituição ao Presidente que disse: "Ainda agora estamos a começar".

Agora esse homem fica envergonhado pelos rios de dinheiro que se ganha à custa do clube numa gestão modernaça e profissional.

Lope

Bancada central
16 Junho 2015
1,870
0
slowboy disse:
O PdC tem 80 anos! Gerir um clube a este nível não é brincadeira.
Uma pessoa com 80 anos se conseguir andar bem e não tiver que usar uma fralda já tem de se dar por agradecido.

Os grandes lideres e as grandes equipas também ficam fora de prazo. Não é ser ingrato, é a lei da vida.
Essa era uma discussão para teres todo há uns meses atrás e só no caso de ter havido, o que não houve, uma candidatura r uma proposta alternativa.

Dragon G

Tribuna Presidencial
28 Abril 2012
6,864
5,718
slowboy disse:
O PdC tem 80 anos! Gerir um clube a este nível não é brincadeira.
Uma pessoa com 80 anos se conseguir andar bem e não tiver que usar uma fralda já tem de se dar por agradecido.

Os grandes lideres e as grandes equipas também ficam fora de prazo. Não é ser ingrato, é a lei da vida.
78 anos

Lope

Bancada central
16 Junho 2015
1,870
0
Mika-Genebra disse:
Mas entao, e falando seriamente e sem picas, o que é que poderia fazer com que pdc nao servisse mais?

O que tu dizes é verdade, ganhamos isso tudo. E ainda bem. E os portistas sabem que pdc tem muito merito nisso.

MAS, isso significa que pdc pode ficar eternamente no clube? Imagina que nao somos campeoes nos proximos 4 anos. Daqui a 4 anos vamos continuar a lembrar o facto de termos ganho champions liga europa etc etc?
Imaginemos que sim. E em 2020 pdc parte para mais um mandato de 4 anos até 2024. Nesses novos 4 anos, continuamos uma miséria e nao ganhamos nenhum titulo. De 2014 a 2024 os orcs ganharam 9 e os lagartos 1.
O que é que se passa em 2024? Continuamos a relembrar as champions de 87 e 2004 e partimos para mais 4 anos de pdc?

Ou seja a questao no fundo é saber quanto crédito tem pdc? Quanto tempo podemos continuar a ser uma vergonha e o passado de pdc fazer com que merece continuar?

Tu falas sempre que os adeptos se queixam porque nao ganham mas neste caso nao é so nao ganhar, é tambem o clube andar a ser roubado sem vergonha pelo tao aclamado presidente.

E eu volto a perguntar, até quando é que é pdc continua a ter crédito?

Ser eternamente grato a pdc pelo que fez no clube é uma coisa. Acho perfeitamente aceitavel.
MAS essa gratidao nao deve ser mostrada deixando-o eternamente na presidencia a fazer asneiras e a deixar o clube ser delapidado.
Vamos por partes para ver se eu consigo explicar o que penso de uma forma mais abrangente.
Eu não sou pró ou anti qualquer dirigente, jogador, fação, etc, que trabalhe no Porto. Eu só quero o que Porto volte a ser forte, competitivo e respeitado interna e externamente. Se chega lá pela esquerda ou pela direita, a mim, sinceramente, não me interessa para nada. Significa isto que se eu soubesse que sem PDC e com outro qualquer dirigente, nem que fosse o Delgado diretor do Record, o Porto voltaria a ser vitorioso, eu era o primeiro voluntário a motorista para levar o PDC embora para casa.
Quem me conhece, na minha roda de amigos e familiares - graças a Deus, na esmagadora maioria portistas - sabe que eu sou um crítico muito antigo, antiquado se calhar, de muitas das decisões que foram tomadas pelo presidente ao longo dos anos, nomeadamente nestes últimos. O que acontece é que eu vejo-o a levar tanta trolitada aqui no portal, muita da qual sem ter subjacente um pensamento estruturado, mas tão somente motivada pelos resultados desportivos, que o meu primeiro instinto é lembrar-me de tudo o que ele fez de bom, e vir em "socorro" dele.
A título meramente exemplificativo. Nunca percebi o papel do Reinaldo Teles, uma figura obscura, ligada ao alterna e prostituição na noite do Porto, historicamente minado pelo vício do jogo, tantas e tantas vezes suportado com dinheiro do clube. Não consigo conceber que um chefe de claque tenha o protagonismo e a capacidade de "reunir" com dirigentes da SAD em momentos críticos da equipa. Não consigo conceber que alguns cargos da SAD sejam preenchidos em nome de favores e gratidões pessoais antigas e não como resultado da procura dos mais competentes (o caso mais paradigmático é o de diretor financeiro com o Fernando Gomes). Não entendo a atual (ausência) política de comunicação e de combate aos media mentirosos e manipuladores. E não entendo como o Presidente, tão fio e racional ao longo de tantos e tantos anos, foi ingénuo o suficiente para expor o clube e os meandros do clube a uma qualquer prostituta, situação que nos ia desgraçando nacional e internacionalmente. Não contente, está a fazer precisamente o mesmo com a atual companheira (que não prostituta, sublinhe-se). Espero que não venha daqui a uns anos o lançamento de mais um best seller literário...
O Fc Porto SAD há muito que deveria ter nas áreas de gestão menos "futeboleiras" dirigentes de reconhecida capacidade técnica, nomeadamente na direção financeira, no marketing, na comunicação, etc, etc.
E com os salários que se pagam, teria certamente muita capacidade de atrair executivos de topo.
Dito isto, há que referir que PDC SEMPRE foi assim. Sempre! (continua...)

Lope

Bancada central
16 Junho 2015
1,870
0
(continuação...)
Sempre submeteu a racionalidade de decisões económicas e de gestão ao seu muito particular código de ética e de honra, muito assente em relações de fidelidade, de amizade, de reconhecimento por favores passados, etc.
Isso não é de agora. É desde sempre. E sempre será assim.
Só quem for completamente autista é que acha que tudo está bem, que tem havido um conjunto de azares e equívocos e que com uns retoque aqui e ali tudo voltará ao "normal". Não é assim!
Por isso mesmo é que eu defendi que houvesse alguém ou um conjunto de "alguens" que trouxesse uma visão alternativa, uma proposta consistente que nos mostrasse como e com quem se poderia fazer diferente e com melhores resultados. E para isso não precisava de hostilizar o presidente. Bastava dizer que relativamente a isto e aquilo, eu faria desta e daquela forma. Um discurso inteligível, consistente, e que nos trouxesse a confiança de que aquilo não era um embuste com prazo de validade mais curto do que os iogurtes líquidos.
Desgraçadamente, não houve. Pior (ou melhor, depende da perspetiva), PDC renova o seu milionésimo mandato com...79% dos votos. E esta, hein??
Aqui chegados há duas formas de abordar o futuro enquanto adeptos.
Uma é andar constantemente em negação, a dizer que ele já não presta, que está velho e usa algália, que é uma vergonha, que nos envergonha a todos, que não se devia ter recandidatado, ou seja, toda uma panóplia de argumentos desgastados pelo excesso de uso, discussão essa que nesta altura é simplesmente intempestiva e anacrónica. É fora de tempo!
Outra atitude é saber e reconhecer que existem erros, mas tentar arranjar um pólo de união entre adeptos, e entre estes e a equipa (a que se formar para o ano), que passe por acreditar que quem tanto ganhou pode ser capaz de conseguir alterar o necessário para que voltemos a ganhar, ou pelo menos a ser outra vez competitivos e respeitados.
Do meu ponto de vista, a primeira alternativa só traz frustração, divisão entre adeptos e um estado de permanente ebulição no clube.
A segunda é uma atitude de, digamos, esperança racional, não cega, mas a única que me parece saudável.
E é neste segundo plano que eu me coloco.

Bobby Robson

Bancada lateral
17 Dezembro 2014
687
0
Para quem gostar de fado, aqui fica o saudoso Tony de Matos (https://www.youtube.com/watch?v=LOtAfLvhSZo)

O TEMPO VOLTA PARA TRÁS

A Severa foi-se embora
O tempo p'ra mim parou
Passado foi com ela
Para mim não mais voltou

As horas p'ra mim são dias
Os dias p'ra mim são anos
Recordação é saudade
Recordação é saudade
Saudades são desenganos

Refrão
Ò tempo volta para trás
Dá-me tudo o que eu perdi
Tem pena e dá-me a vida
A vida que eu já vivi
Ò tempo volta p'ra trás
Mata as minhas esperanças vâs
Vê que até o próprio sol
Volta todas as manhãs

Porque será que o passado
E o amor são tão iguais
Porque será que o amor
Quando vai não volta mais
Mas para mim a Severa
Mas para mim a Severa
É o eco dos meus passos
Eu tenho a saudade à espera
Que ela volte p'rós meus braços

Lope

Bancada central
16 Junho 2015
1,870
0
Bobby Robson disse:
Para quem gostar de fado, aqui fica o saudoso Tony de Matos (https://www.youtube.com/watch?v=LOtAfLvhSZo)

O TEMPO VOLTA PARA TRÁS

A Severa foi-se embora
O tempo p'ra mim parou
Passado foi com ela
Para mim não mais voltou

Os dias p'ra mim são anos
Recordação é saudade
Recordação é saudade
Saudades são desenganos

Refrão
Ò tempo volta para trás
Dá-me tudo o que eu perdi
Tem pena e dá-me a vida
A vida que eu já vivi
Ò tempo volta p'ra trás
Mata as minhas esperanças vâs
Vê que até o próprio sol
Volta todas as manhãs

Porque será que o passado
E o amor são tão iguais
Porque será que o amor
Quando vai não volta mais
Mas para mim a Severa
Mas para mim a Severa
É o eco dos meus passos
Que ela volte p'rós meus braços
https://www.youtube.com/watch?v=7Q7lvLJ7Jms

m3a4424

Tribuna Presidencial
6 Maio 2007
19,118
626
Lope disse:
Essa era uma discussão para teres todo há uns meses atrás e só no caso de ter havido, o que não houve, uma candidatura r uma proposta alternativa.
Apesar de discordar total e absolutamente do slowboy no que diz respeito às expectativas que uma pessoa pode ter, o não haver candidatura não é impedimento para que as pessoas critiquem aquilo que está mal, não achas?

m3a4424

Tribuna Presidencial
6 Maio 2007
19,118
626
Mika-Genebra disse:
O que tu dizes é verdade, ganhamos isso tudo.
Mas a mim não me interessa aquilo que ganhámos.

Intressa sim, aquilo que iremos ganhar.

E se começarmos só a ter em conta aquilo que ganhámos, então tornar-nos-emos um benfica da vida que só vive da passa e do passado...

Lope

Bancada central
16 Junho 2015
1,870
0
m3a4424 disse:
Apesar de discordar total e absolutamente do slowboy no que diz respeito às expectativas que uma pessoa pode ter, o não haver candidatura não é impedimento para que as pessoas critiquem aquilo que está mal, não achas?
Não, não é impedimento.
No entanto, a minha opinião, nesta altura, é perda de tempo, porque acho que todos, sem exceção, concordam (a começar por eles próprios) que há muitas coisas a corrigir e ele acaba de ser eleito por mais 4 anos.
Mas aceito que se ache que o melhor para o clube é dizer sempre as mesmas coisas, todos os dias, em todos os tópicos durante estes 4 anos. Ou pelo menos até vencer outra vez.
São opções

Lope

Bancada central
16 Junho 2015
1,870
0
m3a4424 disse:
Mas a mim não me interessa aquilo que ganhámos.

Intressa sim, aquilo que iremos ganhar.

E se começarmos só a ter em conta aquilo que ganhámos, então tornar-nos-emos um benfica da vida que só vive da passa e do passado...
Tri-Campeões!

domribeiro

Tribuna
8 Março 2012
3,356
6,341
Conquistas
4
  • João Pinto
  • Deco
  • Jorge Costa
Lope disse:
(continuação...)
A segunda é uma atitude de, digamos, esperança racional, não cega, mas a única que me parece saudável.
E é neste segundo plano que eu me coloco.
Discordo de tudo o que dizes, mas respeito.... apenas a ressalva da ultima frase que cito, o saudável talvez se torne um pouco ofensivo para quem discorda, talvez....

De resto eu por mim admito, nunca foi homem de grande fé, não acredito em deuses nem em milagres.... já aqui entrei em longas discussões sobre a sustentabilidade do clube quando o lucro zero passou a necessitar de mais valias na ordem dos 40/50 M€, já nessa altura me contraponham com a fé e com a capacidade de mudar, neste momento já vamos nos 70M€.

Já aqui defendi a possível razoabilidade dos encargos adicionais (até ver contratos como o do ruben) agora não defendo mais pois é indefensável.

è impossível ocorrer a mudança com as mesmas pessoas?

Obviamente que não é impossível. agora vai acontecer? eu acho que não, tu tens fé que sim....

agora não acho que a minha posição não seja saudável e a tua sim.

Lope

Bancada central
16 Junho 2015
1,870
0
domribeiro disse:
Discordo de tudo o que dizes, mas respeito.... apenas a ressalva da ultima frase que cito, o saudável talvez se torne um pouco ofensivo para quem discorda, talvez....

De resto eu por mim admito, nunca foi homem de grande fé, não acredito em deuses nem em milagres.... já aqui entrei em longas discussões sobre a sustentabilidade do clube quando o lucro zero passou a necessitar de mais valias na ordem dos 40/50 M€, já nessa altura me contraponham com a fé e com a capacidade de mudar, neste momento já vamos nos 70M€.

Já aqui defendi a possível razoabilidade dos encargos adicionais (até ver contratos como o do ruben) agora não defendo mais pois é indefensável.

Obviamente que não é impossível. agora vai acontecer? eu acho que não, tu tens fé que sim....

Saudável para o clube. É o que lá está implícito. Não vale a pena interpretações extensivas do que escrevi.
Quanto ao futuro a Deus pertence.
E não percebeste o essencial. O essencial é que a discussão sobre se é com Pinto da Costa ou sem ele que reconquistaremos triunfo é uma não questão. Não houve nem há alternativas e ele acaba de ser reeleito por mais 4 anos.
Portanto, nos próximo 4 anos é com ele ou não é com ninguém, porque golpes de estado não é comigo.
Quanto às questões financeiras, isso dava um debate bem mais extenso e complexo.

Nelson C

Tribuna
23 Maio 2013
2,655
388
domribeiro disse:

Mesmo sendo improvável que aconteça, não vejo porque os mesmos que á 5 anos atrás formaram um dos melhores planteis da Europa não o voltem a fazer. Aliás, até seria melhor para eles criar bases para mamar por mais alguns anos, porque se continuam assim não vai durar muito.