Desde já, uma palavra de apreço para com o dragao1616 pelo serviço que presta a muitos de nós, membros deste fórum, ao expor muitos dos casos internos ao NGC e que têm sido de uma gravidade crescente de há muito tempo para cá. Há cada vez menos contribuições sólidas e sóbrias neste espaço, infelizmente tendo em conta o rumo que o clube tem vindo a tomar.
No entanto, na minha perspectiva, tenho de mencionar que acho o timing da revelação muito mal escolhido. Numa altura em que os adeptos fervem ao ver o mercado a decorrer lentamente, em que as novidades aparecem ao ritmo dum conta gotas e tendo em consideração a necessidade em ter a máquina a funcionar o mais rápido possível devido ao playoff da Liga dos Campeões, a revelação após a derrota com o PSV é a gota que transborda o copo, tendo o fórum e os seus integrantes entrado num frenesim desenfreado. É só ver o número de posts que referenciam o que o dragao1616 disse e as guerras abertas que se abriram logo a seguir.
Ao meu ver, não entendo o porquê. Há meses atrás, em várias contribuições de vários colegas, já se sabiam vários dos podres da SAD, muito antes das eleições. A guerra Antero/Alexandre, o nojo inacreditável das renovações com os nossos meninos, entre outros, já estavam à vista de toda a gente que participe no fórum. Como tal, após as eleições e preparação desta nova época, não acredito que tanta gente tenha acreditado que estava tudo resolvido, tendo em conta os intervenientes nesta história. Mesmo assim, não se apresentou mais nenhuma lista e PdC foi reeleito. É com isto que vamos ter de lidar doravante.
A circunstância pela qual escrevo isto é a mais básica possível: o clima de guerra e apreensão que enche o peito aos adeptos não vai dar tempo absolutamente nenhum à equipa para se desenvolver em condições. Todo este clima de guerrilha vai servir apenas para:
- O Nuno não ter tempo para moldar a equipa condignamente, e é só ver os comentários depois duma derrota de pré-época para ver que isto vai realmente acontecer.
- Os jogadores estarem sob uma pressão dos próprios adeptos inacreditável, nem podendo demonstrar todo o seu talento atempadamente. Veremos se o Felipe ou o Teixeira terão o apoio dos adeptos, em pleno Dragão, se alguma vez errarem.
- A SAD estar-se realmente a marimbar para os assobios dos adeptos. A comunicação do NGC é o auge disto tudo. Mentem-nos com os dentes todos, dizem que o Alexandre não tem poder na SAD, dizem que os miúdos vão ter uma chance. Nem falo de reforços, espero para ver. A diferença é que o adepto do Futebol Clube do Porto não é o adepto comum dos orcs (por exemplo), e a nós não nos dão a comer gelados com a testa, porque não o permitimos. Agora, se a SAD mente, alguém tem de prestar contas.
Acho que de nada nos serve caminhar outra vez até Maio e estar incessantemente a discutir boas alternativas a PdC. A SAD está pelos arames e se tiver de cair, cairá com estrondo. Mas este clima insuportável que tem vindo a ser cozinhado não trará rigorosamente nada de bom.
Numa outra palavra à Administração deste espaço (se lerem este comentário), uma sugestão. Não seria melhor travar a entrada a este tópico, que costuma ter deliberações internas ao clube, ao seu funcionamento e ao que se passa dentro do mesmo nesta altura tão crítica, a uma gama mais restrita de utilizadores ? É que com o número cada vez mais crescente de registos, estão a dar-se abébias a que venham aqui retirar informações criticas ao clube e ainda hoje vi o comentário do dragao1616 a militar pelo Facebook. Se temos problemas, o melhor seria lidar com eles entre portistas.