Jorge Nuno Pinto da Costa - Presidente dos Presidentes (1937 - 2025)

João Lucho 2

Tribuna Presidencial
8 Maio 2008
8,021
2
Li a entrevista, não gostei do escapar a alguns temas, mas gostei no geral. Serão os últimos 4 anos de gestão para a maioria desta lista, vai ser para terminar com dever de trabalho cumprido.

Foram deixadas frases muito fortes na minha opinião, que olho para elas como promessas eleitorais:
- "Para o ano vai ver uma equipa à Porto e que vai jogar para ganhar."
- "Com esta derrota, que a todos nos encheu de vergonha... Eu sou presidente há 34 anos, não foi um golpe de estado. Os sócios querem... mais do que presidente, sou adepto. E como adepto quero que o Porto ganhe e que dentro de campo joguem à Porto."
- "Não queremos que entre um jogador por aquela porta e que pergunte onde é a de saída. Um jogador que entrar tem de perceber que está no top e que precisa de provar que merece estar no FC Porto."
- "Qualquer adepto que não queira ganhar campeonatos ou é maluco ou um infiltrado. Não conheço nenhum adepto do Porto, Benfica ou do Sporting que não queira ganhar o título. Mal de nós quando não quiserem. Mas são coisas diferentes: no plano desportivo vamos apostar forte, sobretudo no caráter. Outra é a formação."
- "A grande aposta para o próximo mandato é fazer um grande centro de formação. Onde os jovens possam fazer a sua formação desportiva e intelectual. Um centro a sério!"
- "Já falei com os jogadores e disse-lhes: esta época acabou. Têm seis jogos para mostrar quem tem caráter e valor para jogar no FC Porto. Quem não tiver, não fica. Estes 6 jogos têm de ser de pré-época para no fim da época se fazer uma mobilização e ganhar!"
-  "Esse negócio(MEO) vai-nos permitir maior estabilidade na equipa, manter mais tempo os jogadores no plantel porque não há necessidade premente de vender"

Agora não há como fugir, está aqui a proposta para o próximo mandato. Quem quiser vota, quem não quiser não vota, o importante é que todos apareçam à mesa de voto.

IDS

Superior
30 Março 2016
98
97
O Reinaldo de nada serve aliás, diz se por aí que algumas vezes tiveram que mandar funcionários do clube para pagar os vícios do "tio Reinaldo".
Vou algumas vezes ver o Porto ao estrangeiro sempre com o dinheiro contado, a maior parte delas durmo numa almofada de cimento ou no banco do aeroporto e bem vejo a vida faustosa que esta gente faz, vai o pai filhos e amigos ficam dias nos melhores hotéis, comem nos restaurantes dos chef da moda que dão na televisão e quem paga isto meus amigos??
Pois... É isso mesmo, o FC Porto é o abono de família!

jozé

Arquibancada
15 Julho 2015
448
0
O mais bizarro é que muitos insistem em culpar as jogadas de bastidores operadas pelos rivais; os árbitros; a comunicação social, etc.

E agora é nos revelado que o maior inimigo são os dirigentes. Pinto da Costa que iniciou a campanha contra o centralismo é agora vitima da concentração de poderes, delegação de todas as funções dirigentes em familiares ou amigos, etc.

Basta! Se o clube bateu no fundo, a culpa é dos actuais dirigentes e suas ramificações.

J | [Ka!s3r^].

Tribuna Presidencial
7 Abril 2012
8,527
10,434
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana
Lope disse:
Há aqui vastas (maioritariamente esmagadoras) apreciações acerca do presidente que são exatamente iguais às que ouvi nos últimos 30 anos (...)
Cada um saberá de si. Pessoalmente, não acho grande piada às actividades de reinaldo teles, nem ao que foi gravado por altura do apito dourado, tampouco aos laços entre claque e sad, não me agradam muitas das políticas da nossa direcção, da dependência de presumidas receitas à gestão das camadas jovens. Estimado colega, olhe que sempre houve alertas e vozes dissonantes. Muitos foram silenciados ao tocarem em áreas quase que dogmáticas da vida azul e branca. O sucesso tem um efeito pernicioso e, quando os dirigentes assumem um estatuto sagrado, os esquerdinhas são vistos como inimigos e prontamente afastados. Se os de agora, despertos para o que se passa, são benfiquistas, trapaceiros, covardes; os que antes criticavam também o eram. Este fórum – e outros espaços de portismo – já foi diferente, se bem me recordo.

O trabalho excepcional do presidente teve um efeito nocivo em parte da massa adepta, que passou a tomar qualquer objecção um intolerável ataque ao clube. Os dirigentes estiveram num pedestal até há pouco tempo. Um grupo homogéneo, coeso, avesso a contraditórios, cria certas resistências…

Pinto da Costa sempre foi assim? Talvez. A footballeaks é um fenómeno recente. Eu confesso que desconhecia contratos como o do ruben neves, do generoso, do andré silva. Ignorava também a participação de familiares dos nossos administradores em fundos de investimentos e intermediações. A informação nem sempre esteve tão visível. Uma coisa é desconfiar de que se passam situações discutíveis, outra é ter acesso a documentos do clube. Nem todos têm a felicidade de possuir ligações privilegiadas. E, seja como for, antes dar com a realidade tarde do que nunca encontrá-la.

Soluções?... Pouco mais posso fazer que opinar. Impor limites. Pura e simplesmente. Se os empresários/intermediários exigem mais de x, não se faz negócio. Alterar os estatutos do clube, impossibilitar negócios entre familiares e compinchas. Conflito de interesses. Reforçar a equipa de observação, com olheiros, não com doyens, de forma a contratar melhor. É difícil? Certamente será fácil não comprar maregas por milhões. Ou optar por não ter milhares de jogadores sob contrato. Apostar mais na formação. Não é necessário ter uma equipa de putos, mas por outro lado não me importava de ter um moutinho de vez em quando, um joão mário, um… o jogador português tem qualidade e o Porto meios suficientes para reunir os melhores. Explorar outros mercados. Comprar em áfrica, nas divisões secundárias europeias, na ásia… lutar pela regulação e transparência dos fundos, das percentagens, da actividade dos empresários, …

E se o clube tiver de reformular o modelo de gestão, que o faça. Se o actual é insustentável, que mude, com os prejuízos que isso possa implicar. Se é irrealista e incomportável ter tamanho orçamento, tão onerosa folha salarial, que sejam reduzidos. Perdemos qualidade? Quando o orçamento mais elevado de sempre oferece marcanos, indis, maicons, angeis, maregas, varelas… pá. Provavelmente há aqui alguma margem de manobra. Se se perder qualidade, é a vida. Antes de um clube hegemónico, quero um clube que exista. Já seria um bom ponto de partida. Podemos não ter o potencial comercial do benfica, mas somos muito grandes. Não seria uma reformulação do modelo a atirar-nos para a idade da pedra. Convém ser mais competente.   

D

DaniMontana

Guest
Lope disse:
Há aqui vastas (maioritariamente esmagadoras) apreciações acerca do presidente que são exatamente iguais às que ouvi nos últimos 30 anos da boca de benfiquistas, jornaleiros, porcos da CS, vendilhões, covardes, trapaceiros, e mais uns tantos adjetivos que agora me escapam.
Que foge às questões, que mente, que faz ironias baratas, que atira as responsabilidades para terceiros, etc.
Tudo isso ouvi da boca e das canetas de todos esses meninos ao longo destes anos.
Quando eu não consigo diferenciar, pela substância, o que esses disseram daquilo que os próprios adeptos dizem, confundindo-se uns e outros, algo vai mesmo muito, muito mal.
Pinto da Costa nunca aldrabou, nunca fugiu a questões, nunca foi irónico, nunca atirou responsabilidades para cima de terceiros, nunca fez nada disso. Só começou a fazer de há 3 anos para cá.
Quando esta vertigem trauliteira dos próprios adeptos surge em cima dos resultados negativos, para mim vale ZERO!!!
Eu queria era ter ouvido destas coisas quando se ganhava.
Para este peditório eu não dou. Já há por cá muitos contribuintes profissionais.
Eu quero ouvir, não aqui, que daqui nada espero, mas num espaço público, uma alternativa, um modelo alternativo, consistente, que explique como altera o paradigma dos empresários, das comissões e que ainda assim garanta competitividade e títulos. Que me digam como se combate este domínio a todos os níveis, principalmente nos bastidores, do benfica.
Agora, bolsar lugares comuns ao ritmo da frustração dos resultados vale ZERO também!!

P.S. já coloquei aqui a questão algumas vezes, e ainda estou à espera de resposta. vou tentar novamente.
Alguém me sabe dizer o que faz reinaldo teles no Porto de há 30 anos até agora, para além de estar ligado ao jogo, ao alterne e à prostituição? Pessoa a quem os adeptos, agora tão sequiosos de verdade e de honradez, chamavam carinhosamente "tio reinaldo"? A espinha quer-se sempre direita!!
Pinto da Costa mudou, para pior. Está mais cansado, mais velho e menos ativo. Coisa mais natural do mundo. Mas alguém tem dúvida (pergunta idiota...) que ele gosta mais do Porto do que nós todos juntos. Que ele dava esta vida e a outra para comer de cebolada todos os dias e todas as horas lagartos e vermelhos?
E nós adeptos, não mudamos nada? Fomos alimentados pricipescamente ao longo desta anos. ganhamos tudo. Ficamos arrogantes e presunçosos com tantas e tantas vitórias e agora não sabemos nem conseguimos lidar com as derrotas. Algo também de muito natural.
Há muita coisa a mudar. Atitude da SAD, dos jogadores e.....dos adeptos. Mas daí a dizer-se coisas que vejo por aqui, vai uma grande distância.
Não compreender o problema na sua total plenitude é o caminho mais rápido para não sair do buraco!
Quando ganhavamos não havia Leaks e caso para pdc por as maos a cabeça, esta começou a largar bombas na altura errada!!

Enviado do meu GT-I9505 através de Tapatalk

Alberto Sampayo

Arquibancada
29 Outubro 2014
257
0
Já não bastava andar completamente desanimado. A entrevista de Pinto da Costa só ajuda ao desânimo.
Manuel Serrão foi o melhor, como quase sempre, do debate sobre a entrevista. Disse o que tinha a dizer e mais uma vez estou a seu lado. A sua ideia de construção é completamente diferente da do Presidente, e em sentido muitíssimo melhor.
O grande problema não está na construção da equipa. Venha quem vier que com esta Direcção da SAD não vence, e pelos vistos em qualquer modalidade. O cancro está aqui. Enquanto certos senhores, que já deram muito ao Clube, não se retirarem porque estão completamente ultrapassados, o Clube não vence. Por isso, e com a maior razão, o nosso Manuel Serrão pôs o dedo na ferida. Pinto da Costa devia ter gente nova e apaixonada ao lado dele, para lhes poder transmitir todo o seu conhecimento. Gente sem vícios; gente com disponibilidade; gente com sentimento ao Clube; gente anti-comissionista.
Enquanto esta reformulação não se der, nem Messis, Cristianos Ronaldos, Neymars, Robens, Suarez, etc venceriam no Dragão, como hoje Casillas não consegue. A grande questão está aqui! O grande problema está aqui! O abismo onde nos encontramos está aqui!
Portanto uma entrevista sem sabor porque isso não pôde ser aflorado. Este tipo de entrevistas, principalmente, neste tipo de situação, deveriam ser feitas por quem (jornalistas) não simpatizam com o  entrevistado.
Da insossa entrevista: como é possível ter dito que Lopetegui era assim tão mau? Então quem o escolheu para um período de 3 anos? Então porque não cortou com ele ao fim da 2ª jornada (jogo contra o Marítimo na Madeira) deste Campeonato em que ficou à vista mais do mesmo referentemente à 1ª época? Então porque o despede após ter perdido o acesso aos oitavos a Liga dos Campeões e a Taça da Liga? Então porque o despede a 2 pontos do 1º lugar do Campeonato?
Francamente! Pinto da Costa está ultrapassado. Os anos infelizmente não se compadecem. Nas eleições o meu voto continuará a ser NULO porque não concordo com a sua inépcia relativamente à SAD.

PortoMDL

Tribuna Presidencial
31 Outubro 2014
27,702
908
Conquistas
1
  • Campeão Nacional 19/20
Só agora li o post do Tribunal do Dragão, excelente como quase sempre, e isto chamou-me à atenção...:

"Depois Júlio Magalhães deu o caso de Rúben Neves. E a entrevista passou para um cano ao lado, pois Pinto da Costa começou a falar de Jorge Mendes (o seu empresário), quando o que estaria em causa seria a percentagem do passe dado a José Caldeira aquando da sua renovação."

"Sem dúvida que a situação dos capitais próprios do FC Porto melhorou imenso. Pinto da Costa só se esqueceu de dizer que tal deveu-se à operação Euroantas, de passar metade do estádio do clube para a SAD."

Kelvin87

Tribuna Presidencial
7 Maio 2007
22,353
870
Estas entrevistas de Pinto da Costa no Porto Canal, mais parecem as célebres "conversas em família" do Prof. Marcelo Caetano!

PortoMDL

Tribuna Presidencial
31 Outubro 2014
27,702
908
Conquistas
1
  • Campeão Nacional 19/20
Bruno 99 disse:
Estas entrevistas de Pinto da Costa no Porto Canal, mais parecem as célebres "conversas em família" do Prof. Marcelo Caetano!
Eu acho que dificilmente o Julio Magalhães poderia fazer mais... A posição dele não é fácil... A entrevista devia ter sido dada na RTP...

COTADRAGÃO

Tribuna Presidencial
25 Novembro 2006
11,514
3,262
Porto
Com PC ou sem PC (nova gente) muito, muito dificilmente o FCP vai voltar a ganhar com alguma regularidade.

Habituem se.

Mas vou manter a militância.

apocalypto

Tribuna Presidencial
28 Novembro 2006
90,382
98,194
COTADRAGÃO disse:
Com PC ou sem PC (nova gente) muito, muito dificilmente o FCP vai voltar a ganhar com alguma regularidade.

Habituem se.

Eu não me habituo. Ainda para mais quando isso aconteceu devido a um período onde houve grande incompetência e outras pr$oridades.

domribeiro

Tribuna
8 Março 2012
3,356
6,341
Conquistas
4
  • João Pinto
  • Deco
  • Jorge Costa
COTADRAGÃO disse:

Habituem se.

Não tem porque ser assim....  os mais competentes tendencialmente ganham mais vezes, precisamos é de gente competente e focada nos objetivos do clube.

Neste momento estamos num ponto importante da vida do clube, ou continuamos o rumo e vamos penar,  ou invertemos a situação e teremos todas as condições para continuar a ganhar.

Agora a dar 5 a 10% de cada bom jogador da formação a fazer negociatas nas contratações como fazemos, a contratar jogadores não porque precisamos mas porque vai dar uma comissão choruda, etc nao vamos a lado nenhum.

COTADRAGÃO

Tribuna Presidencial
25 Novembro 2006
11,514
3,262
Porto
domribeiro disse:
Não tem porque ser assim....  os mais competentes tendencialmente ganham mais vezes, precisamos é de gente competente e focada nos objetivos do clube.

Neste momento estamos num ponto importante da vida do clube, ou continuamos o rumo e vamos penar,  ou invertemos a situação e teremos todas as condições para continuar a ganhar.

Agora a dar 5 a 10% de cada bom jogador da formação a fazer negociatas nas contratações como fazemos, a contratar jogadores não porque precisamos mas porque vai dar uma comissão choruda, etc nao vamos a lado nenhum.
Olha para a historia do FCP antes de PC.

PC tinha uma Qualidade ( e coragem) Tremenda até nem exagero se disser Genial.

Nao digo que não sejam preciso mudanças.

COTADRAGÃO

Tribuna Presidencial
25 Novembro 2006
11,514
3,262
Porto
apocalypto disse:
Eu não me habituo. Ainda para mais quando isso aconteceu devido a um período onde houve grande incompetência e outras pr$oridades.
No passado houve  gerações de milhares de portistas tão apaixonados pelo clube como todos nós.

Ganhávamos com regularidade?

Faltou o tal "Homem" de qualidade extra de disponibilidade total.

E depois o Centralismo pesa  hoje como ontem, muito mais do que alguns portistas pensam.

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,922
6,638
Conquistas
1
  • Junho/18
domribeiro disse:
Eu acho que se houver capacidade de corrigir erros (e vícios) podemos voltar a ganhar no futuro próximo, mas teríamos que os corrigir o mais rapidamente possível, porque senão depois o estado de degradação vai se intensificando, e cada vez demorará mais tempo a reerguer o clube.

Nesse sentido, a próxima época determinará muito do que será este novo mandato, e esse poderá determinar o que será o clube durante os próximos 10/15 anos, ou há muita coisa diferente para o ano e começamos a reverter a situação ou então parece mais ou menos certo que temos o destino traçado no curto/médio prazo.

apocalypto

Tribuna Presidencial
28 Novembro 2006
90,382
98,194
COTADRAGÃO disse:
No passado houve  gerações de milhares de portistas tão apaixonados pelo clube como todos nós.

Ganhávamos com regularidade?

Faltou o tal "Homem" de qualidade extra de disponibilidade total.

E depois o Centralismo pesa  hoje como ontem, muito mais do que alguns portistas pensam.
O centralismo é TOTAL, tal como era há cinco, dez, quinze ou vinte anos.

Parece-me óbvio que o problema está DENTRO de portas. Deixaram de lutar contra o centralismo. Andam preocupados com outras cois$s.

Capucho

Tribuna
3 Julho 2009
4,120
5,402
Conquistas
4
  • Pinto da Costa
  • Bobby Robson
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
Não sei se alguém já falou disto por aqui...

Como é que o Presidente deixou isto chegar a este estado? Como é que ele pensa mudar esta fase se as peças no jogo são as mesmas e porque  são as mesmas qual razão de este adormecer a sombra da bananeira?

PS: Gostava de o ver a falar numa televisão onde as perguntas não fossem minimamente combinadas, sem ajudas, que mesmo sendo para ver numeros/nomes como mandam os livros, noutros tempos não precisava disso.

Zeus

Tribuna Presidencial
1 Agosto 2015
11,006
5,494
Olimpo
Uma das promessas do presidente para o próximo mandato é um centro de formação, muita gente se tem perguntado onde será, eu pergunto, os terrenos onde se localizava antigamente o estádio das antas ainda nos pertence? É que se pertencer podia ser msm aí!

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
33,550
27,743
Gaia
Não pertencem, aquilo fez parte do acordo de troca. Se bem me lembro uma parte daquilo está é loteamento e se não fosse a crise mais prédios já estariam erguidos. Os terrenos aí são muito valiosos.
Um centro de estagio com um tamanho credivel tem que ser em terrenos suburbanos numa periferia no raio de 10 a 20 Km do Porto.
O Olival expandido seria o ideal. Ou então haver uma camara que ceda terrenos maiores.