Jorge Nuno Pinto da Costa - Presidente dos Presidentes (1937 - 2025)

amarques

Bancada central
7 Junho 2011
2,320
156
47
Lisboa, 1977
Sem querer faltar ao respeito a ninguém mas uma pessoa olha e, para além de ver um Presidente visivelmente velho e cansado, constata que ela está rodeado de pessoas da mesma geração!
Todos completamente ultrapassados no tempo, na forma e no conteúdo.
Pior do que isso: convencidos, pela bajulação de anos, de que são fantásticos e quem não lhes agradece os enormes feitos não passam de ingratos e que pouco percebem disto!
Guardados por uma pretoriana claque que, visivelmente, se acomodou, seguindo o exemplo dos dirigentes!
No final de um ano de derrotas, para que tudo possa continuar por mais um ano de esperanças, desfaz-se meio plantel e troca-se de treinador (fraco normalmente, como serão todos aqueles que precisem de aceitar esta palhaçada para ter trabalho).
Pelo meio, quais garotos rebeldes, mandam umas boquitas envergonhadas numa newsletter ou "denunciam" que os comentadores contrários estão alinhados no que dizem!
Quem me dera a mim ver uma pinga de alinhamento...

Ablon

Tribuna Presidencial
26 Março 2016
6,736
2,925
Philipp disse:

PS: Isto já foi bastante falado aqui mas andam a meter estas coisas na Internet e eu acho que isto é muito perigoso para o FC Porto e para o futuro do clube. É que isto é a prova de que existem muitos adeptos acomodados e resignados com esta situação do clube onde a cultura de vitoria e ambição de títulos é colocada de parte. Estes comportamentos só levam a um adormecimento do FC Porto no panorama do futebol português.
Há adeptos a comer esta porcaria? Isto é uma treta do cara***.

Ser Porto é lutar contra tudo e contra todos e no fim ganhar.

É dar a vida pelo clube.

LimaPereira

O Porto é quem somos
14 Julho 2015
5,918
6,461
Conquistas
8
47
Porto
  • Artur Jorge
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Madjer
  • Bobby Robson
Estas tiradas das redes sociais do "Ai que eu sou do Porto, isso é que é... não quero saber de títulos, quero é ser do Porto" e https://www.youtube.com/watch?v=LhOoAZxCCaE.
Faz-me lembrar como eu gozava com aqueles programas da tv  em que vermelhos deliravam com golos a preto e branco do "miauzito negro" em que ele corria com a bola sempre em frente e chutava...
Deixemo-nos de merdas: uma direção com um clube desta grandeza que desbaratou o capital (financeiro e de influência) que tinha aglutinado em 5 anos merece o quê? Palminhas? Votos de confiança?
Das 3 competições em lutamos no futebol sénior os resultados estão à vista. Fomos expoliados? Sim, nalguns casos sim. Fomos incompetentes? Completamente. Desde uma direção amorfa até uma equipa técnica agarrada a uns slogans.

Eu já me resignei em não lutar na próxima época por títulos mas desde que esta direção caia de uma vez por todas, deixando espaço para o profissionalismo sério. Existem vários exemplos noutras organizações que faliram ou entraram em rotura por falta de adaptação ao meio envolvente, ao progresso.
Nós parecemos a NOKIA do futebol: há uns anos toda a gente copiava e queria ser como nós... andamos montados nos sucesso e não vimos que tínhamos de nos adaptar e inovar. Cristalizamos. Agora temos de ver outros a brilhar.
Assuma que não tem saúde, capacidade, projecto e vontade de mudar. Saber estar é um sinal de sabedoria.
"O rei fraco faz fraca a forte gente."
PS: Sr. Presidente, gostaria de saber os valores da avença do coro amestrado que canta parabéns e contribui decisivamente com atitudes merdosas e idiotas para ajudar a desviar atenções e colocar o clube na lama.

ajosfcp

Bancada central
25 Maio 2014
1,009
69
42
Lamego
Sr. presidente tem dito que não dá valor aos blogs e fóruns do Porto mas olhe que aqui se faz um debate muito sério e produtivo! aconselho-o a dar mais valor....  aqui todos querem o regresso às vitorias e dão boas dicas para isso.

biancazzurro

Tribuna
14 Março 2017
3,001
0
Há-de continuar sempre a doer, por muito tempo que se tenha consciência do estado que está a nossa casa, há-de continuar sempre a doer.

Esta época estava condenada desde o início, como têm estado todas as últimas, antes de metade da temporada mesmo para aqueles e que foram muitos que deram o benefício da dúvida a este Porto viram o que aí vinha.
O benfica andou aos trambolhões e acalentou matematicamente uma hipótese, que sempre se ficou apenas pela matemática, o Porto nunca demonstrou capacidade.

O treinador é simplesmente o pior que já vi neste clube, mas o mal não se resume a um treinador, a um conjunto de jogadores que não deveriam estar cá, ou a um director-desportivo que não se sabe muito bem o que representa.
O mal é estrutural, transversal, não começou à 4 anos mas sim à bem mais de uma década. As vitórias só foram maquilhando e ganhando ninguém se preocupa com nada.
Antes de começarmos a perder o sistema de futebol já estava todo entregue aos lampiões, que anunciaram publicamente que o iam fazer e conseguir, sempre com silêncio ensurdecedor e total letargia da SAD do FC Porto.
Publicamente também não tiveram pejo de com tudo na mão dizer que por cá apenas havia um estrebuchar do morto.
Porque já estava tudo delineado e as massas foram incapazes de o assimilar.

A transformação do Porto que amei ao primeiro contacto, que cresci a amar e do qual fiz parte intimamente durante décadas, neste de hoje que começou à mais de uma década é das maiores dores que tenho na vida.
Dói muito.

Hoje o Porto não ganha nada, não é respeitado por ninguém, não tem um caminho, uma política, uma estratégia, um futuro que se veja.
Não tem oposição, não tem crítica, não tem debate, não tem ideias, não tem sonhos.

"A ganhar ou a perder, Pinto da Costa olé", é inacreditável.

É difícil ou impossível retirar democraticamente o poder instalado no clube, mas ver tantos ainda subscritores do estado da nação, é tão ou mais incompreensível do que tudo o resto.
Porque para além daqueles que ganham a vida no clube começa a ser difícil compreender o porquê.

Para voltar a haver Porto, tinha que haver um reset, uma limpeza de alto a baixo.
As probabilidades jogam contra essa nossa necessidade.

Letargia total.
Assistiremos ao Penta?
Ficará pelo penta?

Eu com as minhas recordações do Penta dos anos 90, o único de Portugal, do Porto que me fazia correr o mundo com 1000 sacrifícios desabo.

É atroz a dor.

Pavão

Tribuna Presidencial
25 Maio 2014
5,600
11,481
Conquistas
7
46
  • Novembro/21
  • João Pinto
  • Jorge Costa
  • Paulinho Santos
mais um ano... mais uma seca de títulos... fomos Porto... outrora

administrador

Administrator
Staff
6 Junho 2016
2,432
2,235
Conquistas
4
  • Alfredo Quintana
  • Supertaça 19/20
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
MADJER73 disse:
Acham que o pinto vai dar o tacho á alguém ... ainda tem que comprar muitos ferraris para o neto e encher

os bolsos ao Lampião do filho e ás namoradas-netas que arranja e que lhe sugam a energia e o nosso guito!
Não admito ofensas ao nosso Presidente, ainda para mais rascas e baratas.
Suspenso 15 dias e só não é definitiva nem sei bem porquê...

administrador

Administrator
Staff
6 Junho 2016
2,432
2,235
Conquistas
4
  • Alfredo Quintana
  • Supertaça 19/20
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
AVISO

Compreendo as críticas neste momento complicado, mas não quero insultos ou ofensas ao bom nome do Presidente. Com muita compreensão apaguei alguns comentários inadmissíveis em vez de suspender os utilizadores. Noutros casos, dada a gravidade, fui obrigado a aplicar suspensões. Não hesitarei em suspender utilizadores caso os limites da decência sejam ultrapassados, seja quem for.

Mais, se possível evitem o off-topic. Há outros tópicos para falar das claques. Já repeti isto várias vezes!

Filipe01

Tribuna Presidencial
26 Março 2012
16,958
12,184
Presidente, onde está o fundo do poço??

Não é evidente para si o declínio acelerado do clube?

Declínio na vertente desportiva?

Declínio na vertente financeira?

Declínio no controlo mínimo no futebol português?

É lamentável a destruição do seu legado por si próprio.

E mais lamentável, obrigar pessoas que  o admiraram a ter que desejar arduamente pela sua saida

O presidente não é o DONO do clube mas da mesma forma que o levou ao céu, acredite que será responsabilizado pela cova em que está a meter o clube.

Pena Jay não ter verdadeiros amigos, que o ajudassem a salvsr-se.

Edarf

Tribuna Presidencial
16 Junho 2015
6,893
3,605
41
Almada
Filipe01 disse:
Presidente, onde está o fundo do poço??

Não é evidente para si o declínio acelerado do clube?

Declínio na vertente desportiva?

Declínio na vertente financeira?

Declínio no controlo mínimo no futebol português?

É lamentável a destruição do seu legado por si próprio.

E mais lamentável, obrigar pessoas que  o admiraram a ter que desejar arduamente pela sua saida

O presidente não é o DONO do clube mas da mesma forma que o levou ao céu, acredite que será responsabilizado pela cova em que está a meter o clube.

Pena Jay não ter verdadeiros amigos, que o ajudassem a salvsr-se.
75% dos sócios não pensam assim...infelizmente

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
30,566
2,833
http://www.fcporto.pt/pt/Pages/fc-porto.aspx

LARGOS TÍTULOS TÊM 35 ANOS

Neste dia, em 1982, Jorge Nuno Pinto da Costa assinava pela primeira vez um auto de posse como Presidente do FC Porto

“Nesse dia 23 de abril, bem cedo, pela manhãzinha, fui sem ninguém saber a Fátima, pedir a bênção de Nossa Senhora, e a sua proteção para a difícil tarefa que iria ter pela frente. Vim de lá com uma enorme confiança e uma forte determinação em levar o mandato até ao fim. A tomada de posse foi uma sessão bonita, com uma grande participação dos sócios e adeptos do Futebol Clube do Porto, e uma muito significativa presença das autoridades e forças vivas da cidade e região, bem como da maioria dos clubes adversários”. Seis dias depois de ter ganho as eleições com 95 por cento dos votos contabilizados, Jorge Nuno Pinto da Costa? era, pela primeira vez, empossado Presidente do FC Porto, sucedendo a Américo de Sá. Assinalam-se, neste domingo, 35 anos.

Aquela sexta-feira de 1982, relatada na primeira pessoa à revista Dragões em maio de 2007, por ocasião das bodas de ouro na liderança, terminou “muito tarde, já no dia seguinte, com uma confraternização na Casa Portuguesa”, na Rua de Sá da Bandeira, no Porto. “Ainda durante a posse, tomei o meu primeiro ato de gestão enquanto presidente, assinando um contrato para participarmos num torneio na Venezuela de grande prestígio com o Real Madrid, o Barcelona e o Inter de Milão”.

Pinto da Costa, então com 44 anos, trazia um programa ambicioso. Colocar o FC Porto no top do desporto português e na elite do futebol mundial; alcançar títulos nacionais em todas as modalidades, marcar presença numa final europeia e ainda rebaixar a bancada do Estádio das Antas de forma a dotá-lo de maior capacidade. Irrealista, impensável, utópico, pensaram muitos quando olhavam para um clube mergulhado numa grave crise financeira.

Desde então passaram 12.784 dias, 306.816 horas, o tempo necessário e os títulos suficientes – só no futebol foram, até agora, 58, sete dos quais internacionais – para hoje se tornar ?o presidente com maior longevidade? e mais títulos conquistados no futebol mundial. Durante estes 14 mandatos nasceram o Estádio do Dragão, o Dragão Caixa - inaugurado há precisamente oito anos -, o Museu?, o Centro de Treinos do Olival, o antigo Campo da Constituição passou a ser a casa do futebol de formação e ainda foi modernizado o Complexo das Piscinas de Campanhã, que serve as secções de natação, boxe e desporto adaptado.

O FC Porto tornou-se maior, mais conhecido, mais respeitado e mais representado em todo o Mundo, por onde estão espalhadas as 145 Casas e Delegações. E é com os dirigentes desses baluartes portistas em Portugal e lá fora que o 31.º presidente do FC Porto, hoje sócio número 808, assinala estas três décadas e meia num almoço neste domingo, no Estádio do Dragão, que estará em destaque num especial do Porto Canal que vai para o ar às 14h30.

Pavão

Tribuna Presidencial
25 Maio 2014
5,600
11,481
Conquistas
7
46
  • Novembro/21
  • João Pinto
  • Jorge Costa
  • Paulinho Santos
Portoallez2 disse:
Completamente preso ao passado, precisamos de alguém "moderno", novas ideias, raça!
com o que anda a ser feito... ainda vamos é ter um dono em breve

TiagoV

Da Invicta para o Mundo
1 Março 2016
10,217
6,260
Invicta
Que dê o lugar a outra pessoa. Pessoa essa que não seja da direção dele ou que já tenha sido. Que entre direção completamente nova.

Pixel

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
8,407
5,540
Philipp disse:

PS: Isto já foi bastante falado aqui mas andam a meter estas coisas na Internet e eu acho que isto é muito perigoso para o FC Porto e para o futuro do clube. É que isto é a prova de que existem muitos adeptos acomodados e resignados com esta situação do clube onde a cultura de vitoria e ambição de títulos é colocada de parte. Estes comportamentos só levam a um adormecimento do FC Porto no panorama do futebol português.
Esta imagem é das coisas mais nojentas que já vi.

Eu que passei anos a gozar com os lampiões porque para eles e para o benfiquismo o que "importa é ser do glorioso" não era ganhar, e agora ver o meu clube a ir por o mesmo caminho dá-me vómitos.

Esta gente que fez esta imagem e todos aqueles que se revêm nela não fazem a mais pequena ideia do que é o Portismo.

Porto é ganhar. Sempre. em tudo. um empate é uma derrota. o ADN é vencer.

Foda-se que até fico doente a ver esta imagem. Era só à chapada.

Drag72

Tribuna
9 Março 2012
3,100
63
52
Lisboa
É um peso que nos leva cada vez mais para o fundo, o dinheiro e a sede de poder fala mais alto que o amor ao clube.

Pavão

Tribuna Presidencial
25 Maio 2014
5,600
11,481
Conquistas
7
46
  • Novembro/21
  • João Pinto
  • Jorge Costa
  • Paulinho Santos
Pedro Teixeira disse:
Espero me enganar mas... Ainda vou ouvir o nosso presidente a dizer que o clube ficaria bem entregue com o filho ao leme...
claro que fica bem no leme...

(coloca a tocar a musica do filme titanic)