Caros Portistas,
Sou ainda do tempo da longa travessia do deserto ( entre 59 e 77 ganhamos uma taça de Portugal ) . Por isso tenho capacidade de sofrimento para aguentar mais uns anos sem ganhar, agora o que eu não consigo suportar é esta " Direcção " que vai levar-nos à ruína desportiva e financeira. Infelizmente já vivi tempos idênticos em 69 e em 80. Os tempos são outros mas os comportamentos totalitários mantêm-se. Em 1969 com o Porto, pela mão de Pedroto, estava em posição privilegiada para ganhar o campeonato, entretanto Afonso pinto de Magalhães, que também se julgava dono do Clube , resolve tomar partido por três jogadores que tinham afrontado Pedroto e despede o treinador e em Assembleia Geral proíbe o mesmo de voltar a pôr os pés no Clube. Sabemos como acabou a história : Pedroto voltou pela porta grande e Pinto de Magalhães saiu pela porta pequena. Anos oitenta, Américo de Sá afasta Pinto da Costa de chefe de Departamento de futebol e Pedroto que sai em defesa de Pinto da Costa é afastado do Clube. Entretanto tal como em 69 (no Norte Desportivo, pela pena de Alves Teixeira, Pedroto é achincalhado e Pinto de Magalhães glorificado ) em 80 o jornal do Clube ( se não me falha a memória dirigido por José Viana ) enaltece Américo de Sá e crucifica Pedroto e Pinto da Costa " os traidores ". Dois anos depois sabemos como acabou este pesadelo. Quais são os pontos em comum entre estes episódios e o que se passa hoje no clube ? 1. Presidentes autoritários; 2. Maioria dos associados, infelizmente, aprovam as atitudes dos Presidentes e estão contra os que não alinham com as posições presidenciais ; 3. Pessoas que se manifestam publicamente são maltratadas e achincalhadas ( traidores, infiltrados, oportunistas etc. ). Vivi os tempos do " QUEM NÃO É POR NÓS É CONTRA NÓS " e sinto que esses tempos estão de volta ao meu adorado Clube. Isto é que me traz muito mais amargurado do que simplesmente perder, pois com este rumo não voltamos tão cedo aos triunfos. Estou convencido que Pinto da Costa vai ter o mesmo fim que tiveram Pinto de Magalhães e Américo Sá. A grande questão é saber quantos anos vai levar o Clube a recuperar deste descalabro, quer desportivo quer financeiro. Uma coisa eu tenho certeza: O nosso Clube é enorme está acima de qualquer um seja ele Presidente ou um anónimo associado. VIVA O FC DO PORTO! Saudações portistas. Jorge Monteiro.