Ric_Sousa disse:
1º eu pedi dados concretos sobre arbitragens nessa época (tipo nas jornadas x,y,z o scp foi prejudicado), mas continuas com os emails, com suposições sobre emails não existentes, etc. Se não queres fazer uma análise séria, simplesmente dizes: "na MINHA opinião a arbitragem roubou o campeonato de há 2 anos ao sporting". Quem quiser acreditar, acredita. Simples.
2º o benfica também tem sido mais beneficiado que o sporting esta época, certo? Estamos no auge dos emails...
3º a tua memória é muito selectiva. Tipo a do Pedro Guerra. Por um lado não te lembras de que o Bruno Carvalho nos ultimos meses tenha falado no caso dos emails... mas lembras-te por exemplo que há 2 anos ele "tinha bate-bocas com presidentes do Maritimo e Braga sobre jogos comprados e jogadores corruptos"...
4º eu não acho o bruno carvalho (e os seus métodos) exemplares. Mas pelo menos tenta. Antes isso. E pelo menos conseguiu que o sporting seja infimamente mais respeitado por instituições como da arbitragem do que o Porto.
5º eu até preferia presidentes à inglesa, em que ninguém sabe quem são os presidentes/donos das equipas (quer dizer agora sabem alguns tipo Avramovic, não pelo que fala aos Media de futebol). Mas isso no futebol português actual é impossível (infelizmente)... e é incompreensível a inépcia de Pinto da Costa.
1º Também não me deste dados concretos rigorosamente nenhuns sobre arbitragens de jogo algum e, nesse sentido, também não senti necessidade de ter de tos dar a a ti. Porque da mesma maneira que não disse em que jornada concreta o Sporting foi prejudicado, também não tu não me disseste em que jornada concreta foi beneficiado. E não tenho, como julgo que a maioria não terá, uma memória exaustiva do campeonato inteiro de há duas épocas, apenas uma percepção. Além de que, como é óbvio, a coisa não se resume aos jogos em que o Sporting foi ou não prejudicado. Importa igualmente olhar para os encontros em que o Benfica foi beneficiado (de memória vaga, recordo-me dos dois jogos com o Guimarães, com o Nacional em casa e outro em Paços). Cenário hipotético: se ao longo de 34 jornadas, o Porto não for prejudicado nos seus jogos, mas o Benfica for levado ao colo em praticamente todos os desafios, não quer dizer que não tenhamos razões de queixas dos árbitros, pelo contrário. E claro, aqui só olhando a arbitragens porque, como se sabe, houve mais do que isso.
Não faço suposições de nada. Afirmo. Afirmo que com todo o polvo instalado, nos últimos quatro anos designadamente, o Benfica teve o controlo total dos árbitros e afins (e os afins são inúmeros e condicionam resultados) e que, portanto, esteve neste período, por razões ilícitas, sempre muito mais próximo de vencer do que qualquer outro. É algo que qualquer pessoa pode inferir. Aliás, neste fórum e em qualquer café deste país não se chegou a outra conclusão que não fosse essa. E durante este período, o Bruno de Carvalho vociferou e perdeu, como o Porto perdeu também. No ano passado foi jogar à Luz, salvo erro, a dois pontos da liderança e mesmo falando muito, roubaram-lhe lá dois penaltis, perdeu o jogo, passou para o 3º lugar e ficou a 5 pontos do primeiro posto.
2º Sim, o Benfica tem sido mais beneficiado do que o Sporting esta época. O Benfica teve arbitragens como com o Portimonense, Estoril, Braga, Porto e Rio Ave em que foi levado às cavalitas. O Sporting, que me recorde, teve uma arbitragem francamente favorável com o Braga. Agora, na Luz, entre o deve e o haver, saiu mais beneficiado, mas se o Fejsa tem sido expulso como devia, veríamos o que se passaria.
3º Onde é que eu disse que o Bruno de Carvalho não falou nos e-mails? É o inverso. O que referi foi que, desde que isto começou, em Junho, o Sporting pouco se referiu aos e-mails e quando o fez foi recentemente.
4º Discordo que o Sporting seja mais respeitado pela arbitragem e já expliquei porquê. Que não estão a ser tão prejudicados é óbvio. Aliás, não estão a ser prejudicados. Mas tal, a meu ver, não se deve a uma questão de respeito causado pelas mil e uma declarações em praça pública do seu presidente. Mais uma vez, já expliquei porquê.
Isto não quer dizer que não dê valor a muito do que o BdC diz e faz. O caso dos vouchers (embora seja pouco comparado com o dos mails) foi denunciado e travado por ele e nós, lamentavelmente, ficamos a assistir calados.
5º Neste ponto já estamos mais de acordo. Apenas registo que, no clube, houve uma inversão radical na política de comunicação. É justo que, apesar de ter vindo tarde, reconhecer isto, mesmo que se possa achar que o presidente podia intervir mais (não creio é que tal produza as alterações de fundo que vocês acham que produziria).