PINTO DA COSTA FALA DO PLANO PARA MILITÃO, DO RECORDE DE VITÓRIAS E ATÉ DO MONTALEGRE
Éder Militão não sairá em janeiro. Garantia dada por Pinto da Costa, revelando ainda que está a tentar negociar a renovação de contrato com o defesa brasileiro.
«Falou-se de um ou dois clubes, que tiveram o cuidado de me telefonaram para dizer que era mentira. O Militão não sairá em janeiro, depois logo se verá. Tem uma cláusula de rescisão, estamos a tentar negociar para renovar o contrato e aumentar a cláusula», disse o presidente dos dragões, deixando a garantia: «Os jogadores que temos são aqueles com quem queremos chegar ao final da época.»
Pinto da Costa, que falava à margem de um jantar com a Comissão de Apoio à sua recandidatura à presidência, não deixou também de falar sobre a situação de Brahimi e Herrera, que terminam contrato no final da época. «Da parte do FC Porto há vontade, mas têm de perguntar-lhes a eles qual a sua vontade», referiu.
Outros temas abordados por Pinto da Costa:
Recandidatura: «Ninguém sabe o dia de amanhã, mas sinto que estou a cumprir uma missão. Enquanto quiserem e eu puder, vou manter-me.»
Recorde de vitórias: «Ninguém corre por esses recordes, mas acontecendo torna-se mais possível chegar ao objetivo principal. Para já estamos em primeiro e fomos os mais pontuados na Liga dos Campeões, por isso obviamente que estou satisfeito.
Calendário apertado: «A falta de respeito que houve não foi da Federação nem da Liga, mas sim do chamado G15, que determinou isso em Assembleia Geral. Os clubes virem queixar-se de uma coisa que eles próprios fizeram torna-se ridículo.»
A demissão de José Mourinho: «Tenho uma grande estima por Mourinho, frequentemente trocamos mensagens sempre que acontece alguma coisa boa no FC Porto e nos clubes onde está. Acho que era inevitável, mas tenho a certeza que vai continuar a sua grande carreira e a ganhar títulos.»
Competitividade no campeonato: «Acho que algumas equipas estão a jogar mais e é isso que se espera. O campeonato tem de ter competição forte para que aqueles que lá vão fora possam estar preparados. Não é fácil conseguir 14 vitórias consecutivas, mas não estamos obcecados e sabemos que haverá percalços. Mas quanto maior for este recorde mais perto estaremos do objetivo final.»
As opções no plantel: «O plantel é muito dedicado e está muito bem orientado pelo treinador. Quando todos querem, torna-se mais fácil.»
VAR: «Tem havido alguns erros, mas é positivo para a verdade no futebol. Mas claro que há coisas a aperfeiçoar.»
Próxima jornada: «Para mim não há jogos fáceis, só depois de terminarem é que está ganho. É ver que o Montalegre ainda ontem perdeu por 0-1 com uma equipa que está nas competições europeias. Antecipadamente não há jogos ganhos nem perdidos.»
Regresso de Jorge Jesus ao futebol português: «Para vocês seria muito mais interessante, certamente que animava mais o futebol português»
Marcel Keizer: «Está a ganhar, não tenho visto jogos, mas se está a ganhar é porque deve estar a fazer um bom trabalho»
Votos para o novo ano: «Que seja um ano bom para todos, que não haja acidentes e que os impostos baixem, pois é um cancro que existe no futebol português. Comparativamente aos restantes clubes da Europa, estamos em desvantagem no que respeita à contratação de jogadores. Se aqui deveria haver igualdade para todos»