Juniores (Sub 19) - 2023/2024

Tmgd99

Bancada central
27 Maio 2019
1,980
1,449
24
Barcelos
Cada vez que leio os teus posts parece.que estás a descrever uma equipa profissional e não de formação.
Independentemente do comportamento da equipa com o.Anha Candé, não há justificação para apresentações tão pobres.
O treinador em formação serve para desenvolver o maior numero competências e recursos possível dos jogadores para que os mesmos estejam capazes de.responder a problemas diferentes dentro do campo.
Não há Anha Candé, teria de se ajustar o colectivo e o estilo de jogo aos jogadores que estão.
Aliás seria até interessante para os miúdos sair do estilo e formatação que estaria programado
No que me diz respeito caguei para os títulos na formação, é muito mais importante que os jogadores saiam do percurso de formação capazes de assumir um papel na equipa principal.
Nunca foi essa a minha critica ao Capucho.
Sobre formação o grande responsável pelo talento saído nos últimos anos no clube foi José Tavares que coordenou muito bem todo o departamento durante 5 anos e mesmo quando foi treinador nos juniores fez um ótimo trabalho com uma equipa muito menos talentosa.
Desde que Filipe Ribeiro entrou em cena na coordenação à 2 épocas tem sido globalmente mau o trabalho com entrada de treinadores sem qualquer apetência para formação de.jogadores
Se há alguém aqui que descreve os escalões de formação como se fossem profissionais não sou eu de certeza.
Não sou eu que estou constantemente a pedir resultados.
O treinador tem que ajustar aos jogadores que tem? Concordo. Mas tu já estás a contradizer-te. Ainda neste último jogo o treinador ajustou a forma da equipa jogar aos jogadores que tinha na frente de ataque e tu vieste aqui criticar que nenhum dos 3 (Afonso Leite, Alfa Balde, André Miranda) vinha buscar jogo entre linhas. Pois claro que não vêm porque não têm características para isso. São jogadores de verticais, de 1vs1, de explorar o espaço nas costas da defesa e não vir buscar em apoio e distribuir.
Podes dar as voltas que quiseres, inventar as histórias que quiseres, gritar o que quiseres... que vamos voltar sempre ao mesmo. Tendo jogadores como o Tiago Andrade, Alfa Balde, Gil Martins, João Teixeira precisas de uma referência ofensiva de qualidade para dar sequência aos lances de ataque. E essa referência não é o Tiago Sousa nem o Afonso Leite. O Tiago Andrade face à sua qualidade consegue disfarçar mas aí perdes o melhor jogador da equipa na posição onde ele pode dar mais à equipa.
Quanto ao papel do Capucho na preparação dos miúdos para a equipa principal vou só falar num caso: Gonçalo Sousa. Começou a época nos juniores e acabou a época a estrar-se na equipa A.

Concordo em relação ao José Tavares. Relembro só que não era isso que se dizia aqui dele quando estava no clube. Mas essa já é uma situação recorrente por estes lados.
Quanto ao Filipe Ribeiro, nunca se avalia algum tipo de trabalho na formação em 2 anos.
 
  • Like
Reações: TennantWho

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
6,906
6,060
Se há alguém aqui que descreve os escalões de formação como se fossem profissionais não sou eu de certeza.
Não sou eu que estou constantemente a pedir resultados.
O treinador tem que ajustar aos jogadores que tem? Concordo. Mas tu já estás a contradizer-te. Ainda neste último jogo o treinador ajustou a forma da equipa jogar aos jogadores que tinha na frente de ataque e tu vieste aqui criticar que nenhum dos 3 (Afonso Leite, Alfa Balde, André Miranda) vinha buscar jogo entre linhas. Pois claro que não vêm porque não têm características para isso. São jogadores de verticais, de 1vs1, de explorar o espaço nas costas da defesa e não vir buscar em apoio e distribuir.
Concerteza não leste a parte que escrevi "que o treinador deve tentar desenvolver competencias aos jogadores para além do que está formatado"
Esses jogadores não vem buscar nas entrelinhas porque o treinador não lhes pede isso.
Na formação ser jogador de bola nas costas ou de posse isso não existe!Tem de ser incutido ao jogador para desenvolver outro tipo de capacidades que não as suas naturais.
Se fosse para isso não se fazia formação.
Podes dar as voltas que quiseres, inventar as histórias que quiseres, gritar o que quiseres... que vamos voltar sempre ao mesmo. Tendo jogadores como o Tiago Andrade, Alfa Balde, Gil Martins, João Teixeira precisas de uma referência ofensiva de qualidade para dar sequência aos lances de ataque. E essa referência não é o Tiago Sousa nem o Afonso Leite. O Tiago Andrade face à sua qualidade consegue disfarçar mas aí perdes o melhor jogador da equipa na posição onde ele pode dar mais à equipa.
Quanto ao papel do Capucho na preparação dos miúdos para a equipa principal vou só falar num caso: Gonçalo Sousa. Começou a época nos juniores e acabou a época a estrar-se na equipa A.
Não havia referencia ofensiva de qualidade, jogava com 2 avançados moveis em losango por exemplo. Obrigava os jogadores a outro tipo de interpretação tatica e a estarem mais confortaveis com bola. Independentemente das suas caracteristicas naturais.
Disse losango podia ter dito 3-4-3 ou outro qualquer que previligie a mobilidade na frente.
Como disse acima as suas caracteristicas naturais interessam pouco na formação, interessa colocar os jogadores em ambientes diversos para desenvolverem mais competencias.
O Gonçalo Sousa chega a B não por causa do Capucho mas porque o Marcus teve durante a epoca abaixamentos (Dezembro/Janeiro e Março)de forma.
Um necessidade portanto
 
Última edição:
  • Like
Reações: TennantWho

Tmgd99

Bancada central
27 Maio 2019
1,980
1,449
24
Barcelos
Concerteza não leste a parte que escrevi "que o treinador deve tentar desenvolver competencias aos jogadores para além do que está formatado"
Esses jogadores não vem buscar nas entrelinhas porque o treinador não lhes pede isso.
Na formação ser jogador de bola nas costas ou de posse isso não existe!Tem de ser incutido ao jogador para desenvolver outro tipo de capacidades que não as suas naturais.
Se fosse para isso não se fazia formação.

Não havia referencia ofensiva de qualidade, jogava com 2 avançados moveis em losango por exemplo. Obrigava os jogadores a outro tipo de interpretação tatica e a estarem mais confortaveis com bola. Independentemente das suas caracteristicas naturais.
Disse losango podia ter dito 3-4-3 ou outro qualquer que previligie a mobilidade na frente.
Como disse acima as suas caracteristicas naturais interessam pouco na formação, interessa colocar os jogadores em ambientes diversos para desenvolverem mais competencias.
O Gonçalo Sousa chega a B não por causa do Capucho mas porque o Marcus teve a meio da epoca 2 meses horriveis de abaixamento de forma.
Um necessidade portanto
Tanto disparate junto meu deus😱

O escalão de juniores é de especialização. Por exemplo, vais colocar os centrais a trabalhar drible ou vais fazer trabalho específico da posição com eles?
Mas nem é preciso ir tão longe. Não há jogadores iguais. Há extremos mais verticais, há outros mais criativos, há extremos com aptidão inata para a finalização, há outros que nasceram para driblar, há outros que são exímios no último passe...
Basicamente o que estou a tentar dizer é que não se pode mudar a essência de um jogador.
Todos os jogadores que estão no FCP receberam diferentes estímulos nas etapas anteriores. Isso que estás a insinuar é no mínimo patético e só demonstra a falta de conhecimento que tens sobre as diversas etapas do processo formativo de um atleta.

Falas em jogar em losango ou com uma defesa a 3. Desafio-te a montares a equipa nesses dois sistemas. Tenho a certeza que me vou rir das tuas escolhas.
Dizes que as características naturais interessam pouco na formação. Então, por exemplo, tu és a favor de colocar o Rodrigo Mora a 8, o Cardoso Varela a 10 ou o Anha Cande como extremo?

O Gonçalo Sousa chega à B pelo que fez nos juniores. Falas na má fase do Marcus mas o Gonçalo não lhe tirou o lugar. Não foi por necessidade. Existiam ainda o Rui Monteiro e o Dinis Rodrigues.
 
  • Like
Reações: TennantWho

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
6,906
6,060
Tanto disparate junto meu deus😱

O escalão de juniores é de especialização. Por exemplo, vais colocar os centrais a trabalhar drible ou vais fazer trabalho específico da posição com eles?
Mas nem é preciso ir tão longe. Não há jogadores iguais. Há extremos mais verticais, há outros mais criativos, há extremos com aptidão inata para a finalização, há outros que nasceram para driblar, há outros que são exímios no último passe...
Basicamente o que estou a tentar dizer é que não se pode mudar a essência de um jogador.
Todos os jogadores que estão no FCP receberam diferentes estímulos nas etapas anteriores. Isso que estás a insinuar é no mínimo patético e só demonstra a falta de conhecimento que tens sobre as diversas etapas do processo formativo de um atleta.

Falas em jogar em losango ou com uma defesa a 3. Desafio-te a montares a equipa nesses dois sistemas. Tenho a certeza que me vou rir das tuas escolhas.
Dizes que as características naturais interessam pouco na formação. Então, por exemplo, tu és a favor de colocar o Rodrigo Mora a 8, o Cardoso Varela a 10 ou o Anha Cande como extremo?

O Gonçalo Sousa chega à B pelo que fez nos juniores. Falas na má fase do Marcus mas o Gonçalo não lhe tirou o lugar. Não foi por necessidade. Existiam ainda o Rui Monteiro e o Dinis Rodrigues.
Eu não sei se o teu problema é cognitivo ou les coisas que lá não estão.
Eu alguma vez falei em mudar o posicionamento dos jogadores? Eu falei em mudar os principios colectivos de jogo que iram estimular o desenvolvimento de competencias e capacidades que os jogadores não tem.
E competencias não falo apenas de competencias fisicas ou tecnicas mas tambem taticas(interpretação de sistemas /modelos diferentes, tomada de decisão).
Um 4-4-2 losango obrigaria os jogadores a ter de guardar muito mais a bola e chegar a frente de forma muito mais apoiada por exemplo.
Um 3-4--3 obrigaria que os medios tivesse de abrangir mais terreno e obrigaria os 3 avançados a uma maior mobilidade.

Desde quando isto seria mau para a formação de um atleta?Um junior ainda está a aprender

O Rui Monteiro é putrido. Não conta para o totobola
 
Última edição:
  • Like
Reações: TennantWho

Tmgd99

Bancada central
27 Maio 2019
1,980
1,449
24
Barcelos
Eu não sei se o teu problema é cognitivo ou les coisas que lá não estão.
Eu alguma vez falei em mudar o posicionamento dos jogadores? Eu falei em mudar os principios colectivos de jogo que iram estimular o desenvolvimento de competencias e capacidades que os jogadores não tem.
E competencias não falo apenas de competencias fisicas ou tecnicas mas tambem taticas(interpretação de sistemas /modelos diferentes, tomada de decisão).
Um 4-4-2 losango obrigaria os jogadores a ter de guardar muito mais a bola e chegar a frente de forma muito mais apoiada por exemplo.
Um 3-4--3 obrigaria que os medios tivesse de abrangir mais terreno e obrigaria os 3 avançados a uma maior mobilidade.

Desde quando isto seria mau para a formação de um atleta?Um junior ainda está a aprender

O Rui Monteiro é putrido. Não conta para o totobola
Escreveste tanto e disseste tão pouco.
Não consegues montar a equipa nesses sistemas, pois não? Então o 343 com os laterais que temos (Fábio Amaral, Bernardo Ferreira) era lindo de se ver😅😅😅
 

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
6,906
6,060
Escreveste tanto e disseste tão pouco.
Não consegues montar a equipa nesses sistemas, pois não? Então o 343 com os laterais que temos (Fábio Amaral, Bernardo Ferreira) era lindo de se ver😅😅😅
Sabes bem que isso não é verdade.
Tinhas sempre o Gonçalo Paiva que como ala poderia ser útil ao contrário do que o Capucho quis fazer com ele que era coloca ló a defesa esquerdo.
O Fábio Amaral é medíocre já deveria ter sido dispensado.Não conta.
Por exemplo o 442 losango poderia ser uma opção para os médios que tínhamos( mais de ter bola e menos de contato físico).
O que não faltava era potenciais soluções para por em prática e ver funcionavam.
Os juniores não são produtos acabados.Continuam a evoluir e aprender.
Capucho era o responsável por isso.
Para os fazer evoluir e ensinar.
Falhou em larga escala e por isso vai embora.
E o Folha também vai
 
  • Like
Reações: TennantWho

Tmgd99

Bancada central
27 Maio 2019
1,980
1,449
24
Barcelos
Sabes bem que isso não é verdade.
Tinhas sempre o Gonçalo Paiva que como ala poderia ser útil ao contrário do que o Capucho quis fazer com ele que era coloca ló a defesa esquerdo.
O Fábio Amaral é medíocre já deveria ter sido dispensado.Não conta.
Por exemplo o 442 losango poderia ser uma opção para os médios que tínhamos( mais de ter bola e menos de contato físico).
O que não faltava era potenciais soluções para por em prática e ver funcionavam.
Os juniores não são produtos acabados.Continuam a evoluir e aprender.
Capucho era o responsável por isso.
Para os fazer evoluir e ensinar.
Falhou em larga escala e por isso vai embora.
E o Folha também vai
Esse vosso ódio aos treinadores é algo que eu nunca vou perceber. Já agora, o que achas do Ricardo Costa?
Se dizes que não há talento nos juvenis então deves achar o trabalho dele meritório
 
  • Like
Reações: jpgm97

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
6,906
6,060
Esse vosso ódio aos treinadores é algo que eu nunca vou perceber. Já agora, o que achas do Ricardo Costa?
Se dizes que não há talento nos juvenis então deves achar o trabalho dele meritório
Comparativamente ao Capucho tem o mérito de não inventar.
A equipa com o talento que tem está no lugar interessante que é de 2o classificado
 

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
23,728
14,114
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
Depois do massacre de hoje não há duvidas
convinha dizer o "nº e com quem" do massacre.
fui ver - Farense 4- FC Porto 0, do último classificado desta fase final de 8 equipas, ficamos em 4º a 15 pontos do campeão SC Braga - para os "esperançosos" o Sporting ficou em 5º com os mesmos pontos que nós.
Rua com o Capucho e com o treinador do Sporting.
 

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
30,826
22,133
Gaia
4-0

Foda-se o que é isto? Mas que vergonha é esta? https://resultados.fpf.pt/Match/GetMatchInformation?matchId=2098103

Não me venham dizer que isto é formação, e o que conta é a YL. A dignidade de REPRESENTAR o FC do PORTO NÃO TEM PREÇO.

Estas goleadas na formação já não são de agora e já não nos limitamos a levar nas fuças do s de lisboa, levamos tareias do Anadia em 2017, levamos do Braga, do Famalicão, do Rio Ave.
 

dragao86

Tribuna Presidencial
20 Outubro 2014
35,739
15,841
O Farense só tinha uma vitória nesta fase final antes deste jogo. o_O
Em 14 jornadas conseguimos só 4 vitórias!