Se calha haver despiste dos lagartos antes vai ficar tenso.
Não é bem assim. Resposta do ChatGPTEu acho isso que é uma daquelas frases que acabam por virar mito só porque uma vez ou outra a equipa estava melhor acabou por perder. Mas quase sempre a equipa que é mais forte coletivamente e que está melhor, ganha.
Demos 5 ao Panelas no meio de uma fase que não ganhavamos nem ao Ermesinde se fosse precisoEu acho isso que é uma daquelas frases que acabam por virar mito só porque uma vez ou outra a equipa estava melhor acabou por perder. Mas quase sempre a equipa que é mais forte coletivamente e que está melhor, ganha.
Mas em que é que isso muda o que eu disse? Os dados são bastante claros, quem está melhor ganha muito mais vezes do que quem está pior. Não disse que quem estava pior nunca ganhava.Demos 5 ao Panelas no meio de uma fase que não ganhavamos nem ao Ermesinde se fosse preciso
Não são esses os dados dos últimos anos. Quem está pior classificado normalmente ganha. Agora, às vezes podes estar pior classificado mas a jogar melhor. Não é o caso atual. Nós estamos melhor classificados e a jogar melhor futebol.Os dados são bastante claros, quem está melhor ganha muito mais vezes do que quem está pior.
Isso é uma análise errada e enviesada. Estar pior classificada não significa ser melhor ou pior, deve-se olhar para as equipas que ganharam o título nessas épocas e que tiveram melhor rendimento desportivo como um todo, não quem estava melhor classificada. Há aspetos do calendário, que não é igual para todas as equipas, que influenciam. Além de que se devem incluir dados relativos a outros clássicos porque se repete sempre a mesma cassete em todos eles, FC Porto vs Sporting e Benfica vs Sporting.Não é bem assim. Resposta do ChatGPT
Sim — olhando aos últimos 20 clássicos de Liga (Benfica-Porto e Porto-Benfica, de 19-09-2015 a 05-04-2025), há uma tendência recente:
10 de 20 jogos foram ganhos pela equipa pior classificada à entrada para o jogo.
Houve 5 empates.
Nos 15 jogos com vencedor, a pior classificada venceu 10 (≈67%).
Exemplos claros dessa tendência:
05/04/2025 — Porto (3.º) 1–4 Benfica (2.º) → ganhou a melhor classificada (exceção).
09/11/2024 — Benfica (3.º) 4–1 Porto (2.º) → ganhou a pior classificada.
02/03/2024 — Porto (3.º) 5–0 Benfica (2.º) → ganhou a pior classificada.
28/09/2023 — Benfica (3.º) 1–0 Porto (2.º) → ganhou a pior classificada.
06/04/2023 — Benfica (1.º) 1–2 Porto (2.º) → ganhou a pior classificada.
07/02/2020 — Porto (2.º) 3–2 Benfica (1.º) → ganhou a pior classificada.
23/08/2019 — Benfica (1.º) 0–2 Porto (9.º) → ganhou a pior classificada.
01/03/2019 — Porto (1.º) 1–2 Benfica (2.º) → ganhou a pior classificada.
06/10/2018 — Benfica (3.º) 1–0 Porto (2.º) → ganhou a pior classificada.
14/04/2018 — Benfica (1.º) 0–1 Porto (2.º) → ganhou a pior classificada.
Conclusão rápida
Para a década mais recente, sim, há uma tendência de a equipa que estava pior classificada vencer com frequência estes jogos de Liga. Claro que é um recorte (20 jogos) e não prova uma “lei” histórica — mas nos dados atuais a ideia bate certo. Fonte: lista de jogos com posições na tabela no momento de cada clássico no Transfermarkt.
estou no 39Por fim; após muitos insistência, consegui bilhete para a arquibancada, setor 36. Alguém?
Acho lamentável que nesse comentário não abras uma excepção para quem frequenta os lugares corporate. Queres o quê, que a gente comece a assobiar e a cantar "filhos da puta SLB"? Isso é falta de elegância.Quem for para o estádio com ideia de estar calado, comer pipocas e tirar fotos para o insta que venda o bilhete
É para rebentar estes filhos da puta
Gente fina é outra coisa...Acho lamentável que nesse comentário não abras uma excepção para quem frequenta os lugares corporate. Queres o quê, que a gente comece a assobiar e a cantar "filhos da puta SLB"? Isso é falta de elegância.
Vá lá que ao menos só discriminas as pipocas e não os rissóis.
Alguma coisa que não incomode esse canal de atrasados mentais?O canal now está incomodado com a conferência de imprensa do nosso ser 1h depois das toupeiras.
16 (como sempre)estou no 39
A lata de dizerem que o nosso clube quer saber o que o Mourinho vai dizer primeiro. Fodasse.Alguma coisa que não incomode esse canal de atrasados mentais?