SL Benfica
1
FC Porto
0
Sep 29, 2023 at 08:15 PM
Estado
Não está aberto para novas respostas.

Nuno1979

Tribuna Presidencial
9 Novembro 2022
11,203
11,522
O mundo fora de PT ficou escandalizado

Mas estão todos errados.
Certo está o Pinheiro e o tugão.

Joguem mais.
Táticas e tal.
MEsmo la fora todos criticam. Mas aqui ja temos q aturar a CS corrupta mas pior q isso é levar com alguns daqui. Ignore. Assim nao levo com mais hipocrisia moralista
 
  • Like
Reações: Dias_21

spur

Bancada central
12 Junho 2007
2,001
211
Paredes, 1987
Visualizar anexo 19672
Há aqui gente a achar que isto não é falta. Por amor de Deus. A sequência é:
1) corte do Fábio (perna esquerda) limpo.
2) ressalto (infeliz para nós) em Neres, bola fica jogável com orientação para zona central do terreno.
3) Neres (ainda em equilíbrio - simplesmente a saltar por cima do Fábio) vai em direção da bola e com espaço para progredir para 1x0
4) Fábio apercebe-se que Neres vai ficar isolado, que o corte (limpo) não teve sucesso, e levanta a perna direita até à altura da cintura do Neres para provocar o desequilíbrio.

A falta é completamente indiscutível. Há dois momentos. O primeiro é uma abordagem limpa, o segundo é uma abordagem faltosa. Se a bola fica jogável e não sai do terreno de jogo, é impossível esta falta não ser apitada.

Aqui a questão é a cor do cartão.
Visualizar anexo 19673

Bola e movimento orientado para a direção da baliza. Carmo está uns bons metros atrás do Neres (como se vê pelas linhas do terreno), e a questão da "bola controlada" é uma não questão. O jogador não tem que ter a bola no pé, basta a bola estar a uma distância passível de só ser jogada pelo jogador que sofre a falta, o que é claramente o caso. Lance de 1x0 claro, ainda por cima Diogo Costa a meio caminho da bola...
É uma boa avaliação do árbitro.

PS: A bola não tem que estar numa zona completamente central, basta ser orientada na direção da baliza, caso que também se verifica. Se o último toque do Neres fosse na direção da linha final não seria vermelho direto. Como a orienta na direção da baliza e já está a entrar no último terço do terreno, sinceramente não vejo onde está a dúvida. Só mesmo se quiserem pegar em regras que não existem.
A questão é que lá fora já houve lances semelhantes e o jogador não foi expulso. O caso do Rafa Mir, por favor exemplo.

Acho que nem o António Rola faria uma análise melhor.
 
  • Like
Reações: Dias_21

Kloppeição

Tribuna Presidencial
8 Maio 2022
16,009
51,351
És muito lento de processos, deixa-me que te diga. Já jogaste futebol? Levantar a perna é um reflexo instantâneo quando o jogador se apercebe que o Neres segue em equilíbrio. Esse teu post é que é de bradar aos céus. E podes discutir a intenção à vontade, que esta sequência é sempre faltosa e não natural a partir do quinto momento.

Visualizar anexo 19675 Visualizar anexo 19678 Visualizar anexo 19679 Visualizar anexo 19680 Visualizar anexo 19681 Visualizar anexo 19682 Visualizar anexo 19683 [
Fui defesa central durante 17 anos, a um nível fraquinho e era mau, mas fui.

E não é através de frames que lá vai.

Os lances analisam-se em tempo real.
 
  • Like
Reações: Dias_21 e Nuno1979

Cherife

82/83/86(2)/87(3)/90/94/96/03/04(2)/11/21/23(2)
8 Março 2012
9,281
15,012
Conquistas
7
62
Porto
Se "apercebe-se que o Neres vai ficar isolado"...e "levanta a perna direita até à cintura do Neres"... então não é instintivo. Instintivo prossupõe-se que é inato, inerente ao movimento e não propositado.
Ah? Um reflexo instintivo é uma reação a algo. Para existir tem que haver algum tipo de processo consciente de reconhecimento da situação, ainda que primitivo (não considerado, refletido, pesado). No caso do penalti do Silva frente ao Salzburg é igual. Instinto (no sentido automático, de irrefletido - sem pesar as consequências) face a uma situação de perigo eminente.
 

Kloppeição

Tribuna Presidencial
8 Maio 2022
16,009
51,351
Ah? Um reflexo instintivo é uma reação a algo. Para existir tem que haver algum tipo de processo consciente de reconhecimento da situação, ainda que primitivo (não considerado, refletido, pesado). No caso do penalti do Silva frente ao Salzburg é igual. Instinto (no sentido automático, de irrefletido - sem pesar as consequências) face a uma situação de perigo eminente.
Estamos a comparar alhos com bugalhos.
 
  • Like
Reações: Dias_21

Cherife

82/83/86(2)/87(3)/90/94/96/03/04(2)/11/21/23(2)
8 Março 2012
9,281
15,012
Conquistas
7
62
Porto
Fui defesa central durante 17 anos, a um nível fraquinho e era mau, mas fui.

E não é através de frames que lá vai.

Os lances analisam-se em tempo real.
Claro que se analisam em tempo real. Mas quando as pessoas não querem ver é complicado. Até já ouvi dizer que o Fábio nem levanta a perna, e até que quando levanta a perna, levanta-a porque é natural no seguimento do corte.
 

Nuno1979

Tribuna Presidencial
9 Novembro 2022
11,203
11,522
Fui defesa central durante 17 anos, a um nível fraquinho e era mau, mas fui.

E não é através de frames que lá vai.

Os lances analisam-se em tempo real.
Obvio analisar tudo a camara lenta ao pormenor nao faz qq sentido. Ainda para mais so aparecem imagens em algumas jogadas. Comem palha a força toda. Que se satisfaçam com a palha da CS
 
  • Like
Reações: Dias_21

Ruben1893

"Prometo dar a vida pelo Futebol Clube do Porto"
24 Julho 2019
89,841
193,318
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
Um desporto altamente físico analisado em slow motion, numa era que se anulam golos por 1 centímetro num campo com mais de 100 metros

Acho que a ideia era o futebol dar em passos em frente, não era cair morto para trás
 
  • Love
Reações: Dias_21

Vinha

Tribuna Presidencial
23 Abril 2016
11,385
13,714
Gostaria de ver o mesmo tipo de análises nestes dois lances - os jogadores também vêm que nao tem hipóteses de jogar a bola, e socorrem-se de acções irregulares para ganhar o lance (sim, carga nas costas é irregular... o suinão ganhou muitos penalties assim)...


Mas alguns dirão "Mas o Taremi também se atira!"... tenho sempre na memória um penalty sofrido pelo Hulk na mata real em que é pisado pelo ricardo, fica a cocear, mas nada é assinalado, e ficou tudo a dizer "O Hulk deveria ajudar o árbitro e cair..."
 
  • Like
  • Love
Reações: Nuno1979 e Dias_21

Dias_21

Tribuna Presidencial
17 Janeiro 2018
27,375
34,006
Conquistas
5
Maia
  • Alfredo Quintana

7'33''

Lance do Alaba com o Rafa Mir.
COMO É ÓBVIO NÃO É FALTA!
Mas para nós temos de cortar bola e não podemos tocar em ninguém.
Já o amarelo ao Rafa pelo teatro nada? Se formos meter frame a frame também é vermelho para o Bah que vê o Galeno, vê o pé, faz cara de mau e calca propositadamente o pé do Galeno com os pitoes. Se é para brincar aos frames vamos a isso.

Continuo à espera da repetição da calcadela do Neves ao nosso jogador por trás no gémeo. CarnideTV nada…
 
  • Like
Reações: Nuno1979

Nuno1979

Tribuna Presidencial
9 Novembro 2022
11,203
11,522
Contra nos qq toque apos um corte limpo passa a ser falta. Parabens a todos q contribuem para esta merda. O campo esta cada vez mais inclinado e alguns ate concordam. Devem ter algum gajo no armario so pode. Ide aos armarios todos aposto q têm uma surpresa.
 
  • Like
Reações: Dias_21

Cherife

82/83/86(2)/87(3)/90/94/96/03/04(2)/11/21/23(2)
8 Março 2012
9,281
15,012
Conquistas
7
62
Porto
Estamos a comparar alhos com bugalhos.
Reconhecimento de perigo -> ação, independentemente de haver sobre esta reflexão ou não. O Fábio não levantou a perna porque é o movimento normal aerodinâmico do corpo, levantou porque pressentiu perigo quando o Neres continuou em equilíbrio depois do corte. Tivesse ele sentido que o corte teve suceso e não teria feito aquilo, na minha opinião. Logo sim, para mim esse é um momento relevante. A naturalidade ou não do movimento que ele faz.
 

Karma

Bancada central
14 Maio 2017
2,254
3,568
És muito lento de processos, deixa-me que te diga. Já jogaste futebol? Levantar a perna é um reflexo instantâneo quando o jogador se apercebe que o Neres segue em equilíbrio. Esse teu post é que é de bradar aos céus. E podes discutir a intenção à vontade, que esta sequência é sempre faltosa e não natural a partir do quinto momento.

Visualizar anexo 19675 Visualizar anexo 19678 Visualizar anexo 19679 Visualizar anexo 19680 Visualizar anexo 19681 Visualizar anexo 19682 Visualizar anexo 19683 [
O problema aqui é dualidades de critérios, para não falar das expulsao do eustaquio no ano passado que ao contrário isso nâo acontece. Conclusão as regras só servem para alguns

 

Ruben1893

"Prometo dar a vida pelo Futebol Clube do Porto"
24 Julho 2019
89,841
193,318
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
Gostaria de ver o mesmo tipo de análises nestes dois lances - os jogadores também vêm que nao tem hipóteses de jogar a bola, e socorrem-se de acções irregulares para ganhar o lance (sim, carga nas costas é irregular... o suinão ganhou muitos penalties assim)...


Mas alguns dirão "Mas o Taremi também se atira!"... tenho sempre na memória um penalty sofrido pelo Hulk na mata real em que é pisado pelo ricardo, fica a cocear, mas nada é assinalado, e ficou tudo a dizer "O Hulk deveria ajudar o árbitro e cair..."
Nem me lembrava do lance com o Vizela lol

A meio campo marcava falta 100 em 100
Na área, sobre o Taremi, só se ele acabar com uma perna partida
 
  • Like
Reações: Edgar Siska e Vinha

Nuno1979

Tribuna Presidencial
9 Novembro 2022
11,203
11,522
Gostaria de ver o mesmo tipo de análises nestes dois lances - os jogadores também vêm que nao tem hipóteses de jogar a bola, e socorrem-se de acções irregulares para ganhar o lance (sim, carga nas costas é irregular... o suinão ganhou muitos penalties assim)...


Mas alguns dirão "Mas o Taremi também se atira!"... tenho sempre na memória um penalty sofrido pelo Hulk na mata real em que é pisado pelo ricardo, fica a cocear, mas nada é assinalado, e ficou tudo a dizer "O Hulk deveria ajudar o árbitro e cair..."
Estou a espera dos moralistas deste forum! comentem e entretanto ide ver ao armario se nao esta algum amigo escondido
 
  • Like
Reações: Vinha

Kloppeição

Tribuna Presidencial
8 Maio 2022
16,009
51,351
Claro que se analisam em tempo real. Mas quando as pessoas não querem ver é complicado. Até já ouvi dizer que o Fábio nem levanta a perna, e até que quando levanta a perna, levanta-a porque é natural no seguimento do corte.
É claro que levanta a perna.

E eu já mostrei aqui porquê, coloquei uma carrada de lances em que o tipo de corte é similar e a perna levanta naturalmente. O Fábio está com o tronco completamente para trás, quase colado ao chão, a perna faz o movimento compensatório. Se ele naquela situação, num carrinho daquele tipo que não tem o peso do corpo sobre uma das pernas, entra de frente e não de lado, se a perna não levanta no momento em que há a rotação do tronco para acompanhar o movimento da perna esquerda que faz o corte e ainda por cima com o tronco completamente para trás, o Fábio não seria humano.
 
  • Like
Reações: Nuno1979
bvilela

bvilela

Tribuna
19 Maio 2012
3,520
1,565
Conquistas
3
45
Barcelona
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Supertaça 19/20
Visualizar anexo 19672
Há aqui gente a achar que isto não é falta. Por amor de Deus. A sequência é:
1) corte do Fábio (perna esquerda) limpo.
2) ressalto (infeliz para nós) em Neres, bola fica jogável com orientação para zona central do terreno.
3) Neres (ainda em equilíbrio - simplesmente a saltar por cima do Fábio) vai em direção da bola e com espaço para progredir para 1x0
4) Fábio apercebe-se que Neres vai ficar isolado, que o corte (limpo) não teve sucesso, e levanta a perna direita até à altura da cintura do Neres para provocar o desequilíbrio.

A falta é completamente indiscutível. Há dois momentos. O primeiro é uma abordagem limpa, o segundo é uma abordagem faltosa. Se a bola fica jogável e não sai do terreno de jogo, é impossível esta falta não ser apitada.

Aqui a questão é a cor do cartão.
Visualizar anexo 19673

Bola e movimento orientado para a direção da baliza. Carmo está uns bons metros atrás do Neres (como se vê pelas linhas do terreno), e a questão da "bola controlada" é uma não questão. O jogador não tem que ter a bola no pé, basta a bola estar a uma distância passível de só ser jogada pelo jogador que sofre a falta, o que é claramente o caso. Lance de 1x0 claro, ainda por cima Diogo Costa a meio caminho da bola...
É uma boa avaliação do árbitro.

PS: A bola não tem que estar numa zona completamente central, basta ser orientada na direção da baliza, caso que também se verifica. Se o último toque do Neres fosse na direção da linha final não seria vermelho direto. Como a orienta na direção da baliza e já está a entrar no último terço do terreno, sinceramente não vejo onde está a dúvida. Só mesmo se quiserem pegar em regras que não existem.
O problema é quando o critério muda consoante a equipa porque a lei defende as duas decisões (amarelo ou vermelho). O Otamendi não foi expulso o ano passado contra o Vizela, por exemplo, e perdoaram um penalty do Silva sobre o Taremi que toca primeiro na bola e depois fez uma tesoura com as duas pernas...

O mesmo se aplica a pisões (acção negligente, violenta ou acidental), jogadas com a mão (volumetria, ressalto, etc), intensidades de entrada, protestos, anti jogo, etc... a maioria das decisões dos árbitros podem ser justificadas com a interpretação. A única excepção são os erros grosseiros.

Não pode valer esta dualidade de critérios!

Volto a repetir:
Slb - 19 faltas, 1 amarelo
FCP - 10 faltas, 5 amarelos, 1 vermelho directo
 

Nuno1979

Tribuna Presidencial
9 Novembro 2022
11,203
11,522
É claro que levanta a perna.

E eu já mostrei aqui porquê, coloquei uma carrada de lances em que o tipo de corte é similar e a perna levanta naturalmente. O Fábio está com o tronco completamente para trás, quase colado ao chão, a perna faz o movimento compensatório. Se ele naquela situação, num carrinho daquele tipo que não tem o peso do corpo sobre uma das pernas, entra de frente e não de lado, se a perna não levanta no momento em que há a rotação do tronco para acompanhar o movimento da perna esquerda que faz o corte e ainda por cima com o tronco completamente para trás, o Fábio não seria humano.
Tempo perdido...
 
  • Like
Reações: Dias_21
Estado
Não está aberto para novas respostas.