#EquipaB Liga Portugal Meu Super, 34ª J.: FC Porto B-SL Benfica B 1-4

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
27,809
1,500
“Se me dissessem que ia acabar aqui, eu não ia acreditar”

André Castro colocou um ponto final na carreira de futebolista com a camisola do FC Porto

O FC Porto B despediu-se de 2024/25 com uma derrota caseira diante do Benfica B (1-4), no Olival, na 34.ª e última jornada da Segunda Liga, num clássico que marcou o final da carreira de André Castro. João Brandão lamentou a “entrada em falso” dos Dragões e a forma como estes falharam “na pressão”, por isso é que “o trabalho e a dedicação têm que ser sempre no limite”. Falar em trabalho é falar de André Castro, alguém que “representa os valores Porto como ninguém”, por isso é que o camisola 2 sente “um orgulho enorme” no percurso feito no futebol, sobretudo de Dragão ao peito: “Fazer o bem compensa, ser correto compensa, trabalhar e querer mais sem passar por cima de ninguém compensa”.

João Brandão

Um resumo do jogo
“Foi uma entrada em falso da nossa parte, não conseguimos estabilizar o jogo a nível ofensivo e tivemos dificuldades em ligar os setores e tornar o jogo fluído. Defensivamente falhámos na pressão e isso abriu espaços para o adversário, que tem qualidade e soube aproveitar. Ao intervalo refletimos e melhorámos, sobretudo a nível comportamental, e fomos muito determinados durante os primeiros 20/25 minutos da segunda parte. O segundo golo do Benfica quebrou-nos, mas nunca desistimos e fomos atrás. O trabalho e a dedicação têm que ser sempre no limite.”

Castro, um Dragão para sempre
“O Castro representa os valores Porto como ninguém, trabalha sempre no máximo, é altruísta e supercompetitivo, fez uma grande carreira, sobretudo no nosso clube. A substituição dele pelo Tiago Silva representa o que queremos para o futuro. Baixámos a idade média da equipa, mas há um caminho para fazer e eles têm de perceber que a qualidade é importante, mas para se lutar à Porto é preciso ter sempre presentes os valores Porto. Foi um ano difícil, de superação e resiliência, mas felizmente concretizámos o objetivo coletivo, que era a permanência na Segunda Liga.”

André Castro

O clássico e a época
“Temos que melhorar, sem dúvida. Este resultado tem que doer muito. A época foi dura, mas fomos construindo uma equipa aos poucos e evoluindo ao longo do tempo. Tem que ser uma época de aprendizagem e de preparação para o que vem aí. Hoje não estivemos bem na primeira parte, entrámos bem na segunda, com a atitude certa, mas no resto do jogo não conseguimos fazer o que devíamos.”

O ponto final na carreira
“Sinto um orgulho enorme. Se me dissessem que ia acabar aqui, eu não ia acreditar. Fazer o bem compensa, ser correto compensa, trabalhar e querer mais sem passar por cima de ninguém compensa. Digo sempre aos meus colegas que é preciso querer muito, esta não é uma profissão fácil. Fico feliz por ter vivido momentos tão bonitos no futebol, tenho muito orgulho na carreira que fiz. Obrigado à minha família e a toda a gente que se cruzou comigo.”

• Like
Reações: Nonnenmacher

Nuno Sousa

Tribuna
4 Junho 2017
3,955
1,228
48
Mais uma vergonha ja e normal chapa 4 com os mouros este ano e a 3 vez vergunhoso estes jogadores esta gente ia tudo com o caralho so mancos e pernetas

miguel

Tribuna Presidencial
1 Agosto 2006
33,417
14,857
Grande Castro, que continues no FCPORTO!!

Sobre a equipa B, é um projeto a melhorar e não sei se os sub23 não fariam sentido. A formação tem de ser um todo e acrescentar jogadores de fora, só mesmo com critério. A equipa B também tem de servir para muitos jogadores da equipa principal que jogam menos e precisam de rotina, de evoluir e estarem em forma.

• Like
Reações: blue_Dragon

Drago

Tribuna Presidencial
21 Julho 2006
12,199
3,433
Lisboa, 1979
Neste momento, a única forma de encurtar distâncias, é pela contratação de jogadores estrangeiros diferenciados, para os escalões superiores (sub-19 e equipa B). Para isso é preciso algum tempo para fazer scouting a sério. As contratações do Trofim e Vonic são o primeiro sinal disso.
Percebo o que queres dizer, mas acho que o FC Porto não pode nunca negligenciar o mercado interno. Alguns exemplos, que conheces. O Mauro Couto é determinante na possível subida dos calimeros b e veio do Paços (dispensado do FC Porto) já nos sub 19. No regime B, o gustavo Marques é o esteio defensivo, contratado em sénior ao Torreense e o Melro (vindo nos sub19) tem bém é um jogador útil para o plantel.

• Like
Reações: Tails

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
8,371
6,932
Percebo o que queres dizer, mas acho que o FC Porto não pode nunca negligenciar o mercado interno. Alguns exemplos, que conheces. O Mauro Couto é determinante na possível subida dos calimeros b e veio do Paços (dispensado do FC Porto) já nos sub 19. No regime B, o gustavo Marques é o esteio defensivo, contratado em sénior ao Torreense e o Melro (vindo nos sub19) tem bém é um jogador útil para o plantel.
O Mauro Couto nunca foi do FCP.
Jogou 2 anos no Dragon Force e época no Padroense

super82

Tribuna Presidencial
25 Maio 2013
22,296
11,284
Essa época com os jogos contra os encornados foram sempre aos 4. Infelizmente

JPA84

Tribuna Presidencial
19 Fevereiro 2018
13,946
12,171
Os resultados não interessam, o que interessa é a optimização da potencialização do projecto

• Like
Reações: Valtec

jmj

Bancada lateral
27 Abril 2016
872
331
Sim, entendo o teu ponto de vista. Concordo que não podemos negligenciar por completo o mercado nacional. Contudo, a oferta cá dentro é escassa e os poucos jogadores jovens e que demonstram valor são logo cobiçados ou pelos nossos adversários directos, ou por clubes da I Liga que oferecem a possibilidade de jogar num escalão acima, em relação a uma equipa B. Depois há questão do perfil jogador. Por exemplo, jogadores nacionais com o perfil do Caicedo ou do Trofim são raros. E acho que é disto tipo de jogadores, que mais falta fazem à nossa equipa B. Destes, centrais e médios centros (e pelo menos um lateral-direito, pois já deu para ver que o Dinis não é para estas andanças) . Em relação ao Mauro, que tem um percurso curioso, pois jogou na nossa equipa sub-14 (equipa do M. Fernandes e G. Ribeiro), mas já era sub-15, acho-o um bom jogador, mas não acrescentaria a qualidade necessária a esta equipa B. Sinceramente, vejo-o como um jogador do tipo T. Andrade, mas sem experiência de II Liga.

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
33,050
26,474
Gaia
Esta é a herança do PdC?
Quem escolheu o VB, Anselmi e João Brandão como treinadores das equipas profissionais do clube? Foi o PdC?

O que se está a ver hoje não é falta de qualidade individual. O que se está a ver hoje é falta de qualidade coletiva. E isso, meu caro, é dedo do incompetente do treinador. No meio desta bagunça tática é normal nenhum jogador render. Depois são os jogadores que são horríveis.
O Mora no início da época na B não jogava 1/10 do que está a jogar agora. Porque será? Milagre? Coincidência? Não me parece.
Qual é o jogador que evoluiu esta época na B ao ponto de ser opção para a equipa A? O Gabi já estava pronto no início da época. O Alarcon já tinha estado integrado na equipa A do Barcelona. E não se nota evolução nenhuma desde que chegou.

Já chega de passar paninhos quentes às decisões estapafúrdias desta direção a nível desportivo. Não é culpa da anterior direção. É desta.

Ps: já agora, o legado do PdC está a levar a equipa A às costas 😉
-------------------------------------------

Oh meu menino, eu já critiquei mais o AVB neste forum que tu na tua vida toda, procura que eu já lhe malhei forte, aproveita.

Agora não escamoteamos os ultimos 20 anos que o scp e benfica levam de avanço com as suas Academias, nao esqueçamos que até o trolha do Braga nos ultrapassou e que PdC assistiu a tudo isto sem mexer uma palha. Deves saber que temos levado goleadas em juvenis no Olival e em Pedroso dos lags e dos lampioes desde há 10 anos. No ano do Jota e do Joao Félix levamos 4 no Olival, Pinto da Costa estava lá com o SC a ver.

Eles têm outra intensidade nos iniciados, nos juvenis, nos juniores, nao lhes ganhamos um jogo, e na B é igual. É esta a nossa realidade. Falta qualidade e falta ritmo e intensidade.

Todos os anos temos miudos muito interessantes e gerações fantasticas mas que jogam ao ritmo dos anos 70 e 80, sem intensidade e pressao. Culpa deles, não culpa dos DIRIGENTES e PRESIDENTES. Quem manda é culpado. É esta a herança de Pinto da Costa.

Culpa disto 90% para PdC e 10% para AVB.

Tails

Tribuna Presidencial
6 Janeiro 2013
9,499
14,901
Nota-se que não conheces os jogadores. Prioste, Varela, Melro, Lima, Leandro são tudo jogadores fracos, mas experientes. O único junior deles foi o Parente que foi o que sentiu mais dificuldade da parte deles.

Da nossa tínhamos Kaio, Caicedo, Melnichenko, João Teixeira, Gil Martins, Martim Cunha, Anhá Candé e Tiago Silva.

E se achaste que eles têm grandes jogadores...garanto-te a 99% que só o Rego e o Gomes serão de equipa A. O Veloso talvez talvez.
Não conheço nem deixo de conhecer, a discussão não era essa.

Da maneira que falaste ate parecia que o regime é que entrou em campo com Castro's no onze deles, quando tudo que citaste são jogadores de 20/21 anos, resumindo e concluindo, jovens jogadores.

Não achei nem deixei de achar nada, nem sequer comentei a qualidade ou falta dela dos jogadores deles, referi-me apenas ao teu comentário sobre filosofias quando nem sequer era isso que estava em discussão.

O regime jogou com a equipa que joga sempre, com o plantel que tem da sua equipa B, que, só por acaso, não é constituído por jogadores na casa dos 30 anos.

Ponto, apenas e só isto.

miguel1000

Tribuna Presidencial
30 Agosto 2017
20,117
13,098
Não conheço nem deixo de conhecer, a discussão não era essa.

Da maneira que falaste ate parecia que o regime é que entrou em campo com Castro's no onze deles, quando tudo que citaste são jogadores de 20/21 anos, resumindo e concluindo, jovens jogadores.

Não achei nem deixei de achar nada, nem sequer comentei a qualidade ou falta dela dos jogadores deles, referi-me apenas ao teu comentário sobre filosofias quando nem sequer era isso que estava em discussão.

O regime jogou com a equipa que joga sempre, com o plantel que tem da sua equipa B, que, só por acaso, não é constituído por jogadores na casa dos 30 anos.

Ponto, apenas e só isto.
Quero dizer que é diferente jogar com jogadores de 2004 do que 2006. 2 anos faz muita diferença. O único da idade deles era o Gabi.

Por curiosidade só tava em campo um titular da seleção sub-21 que é vê só...Gabi. O Gil ou Teixeira destacam-se, mas destacam-se contra miúdos da sua idade, e o Benfica só tinha o Parente da idade deles que é banal. O Gil e Teixeira tens de comparar com o Tiago Freitas, André Gomes ou Gonçalo Moreira que nem jogam na B porque o Benfica praticamente não mete juniores na B. Nós empatados e a precisar de marcar pomos um puto de 17 anos, eles metem 2 monstros físicos seniores. É a filosofia do clube, a uns anos era jogadores de 20/21 anos como no ano do André Silva, Ivo, etc...agora é Gil, Teixeira, Candés, Martins, e já pomos um Tiago Silva ou Bernardo Lima. O clube optou por evoluir jogadores e meter pressão nos miúdos cada vez mais cedo, e obviamente cada vez mais vai sofrer com isso. E preparem-se que no próximo ano haverão críticas com Chelmik, Filipe Sousa, Lima, Tiago Silva e talvez Duarte Cunha e Javardo. São os resultados normais de por um adolescente a jogar com homens, o ritmo é completamente diferente.

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
33,050
26,474
Gaia
Suponho que estejas a falar do Luís Gomes. É o melhor e com mais potencial central da equipa B. Inexplicavelmente é a quarta opção atrás dos dois que jogaram e do António Ribeiro. São coisas difíceis de perceber..
-----------------

O nosso edificio do futebol tem de ser estruturado , todos os anos há atletas parados em casa ou no banco sem competir meses inteiros, até semestres, porque não temos sub 23. Este ano o Luis Gomes raramente tem competido, mas tem sido assim com Jorge Meireles, F Meixedo, Gonçalo Ribeiro, Rui Monteiro, orge Teixeira, André Oliveira, Filipe Sousa, e muitos outros.

Nos ultimos 20 anos, quem no FC do Porto, a nao ser o Rodrigo Mora, consegue assumir uma titularidade antes dos 20 anos, já nem digo 18 anos.
Comparem com a frequencia no benfica e sporting.

Valtec

Arquibancada
7 Março 2019
259
155
Quero dizer que é diferente jogar com jogadores de 2004 do que 2006. 2 anos faz muita diferença. O único da idade deles era o Gabi.

Por curiosidade só tava em campo um titular da seleção sub-21 que é vê só...Gabi. O Gil ou Teixeira destacam-se, mas destacam-se contra miúdos da sua idade, e o Benfica só tinha o Parente da idade deles que é banal. O Gil e Teixeira tens de comparar com o Tiago Freitas, André Gomes ou Gonçalo Moreira que nem jogam na B porque o Benfica praticamente não mete juniores na B. Nós empatados e a precisar de marcar pomos um puto de 17 anos, eles metem 2 monstros físicos seniores. É a filosofia do clube, a uns anos era jogadores de 20/21 anos como no ano do André Silva, Ivo, etc...agora é Gil, Teixeira, Candés, Martins, e já pomos um Tiago Silva ou Bernardo Lima. O clube optou por evoluir jogadores e meter pressão nos miúdos cada vez mais cedo, e obviamente cada vez mais vai sofrer com isso. E preparem-se que no próximo ano haverão críticas com Chelmik, Filipe Sousa, Lima, Tiago Silva e talvez Duarte Cunha e Javardo. São os resultados normais de por um adolescente a jogar com homens, o ritmo é completamente diferente.
Parabens, bela explicaçao. A maior parte de quem comenta tenta sempre denegrir, ou a instituiçao ou jogadores,mas, já se sabe, cada um defende a sua dama (jogador).

Tails

Tribuna Presidencial
6 Janeiro 2013
9,499
14,901
E preparem-se que no próximo ano haverão críticas com Chelmik, Filipe Sousa, Lima, Tiago Silva e talvez Duarte Cunha e Javardo. São os resultados normais de por um adolescente a jogar com homens, o ritmo é completamente diferente.
Da minha parte não haverá crítica nenhuma, só quero a manutenção na segunda liga, como quis esta época.

Agora o que digo, e continuarei a demonstrar isso, é o receio que tenho de estarmos a ficar para trás, como já ontem escrevi.

O regime neste momento praticamente lança a rede toda em PT de tudo que é jogador de jeito de nacionalidade portuguesa, o Braga consegue resistir com dois/três jogadores e nós com alguns.

De resto em termos de quantidade/qualidade, não há comparação possível se analisarmos todo o agregado e é isso que eu gostava de ver mais debatido.

Se é apenas uma questão de diferença de € ou de são as condições infraestruturais a ter um peso enorme.

• Like
Reações: Bitaites

Lord

Tribuna Presidencial
8 Agosto 2016
9,357
6,859
Da minha parte não haverá crítica nenhuma, só quero a manutenção na segunda liga, como quis esta época.

Agora o que digo, e continuarei a demonstrar isso, é o receio que tenho de estarmos a ficar para trás, como já ontem escrevi.

O regime neste momento praticamente lança a rede toda em PT de tudo que é jogador de jeito de nacionalidade portuguesa, o Braga consegue resistir com dois/três jogadores e nós com alguns.

De resto em termos de quantidade/qualidade, não há comparação possível se analisarmos todo o agregado e é isso que eu gostava de ver mais debatido.

Se é apenas uma questão de diferença de € ou de são as condições infraestruturais a ter um peso enorme.
Bem analisado... mas isto é estrutural... anos de atraso...