Música

  • Iniciador de Tópicos Equilibrium
  • Data de início

deco macau

Tribuna Presidencial
29 Outubro 2014
5,556
4,314
Conquistas
1
  • Campeão Nacional 19/20
No meu caso a rivalidade era mais coisa de miúdos apenas e só, alias também ouço Oasis mas prefiro Blur não só mas também pelo que referiste mais em cima.
No outro dia fiz este exercício com um amigo. Escolhi, aqueles que para mim, são os meus dez discos favoritos da música portuguesa.
Como em todos os tops, é uma opinião pessoal e o risco de me esquecer de algo ou ser injusto está lá.
Aí vão os meus, sem ordem de preferência:

- Ser Solidário, de José Mário Branco.
- Por Este Rio Acima, de Fausto.
- Cantigas do Maio, de Zeca Afonso.
- 10.000 Anos Entre Vénus e Marte, de José Cid.
- Ar de Rock, de Rui Veloso.
- Mutantes S.21, de Mão Morta.
- Pratica(mente), de Sam The Kid.
- O Monstro Precisa de Amigos, de Ornatos Violeta.
- Anjo da Guarda, de António Variações.
- Serviço Público, de Valete.

Se alguém quiser partilhar os seus, seria giro.
Pessoalmente acrescentava qualquer um dos 3 albuns dos Censurados.

Sent from my ANE-LX2 using Tapatalk
 
  • Like
Reações: paul93

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,768
25,697
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Partilho dai duas. Nirvana e Smashing Pumpkins. Tindersticks tinham uma grande musica que gostava bastante, a "Can we start again".

Esta ideia de ter que escolher bandas que gosto, cansa-me. Parece que me esqueço sempre de alguém.
Conheces a Jism? Dá-lhe uma oportunidade.


Sou viciado nisto.
 

paul93

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2017
6,701
11,053
Conquistas
32
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
  • André Villas-Boas
  • Deco
Eu acrescentava o Só, do Jorge Palma, um qualquer dos Madredeus e o Era uma Vez um Rapaz do Sérgio.
E falta aí um disco da Amália, mas não deve ser um género que aprecies, presumo.
Ah, e o És Muita Linda, dos ena pá 2000.
Completamente de acordo com tudo. Não sei como me esqueci do Só do Palma. É um disco que amo, não há uma faixa que não goste. Acompanha-me desde muito novo. Shame on me.

Do Godinho não é fácil escolher um, mas talvez fosse esse o meu escolhido também.

Os Dias da Madredeus também foi um dos ponderados para a lista.

Gosto muito da Amália, sem dúvida. Só não meti um disco dela por falha pessoal, pois acho que os discos que mais ouvi dela foram compilações. Se a memória não me atraiçoa, só conheço bem o Com que voz de uma ponta à outra. O resto, tal como disse, ouvia através de coletâneas.
Também ponderei Um homem na cidade Carlos do Carmo.
Acrescento também a obra do Max. Passa ao lado de muita gente, mas tem dois dos meus fados favoritos: a Rosinha dos limões e a Júlia florista.

Quem gosta de Ena Pá 2000 merece tudo de bom na vida. Lembro-me de me terem dado esse disco em miúdo e tinha vergonha de o ouvir quando os meus pais estavam em casa, e escondi-o por causa da capa.
 

paul93

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2017
6,701
11,053
Conquistas
32
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
  • André Villas-Boas
  • Deco
Correndo o risco de ser gozado, acrescentava o "Caminho da Felicidade" dos Delfins! :ROFLMAO:

E falta ai um grande peso-pesado, o "Viagens", do Pedro Abrunhosa.

Ah, não sei se o "Silence Becomes it", dos Silence4, também entra na escolha. Só tem uma musica em português, por acaso uma das melhores do album, com o Sérgio Godinho.
Confesso que nunca fui fã de Delfins e Silence4, mesmo dos seus vocalistas a solo. Mas, não há dúvida, que foram muito importantes e influenciaram as gerações posteriores.

O Viagens, completamente, é a grande obra do Abrunhosa.
 

paul93

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2017
6,701
11,053
Conquistas
32
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
  • André Villas-Boas
  • Deco
E o guitarra portuguesa do Carlos Paredes. And so on so on :)
E para quem gosta do género, o Sem Cerimónias dos Mindagap.
Excelente teres falado no Sem cerimónias. É um clássico. O rap nacional é muito esquecido e desvalorizado nas conversas sobre música, mas temos albuns incriveis como o: Expresso do submundo dos Dealema, o Beats Amor Vol1 do Sam The Kid, o Rapresálias do Chullage, o Hibrido ou o Projecto Mary Witch do Allen Halloween. Isto para não falar nos já citados albúns do Valete e Sam The Kid.

Actualmente, gosto muito do que faz o Nerve e o Keso.
 
  • Like
Reações: MiguelDeco

paul93

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2017
6,701
11,053
Conquistas
32
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
  • André Villas-Boas
  • Deco
Com algumas trocas para mim
Isto no que toca a obras "vintage" da música portuguesa..e poderia alargar a lista.

- Rock in Rio Douro, GNR.
- Os Dias da Madredeus, Madredeus.
- Cantigas do Maio, de Zeca Afonso.
- 10.000 Anos Entre Vénus e Marte, de José Cid.
- Ar de Rock, de Rui Veloso.
- Mutantes S.21, de Mão Morta.
- Pratica(mente), de Sam The Kid.
- O Monstro Precisa de Amigos, de Ornatos Violeta.
- Dar e Receber, de António Variações.
- Viagens, Pedro Abrunhosa.
Gosto muito de todos que acrescentaste. Muito provavelmente, se a lista fosse de 20 ou 30, esses também estariam lá.
 

paul93

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2017
6,701
11,053
Conquistas
32
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
  • André Villas-Boas
  • Deco
Soberbas escolhas, na maioria da lista até mesmo em álbuns coincide com algo que escolhesse (ajuda que a maioria deles tenham um álbum claramente melhor que o resto).

Concordo que falta Paredes (pai e filho), Palma, Godinho, Rodrigo Leão e Amália.

Acrescentaria o Lopes-Graça, mesmo sem entrar no clássico (aí a lista tombaria), porque vai muito além disso e porque é o nosso Herberto musical.

Punha pelo menos Adriano Correia de Oliveira, mesmo que seja sobretudo intérprete, e Luiz Goes.

De maior contemporaneidade, não posso dizer que ouça muito, mas acho que a Mariza merece estar.
E juntava Dead Combo, Zambujo, talvez se sobrasse espaço Capitão Fausto.

É o que de mais flagrante me ocorre de repente, não falo em álbuns - que era o exercício original - porque tinha que reavivar para escolher.
Lá está, tinha também que se estender além de um top-10.
Tanto sumo, que maravilha. Estou a ver que partilhamos imensos gosto em comum.

Completamente de acordo. Tal como já respondi as uns companheiros, se a lista fosse de 20 ou 30, claramente estaria o Guitarra Portuguesa do Paredes, o Só do Palma, o Era uma vez um menino (também gosto muito do Campolide e do Pano-cru), o Com que voz da Amália, Os dias da Madredeus, o Mudam-se os tempos do Zé Mário,... tanta coisa boa que há na nossa música.

Bem lembrado o Lopes-Graça e o Adriano, que é injustamente esquecido, muitas vezes.

Confesso que não estou a par do Luiz Goes, vou ouvir.

Dead Combo e Zambujo também gosto muito. Capitão Fausto também aprecio, mas de uma forma mais moderada. Há aí muita gente talentosa como o Luís Severo, o B Fachada, o Slow J, Linda Martini, JP Simões, Selma Uamusse, ...ficava aqui o dia todo.

Quanto à Mariza, tem uma voz maravilhosa, sem margem de dúvida, mas não me consigo identificar muito com a música dela. Acontece-me algo semelhante com Ana Moura - há excepções, claro. Desta geração de fadistas gosto muito mais do Ricardo Ribeiro, Gisela João, Aldina Duarte ou a Cristina Branco.
 

simao977

Tribuna Presidencial
31 Julho 2015
16,675
14,769
Conquistas
12
25
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Maio/22
  • Vítor Baia
Tanto sumo, que maravilha. Estou a ver que partilhamos imensos gosto em comum.

Completamente de acordo. Tal como já respondi as uns companheiros, se a lista fosse de 20 ou 30, claramente estaria o Guitarra Portuguesa do Paredes, o Só do Palma, o Era uma vez um menino (também gosto muito do Campolide e do Pano-cru), o Com que voz da Amália, Os dias da Madredeus, o Mudam-se os tempos do Zé Mário,... tanta coisa boa que há na nossa música.

Bem lembrado o Lopes-Graça e o Adriano, que é injustamente esquecido, muitas vezes.

Confesso que não estou a par do Luiz Goes, vou ouvir.

Dead Combo e Zambujo também gosto muito. Capitão Fausto também aprecio, mas de uma forma mais moderada. Há aí muita gente talentosa como o Luís Severo, o B Fachada, o Slow J, Linda Martini, JP Simões, Selma Uamusse, ...ficava aqui o dia todo.

Quanto à Mariza, tem uma voz maravilhosa, sem margem de dúvida, mas não me consigo identificar muito com a música dela. Acontece-me algo semelhante com Ana Moura - há excepções, claro. Desta geração de fadistas gosto muito mais do Ricardo Ribeiro, Gisela João, Aldina Duarte ou a Cristina Branco.
Para ti, que nem uma menção fizeste:

 
  • Love
Reações: paul93

Y_Chippo

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2012
6,035
7,741
Conquistas
6
  • Lucho González
  • Bobby Robson
  • Paulinho Santos
  • Jardel
Quanto à Mariza, tem uma voz maravilhosa, sem margem de dúvida, mas não me consigo identificar muito com a música dela. Acontece-me algo semelhante com Ana Moura - há excepções, claro. Desta geração de fadistas gosto muito mais do Ricardo Ribeiro, Gisela João, Aldina Duarte ou a Cristina Branco.
Carminho \m/
 
  • Love
Reações: paul93

paul93

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2017
6,701
11,053
Conquistas
32
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
  • André Villas-Boas
  • Deco
Também gosto dela. Esqueci-me. Tem uma voz lindíssima.

Ela a cantar uma das minhas músicas brasileiras favoritas com o Milton Nascimento faz-me querer praticar o adultério.

(sim, a minha senhora não tem conta no portal).

 
  • Haha
Reações: Y_Chippo

paul93

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2017
6,701
11,053
Conquistas
32
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
  • André Villas-Boas
  • Deco
Eu normalmente preciso de uma lista de 30. Sinto sempre que ficam de fora coisas boas demais.
Verdade. Felizmente, temos qualidade suficiente para fazer listas enormes e de grande qualidade.

Ainda me lembro quando as pessoas tinham vergonha e preconceito com a música portuguesa. Ainda bem que isso ficou lá atrás.