Marketing e divulgação dos produtos do FC Porto

admin

Tribuna Presidencial
14 Julho 2006
38,239
13
Cascais, 1966
> Velasquez Comentou:

> Um site obtido em 5 segundos, online com o google:

Exemplo do Borussia Dormund.

http://www.football-shirts.co.uk/bdortmund-shirt.html

Basta seguir os links e ver outros clubes, de TODO o mundo. Só neste site!

O FC Porto tem mais sócios e mais adeptos que 50% dos clubes neste site. Ou estou a ser exagerado? Os preços são proibitivos? Vejam bem os preços de camisolas antigas.


----
:))))) Ai, ai, ai, ai ,ai...5 segundos não dá para fazer um bom trabalho amigo velasquez.
Fui...lá. Para já e antes que me esqueça...a camisa \"away\" do borussia é lágrimas.
Depois vi o preço .. 44.99...POUNDS! (cuidado amigo Velasquez)
Vi o logo da loja online e vi...subside sports...e fui até lá....
cliquei EUROPE, e pasme-se! vejo PORTUGUESE LIGA (fiquei admirado, a sério...)
Porto - o nome surge em primeiro lugar...
Clico em Porto (*)....mau! então custa 39.99 POUNDS! ó amigo Velasquez, então????

Outra coisa interessante....todos os modelos anteriores do PORTO estão SOLD OUT! TODOS.

Lembra-me uma coisa...queria comprar a camisola da Argentina, modelo antes de 2006, para depois por o nome do LUCHO GONZALEZ ...até agora não consegui achar porque...está SOLD OUT.

... como é óbvio, e partindo do princípio que esta tralha é toda feita no mesmo sítio...pergunto...estamos a falar do quê exactamente?


(*) deixei o asterisco para o fim. É muito interessante verificar que o FC Porto surge em destaque em quase tudo o que é site internacional de venda de camisolas. Olha que eu sou muito crítico destas coisas também, sobretudo quando tem a ver com merchandising ou imagem do clube, mas...aqui nem me posso queixar, nem posso apontar seja o que for. Ou....MELHOR...posso até elogiar, dizer bem. Penso que fica bem elogiar, quando o elogio é merecido. E não estar só a dizer mal, mal, mal, mal. é aflitivo, pá...
 

admin

Tribuna Presidencial
14 Julho 2006
38,239
13
Cascais, 1966
> Velasquez Comentou:

>

Mas que é que te passou pela cabeça, quando comparaste o preço das camisolas do FC Porto com o preço da roupa e do nível de vida, como se estivesse ajustado (ou proporcionadamente desajustado)?!

- - -
desculpa lá...é um produto como outro qualquer. Dá-me um exemplo de um produto em que não possas ter essa sensação de \"roubado\", tendo apenas uma fracção da capacidade de compra de um alemão...

Eu tenho solução: atender as reclamações dos adeptos e dos sócios, nas diversas Lojas azuis. Ou seja: registá-las. Política de qualidade: há um responsável, há um contrato, há metas. Se não se cumprem, denuncia-se o contrato. Claro está que se não há registos, não é possível justificar a denúncia e tudo fica na mesma.

- - -
Mau...ó Velasquez, assim estás a lixar-nos pá. Lá se vai o nosso negócio. Faço-te um manguito pá. :))))

Não sei se o relato da FALTA de camisolas na loja azul é rigoroso. Mas se fosse, era um grau de INCUMPRIMENTO superior à discussão do preço EXORBITANTE das camisolas e até à NÃO EXISTENCIA de camisolas de anos anteriores.

- - - Lê o meu post anterior. Se me encontrares a tal camisola da Argentina que eu quero, agradeço. Até te dei um exemplo muito parecido...:))) Será que a Federação Argentina permite-me reclamar?!...tenho de ir ver...


De qualquer forma, não sou o gestor, não sou um gestor. Mas sou um consumidor e um consumidor especial. Sou parte do que é o mercado-alvo. O que significa que o meu feed-back devia ter valor, devia ser tido em linha de conta, em vez de ser ridicularizado, numa atitude incompreensível que aliás tu decalcas.

- - -
sentes-te ridiculizado? desculpa, estás a ser injusto comigo. Dá argumentações sólidas e sobretudo ilustra-as com exemplos que te demorem algum tempo a cimentar porra...5 segundos? estás a gozar connosco meu?

Portanto, primeira sugestão: atender ao que o mercado dá como feed-back. Segunda sugestão: comparar com os mercados de clubes da dimensão do FC Porto, prorocionalmente ajustada ao nosso contexto.

- - -
é um bom começo. mas...achas que isso não foi feito?...
Gostei da tua conversa sobre qualidade..embora constate, com alguma tristeza, que geralmente somos sempre consumidores mal atendidos, SEJA NO QUE FOR VELASQUEZ!
 

admin

Tribuna Presidencial
14 Julho 2006
38,239
13
Cascais, 1966
> Velasquez Comentou:

> Zé, queres que te arranje quantos sites? Esse é um site onde se coloca em eivdencia itens de coleccionadores e camisolas antigas.

- - -Não leste o que eu escrevi. DESSES não arranjes mais, porque não ilustram em nada do que tentas defender.

No que toca aos preços, sendo uma pessoa inteligente, não preciso de explicar que os 10 Pounds de diferença são muito bem-vindos, mas que continuam a ser desajustados às disparidades do nosso nível de vida.

- - - repito: em que área de actividade, ou das tuas necessidades, é que há PRODUTOS em que não tenhas essa sensação de ROUBADO, perante o teu nível de vida, comparado com um estrangeiro?


Há muitos sites e SOBRETUDO, há lojas oficiais do clube. No caso vertente, a conversa era sobre a loja azul do Estádio.

Ah...já vi que já agulhámos para as lojas. Muito bem...então diz-me lá...quantas lojas existem hoje, comparadas com o nº de lpjas de há 7 anos , por exemplo?

Falaste com algum dono de alguma loja? Como é que estão (estavam) as vendas?
Problemas logísticos? entregas? stocks? dá-me um exemplo....




Em toda a Europa, qualquer clube vende a um preço menor do que se vende em Portugal. Pior, há clubes que vendem a metade do preço a que se vende em Portugal.

---
???? não foi o que vi no tal site. mas pronto, admitindo que sim. que clubes são esses?
....outra coisa: que garantias tinhas que tinhas um sucesso de vendas estrondoso se a camisola custa-se 40 euros, em vez de 75 euros? ATENÇÃO: o teu mercado tem o perfil que tem!....

Outra coisa: sendo tu um gestor, que tem de interagir com um gestor de intermediário, + fábrica , + logística, + sei lá o quê --- o que achas que eles querem? ... muito negócio com margem esmagada, ou menos negócio com uma margem aceitável ou boa?



Não compreendo como é possível argumentar-se em relação a isto. Compreendo ainda menos o sarcasmo e a ironia.

- - - Sarcasmo? ironia? as minhas perguntas fazem todo o sentido. Não vês, nas minhas intervenções, qq intenção de te diminuir - posso até brincar com uma ou outra coisa . mas para nós que estamos a discutir, e para os colegas que preferem apenas ler e assistir, que se salve alguma coisa da conversa Velasquez. Eu sou admin deste espaço mas também dou a minha opinião - porque carga de água não a deveria dar? Achas que gosto que não haja conversas construtivas? que imagem é que isso daria deste espaço? Velasquez - conheco-te pessoalmente, gosto de ti, respeito imenso a tua inteligência (que tens bastante!), não posso discordar de ti? ou achar que não estás a argumentar de forma sólida? ou que estarás a desperdiçar munição em coisas que não fazem sentido? que diabo...
 

Kerouac

Tribuna Presidencial
4 Maio 2007
13,917
1,329
Conquistas
4
Lisboa
  • Pinto da Costa
  • José Maria Pedroto
  • Domingos
  • Vítor Hugo
Eu acho que aqui se misturam duas coisas diferentes

1. Penso que a marca Porto podia ser melhor explorada. Temos um acordo com a TBZ para o merchandising e licenciamento. E uma das melhores empresas do mercado por isso estamos com os melhores. em relacao a exploracao da marca penso que se podia fazer mais numa perspectiva de criar mercado alem fronteiras

2. A melhoria que penso poder existir no ponto anterior nao e (antiga batalha do velasquez) um atentado a nos portistas ou uma agressao e falta de respeito pelos adeptos. O velazquez leva sempre tudo tao a peito bolas!

o que eu acho que acontece e que como tudo na vida fazem-se contas. e por vezes as contas que se fazem (sobre a rentabilidade de determinado produto) podem ser mais ou menos conservadoras. O porto e os seus parceiros tem sido quanto a mim muito conservadores.

A maneira de resolver isso e fazer mais contas (lol) e na minha perspectiva o porto arriscar um pouco mais (ou seja subsidiar ainda que racionalmente) o crescimento de determinados produtos e mercados. Mas isso la esta e desviar dinheiro hoje do futebol para poder gastar so mais tarde (e de forma nao garantida) no futebol. seria uma decisao de gestao que compreendo que seja aceite ou nao aceite. Tem e de ser sempre bem pensada e ponderada. Um negocio nunca se gere com o coracao.

Outro ponto: em relacao as amadoras a questao e diferente pois depende sinceramente de haver ou nao uma aposta ganhadora nessas modalidades.

Eu gosto sempre de olhar para o barcelona como exemplo (acho que nao devemos ter vergonha de olhar para quem faz bem as coisas) e de facto aquilo e que e vender bem uma marca.


No futuro eu espero que exista uma nova realidade que permitira compensar um pouco tudo isto que e o facto de quando o estadio estiver pago e as contas da SAD poderem contar com todos os proveitos dos Corporate Seats, penso que deveria ser possivel a SAD abdicar de uma maior percentagem das receitas de quotizacao que passariam a ficar no clube (digamos 30% para a SAD e 70% para o clube). Isso daria uma musculo para o clube apostar:

a. nas amadoras

b. em accao social (leia-se responsabilidade social nao assistencia social)

c. em produtos a precos mais baratos para os socios (vamos pintar de azul os portistas!)

d. em patrimonio para o clube
 

admin

Tribuna Presidencial
14 Julho 2006
38,239
13
Cascais, 1966
Pôxa caro. Então tu dás um site e desapareces. Fui ver...aquilo que escrevi não é mentira. Há outros sites? preços? eh pa, deve haver. o que eu te digo é que tenho tido os mesmos problemas ...a sério, eu queria mesmo uma camisola da Argentina antes de 2006 para por o nome do Lucho e...nicles. Não há .Sold out.

No entanto, parece-me evidente que estamos um bocado longe daquilo que se faz de melhor. Não vou contrariar-te nisso, claro. Aliás...basta lembrarmo-nos do arranque da Nike no FCP. Lembram-se que se falou em n sinergias, numa megastore, etc etc? e hoje o que temos? será uma questão da PortoComercial? será que é um \"problema\" do mercado \"azul e branco\"? senão é ler o que o Kerouac diz no último post dele...há espaço para melhorar, com certeza. Não me vais ver é alinhar em choradinhos que a SAD não nos liga nenhuma, e que ali só há incompetentes. Acho muito deselengante falar-se de pessoas quando não se sabe como trabalham, com que limitações trabalham, etc. etc.
 

admin

Tribuna Presidencial
14 Julho 2006
38,239
13
Cascais, 1966
Caro velasquez, a não ser meteres-te com 2 users, o que destaco claramente é o facto de não responderes a UMA (uma que seja!!!) das minhas questões.
 

Kerouac

Tribuna Presidencial
4 Maio 2007
13,917
1,329
Conquistas
4
Lisboa
  • Pinto da Costa
  • José Maria Pedroto
  • Domingos
  • Vítor Hugo
> Velasquez Comentou:

> Já agora, tu e eu ainda temos a questão do Clube Vs Futebol SAD, futebol Vs Modalidades. E devias ler com muita atenção o que ASSUMIU PUBLICAMENTE o soares franco esta semana, para me começares a dar um bocado de razão.

O problema deles é muito mais grave e de desespero total. Mas o nosso não anda muito longe no conceito estratégico global.

Gere-se futebol, ponto final. Tudo o resto é out-sourcing. Incluindo as modalidades.
--------------------

1. Velasquez a situação do Sporting é muito diferente da nossa. Há outros tópicos onde podemos falar sobre isso. Se bem me lembro sempre foste um dos que também desconfiaste da miragem da gestao perfeita sportinguista.

2. Não percebo porque é que encaras todos os aspectos que podem e devem ser melhorados como falhas terríveis que são faltas de respeito aos sócios.

é um salto de raciocínio que não acompanho.

Quanto à listagem como é óbvio não tive acesso a nenhuma listagem do Porto. Lá voltas tu a tocar na mesma tecla. :)

Agora na minha profissão já analisei vários projectos deste e limitei-me a extrapolar para o porTo.

A TBZ são mesmo do melhor que há na Europa. Nos EUA é outro campeonato a este nível da gestão de marcas.

Podes é dizer que não dão tanta importância ou apostam tanto na conta Porto do que na conta Real Madrid. Talvez. Ni pour ni contre.
 

Kerouac

Tribuna Presidencial
4 Maio 2007
13,917
1,329
Conquistas
4
Lisboa
  • Pinto da Costa
  • José Maria Pedroto
  • Domingos
  • Vítor Hugo
> Velasquez Comentou:

> Falo de falta de respeito e mantenho. Que fique claro.

Não me impede de conversar racionalmente sobre o assunto, vide onde se pode melhorar o negócio.

Quando falei de uma lista, assumi que facilmente terias feito o que todos podem fazer: ter os relatórios de contas de vários clubes europeus numa lista comparada em que fosse fácil aferir a fatia proporcional do merchandising em cada um.

E que tivesses encontrado esse aumento de 8 par 20 milhões (ou foi 12? ou foi 15? já não sei) com base na análise desses dados, que podiam estar em sites do género Futebolfinance, condensados e publicamente acessíveis.

---------------

8 para 20 milhões são as receitas televisivas.

estamos a falar de coisas diferentes.

em relação à compração com outros clubes. claro que fiz. e tens razão falta fazer muito.
 

Kerouac

Tribuna Presidencial
4 Maio 2007
13,917
1,329
Conquistas
4
Lisboa
  • Pinto da Costa
  • José Maria Pedroto
  • Domingos
  • Vítor Hugo
> Velasquez Comentou:

> Ah ok, TV. Hmmm, tas a ver? Era disso que eu falava. Claro que falta. Há uma margem tremenda de progressão. Objectivamente, não na minha imaginação.
---------------

o que é mais da tua imaginação é esse caminho que falta percorrer ser uma falta de respeito aos sócios.

:)

são negócios pá! E temos que melhorar. Como em todos os negócios.
 

Kerouac

Tribuna Presidencial
4 Maio 2007
13,917
1,329
Conquistas
4
Lisboa
  • Pinto da Costa
  • José Maria Pedroto
  • Domingos
  • Vítor Hugo
> admin Comentou:

> > Velasquez Comentou:

> Ah ok, TV. Hmmm, tas a ver? Era disso que eu falava. Claro que falta. Há uma margem tremenda de progressão. Objectivamente, não na minha imaginação.

- - -
AQUI é que está a questão...a mim tb me parece que há margem para melhorar...até face ao que foi \"prometido\" quando se arrancou com a Nike. Agora daí a dizer que a margem de progressão é \"TREMENDA\", vai uma diferença enorme.

Pena é que não se possa ter alguém da PortoComercial a falar nisto. Só depois é que faria sentido falar-se em situação realmente já muito explorada, ou então em atitude conformista e de deixa andar...
---------------------

Tu não podias agendar uma entrevista do fórum com o responsável da PortoComercial para numa boa falarmos sobre a estratégia do porto nessa área?
 

admin

Tribuna Presidencial
14 Julho 2006
38,239
13
Cascais, 1966
Isto de entrevistas está complicado. No timing certo e com responsabilidade , partilho aqui o tema com os colegas.
Mas...não estamos a falar de intervenientes directos no espectáculo, porque não?
Uma ideia gira era criar-se um tópico com o objectivo de criar uma lista final de perguntas a fazer nesta área, e depois tentar fazê-las chegar a quem de direito.
Posso ver se é possível...não custa nada perguntar.
 

Kerouac

Tribuna Presidencial
4 Maio 2007
13,917
1,329
Conquistas
4
Lisboa
  • Pinto da Costa
  • José Maria Pedroto
  • Domingos
  • Vítor Hugo
> admin Comentou:

> Isto de entrevistas está complicado. No timing certo e com responsabilidade , partilho aqui o tema com os colegas.
Mas...não estamos a falar de intervenientes directos no espectáculo, porque não?
Uma ideia gira era criar-se um tópico com o objectivo de criar uma lista final de perguntas a fazer nesta área, e depois tentar fazê-las chegar a quem de direito.
Posso ver se é possível...não custa nada perguntar.
-------------------

isso e tu filtras os gritos de desespero do Velasquez (mantendo as questões que ele levanta que são importantes)

lol
 
A

Antilamp

Guest
> Velasquez Comentou:

(...)

Eu não acho. Acho um abuso, acho má política, mau marketing, MAU merchandising, Acho e sei que é um FRACASSO. Sem por em cima da mesa a RUPTURA de stocks, que não faço ideia se é verdade ou não. Se fosse, não era um fracasso, era pura e simplesmente um ESCANDALO.

(...)

____

Estive no outro dia na loja azul do Dragão para estampar a minha camisola alternativa deste ano, e naõ havia nem uma dessas em stock na loja. Também acho escandaloso que se deixe esgotar o stock de um produto como uma camisola oficial da época em curso.
 

slowhand

Arquibancada
24 Julho 2006
325
41
> Antilamp Comentou:

> > Velasquez Comentou:

(...)

Eu não acho. Acho um abuso, acho má política, mau marketing, MAU merchandising, Acho e sei que é um FRACASSO. Sem por em cima da mesa a RUPTURA de stocks, que não faço ideia se é verdade ou não. Se fosse, não era um fracasso, era pura e simplesmente um ESCANDALO.

(...)

____

Estive no outro dia na loja azul do Dragão para estampar a minha camisola alternativa deste ano, e naõ havia nem uma dessas em stock na loja. Também acho escandaloso que se deixe esgotar o stock de um produto como uma camisola oficial da época em curso.
-------
Esgravatando-se vai-se sabendo sempre mais qualquer coisa. A última versão é assim:
Enquanto o cliente da Nike era o FCP nunca faltaram camisolas, inclusive no fim da época havia saldos. Agora, quando o cliente é a tbz, as camisolas esgotaram há séculos.
Pergunta ingénua: quando um cliente não paga, ou é mau pagador, que faz o fornecedor?
 

Kerouac

Tribuna Presidencial
4 Maio 2007
13,917
1,329
Conquistas
4
Lisboa
  • Pinto da Costa
  • José Maria Pedroto
  • Domingos
  • Vítor Hugo
> slowhand Comentou:

> > Antilamp Comentou:

> > Velasquez Comentou:

(...)

Eu não acho. Acho um abuso, acho má política, mau marketing, MAU merchandising, Acho e sei que é um FRACASSO. Sem por em cima da mesa a RUPTURA de stocks, que não faço ideia se é verdade ou não. Se fosse, não era um fracasso, era pura e simplesmente um ESCANDALO.

(...)

____

Estive no outro dia na loja azul do Dragão para estampar a minha camisola alternativa deste ano, e naõ havia nem uma dessas em stock na loja. Também acho escandaloso que se deixe esgotar o stock de um produto como uma camisola oficial da época em curso.
-------
Esgravatando-se vai-se sabendo sempre mais qualquer coisa. A última versão é assim:
Enquanto o cliente da Nike era o FCP nunca faltaram camisolas, inclusive no fim da época havia saldos. Agora, quando o cliente é a tbz, as camisolas esgotaram há séculos.
Pergunta ingénua: quando um cliente não paga, ou é mau pagador, que faz o fornecedor?
-----------

Eu não acho que a TBZ seja um mau cliente. Afinal de contas gere também a conta Real Madrid porra!

Mas mantenho que mesmo mesmo útil era conseguirmos juntar um conjunto de perguntas e fazê-lo chegar ao responsável da Porto Comercial.
 

slowhand

Arquibancada
24 Julho 2006
325
41
Mau pagador é um bocado diferente de mau cliente.

Por acaso li há cerca de um mês na 1º página de um jornal (salvo erro o 24 horas) uma notícia sobre um cheque careca passado pela tbz em Portugal. Em Espanha não sei.
 

Kerouac

Tribuna Presidencial
4 Maio 2007
13,917
1,329
Conquistas
4
Lisboa
  • Pinto da Costa
  • José Maria Pedroto
  • Domingos
  • Vítor Hugo
> slowhand Comentou:

> Mau pagador é um bocado diferente de mau cliente.

Por acaso li há cerca de um mês na 1º página de um jornal (salvo erro o 24 horas) uma notícia sobre um cheque careca passado pela tbz em Portugal. Em Espanha não sei.
---------

eh pá

pior do que o 24 horas só o correio da manha
 
D

Deco_10

Guest
FUTEBOL CLUBE DO PORTO - Futebol, SAD
Sociedade Aberta
Capital Social: 75.000.000 euros
Capital Próprio: 9.494.520 euros (aprovado em Assembleia Geral de 30 de Novembro de 2007
Sede Social-Estádio do Dragão, Via FC Porto, Entrada Poente Piso 3
Matricula na 1ª Conservatória do Registo
Comercial do Porto, n.º 5745
Pessoa Colectiva n.º 504 076 574

Esta informação está também disponível na área de Investor Relations no site
www.fcporto.pt


COMUNICADO

A Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD, de acordo com o artigo 248º nº1 do Código
dos Valores Mobiliários, vem informar o mercado que o contrato celebrado, em 31 de
Março de 2006, entre a sua participada PortoComercial - Sociedade de
Comercialização, Licenciamento e Sponsorização, SA e a TBZ – Marketing Acções
Promocionais, SA, para a cedência da exploração comercial da marca e das áreas
comerciais do F.C.Porto, deixou de incluir a gestão e exploração das áreas
comerciais, passando esta actividade a ser gerida directamente pelo Grupo F.C.Porto.
Como consequência desta alteração contratual, a receita mínima definida foi reduzida
em 22,5%, sendo que com esta alteração a PortoComercial ainda garantirá até Junho
de 2016 uma receita mínima global de 8,9 milhões de euros.

O Conselho de Administração

Porto, 30 de Junho de 2008
 
B

bruno ribeiro

Guest
> Velasquez Comentou:

> Espera-se que os preços de cada camisola BAIXE de forma clara e FORTE.

Espera-se um sinal por parte da Direcção, que vá de encontro aos adeptos e aos sócios, no sentido de baixar o preço do merchandising.
----------------------------

Infelizmente não conto muito com isso. A Nike tem preços de tabela e cumpre-os rigorosamente.

Agora esta notícia pode ser boa em termos de um salto qualitativo no merchandising do clube que é, diga-se, deprimente. Acho incrível que sendo o nosso fornecedor a Nike não tenhamos mais produtos além dos equipamentos, fatos-de-treino e uma outra camisola. Tendo já visto aquilo que se passa por exemplo em Inglaterra, é inacreditável que não tenhamos nem metade das opções que adeptos de outros clubes têm.

Exemplo: Réplicas dos equipamentos oficiais para senhoras! A Nike já lançou para a selecção, acho que está na hora de fazer o mesmo para o FC Porto.