Martín Anselmi - Ex-Treinador

Martín Anselmi

Martín Anselmi

4.67

Estatísticas da Época - 2024/25

Dados completos de 2024/25

4.67 Performance da Época

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,922
6,638
Conquistas
1
  • Junho/18
Os jogadores estão a desvalorizar ao jogar. Pepê, então, nem se fala. Nem podes enganar ninguém pelos números, quanto mais.
A expectativa é sempre que eles mostrem mais em jogos acessíveis, depois na prática se isso não acontece é outra história, mas também referi a tentativa de consolidar o balneário, são jogadores com algum peso no mesmo, em especial o Eustáquio.

Nestes jogos finais não acho que seja dramático, acredito que vamos acabar por chegar ao terceiro lugar que realisticamente desde janeiro/fevereiro é o nosso único objectivo desportivo, por isso mesmo dá para fazer uma gestão destas, mas compreendo que seja frustrante para os adeptos.

• Love
Reações: Álvaro Valente

Wetl

Tribuna Presidencial
31 Agosto 2012
11,295
5,885
Como assim ? As debilidades da equipa estiveram lá todas na mesma, uma vitória em casa contra o Moreirense não esconde todos os problemas táticos do treinador. Ocupação de espaços do nosso meio campo comparando com os nossos rivais é absurda.
Aos 60 e tal minutos houve uma mudança para um 4-3-3 clássico e a equipa ficou logo mais equilibrada (deixámos de jogar com 3 centrais). Pode ser que o Anselmí tenha percebido finalmente que a sua tática não funciona (aliás, duvido que algumas vez funcione).

Tails

Tribuna Presidencial
6 Janeiro 2013
10,275
16,217
Não era suposto festejarmos porque era um acto de gestão normal.
Contratamos o melhor substituto disponivel e continuamos o caminho.

Naquele caso com sucesso porque o Porto foi campeão e o Galeno revelou-se um excelente reforço para o Porto com impacto reduzido/moderado de inicio, mas enorme nas épocas subsquentes.

Não era suposto festejarmos algo que era normal.
Deixou de ser esta ano. A partir de agora podemos vender titulares não os substituir decentemente e haverá sempre um exercito com dezenas de justificações, comparações e desculpas para que uma anormalidade seja sempre defensável.

Acabas de trazer uma adicional.

O "estávamos empatados com o Benfica e a 6 pontos do Sporting, mas não valia a pena reforçar a equipa. Ficávamos mal classificados na mesma."

Isto está bonito. Há 1 ano era uma luz de esperança. Hoje é um conformismo, um investir de tempo e esforço a justificar insucessos passados e a antecipar insucessos futuros que serão sempre compreensíveis e justificáveis.

Tinhas um FMI dentro de ti e estás a descobri-lo agora.

"Vivemos acima das nossas possibilidades"
"Percebo também que vivi desportivamente décadas acima da minha realidade e que me tenho que adaptar à austeridade, porventura muito acima das que nos foi vendida"
"Conforma-te. É para perder sim ou sim nos próximos anos."
"Não vale a pena"

Realisticamente falando, nós temos uma situação financeira tão dramática e agora um plantel desportivo tão longe dos nossos rivais que valerá a pena investir em reforços para 2025/26?

Para quê investir 60 ou 70 milhões se mesmo assim há uma grande probabilidade de não chegar ao 2.º lugar?

E se ficássemos quietos a lutar com o Braga enquanto as finanças vão sendo postas na ordem?
Entraste na demagogia, até custa de ler vindo de ti.

Como se não soubesses perfeitamente (perfeitamente) das condicionantes que o clube atravessava e ainda continua atravessar neste momento, da escolha financeira que foi feita para salvaguardar a estabilidade (e futuro) do clube, no primeiro ano da nova presidência, depois de ter encontrado a casa como encontrou..enfim.

Como se qualquer adepto defendesse que o que foi feito esta época pudesse e/ou devesse ser feito todos os anos, ou seja, vender jogadores nucleares da equipa no mercado de inverno e não ir buscar substitutos/colmatar essas saídas...como se alguém estivesse a defender isso como princípio/acto de gestão regular e não como um imperativo numa situação de emergência, em que foi tomada uma decisão de acautelar o futuro do clube.

O problema foi termos estado anos e anos sem vender nas alturas em que devíamos ter vendido, e depois chegámos onde chegámos, cada vez com a corda mais na garganta.

• Like

SouDragao

Tribuna
5 Setembro 2016
3,171
2,565
Aos 60 e tal minutos houve uma mudança para um 4-3-3 clássico e a equipa ficou logo mais equilibrada (deixámos de jogar com 3 centrais). Pode ser que o Anselmí tenha percebido finalmente que a sua tática não funciona (aliás, duvido que algumas vez funcione).
Se calhar até pode vir a funcionar mas é preciso jogadores diferentes que consigam ocupar os espaços corretos a meio campo.

• Haha

Maicon4

Tribuna
8 Março 2012
3,696
6,377
Por que dás o exemplo de William e Namaso? Não são boas opções de banco?
O pessoal também exagera pra caramba só para provar um ponto.
Depende da posição no banco. O namaso pode ser o terceiro ponta de lança. O William actual provavelmente também. Não pode ser o banco "primário".

O Sporting tinha o Quenda, o Harder e o Biel que custou 6+2M do brasileirão por isso deve ser craque.
O benfica o Scheldrup, Belotti, Di Maria, Bruma, Artur Cabral.

Deus queira que venha daí um treinador que faça deste banco maravilhas!

• Love
29 Agosto 2022
4,744
5,446
Tenho alguma curiosidade em saber em que épocas o FCP foi campeão com um plantel pior do que este. E, se aconteceu, era interessante comparar os planteis dos rivais com os desta época. É que o contexto não pode ser ignorado, já que não jogamos sozinhos.

Sinceramente, acho o desnível tão grande que é muito mais vítima Anselmi do plantel que tem do que mérito do Borges ou Lagiola.

Tirando o Diogo Costa, que jogava tanto nos lampiões como nos lagartos, e o Mora (mais pelo potencial), que jogador nosso entrava de caras no 11 deles? Vendo do outro lado, quantos é que entravam directamente para o nosso 11?

Pessoalmente, não me lembro de nenhuma época (dos anos 90 para cá) em que o cenário fosse tão negro.
Faz esse exercício pensando que estás em setembro de 2024, após o mercado de verão ter fechado.

• Like

bad_person

Tribuna
30 Junho 2020
2,565
4,991
Conquistas
3
Portugal
  • Pinto da Costa
  • Reinaldo Teles
É possível com menos investimento construir planteis bons.

Este ano não é um exemplo disso. Houve menos investimento e depois de janeiro o plantel ficou infinitamente pior que os rivais.

Nem acredito termos de estar a discutir um plantel que se olha para o banco e os suplentes ofensivos são o William Gomes, Gonçalo Borges e o Namaso. Não, este não é so um plantel pior que os rivais.. é muito pior. O gap de qualidade está ao nível das épocas do Jesualdo onde o Porto tinha Luchos e o Sporting tinha Tiuís.

Em relação ao Anselmi, eu não sei se é a opção certa ou se é bom treinador. Confio na direcção para tomar a decisão porque eles é que estão com ele todos os dias, eles é que o viram no Cruz Azul e eles é que têm a obrigação de estar bem informados sobre o treinador. A única coisa que eu digo é que não temos uma amosta suficiente para o condenar ao insucesso.

Consigo olhar para algumas coisas que vou vendo e imaginar o salto qualitativo que o modelo pode ter com outros jogadores. Consigo ver um porto com uma pressão asfixiante se tiver os médios certos e os centrais certos. Consigo ver o Porto muito mais perigoso se tiver outro jogador que desequilibre além do Mora. Consigo ver o Samu a marcar muitos mais golos se tivermos um dominio intenso durante grandes periodos de jogo.

Ao dia de hoje, estou ok com decisão que a SAD tomar - se o despedir vou acreditar que tem dados para isso. Se ficar vou acreditar que consegue ver além do presente. Não me atravesso por uma decisão ou outra.. pelo (pouco) que ainda nos foi dado a ver, votaria para ficar.

PS: o plantel tem de ser reformulado de qq forma, não acho que o Anselmi procure um qualquer jogador bizarro que não encaixe noutros treinadores. Centrais fortes e bons com bola todos querem. Médios box to box todos querem. Extremos todos querem.
Claro que o plantel tem lacunas. Claro que há um desnível face aos rivais que já vem de outras épocas.
Mas o que está em causa aqui não é discutir se o FC Porto tem um plantel ou banco melhor ou pior que os rivais.
O que está em causa é saber se com o que tem… podia estar a jogar melhor.
E aí, a resposta, para mim, é um redondo sim.
Dizes que o William Gomes, o Namaso e o Borges não assustam ninguém.
Mas isso não explica (e corro o risco de estar sempre a repetir)
O bloco constantemente exposto
A pressão feita aos repelões
Os médios sem rede de cobertura
As corrida loucas para trás
E os mesmos erros repetidos todas as semanas.

E é aqui que entra a segunda parte do argumento:
"Eu vejo potencial se tivermos outros jogadores".
Mas repara:
Isso é uma aposta.
Um salto de fé.
E os saltos de fé não se fazem num clube que depende financeiramente da Champions.
Porque se gastas para dar ao Anselmi os tais médios certos, os centrais certos, os avançados certos…
e o salto não vem? Ficas sem futebol, sem pontos e sem dinheiro. Com jogadores desvalorizados num clube que precisa de vender.
E não há “visão além do presente” que salve isso.
Aliás, diz-se que não está a pedir “perfis bizarros”.
Errado.
Para além do libero com características que terão de ser muitos especificas, o Anselmi não quer extremos puros.
Quer avançados interiores que joguem por dentro, que venham dentro para libertar os alas por fora.
O modelo pede ofensivamente características muito específicas.
E isso torna o mercado mais curto e o risco de falha mais alto.
Isto não é Football Manager.
Não é comprar três jogadores e “pumba”, está feito.
É o risco de construir à volta de um treinador que, com meses de semanas de treino limpas, não mostrou capacidade de adaptar-se sequer ao contexto competitivo português.
A SAD pode tomar a decisão que achar melhor — e como dizes, terá mais dados.
Mas de fora, do lado de quem vê os jogos, analisa padrões e procura sinais… o que se vê é frágil demais para tanta fé.

apocalypto

Tribuna Presidencial
28 Novembro 2006
90,411
98,301
Uma questão.

Caímos outra vez para o quarto lugar e vamos para o mundial de clubes fazer figuras tristes (já com reforços)...é para continuar?

Aliás, bastava as figuras tristes no mundial de clubes. É que não ganhar a este Boavista e ao Nacional, em casa, tinha que dar despedimento imediato! Mas na hora.

• Love

Ruben1893

Neste clube,é impossível pensar que não é possível
24 Julho 2019
88,850
214,544
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
Uma questão.

Caímos outra vez para o quarto lugar e vamos para o mundial de clubes fazer figuras tristes (já com reforços)...é para continuar?

Aliás, bastava as figuras tristes no mundial de clubes. É que não ganhar a este Boavista e ao Nacional em casa tinha que dar despedimento imediato!
E se ganhar os 2 jogos e chegar ao Mundial de clubes e se fizer uma figura aceitável(presumo que seria chegar aos oitavos?)

• Haha

vitorsmirand

Lugar Anual
23 Maio 2019
3,027
4,292
Uma questão.

Aliás, bastava as figuras tristes no mundial de clubes. É que não ganhar a este Boavista e ao Nacional, em casa, tinha que dar despedimento imediato! Mas na hora.
Acho que o Mundial vai ser definidor, temos a obrigação de vencer o grupo. Até pela visibilidade da prova e pelos nossos pergaminhos o Presidente poderá ver as coisas de outra forma caso corra mal.

maliano

Tribuna
27 Fevereiro 2022
4,595
10,390
Conquistas
3
Uma questão.

Eu já me mentalizei que a decisão está tomada, siga