#Futebol Martín Anselmi - Treinador

Martín Anselmi

Martín Anselmi

5.01

Estatísticas da Época - 2024/25

Dados completos de 2024/25

5.01 Performance da Época

PDuarte

Tribuna Presidencial
16 Maio 2017
11,331
8,520
O meu mal com o XotaXota são:
1) cavalo de Tróia... O que ele fez no sporting, o que o impede de fazer cá?
2) performance europeia na Champions
3) invenções em jogos grandes e o seu ego

Que desenvolve bem os jogadores? Inegável. Matic é o primeiro nome que me vem á cabeça.

Que sabe o que fazer defensivamente? Inegável.

Que tem a mão dura no balneário e precisamos de disciplina neles? Inegável

Reticências quando aos putos... O Mora por exemplo, que papel ele vê? Tenho ideia que ele gosta de jogadores físicos e com estampa...

Compras e investimentos megalómanos...

jorgebest

Tribuna Presidencial
2 Junho 2020
5,162
5,624
Pronto, ao menos explicaste o que te agrada de forma específica, há muita coisa que não faz sentido absolutamente nenhum na minha óptica, como por exemplo o jogo posicional da equipa, que jogo posicional é esse?

O FC Porto não tem um jogo posicional, a não ser que estejas a falar numa mera tentativa de jogo posicional quando a bola começa a rolar a partir de um pontapé de baliza, de outra forma qualquer o FC Porto só tem uma forma de jogar com Martin Anselmi que é em ataques rápidos.

Outra coisa é falares no jogo interior do FC Porto, como é que podes falar num jogo interior do FC Porto quando estamos constantemente em inferioridade numérica no meio campo em que os dois avançados interiores de apoio ao avançado não sabem se devem recuar ou fazer uma pressão alta, o tal líbero que faz aquele papel de 2+1 que ninguém usa no mundo do futebol numa defesa a 3 e por alguma razão em que o vês a juntar-se a um meio campo quando avançamos um pouquinho que seja, mas depois quando o FC Porto perde a bola é um deus Maria de correrias para trás, deixando um buraco enorme naquela zona central da defesa.

Ou seja, uma anarquia total o atual FC Porto de MA, e isto é as coisas que ele pode e devia controlar independentemente dos jogadores que tem.

O meu problema com MA não é nem nunca foi a tática dos 3 centrais, porque mesmo que preferisse uma tática em 4x3x3, isso não deixa de ser uma preferência pessoal. Não sou burro ao ponto de deixar de entender que é possível ganhar com praticamente qualquer tática no mundo do futebol hoje em dia.

Não se pode é ganhar com muitas das variantes que ele usa nessa mesma tática, isso não. E muito menos se pode ganhar num contexto tugão, numa equipa como o FC Porto, sem um jogo posicional que esta equipa não tem, de todo.
Notava-se bem o "positional play" até ao jogo do Benfica, não faço ideia porquê que a equipa mudou assim tanto. Esse é o meu medo com o Anselmi, que abandone as suas ideias pela pressão de que tem sido alvo.

Relativamente ao meio campo isso hoje em dia vê-se muito. As equipas de Guardiola post Barça muitas vezes usavam só 1 ou 2 médios sendo um deles lateral invertido. O resto dos médios interiores eram como avançados.. eram esses atacantes que defendiam primeiro mas depois atrás tinham defesas muito fortes nos duelos e na velocidade..

PDuarte

Tribuna Presidencial
16 Maio 2017
11,331
8,520
Percebo-te bem, para mim também, mas o futebol bonito pode ser um contra-ataque letal, um pressing sufocante, uma recuperação alta seguida de golo em três toques, como também pode ser aquela posse organizada que tínhamos com o Vitor Pereira quando queria congelar o resultado.
Mas o mais importante de tudo nem é o estilo — é perceber o que funciona com o grupo de trabalho que tens.
E nisso, está o verdadeiro mérito de um treinador.

O verdadeiro treinador não é o que tem uma ideia bonita — é o que tem uma ideia que encaixa na realidade que tem à frente.
Foi isso que o Tony Pulis fez no Stoke: olhou para os jogadores que tinha, para o contexto da Premier League naquela altura, e decidiu jogar à sua maneira. Direto, físico, letal nas bolas paradas.
E resultava.
Aquilo não era só “futebol inglês”. Era identidade. Era adaptação. Era inteligência.

O Mourinho sabia que o Real Madrid tinha gente para matar em velocidade. E construiu um monstro de transição.
O Klopp montou uma máquina que pressionava até o adversário rebentar.
E até o Guardiola, que muitos acham preso à posse, hoje ajusta o jogo do City ao Haaland, aceitando ataques rápidos e menos controlo.

É por isso que dizer “este joga bem” e “aquele joga feio” é redutor.
Porque jogar bem é jogar certo.
Certo para os jogadores. Certo para o momento. Certo para o adversário.
E acima de tudo, certo para ganhar.

No fim do dia, não interessa se é com 70% de posse ou com duas transições em 90 minutos.
Se é fiel à tua ideia, ao teu grupo e aos princípios de competir — então é bom futebol.
Completamente de acordo. A característica essencial de um treinador para mim é pragmatismo, e creio que vamos de acordo com isso. Mencionas a posse controlada do VP, uma pessoa até já nem se lembra nos últimos anos de ver a equipa a fechar um jogo com bola e tranquilidade.

• Like
Reações: bad_person

Ivo23

Arquibancada
19 Maio 2017
273
300
JJ? 😂 😂 😂
Mas vocês acham que JJ dava aqui, sem benesses que tinha nos verdes e orcs!
O JJ nunca fazia nada de jeito no FCP, e ainda pior com este polvo, tenham juízo e dois na testa!
Bom, mas nunca o suficiente para o nosso FCP!
Isso é fazer a mesma coisa que os vermelhos fazem connosco qndo dizem que o Mourinho sem o apito dourado n ganhava nada Aqui, tem que se reconhecer que ele mete as equipas a jogar... Tem erros claro como todos têm...

• Like
Reações: SD_1995

Clubman

Tribuna Presidencial
24 Julho 2020
6,673
7,085
Eu n disse jovens até pq ele nunca teve num clube q apostasse na formação... Mas fez evoluir imensos jogadores desde q foram treinados por ele, porque evoluir jogadores não é só os jovens.
Vou dart 1 exemplo que é mto próximo de mim porque vivo na Amadora e conheço-o pessoalmente, o Jorge Andrade que depois se transferiu pra nós disse que o Jesus todos os treinadores que teve ele era o melhor em termos tácticos, que levava tudo ao detalhe... e que o mal dele era o feitio pq havia mto jogador que n aceitavam q ele gritasse c eles...
Dito isto, acho q seria uma boa solução pra nós neste momento, mas n acredito q venha...
Não achas isso uma coisa natural? evoluir jogadores onde se tem sucesso é uma coisa que acontece naturalmente, ele no Fener não evoluiu nada né, ou na segunda passagem pelos fdps
É verdade que não falaste em jovens, um gajo é que quando se fala em evoluir jogadores olha sempre para isso.

Eu nunca vi o jotajota pegar num Hulk em estado brutamontes e transforma-lo num jogador de futebol como o Jesualdo fez, isto sim é evoluir. A meu ver.

Mas nem discuto mais este gajo, além de provar ser um fdp contra nós ja por varias vezes, ganha muito mais do que é sequer suportável. Longe, e ainda bem.

• Like
Reações: arichard e Ivo23

arichard

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2016
9,207
10,020
Eu não gosto nem deixo de gostar deste gajo. Não vi o suficiente no Porto que me permita fazer uma avaliação justa e honesta do seu trabalho. Muito menos que justifique trocá-lo por qualquer um dos fracassados mencionados acima só porque são "portugueses e experientes"
O JJ ao que parece já está quase certo na CBF e o Ancelotti vai para as Arabias ganhar 50M€ por época ...
Portanto virr agulhas no Luis Castro ... :oops:

Última edição:

Ivo23

Arquibancada
19 Maio 2017
273
300
Não achas isso uma coisa natural? evoluir jogadores onde se tem sucesso é uma coisa que acontece naturalmente, ele no Fener não evoluiu nada né, ou na segunda passagem pelos fdps
É verdade que não falaste em jovens, um gajo é que quando se fala em evoluir jogadores olha sempre para isso.

Eu nunca vi o jotajota pegar num Hulk em estado brutamontes e transforma-lo num jogador de futebol como o Jesualdo fez, isto sim é evoluir. A meu ver.

Mas nem discuto mais este gajo, além de provar ser um fdp contra nós ja por varias vezes, ganha muito mais do que é sequer suportável. Longe, e ainda bem.
O JJ fez imensos bons trabalhos, E. Amadora,Guimarães, Leiria, Belém, Braga e nesses clubes fez evoluir imensos jogadores, e essa de ser fdp contra nós nem discuto pq tava a defender o clube onde tava, assim como nos queremos 1 que defenda o nosso.

Nisso de ganhar mto, há sempre o programa regressar n te esqueças...
Mas pronto ele n vem por isso q venha 1 que nos faça felizes que é o que interessa... Até pode ser o Tulipa 😜

Clubman

Tribuna Presidencial
24 Julho 2020
6,673
7,085
O JJ fez imensos bons trabalhos, E. Amadora,Guimarães, Leiria, Belém, Braga e nesses clubes fez evoluir imensos jogadores, e essa de ser fdp contra nós nem discuto pq tava a defender o clube onde tava, assim como nos queremos 1 que defenda o nosso.

Nisso de ganhar mto, há sempre o programa regressar n te esqueças...
Mas pronto ele n vem por isso q venha 1 que nos faça felizes que é o que interessa... Até pode ser o Tulipa 😜
Isso ja nao existe amigo, ou existe muito limitado, e mesmo que existisse, era preciso um malabarismo do caralho para transformar 10 milhões limpos em algo viável

• Like
Reações: Ivo23

bad_person

Bancada central
30 Junho 2020
2,436
4,601
Conquistas
3
Portugal
  • Pinto da Costa
  • Reinaldo Teles
Um gajo aqui só pode falar nas ideias, porque a implementação das mesmas depende de muitos factores dos quais não estamos habilitados para falar, seja por formação ou por simplesmente não estarmos por dentro do clube para perceber como está o ambiente, dinâmicas de grupo, etc.

O Guardiola é mau pela época que está a fazer? o JJ que já não serve para os Aladinos é fraco? o Amorim afinal é péssimo? Não.. simplesmente às vezes não chega ser bom treinador. Não digo que o Anselmi seja treinador de topo, só que há que dar o benefício da dúvida, não a ele mas a quem gere o clube e está lá no Olival todos os dias...

Mas como disse, é mais difícil fazer uma equipa jogar como o Anselmi idealiza do que como o treinador tuga geralmente organiza as equipas, que é jogar mais no erro do adversário, na expectativa. Mas o primeiro tem muito mais potencial, sobretudo para uma equipa grande que se quer dominante. Precisa é de executantes capazes de controlar uma bola..
É sempre curioso quando se tenta defender maus resultados com base na “dificuldade de implementação” da ideia. A questão aqui não é se a ideia é ambiciosa, complexa ou até bonita — é que ela simplesmente não resulta no campo, não funciona.
E se não se vê em jogo, se não está a ser assimilada, se não produz resultados, então não há desculpa teórica que tape isso.

Tu dizes bem que não estamos por dentro do clube. É verdade.
Não vemos os treinos, nem sabemos quem está com quem no balneário, nem as dinâmicas internas.
Mas o que vemos todas as semanas é uma equipa sem identidade, sem rotinas visíveis, sem qualquer consistência de jogo — e que repete os mesmos erros de forma crónica.
E isso, desculpa, não é culpa do contexto. É culpa de quem está a liderar.

O Guardiola pode estar a ter uma época menos forte, mas a identidade da sua equipa está lá.
Sabe-se o que querem fazer, como atacam, como pressionam, como se ajustam.
O Jorge Jesus, nos bons e maus momentos, sempre teve uma coisa: padrão, base, modelo, ideias. Sistema de jogo.

O que se vê com o Anselmi é o contrário.
É uma ideia, que parece mal executada e portanto mal treinada, e pior ainda — mal adaptada ao grupo que tem e a realidade competitiva.
Quando dizes que para jogar o que ele quer é preciso ter 11 jogadores de topo, a conclusão é clara: então a ideia não serve para este contexto. E se não serve, tem de ser ajustada.
Ou ele não consegue.
Ou ele não quer.
E nenhuma das duas serve para o FC Porto.

Depois há o argumento repetido do “jogar como se joga em Portugal é mais difícil”.
Difícil?
O que é difícil é meter uma equipa a competir a sério com jogadores limitados, pouco criativos, a jogar de 3 em 3 dias, e ainda assim apresentar uma organização clara e resultados. É que vamos ter de fazer isso para a próxima época. The bell is ringing. Reality check.
Em Itália, em Inglaterra, até em Portugal, há treinadores todos os anos que pegam em plantéis modestos e metem as equipas a competir.
Com modelos simples, eficazes, ajustados aos seus jogadores.

Portanto, não. Isto não é um ataque à ideia de Anselmi.
É uma constatação fria, objetiva: ao fim de meses, com semanas limpas para treinar, com um plantel superior à maioria da liga, não se vê uma evolução real. Nem uma.
Não há melhoria estrutural.
Não há padrão.
Não há consistência tática.
Olha nem a gestão emocional melhorou.

O benefício da dúvida é para quem está a crescer, infelizmente, o Anselmi está a regredir.