#Futebol Martín Anselmi - Treinador

Martín Anselmi

Martín Anselmi

5.02

Estatísticas da Época - 2024/25

Dados completos de 2024/25

5.02 Performance da Época

Fernando Resende

Tribuna Presidencial
11 Abril 2012
20,094
22,026
Vale o que vale, mas a Roma também parecia não ter plantel em condições, mas em 2025 são a equipa com mais pontos ganhos nas top 5 da europa

ou seja, claro que o plantel conta muito, mas o que um treinador faz com os jogadores que tem à disposição, também tem um peso enorme
Na verdade acho que o plantel da Roma não é mada mau. Agora é que está a jogar mais próximo do nível que tem e isso acontece porque o treinador anterior era péssimo (já o era antes de chegar à Roma).
Claro que a forma como o Ranieri entra e começa a ganhar ajuda a aunentar a confiança e isso eleva os patamares da equipa ainda mais. Depois, a qualidade dos jogadores (e tem muitos com bastante qualidade) aparece também e faz o resto.
Mas se olhamos para o plantel deles percebemos que tem ali bastante qualidade (e é um plantel caro).

Zack Brian

Bancada central
19 Março 2024
1,193
1,779
Yahhh eu ao MA só lhe dava tolerância ate ao Mundial de Clubes (ja com uns 4 ou 5 novos jogadores). Se não presta_se serviço (praticar bom futebol e passar a fase de grupos) então tem de ser demitido....

• Love
Reações: Álvaro Valente

Ruben1893

Neste clube,é impossível pensar que não é possível
24 Julho 2019
85,493
203,692
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
Supostamente, a continuidade está assegurada. Por isso perguntei o que deveria acontecer no cenário que coloquei.
Vai ficar

Eu não sei bem a importância que o Mundial vai ter
Quando ouço o Boto lá no zucão a dizer que ouve malta da Europa a falar do Mundial como pré época até fico com medo do que vamos para lá fazer lol

• Haha
Reações: Dias_21

Zack Brian

Bancada central
19 Março 2024
1,193
1,779
Za
Na verdade acho que o plantel da Roma não é mada mau. Agora é que está a jogar mais próximo do nível que tem e isso acontece porque o treinador anterior era péssimo (já o era antes de chegar à Roma).
Claro que a forma como o Ranieri entra e começa a ganhar ajuda a aunentar a confiança e isso eleva os patamares da equipa ainda mais. Depois, a qualidade dos jogadores (e tem muitos com bastante qualidade) aparece também e faz o resto.
Mas se olhamos para o plantel deles percebemos que tem ali bastante qualidade (e é um plantel caro).
Mas mesmo assim o Ranieri não deixa de ter mérito é só rapar qie começaram com o Daniele De Rossi depois Juric.. E. O mesmp plantel um bom treinador faz sempre a diferença...

Bleu

Bancada central
12 Agosto 2020
1,127
1,038
Não podemos esquecer que, supostamente, já iremos ter contratações para o modelo deste treinador. Espero que haja a consciência de que as contratações têm que servir para outro treinador caso este falhe. Senão está o caldo entornado e lá se vai a recuperação financeira.
Não me parece realista haver contratações para as próximas semanas e preparadas para jogar o jogo com o Palmeiras... faltam 6 semanas. A esta hora já haveria rumores desses jogadores, não?

• Like
Reações: blue_Dragon

jorgebest

Tribuna Presidencial
2 Junho 2020
5,191
5,651
Vai ficar

Eu não sei bem a importância que o Mundial vai ter
Quando ouço o Boto lá no zucão a dizer que ouve malta da Europa a falar do Mundial como pré época até fico com medo do que vamos para lá fazer lol
Fezada que vamos ser campeões do mundo e o Mora vai brilhar a fazer um contrato milionário com a Nike..

Tails

Tribuna Presidencial
6 Janeiro 2013
9,387
14,736
Acho que o Mundial vai ser definidor, temos a obrigação de vencer o grupo. Até pela visibilidade da prova e pelos nossos pergaminhos o Presidente poderá ver as coisas de outra forma caso corra mal.
Eu não sei que equipa o Palmeiras tem actualmente, se ainda tiver pelo menos meia dúzia de bons jogadores, se não formos ao mundial já com duas ou três contratações top realizadas, nem sei se somos favoritos contra o Palmeiras..

Passar o grupo é uma coisa, inegável, ganhar, depende das dúvidas que coloquei.

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,657
6,012
Conquistas
1
  • Junho/18
Uma questão.

Caímos outra vez para o quarto lugar e vamos para o mundial de clubes fazer figuras tristes (já com reforços)...é para continuar?

Aliás, bastava as figuras tristes no mundial de clubes. É que não ganhar a este Boavista e ao Nacional, em casa, tinha que dar despedimento imediato! Mas na hora.
Se o Anselmi não sair logo após o último jogo do campeonato é nosso treinador na próxima época, porque na prática a nossa pré época é o mundial de clubes, a fase de grupos acaba no final de Junho, se passarmos entra em Julho e se tivermos que jogar pré eliminatórias da liga europa será no final desse mês.

E eu estou curioso para perceber que tipo de reforços teremos para essa competição, mesmo que entre alguém duvido que tenha grande impacto imediato, a janela de mercado é de 1 a 10 de Junho e o 1º jogo é a 15 de Junho, talvez consigamos antecipar algumas contratações que normalmente fazemos em Julho/Agosto mas dificilmente conseguirão ser decisivos nesses jogos.

bad_person

Bancada central
30 Junho 2020
2,446
4,650
Conquistas
3
Portugal
  • Pinto da Costa
  • Reinaldo Teles
Pode (ou não) explicar.

O Sporting do Ruben Amorim parecia uma máquina alteamente oleada certo? Forte em todos os momentos de jogo certo? Inclusivamente competitivo com equipas da liga inglesa (City, Arsenal, etc)?

Ao veres o United que sensação ficas? Não te parece que por vezes é 1 caos tactico? Que defendem super mal (ainda ontem sofreram 4 golos do Burnsley)

É o mesmo treinador, mesmo modelo só que no 1º caso teve tempo e pode escolher os jogadores com perfil para o seu modelo. No outro entrou a meio e só conseguiu comprar um gajo.

Só que ha coisas que até ele tem explicado - O Casemiro é um optimo jogador mas não consegue fazer pressão a todo terreno. Para jogar o Casemiro tem que mudar a pressão (pressionar mais com laterais) e isso coloca toda uma serie de novos desafios e inconsistencias do modelo. Depois, por a equipa não conseguir pressionar e alto e ser dominadora como era o sporting, tem que jogar com laterais e não extremos.. ao jogar com laterais perde magia ofensiva. Depois tem defesas que não são bons a jogar com espaço na defesa, tem que baixar a linha dificultando ainda mais a pressão. O Hojlund não consegue atacar a profundidade como o Gyokeres, os adversários conseguem pressionar mais alto com menos risco, etc ,etc.

No jogo do Porto há varios momentos assim - O samu falha uma tabela de 1metro com o Mora, contra ataque apanha a equipa descompensada. O PP perde uma bola estúpida, equipa é apanhada em contrapé. o Zé pedro não consegue fazer 1 passe médio/longo, só conseguimos mudar o flanco pelo Marcano. O Fábio não tem capacidade defensiva e "esquece-se" de 1 jogador, sofremos golo como o primeiro com o Moreirense. O Eustaquio vai pressionar a queima mas não tem capacidade de choque/recuperação, é facil batido no 1vs1 e la estamos novamente a correr para tras.

Risco há sempre - se arranjares um treinador que seja certo o AVB certamente o contrataria.
Começo a estar um pouco farto das comparações com o Amorim, é sempre a mesma moeda de 5 cêntimos para girar a manivela.

Dizer que é “o mesmo treinador e o mesmo modelo” não chega para validar uma comparação direta. O Ruben Amorim num clube português não tem nada a ver com o Ruben Amorim num colosso europeu sem rumo claro desde a saída do Ferguson como o Manchester United, num campeonato ultra competitivo.

Tal como o Anselmi do Cruz Azul não é mesmo no FC Porto.

Dizer que no FC Porto o problema são os erros individuais também é uma meia-verdade.
Claro que há erros. E vão sempre existir.
O problema é quando esses erros são sistemáticos, repetem-se nos mesmos setores, da mesma forma, em jogos diferentes e com jogadores diferentes.

Ou seja:
O PP perde bolas, sim — mas porquê que ele está sempre isolado em zonas de risco? Falha alguma coisa nesse momento? Existe possiblidade de ter mais apoios que o ajudem tendo em conta que é um jogador que sempre teve dificuldades em decidir?
O Eustáquio pressiona à queima e é batido — mas onde estão as coberturas? Não existe outro jogador que consiga desempenhar melhor o papel? Ou não poderá o modelo alterar o que pede na posição de líbero?
Os centrais não fazem um passe vertical — mas porquê que eles são obrigados a serem os primeiros construtores com 3 adversários por perto?

Erro individual acontece. Mas no FC Porto de Anselmi, o erro individual acontece várias vezes no mesmo lugar, da mesma forma — e sem correção.
E quando isso acontece, a culpa já não é só do jogador. É do treinador que mantém o sistema exposto.

Um modelo pode funcionar em Portugal e não resultar noutros contextos.
Mas estás a usá-la ao contrário.
É que ele não está a conseguir funcionar... aqui.
No entanto o modelo é um ponto de partida, pode ser alterado para se adaptar ao que enfrenta, pelo menos no United vemos essa adaptação como mencionas, aqui, não a conseguimos ver dentro de campo.
O que vemos
Não resulta em organização ofensiva
Não resulta em construção limpa contra blocos baixos
Não resulta em pressão coordenada
Não resulta em transição defensiva

O risco do treinador certo
Sim, risco há sempre.
Mas também há sinais.
E o que se exige ao fim de três meses é que um treinador já tenha mostrado algo.

O Anselmi não herdou um plantel ideal. Mas teve semanas limpas para treinar e ainda assim… a equipa piorou.
Com o tempo, não se tornou mais sólida. Tornou-se mais vulnerável, mais repetitiva, mais presa ao erro.

Portanto, sim: o risco de mudar existe.
Mas o risco de continuar sem ver evolução, sem ver comportamento coletivo… é maior.
Porque no FC Porto, o modelo pode não ser perfeito — mas tem de competir. Tem de responder. E tem de mostrar mais do que frases de fé.
E manter o treinador apenas por “não haver certezas” é o mesmo que guiar às cegas numa estrada que já te deu sinal de curva perigosa.

Aqui não se trata de encontrar o próximo Guardiola.

Última edição: