Memórias de jogos europeus

jga82

Superior
28 Março 2019
44
16
Todas as vitórias foram importantes para a grandeza do FCP, Em primeiro ligar; temos que ganhar mais campeonatos e não deixar que outros ganhem e depois disso, ultrapassado o rival ter mais sócios e cativar mais adeptos. Depois será conquistas europeias e estamos na rota do sucesso.
 

jcmp17

Não há derrotas quando é firme o passo
8 Julho 2018
33,351
44,941
Conquistas
7
  • Setembro/21
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
  • Campeão Nacional 19/20
Até ao dia de hoje só assisti ao vivo a 2 jogos europeus e ambos acabaram em vitórias do nosso FC Porto
O primeiro foi o FC Porto 3-1 Leipzig onde aquilo que mais me impressionou foi ouvir os alemães a cantar no início do jogo Allez Porto lá da bancada deles
Ganhamos com a confirmação da vitória a ser feita pelo grande Maxi
Depois nessa mesma época estive no FC Porto 5-2 Mónaco onde o Felipe se pegou com o Ghezzal no início do jogo e foram ambos expulsos e acabamos a jogar 10 contra 10
Desse jogo lembro me perfeitamente do golo do Falcao aplaudido em uníssono por todo o estádio
Se não estou em erro o Tiquinho marcou nesse jogo o seu primeiro golo em jogos europeus

Belas memórias mas só espero poder voltar ao estádio mal seja possível para viver de novo estas emoções incríveis das noites de Champions que são as melhores que se pode assistir no nosso Dragão. Ouvir o hino deixa uma pessoa com pele de galinha

Acima de tudo tenha a certeza que isto não fica por aqui e ainda terei muita noite de Champions para assistir no estádio e só espero que todas elas acabem da mesma forma que acabaram as últimas em que lá estive

Força Porto
 

jga82

Superior
28 Março 2019
44
16
Este jogo Porto-M United; vi ao vivo, achei um grande jogo do FCP todos estavam à espera do Gomes e apareceu o Duda, esta equipa tinha disto. Graças ao nosso Zé do Boné, gostava defrontar equipas inglesas e saía sem bem. Recordo que a UEFA tinha decretado que seria o Saint-Etienne porque tinham acontecido distúrbios por parte da claque do Manchester no jogo da 1ª mão em França mas o Saint-Etienne não aceitou e jogou a 2ª mão ficando pelo caminho.
Na 1ª eliminatória o FCP tinha ganho 1-0 e 2-2 ao FC Koln (difícil) e nos quartos-final calhou o mais difícil adversário Anderlecht (foi o vencedor) mesmo assim estava 0-0 ao intervalo e o jogo não reatado por causa da chuva e foi adiado para o dia seguinte ( coisa rara de acontecer) e o FCP ganhou 1-0 e depois perdeu 3-0 mas o Anderlecht tinha um poderio físico e muita velocidade (das melhores equipas que vi jogar) ainda a maioria não tinha e recheada de internacionais belgas quando o futebol belga era dos melhores.
Depois disto aconteceu 84/85 Barcelona 0-2 e 3-1 faltavam 12 minutos do fim Archibald marcou o golo e nada tinha feito durante o jogo. Barcelona nesta eliminatória foi beneficiado em casa mas o jogo nas Antas foi grande jogo por parte do FCP. Todos no estádio acreditavam que iriamos passar e não previa o que aconteceu. Foi um banho de futebol e o Barcelona acabou por ir á final.
Com Milan foi memorável 0-0 e 1-0, anos antes tinha sido O Real Madrid 2-1 e 0-1.
Grandes Jogos e Grandes Vitória, O FCP é o orgulho do Norte e não só...
 
Última edição:

frederico.cl

Bancada central
24 Maio 2013
1,879
2,245
Conquistas
8
  • Pinto da Costa
  • Sérgio Conceição
  • Jorge Costa
  • João Pinto
Provavelmente os dois melhores jogos europeus que presenciei, ou que mais me marcaram pela positiva.

2002/2003 Porto - Lazio (Taça Uefa) 4 - 1
2003/2004 Porto - Man. Utd (Liga dos Campeões) 2 - 1

Fácil.

Pela negativa, também tenho dois baldes de água fria.

2007/2008 Porto - Schalke 04 (Liga dos Campeões) 1 - 1 (1 - 4 gp) - Neuer em modo deus.
2008/2009 Porto - Man. Utd (Liga dos Campeões) 0 - 1 míssil do Ronaldo

Em ambos os jogos só precisávamos de marcar uma batatinha e estivemos sempre perto disso.
 

Y_Chippo

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2012
5,939
7,439
Conquistas
6
  • Lucho González
  • Bobby Robson
  • Paulinho Santos
  • Jardel
O jogo europeu que mais me marcou foi o FCP - Milan em 1993 (1994?), por ter sido o meu primeiro grande jogo e pelo contexto também. Se ganhássemos iamos às meias a uma mao apenas, em casa contra o Mónaco. Outro resultado, e jogaríamos em Camp Nou. Ficou 0-0 e aconteceu o que todos sabemos.

Mas nunca mais me esqueço das Antas nessa noite. Nao cabia nem mais um alfinete, vi o jogo inteiro de pé na saudosa arquibancada porque - obviamente - era impossível sentares-te. Ambiente único e que deixa saudades.

De resto, estou como o @frederico.cl : Lazio em 02/03 e Utd em 03/04.
 
Última edição:
  • Like
Reações: MiguelDeco

Vieira_Amares

#AVB2024
16 Março 2012
21,606
63,966
Conquistas
8
  • Dezembro/20
  • Alfredo Quintana
  • Rui Filipe
  • Reinaldo Teles
Jogo europeu?

Peço desculpa à final de Sevilla, mas o jogo de Manchester marcou para mim a história do Séc XXI do futebol português.

Foi também o dia mais difícil da minha vida, em que adolescente, tive as primeiras arritmias e em que não comi nadinha o dia inteiro.

O jogo foi qualquer coisa, um domínio avassalador do Porto, golo do Scholes e eu em paragem cardíaca, golo do Scholes again e eu morri, anulado falta sobre o Pedro Emanuel e eu mal, tremia por todo o lado como um ressacado, quem estava comigo estava assustado, falhas incríveis do Ricardo Carvalho e do Carlos Alberto e a descrença começa a atingir...
Falta sobre o Jankauskas, vejo o Ricardo Fernandes perto da bola e encho-me de esperança ( batia livres como poucos ), infelizmente não me lembro de mais nada, porque fiquei em choque e só me lembro do Costinha a correr com o Maniche, e eu não conseguia gritar...
O resto do jogo foi a chorar, não sei porquê, e quando acabou gritei até me saltar as amígdalas...
No dia a seguir nem fui à escola porque tive a maior dor de garganta da minha vida.

A partir desse dia, fiquei vacinado para tudo, e nunca perco o controlo quando estou a ver Porto.
Passei muito mal.
 

Sakamoto

Tribuna Presidencial
25 Maio 2017
18,639
18,290
Conquistas
5
  • Bobby Robson
  • Março/20
  • José Mourinho
  • Jardel
Ao vivo, o 4-1 à Lazio.

De todos, fico na dúvida entre a final de Sevilha e o Costinha em Manchester. A final da LC claro, mas como foi um jogo mais calmo foi mais emotivo no fim do que propriamente durante o jogo.
 
  • Like
Reações: Moreira

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,590
25,424
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Marrocos não fica na europa pois não?

É que o jogo internacional que mais me marcou foi este, em Marrocos,


Fiquei na história da minha freguesia como o rapaz que mais cedo foi para uma paragem de autocarro em dia de escola. Deviam ser para aí umas 6 da manhã :) E esperar por esses mouros e respetivos melões...
 
  • Like
Reações: Dagerman e aaveloso

psychopiu

Bancada lateral
30 Julho 2018
570
68
47
Jogo europeu?

Peço desculpa à final de Sevilla, mas o jogo de Manchester marcou para mim a história do Séc XXI do futebol português.

Foi também o dia mais difícil da minha vida, em que adolescente, tive as primeiras arritmias e em que não comi nadinha o dia inteiro.

O jogo foi qualquer coisa, um domínio avassalador do Porto, golo do Scholes e eu em paragem cardíaca, golo do Scholes again e eu morri, anulado falta sobre o Pedro Emanuel e eu mal, tremia por todo o lado como um ressacado, quem estava comigo estava assustado, falhas incríveis do Ricardo Carvalho e do Carlos Alberto e a descrença começa a atingir...
Falta sobre o Jankauskas, vejo o Ricardo Fernandes perto da bola e encho-me de esperança ( batia livres como poucos ), infelizmente não me lembro de mais nada, porque fiquei em choque e só me lembro do Costinha a correr com o Maniche, e eu não conseguia gritar...
O resto do jogo foi a chorar, não sei porquê, e quando acabou gritei até me saltar as amígdalas...
No dia a seguir nem fui à escola porque tive a maior dor de garganta da minha vida.

A partir desse dia, fiquei vacinado para tudo, e nunca perco o controlo quando estou a ver Porto.
Passei muito mal.
Nesse dia fumei o meu último cigarro.
Acabei o jogo a gritar a tremer como um doido.
Não dormi a noite toda, de tão agitado que estava.
No dia a seguir, pensei:
Ou passas a beber menos e deixas de fumar ou arriscas-te a não ver o Porto campeão europeu.
E assim foi, desde dia 10 de Março de 2004 que não fumo.
E a primeira gota de álcool que bebi foi a 26 de Maio desse mesmo ano.


Durante dois meses a minha vida foi um tédio, ah ah.
 

cubilhas

Superior
15 Outubro 2015
10
19
Vários jogos europeus que me deixaram muitas memórias.
Mas, de todos, um Porto - Ac Milan, salvo erro, em1977.
O meu primeiro jogo europeu, e logo contra o Milan.
Segunda parte, 0-0, e vejo um golo do Gomes.
Festejei como um louco. Até que dou por mim, o meu Pai a dar-me sapatadas, para acordar.
O golo foi anulado. Sentei-me. Não quis ver mais.

De lembrar, que na 2ªmão, ganhamos em Milão, 1-0, com um golo do Duda(?), quase do meio campo.
 

Edgar Siska

Não há derrotas, quando é firme o passo
9 Julho 2016
62,986
104,597
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Não é super-marcante pela vitória em si mas foi um jogo engraçado porque cheguei a casa para lá da meia noite e meia.
Porto vs Werder Bremen nas Antas, eu puto, estava frio, levei uma camisola de malha e o cachecol do Porto com o meu pai e uns amigos.
A luz falhou....nos a dominarmos totalmente...1-0, 2-0, 3-0...no fim descompressão total e sofremos dois golos de rajada.
 

Dragao_man

Tribuna Presidencial
1 Março 2007
9,803
5,097
Conquistas
24
32
Maia
  • Madjer
  • Jardel
  • Deco
  • Hulk

Primeira vitória em Inglaterra! Quebrada a maldição! Embora em campo neutro mas conseguida na condição de visitante! Ainda por cima obtida com um golaço digno de prémio Puskas!
 
Última edição:
  • Like
Reações: mega_dragon