Moncho López - Treinador

Dragon Warrior

Arquibancada
30 Maio 2016
454
11
Eu também gosto muito do Moncho, mas tudo na vida tem o seu princípio e fim e se este for o seu último ano cá, então que saia em grande como campeão.

Moncho é fantástico mas não é perfeito e este ano não tem estado tão bem na minha opinião.

No entanto acredito que não irá embora, mas se for gostava de ver o Sá a treinar a nossa equipa.
 

lucho

Tribuna Presidencial
11 Abril 2008
13,588
3,326
Vila do Conde, 1974
Sangue Azul disse:
Mas não fiques surpreendido se este for o seu último ano no nosso clube
Há quem queira que ele se vá embora
Mais não posso dizer por agora
Pombal deve saber o que estou a dizer
__

Moncho tem contrato até 2020.
E ainda bem. E só é pena que não tenha até 2050.
Não tenho mais nada a dizer. Nem é altura para isso.
 

Morais

Tribuna Presidencial
4 Maio 2017
16,997
2,960
Conquistas
2
57
Porto
  • Artur Jorge
  • Cubillas
Que fique bem claro que de basquetebol sei muito pouco não consigo manter/debater/rebater sobre esse jogo que até particularmente nem sou apreciador,mas nosso clube tem e muito bem essa modalidade,gostaria também que houvesse a versão feminina contudo acho que o Moncho Lopez é um grande treinador e penso que seu trabalho fala por si,além de me parecer um Dragão dos quatro costados.
 

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
21,521
4
http://www.fcporto.pt/pt/Pages/fc-porto.aspx

MONCHO LÓPEZ É O TREINADOR DO MÊS DE ABRIL

Técnico do FC Porto novamente distinguido pela Associação Nacional de Treinadores de Basquetebol

Moncho López é o vencedor do prémio de Treinador do Mês de abril atribuído pela Associação Nacional de Treinadores de Basquetebol, repetindo assim a distinção referente ao mês de janeiro. Em abril, o técnico galego conduziu o FC Porto a cinco vitórias e apenas uma derrota em seis jogos.

Os campeões nacionais venceram o Galitos Barreiro (82-58 e 83-61), a Oliveirense (84-74), o Illiabum (88-44) e o Vitória de Guimarães (101-96). A única derrota do mês aconteceu em Lisboa, frente ao Benfica (87-70), mas não impediu os campeões nacionais de vencer a fase regular da Liga Portuguesa de Basquetebol.
 

apocalypto

Tribuna Presidencial
28 Novembro 2006
82,709
74,144
39
Sangue Azul disse:
Oxalá tenha a mesma consideração dentro de toda a estrutura do basquetebol do nosso clube...
?

É "só" o melhor treinador que temos no clube. Tivessem todos a sua qualidade em todas as modalidades e estaríamos bem melhor.

Se na estrutura têm dúvidas então este clube está podre de todo.
 

Celta7

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
5,698
1,057
O Moncho é a estrutura do Basket. Ou alguém duvida que todas as decisões são tomadas por ele?

É ele que escolhe os jogadores, que escolhe a equipa técnica, que definiu a calendarização da época no inicio de Agosto, que mexe os cordelinhos na equipa B, etc... tudo passa por ele.

Todas as outras pessoas da "estrutura" estão lá para trabalhar para ele. E é assim que tem de ser. Esta secção trabalha muito bem, nada a apontar.
 

Sangue Azul

Tribuna Presidencial
24 Agosto 2012
9,236
1,680
Porto
Celta7 disse:
O Moncho é a estrutura do Basket. Ou alguém duvida que todas as decisões são tomadas por ele?

É ele que escolhe os jogadores, que escolhe a equipa técnica, que definiu a calendarização da época no inicio de Agosto, que mexe os cordelinhos na equipa B, etc... tudo passa por ele.

Todas as outras pessoas da "estrutura" estão lá para trabalhar para ele. E é assim que tem de ser. Esta secção trabalha muito bem, nada a apontar.
Não é altura para falar disso mas infelizmente não estejam tão certos
Tornámos a falar no fim da época
 

Philipp

Tribuna Presidencial
25 Janeiro 2015
29,250
3,122
Conquistas
1
  • José Mourinho
O Moncho Lopez sendo o pilar e líder da estrutura da secção de basquetebol certamente que terá alguém acima dele. Falo por exemplo do director para as modalidades e do próprio Presidente do clube.

No andebol o professor José Magalhães também é o pilar e líder da secção mas terá o Adelino Caldeira acima dele.
 

Celta7

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
5,698
1,057
Philipp disse:
O Moncho Lopez sendo o pilar e líder da estrutura da secção de basquetebol certamente que terá alguém acima dele. Falo por exemplo do director para as modalidades e do próprio Presidente do clube.

No andebol o professor José Magalhães também é o pilar e líder da secção mas terá o Adelino Caldeira acima dele.
Não sei como é a orgânica do clube mas nunca ouvi falar de um director para (todas) as modalidades. Tanto quanto sei, o Porto funciona como quase todos os clubes, um ou dois membros da direcção são destacados para cada uma das secções e são esses os directores da respectiva modalidade. São eles também que escolhem o treinador e a quem o Moncho reporta.

A questão é que há pouco mais de 1 ano esse ou esses directores renovaram por 5 anos com o Moncho. Deve ser provavelmente o maior contrato alguma vez dado a um treinador no clube (se calhar até no País, seja em que modalidade for) e na atura até se falou que ele ganhava novas competências na secção. Só por isso é que eu disse que ele era a estrutura.

Entretanto ele já ganhou 1 campeonato logo no 1º ano desse novo contrato e está bem encaminhado para ganhar o 2º. A formação melhorou a olhos vistos, há internacionais em todos os escalões e os objectivos estão a ser cumpridos (até superados). Não vejo razão para qualquer atrito dentro desta secção. Mas se o Sangue Azul  disse o que disse é porque sabe alguma coisa...
 

Philipp

Tribuna Presidencial
25 Janeiro 2015
29,250
3,122
Conquistas
1
  • José Mourinho
Celta7 disse:
Não sei como é a orgânica do clube mas nunca ouvi falar de um director para (todas) as modalidades. Tanto quanto sei, o Porto funciona como quase todos os clubes, um ou dois membros da direcção são destacados para cada uma das secções e são esses os directores da respectiva modalidade. São eles também que escolhem o treinador e a quem o Moncho reporta.

A questão é que há pouco mais de 1 ano esse ou esses directores renovaram por 5 anos com o Moncho. Deve ser provavelmente o maior contrato alguma vez dado a um treinador no clube (se calhar até no País, seja em que modalidade for) e na atura até se falou que ele ganhava novas competências na secção. Só por isso é que eu disse que ele era a estrutura.

Entretanto ele já ganhou 1 campeonato logo no 1º ano desse novo contrato e está bem encaminhado para ganhar o 2º. A formação melhorou a olhos vistos, há internacionais em todos os escalões e os objectivos estão a ser cumpridos (até superados). Não vejo razão para qualquer atrito dentro desta secção. Mas se o Sangue Azul  disse o que disse é porque sabe alguma coisa...
Acho que a antiga gloria do Hoquei em Patins, o Vítor Hugo, é um desses homens. Eu acho que os problemas com o Moncho nada têm que ver com resultados (seria até impossível tendo em conta o contexto) mas sim com o peso das modalidades dentro do clube.

Não nos podemos esquecer que o basquetebol suspendeu as suas actividades no escalão de seniores e provavelmente regressou tão cedo porque o Moncho acreditou no projecto e fez com que ele andasse para a frente. Aliás, não me esqueço que quando se optou pela suspensão houve quem dissesse que havia elementos da SAD que não gostavam dos encargos que as modalidades comportavam para o clube.
 

FCPORTO2016

Bancada lateral
8 Julho 2016
614
339
Ser Porto é o que esta secção faz. A equipa técnica e todo o staff, independentemente da matéria prima que têm, demonstram capacidade de trabalho, qualidade de jogo e resultados (evolução de jogadores, conquista de campeonatos, etc). Para além destes feitos defendem o clube com dignidade sem nunca ultrapassar os limites, total ausência de comportamentos incorrectos visto que os jogos são ganhos em campo com qualidade de jogo, entrega e cooperação seja num treino ou num jogo. Ganhar nem sempre é possível visto que a competição inclui fatores internos e externos que podem contribuir para um resultado negativo para além de que o que cada jogador consegue demonstrar em campo nem sempre corresponde ao seu real valor mas, critério, qualidade e determinação são características fundamentais de um jogador à Porto e que auxiliam a equipa a ganhar com mais facilidade. Esta equipa é um exemplo de trabalho, dedicação, e união em prol de um objetivo. Obrigado F.C.Porto Basquetebol por ainda me manteres ligado a um clube que, aos poucos, vai perdendo toda a sua identidade.
 

Draco Atlantis

Bancada lateral
2 Agosto 2015
771
8
Quase sete temporadas completas de Moncho:
2 Campeonatos Nacionais (2010/11 e 2015/16), em quatro participações (2009/2010, 2010/11, 2011/12 e 2015/16).
Ou seja campeão em metade das participações.
Esta época irá determinar se consegue ser campeão em 40% ou em 60% das participações.
Para já está mau, mas nunca se sabe.
Para já, foi treinador em 1/6 dos nossos títulos totais (12).
2 Taças de Portugal (2009/10 e 2011/12).
3 Taças da Liga (2009/10, 2011/12 e 2015/16).
2 Supertaças de Portugal (2011 e 2016).
1 Troféu António Pratas (2011/12).
Em 2013, além de uma equipa com alguns jogadores pagos “a peso de ouro”, de orçamento claramente “acima das nossas posses”, notava-se que não éramos os principais favoritos.
Ganhamos vários jogos em esforço e garra, mas sentia-se que havia outra equipa que além de maiores recursos financeiros, tinha, efectivamente, melhor equipa.
Os orçamentos tinham vindo a subir sobretudo nos três anos imediatamente anteriores e a “corrida” prometia continuar.
Muitos historiadores defendem que a União Soviética implodiu quando, após tantos anos de competição feroz, quis acompanhar a evolução tecnológica geral e espacial, em particular, dos Estados Unidos.
O cenário mais grave em 2013 era, na minha opinião, que tínhamos deixado de ser os grandes formadores (junto, sobretudo com o Barreirense) e os nossos rivais tinham reorganizado de base toda a formação.
Treinadores estrangeiros só para a formação, começaram a dominar os campeonatos nacionais jovens, tinham pacificamente bem mais de metade dos jogadores de maior potencial dos Sub-16 aos Sub-20.
Eis que surge Moncho, o coordenador das equipas de formação.
1 Campeonato Nacional de Sub-20 (2013/2014), bicampeonato, mas no primeiro ano Moncho ainda não era oficialmente o coordenador das equipas de formação.
2 Campeonatos Nacionais da 2ª Divisão / Proliga (2013/14 e 2014/15).
1 Troféu António Pratas – Proliga (2014/15).
Podíamos ter subido à Liga principal logo em 2014/15, não exercemos o direito.
Mas quando subimos, somos logo campeões e, não menos importante, mantivemos a Equipa B na Proliga.
Este ano estamos na final dos playoff e a Equipa B foi aos playoffs da Proliga.
Formação:
2 Campeonatos Nacionais de Sub-18 (2014/15 e 2016/2017).
3 Campeonatos Regionais de Sub-18 (2013/14, 2014/15 e 2016/17).
E já começa a ser frequente a participação da nossa formação na Final 4 nacional de Sub-16 e Sub-14.
Nos Sub-14, tem sido mais moroso, como é óbvio, porque não é normal recrutar bons jogadores a adversários regionais, logo os resultados demoram mais a chegar.
Este ano, apesar de mais uma vez não termos sido campeões regionais, no nacional temos estado imbatíveis (9 jogos, 9 vitórias) e vamos à Final 4 da decisão do campeonato.
Nos Sub-16, um pouco ao contrário, somos os campeões regionais, mas na fase nacional, na luta a 3 com o Vasco da Gama e o CD Póvoa, deitamos tudo a perder no último jogo em casa do Vasco (65-60) e não vamos à Final 4 nacional.
 

Celta7

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
5,698
1,057
Draco Atlantis disse:
1 Campeonato Nacional de Sub-20 (2013/2014), bicampeonato, mas no primeiro ano Moncho ainda não era oficialmente o coordenador das equipas de formação.
Por norma, as equipas sub 20 eram supervisionadas pelos treinadores das equipas seniores (neste caso o Moncho) e já estavam fora da esfera de influência dos coordenadores da formação.

Posso estar enganado mas o Moncho não é o coordenador da formação, ele escolhe e supervisiona os coordenadores. Por exemplo, a Isabel Lemos que fez alguns comentários para o Porto Canal durante os jogos da equipa B é uma das coordenadoras da formação.
 

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
30,416
21,080
Gaia
Sem esquecer que no domingo em fanzeres ganhamos o DRAGON FORCE/FC PORTO SAGRA-SE CAMPEÃO NACIONAL DE SUB-18.
 

Draco Atlantis

Bancada lateral
2 Agosto 2015
771
8
grandeporto disse:
Sem esquecer que no domingo em fanzeres ganhamos o DRAGON FORCE/FC PORTO SAGRA-SE CAMPEÃO NACIONAL DE SUB-18.
Esse já lá estava no meu post:
"2 Campeonatos Nacionais de Sub-18 (2014/15 e 2016/2017)."
 

Draco Atlantis

Bancada lateral
2 Agosto 2015
771
8
Celta7 disse:
Por norma, as equipas sub 20 eram supervisionadas pelos treinadores das equipas seniores (neste caso o Moncho) e já estavam fora da esfera de influência dos coordenadores da formação.

Posso estar enganado mas o Moncho não é o coordenador da formação, ele escolhe e supervisiona os coordenadores. Por exemplo, a Isabel Lemos que fez alguns comentários para o Porto Canal durante os jogos da equipa B é uma das coordenadoras da formação.
Tanto quanto sei, com a revolução de 2013, o cargo oficial que Moncho Lopez assumiu na altura foi o de coordenador das equipas de formação.
 

dragonseat

Superior
16 Maio 2016
90
10
Ponto prévio: teve a qualidade e determinação para arrastar atrás dele uma seção que tinha implodido.
Recuperou o entusiasmo, aproveitou a formação. Marca claramente uma era no FCP Basquetebol
Mas sou apenas eu que considero que o projeto do Moncho está terminado? fica claro que sem € ele não conseguir reinventar mais nada... e como não acredito que lhe passem mais 500.000€ para redefinir o plantel e combater os recos...
Medo, muito medo de ver tinsley e sasa a saltarem para lisboa...