MotoGP, Moto2 e Moto3

joao

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Top era o #M88 consegui-se uma vitoria em casa!!
Seria fantástico, mas vamos ver. As duas últimas corridas, embora tenha sido mandado ao chão numa delas, foram bastante prometedoras. Em Jerez teve a volta rápida (P5), em Brno a corrida (P6). É uma questão de juntar tudo e ter consistência. Com a corrida em casa, em que ele tem a vantagem de conhecer muito melhor a pista do que os outros e a própria motivação de estar no país dele, não acho impossível, de todo.

Entretanto estive a analisar os tempos por volta, na corrida de Brno, e o ritmo dele na segunda metade da corrida só foi pior relativamente ao Binder (vencedor), o que demonstra que só não foi pódio porque partiu da P13. A KTM fez um trabalho fantástico com a RC16, na corrida de Brno.
 

VarioR

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30 Julho 2013
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Seria fantástico, mas vamos ver. As duas últimas corridas, embora tenha sido mandado ao chão numa delas, foram bastante prometedoras. Em Jerez teve a volta rápida (P5), em Brno a corrida (P6). É uma questão de juntar tudo e ter consistência. Com a corrida em casa, em que ele tem a vantagem de conhecer muito melhor a pista do que os outros e a própria motivação de estar no país dele, não acho impossível, de todo.

Entretanto estive a analisar os tempos por volta, na corrida de Brno, e o ritmo dele na segunda metade da corrida só foi pior relativamente ao Binder (vencedor), o que demonstra que só não foi pódio porque partiu da P13. A KTM fez um trabalho fantástico com a RC16, na corrida de Brno.

Não foi só em Brno, é notório o crescimento da KTM.

Ja em Jerez (principalmente na 2ª corrida) tanto nos treinos livres como na qualificação, a KTM mostrou um grande ritmo.

E saindo de 5º o Miguel tinha tudo para chegar la na frente, eu arrisco-me a dizer que se não tivesse caído, o Miguel teria chegado muito provavelmente (pelo menos) ao segundo posto.
 
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Não foi só em Brno, é notório o crescimento da KTM.

Ja em Jerez (principalmente na 2ª corrida) tanto nos treinos livres como na qualificação, a KTM mostrou um grande ritmo.

E saindo de 5º o Miguel tinha tudo para chegar la na frente, eu arrisco-me a dizer que se não tivesse caído, o Miguel teria chegado muito provavelmente (pelo menos) ao segundo posto.
Certo, falei em Brno porque foi a corrida deles com resultados mais expressivos, P1 e P6. Se o Pol não cai, também andava por ali.

Também me parece que seria pódio em Jerez, principalmente porque o Miguel durante toda a carreira sempre foi superior em ritmo de corrida.
 
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Colombian Dragon

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31 Julho 2015
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Certo, falei em Brno porque foi a corrida deles com resultados mais expressivos, P1 e P6. Se o Pol não cai, também andava por ali.

Também me parece que seria pódio em Jerez, principalmente porque o Miguel durante toda a carreira sempre foi superior em ritmo de corrida.
Também acho que seria pódio. Tem um ritmo de corrida impressionante. Mas a verdade é que partiu mal e chegou à primeira curva em 8º ou 9º. Acho que isso também o prejudicou porque acaba por se ver no meio da confusão e mais atreito à falta de bom senso de terceiros, como foi o caso... Tem mesmo que ganhar consistência nas qualificações, mas também ter a certeza de que os inícios de corrida são mais assertivos. Mesmo em Brno chegou a perder 2 posições (rodou em 15º) antes de começar a ultrapassar toda a gente. Provavelmente por ser mais inteligente do que a grande maioria dos pilotos é também mais cauteloso nas alturas em que os outros correm maiores riscos... Mas acho que tem tudo para ser o segundo melhor piloto a seguir ao Marc Márquez. Ainda não digo o Quartararo, porque a verdade é que o Miguel o bateu tanto em moto 3 como em moto 2, apesar de parecer ser um novo prodígio...


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nike

Tribuna Presidencial
22 Janeiro 2008
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Texas, 1983
futebol-cerebral.blogspot.com
Seria fantástico, mas vamos ver. As duas últimas corridas, embora tenha sido mandado ao chão numa delas, foram bastante prometedoras. Em Jerez teve a volta rápida (P5), em Brno a corrida (P6). É uma questão de juntar tudo e ter consistência. Com a corrida em casa, em que ele tem a vantagem de conhecer muito melhor a pista do que os outros e a própria motivação de estar no país dele, não acho impossível, de todo.

Entretanto estive a analisar os tempos por volta, na corrida de Brno, e o ritmo dele na segunda metade da corrida só foi pior relativamente ao Binder (vencedor), o que demonstra que só não foi pódio porque partiu da P13. A KTM fez um trabalho fantástico com a RC16, na corrida de Brno.

O Miguel é um bom corredor, é bastante bom mesmo. Dou-lhe todo o valor e penso que tem tudo para conseguir melhores feitos no Moto GP.

No entanto é bom que saibamos ver que neste momento é muito difícil para ele almejar um top 5 numa corrida. Mesmo a fazer excelentes tempos por volta, veja-se no último GP da Rep. Checa, quando se chegou perto do Rossi parece que tinha uma barreira à frente que lhe bloqueava mais qualquer ultrapassagem.

Já para não falar dos excelentes jovens que neste momento a Moto GP tem como são os casos do Quartararo (que o Miguel até conseguiu ultrapassar no último Moto GP), Rins, Morbidelli, Viñales, Mir, Binder, etc...
 

Colombian Dragon

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O Miguel é um bom corredor, é bastante bom mesmo. Dou-lhe todo o valor e penso que tem tudo para conseguir melhores feitos no Moto GP.

No entanto é bom que saibamos ver que neste momento é muito difícil para ele almejar um top 5 numa corrida. Mesmo a fazer excelentes tempos por volta, veja-se no último GP da Rep. Checa, quando se chegou perto do Rossi parece que tinha uma barreira à frente que lhe bloqueava mais qualquer ultrapassagem.

Já para não falar dos excelentes jovens que neste momento a Moto GP tem como são os casos do Quartararo (que o Miguel até conseguiu ultrapassar no último Moto GP), Rins, Morbidelli, Viñales, Mir, Binder, etc...
O Miguel falou sobre isso no final da corrida. Disse que já não tinha pneu de trás na altura em que apanhou o Rossi, dando a entender que, se não tivesse tido que andar a correr atrás do prejuízo até aí, teria tido pneu para o ultrapassar porque em condições iguais o ritmo dele era superior ao do Rossi.

Estão aqui as declarações dele sobre isso: https://pt.motorcyclesports.net/mot...a-muito-complicado-ultrapassar-nao-tinha-pneu


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O Miguel é um bom corredor, é bastante bom mesmo. Dou-lhe todo o valor e penso que tem tudo para conseguir melhores feitos no Moto GP.

No entanto é bom que saibamos ver que neste momento é muito difícil para ele almejar um top 5 numa corrida. Mesmo a fazer excelentes tempos por volta, veja-se no último GP da Rep. Checa, quando se chegou perto do Rossi parece que tinha uma barreira à frente que lhe bloqueava mais qualquer ultrapassagem.

Já para não falar dos excelentes jovens que neste momento a Moto GP tem como são os casos do Quartararo (que o Miguel até conseguiu ultrapassar no último Moto GP), Rins, Morbidelli, Viñales, Mir, Binder, etc...
Certo, vai conseguir. Já acompanho a carreira do Miguel desde o CEV e todos esses pilotos que falas já foram batidos por ele e eles já o bateram também. Neste nível, tirando raras excepções, não tens maus pilotos, então o material e a consistência vão ser decisivos.

Em Brno, o chegar perto do Rossi e não ultrapassar teve muito a ver com a questão dos pneus, é bem diferente quando começas a corrida no top6, ou vens a recuperar posições da P15. Vale a pena o esforço para subir 1 posição e estragar a corrida toda? O Miguel é muito inteligente nesta questão. Daí a importância da qualificação.

Como disse no outro comentário, o ritmo do Miguel na 2ª metade da corrida de Brno só foi inferior ao líder. O ritmo estava lá para passar mais alguns pilotos.
 
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O Miguel falou sobre isso no final da corrida. Disse que já não tinha pneu de trás na altura em que apanhou o Rossi, dando a entender que, se não tivesse tido que andar a correr atrás do prejuízo até aí, teria tido pneu para o ultrapassar porque em condições iguais o ritmo dele era superior ao do Rossi.

Estão aqui as declarações dele sobre isso: https://pt.motorcyclesports.net/mot...a-muito-complicado-ultrapassar-nao-tinha-pneu


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Certo, mas isto é um pouco assim para todos.

O próprio Rossi também partiu do 10º lugar, também desgastou bastante a sua mota...
 
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O Miguel em termos de ritmo de corrida é fortíssimo, disso não há duvidas.

No entanto para quem quer vencer corridas, não pode partir do 13º posto e aqui, apesar de grande fã do Miguel, acho que ele tem de trabalhar mais este aspeto, caso contrário vamos ter mais do mesmo, "ah e tal arrancou de trás e passou x ou y adversários" que grande corrida.

Para além disto, acho que o Miguel tem de ser mais agressivo nos arranques.

Não tenho dúvidas que o Miguel é melhor que o Binder
 

Colombian Dragon

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O Miguel em termos de ritmo de corrida é fortíssimo, disso não há duvidas.

No entanto para quem quer vencer corridas, não pode partir do 13º posto e aqui, apesar de grande fã do Miguel, acho que ele tem de trabalhar mais este aspeto, caso contrário vamos ter mais do mesmo, "ah e tal arrancou de trás e passou x ou y adversários" que grande corrida.

Para além disto, acho que o Miguel tem de ser mais agressivo nos arranques.

Não tenho dúvidas que o Miguel é melhor que o Binder
Também acho que o Miguel é melhor do que o Binder. Bateu-o sempre nas mesmas motos em moto 2. Parece-me que o Binder está a beneficiar de uma moto muito melhor no primeiro ano do que aquela que o Miguel teve no primeiro ano dele e do facto de as motos de moto 2 terem a partir de 2019 passado a ser muito mais próximas de pilotar de uma motoGP (mais pesadas e potentes, com os novos motores Triumph), o que lhe facilitou a transição. Ainda assim, a verdade é que o Binder parece ter uma agressividade a pilotar (em particular em qualificação) que o Miguel não tem, porque faz tudo com maior suavidade e inteligência... Agora em Brno finalmente pareceu estar muito rápido nos treinos livres, mas teve aquele azar da queda que deitou tudo a perder. Parece-me que ele está a conseguir corrigir o problema das qualificações, pelo que se viu em Brno. Preocupam-me mais os arranques, talvez, porque ele perde sempre alguns lugares por fazer ataques cautelosos à primeira curva.


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VarioR

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Também acho que o Miguel é melhor do que o Binder. Bateu-o sempre nas mesmas motos em moto 2. Parece-me que o Binder está a beneficiar de uma moto muito melhor no primeiro ano do que aquela que o Miguel teve no primeiro ano dele e do facto de as motos de moto 2 terem a partir de 2019 passado a ser muito mais próximas de pilotar de uma motoGP (mais pesadas e potentes, com os novos motores Triumph), o que lhe facilitou a transição. Ainda assim, a verdade é que o Binder parece ter uma agressividade a pilotar (em particular em qualificação) que o Miguel não tem, porque faz tudo com maior suavidade e inteligência... Agora em Brno finalmente pareceu estar muito rápido nos treinos livres, mas teve aquele azar da queda que deitou tudo a perder. Parece-me que ele está a conseguir corrigir o problema das qualificações, pelo que se viu em Brno. Preocupam-me mais os arranques, talvez, porque ele perde sempre alguns lugares por fazer ataques cautelosos à primeira curva.


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Há pilotos que não vencem nada em classes inferiores e depois adaptam-se muito bem nas classes superiores.

O Binder parece-me muito à vontade na classe rainha e rápido e sim, acho que tem a ver com os fatores que apontou, a alteração das Moto 2 e claro, uma KTM muito mas muito mais competitiva que o ano anterior.

Depois há sempre a questão da equipa oficial, digam o que disserem, há sempre uma vantagem em ser da equipa de fábrica, conhecem a história da mota desde a sua concepção, afinações, defeitos, entre outros, melhor que ninguém e atenção que não estou a usar isto como qualquer tipo de desculpa.

Raros são os casos (em condições normais) em que as equipas satélite batem as de fábrica, o que está a acontecer com Yamaha e Ducati é esporádico, cada uma pelos seu motivos, aliás na minha opinião a Ducati tem pura e simplesmente dois pilotos desmoralizados e a Yamaha está a atravessar um periodo complicado como equipa.
 

Colombian Dragon

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Há pilotos que não vencem nada em classes inferiores e depois adaptam-se muito bem nas classes superiores.

O Binder parece-me muito à vontade na classe rainha e rápido e sim, acho que tem a ver com os fatores que apontou, a alteração das Moto 2 e claro, uma KTM muito mas muito mais competitiva que o ano anterior.

Depois há sempre a questão da equipa oficial, digam o que disserem, há sempre uma vantagem em ser da equipa de fábrica, conhecem a história da mota desde a sua concepção, afinações, defeitos, entre outros, melhor que ninguém e atenção que não estou a usar isto como qualquer tipo de desculpa.

Raros são os casos (em condições normais) em que as equipas satélite batem as de fábrica, o que está a acontecer com Yamaha e Ducati é esporádico, cada uma pelos seu motivos, aliás na minha opinião a Ducati tem pura e simplesmente dois pilotos desmoralizados e a Yamaha está a atravessar um periodo complicado como equipa.
Estou genericamente de acordo em que há uma diferença entre equipas de fábrica e equipas satélite mas também acho que nunca como agora essa diferença foi tão reduzida. Se não estou em erro, este é o primeiro ano em que tanto Pramac, como Petronas, como a LCR têm motos do próprio ano e não do ano anterior. E aquilo que se está a ver é um muito maior equilíbrio no pelotão e uma maior preponderância do piloto e menos da máquina. Este ano os 15 primeiros estão todos separados por menos de 1 segundo e isso é inédito na história do motoGP. Acho que isso está a fazer evidenciar quem são realmente os melhores pilotos e por isso não me surpreende que o Morbidelli e o Quartararo estejam a ter melhores resultados do que o Viñales (sobrevalorizado, na minha opinião) ou o Rossi (infelizmente, já não tem andamento para os pilotos mais novos), ou o Bagnaia (pena a lesão) do que o Dovizioso (já deu o que tinha a dar) ou o Petrucci (que nunca convenceu desde que ascendeu à equipa de fábrica).


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Estou genericamente de acordo em que há uma diferença entre equipas de fábrica e equipas satélite mas também acho que nunca como agora essa diferença foi tão reduzida. Se não estou em erro, este é o primeiro ano em que tanto Pramac, como Petronas, como a LCR têm motos do próprio ano e não do ano anterior. E aquilo que se está a ver é um muito maior equilíbrio no pelotão e uma maior preponderância do piloto e menos da máquina. Este ano os 15 primeiros estão todos separados por menos de 1 segundo e isso é inédito na história do motoGP. Acho que isso está a fazer evidenciar quem são realmente os melhores pilotos e por isso não me surpreende que o Morbidelli e o Quartararo estejam a ter melhores resultados do que o Viñales (sobrevalorizado, na minha opinião) ou o Rossi (infelizmente, já não tem andamento para os pilotos mais novos), ou o Bagnaia (pena a lesão) do que o Dovizioso (já deu o que tinha a dar) ou o Petrucci (que nunca convenceu desde que ascendeu à equipa de fábrica).


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É verdade, a competitividade este ano está ao rubro mas há alguns fatores a ter em consideração entre as oficiais/satélite

Na Honda, a mota é desenvolvida unica exclusivamente para o estilo de pilotagem do Marc Marquez daí que "ninguém a consiga conduzir" como ele o faz, o ultimo que ainda conseguia fazer qualquer coisa era o Pedrosa, desde então, Lorenzo tem um estilo completamente diferente e o Alex Marquez é fraco, se se chamasse Alexandre Marquês e fosse tuga nem no moto 3 estaria...

A Yamaha tem vivido os últimos anos um dilema, para quem desenvolver a mota? Para um Rossi que conta já com 40 anos e já não tem a pedalada de outrora ou para um Viñales que teima em não se afirmar. Foi segurando o Rossi por uma questão de Marqueting porque não há quem venda como ele mas em termos desportivos acho que fizeram muito bem em colocar lá o Quartararo e tenho a certeza que vão dar um passo em frente.

A Ducati tem o Petruchi que para mim é um piloto vulgar e o Dovi que também nunca achei nada de outro mundo e que neste momento está mais a pensar no seu contrato do que em correr, está com a cabeça noutro lugar.

A exceção é mesmo a KTM onde o rosto do desenvolvimento tem sido o Pol Espargaró que já la está há 3 anos daí que a fabrica e os seu engenheiros conheçam melhor a mota do que uma equipa que apenas recebe o material.

Eu continuo a achar que a maioria dos componentes, se não todos os componentes da KTM RC16 são idênticos nas 4 motas mas há sempre uma vantagem técnica por ser de fábrica e tenho a certeza que o Miguel para o ano vai estar ainda mais forte.

Ainda assim estou confiante que ainda este ano vamos ver o Miguel no pódio.
 

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É verdade, a competitividade este ano está ao rubro mas há alguns fatores a ter em consideração entre as oficiais/satélite

Na Honda, a mota é desenvolvida unica exclusivamente para o estilo de pilotagem do Marc Marquez daí que "ninguém a consiga conduzir" como ele o faz, o ultimo que ainda conseguia fazer qualquer coisa era o Pedrosa, desde então, Lorenzo tem um estilo completamente diferente e o Alex Marquez é fraco, se se chamasse Alexandre Marquês e fosse tuga nem no moto 3 estaria...

A Yamaha tem vivido os últimos anos um dilema, para quem desenvolver a mota? Para um Rossi que conta já com 40 anos e já não tem a pedalada de outrora ou para um Viñales que teima em não se afirmar. Foi segurando o Rossi por uma questão de Marqueting porque não há quem venda como ele mas em termos desportivos acho que fizeram muito bem em colocar lá o Quartararo e tenho a certeza que vão dar um passo em frente.

A Ducati tem o Petruchi que para mim é um piloto vulgar e o Dovi que também nunca achei nada de outro mundo e que neste momento está mais a pensar no seu contrato do que em correr, está com a cabeça noutro lugar.

A exceção é mesmo a KTM onde o rosto do desenvolvimento tem sido o Pol Espargaró que já la está há 3 anos daí que a fabrica e os seu engenheiros conheçam melhor a mota do que uma equipa que apenas recebe o material.

Eu continuo a achar que a maioria dos componentes, se não todos os componentes da KTM RC16 são idênticos nas 4 motas mas há sempre uma vantagem técnica por ser de fábrica e tenho a certeza que o Miguel para o ano vai estar ainda mais forte.

Ainda assim estou confiante que ainda este ano vamos ver o Miguel no pódio.
Totalmente de acordo com esse ponto do desenvolvimento à medida de um piloto. Na Honda, então, parece que os outros 3 pilotos nem sequer existem e percebe-se que assim o seja... E quanto ao Alex Marquez, corroboro com prazer porque lhe tenho um odiozinho de estimação desde que todos os anos o pateta nunca referia o Miguel Oliveira como candidato ao título (mas ele sim, era) e depois terminava sempre a época atrás do Miguel.
Ainda assim, creio que esse efeito Marquez no desenvolvimento da moto é menos pronunciado na KTM, porque me parece que o Dani Pedrosa veio trazer uma filosofia de desenvolvimento menos orientada ao Pol e também porque aparentemente os inputs do Miguel foram sendo considerados no desenvolvimento da moto deste ano (isto com base em várias declarações do Poncharal ou do Pit Beirer em que se referiam ao Miguel não só como um grande piloto mas também como alguém que tem a qualidade de saber ajudar a desenvolver uma moto).
Quanto ao Miguel no pódio, acho que pode ser já neste fim‑de‑semana ou no seguinte. Se ele continuar o bom trabalho nas voltas lançadas que estava a conseguir em Brno e conseguir partir na 2a ou 3a filas acho que vamos ter pódio, porque me parece que ele, sem ter que ultrapassar 6 ou 7 motos nas primeiras voltas, vai conseguir gerir melhor os pneus (e ele é mestre nisso) e ter ritmo para fazer a diferença no final da corrida.


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