Mourinho vs Guardiola

S

sinal

Guest
Pepistas e Mouistas aqui fica o tópico para discutir os vossos heróis, em vez de andarem a poluir os outros tópicos.
 

Jorge_Dragao_Aveiro

Bancada central
27 Outubro 2014
2,063
1,915
Conquistas
6
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
  • Deco
  • Fernando "Bibota" Gomes
Philipp disse:
Tu dizes que o Pep meteu o Barcelona a jogar bem à bola tal como o Villanova, o Luis Enrique e o Rijkaard mas nada podia ser mais falso que essa comparação. O Barcelona do Pep nada tinha a ver com o Barcelona desses três treinadores.

Do ponto de vista tactico o Barcelona do Pep foi a coisa mais fenomenal na Historia do Futebol. A transição defensiva era espectacular, os adversários nem podiam respirar tentando fazer aqui e ali uma transição rápida. A transição ofensiva era igualmente espectacular. Só existia uma bola, e essa era do Barcelona.

No Camp Nou os adversários iam lá sabendo de antemão que a derrota era certa, faltava saber por quantos golos seria a derrota. No final de tudo os títulos também falam por si.

O Barcelona antes e depois era bom, muito bom. Mas nada se compara ao que o Pep fez. Aliás, falas-te do Rijkaard mas essa equipa era bastante dependente do Ronaldinho, e em parte do Deco e do Etto. Era uma equipa com excelentes individualidades e o Rijkaard aproveitou-se disso.
Mourinho deu-me títulos. Deu-me os 2 melhores anos da minha vida.
Pep Guardiola deu-me o futebol! A eternidade, o sonho tornado realidade.

O Barça de Pep Guardiola foi a melhor equipa de sempre, em termos de clubes.
O resto é história.

A grande diferença entre os 2 é que Pep criou um estilo de jogo, uma forma de jogar, levou ao extremo as ideias de posse de bola da escola holandesa, a herança de Cruyff.

Mourinho é acima de tudo um treinador de resultados.

Ambos são bons. Um faz sonhar, o outro é mais pragmático e realista.

E fico-me por aqui. ;)
 

Philipp

Tribuna Presidencial
25 Janeiro 2015
29,254
3,125
Conquistas
1
  • José Mourinho
Jorge_Dragao_Aveiro disse:
Mourinho deu-me títulos. Deu-me os 2 melhores anos da minha vida.
Pep Guardiola deu-me o futebol! A eternidade, o sonho tornado realidade.

O Barça de Pep Guardiola foi a melhor equipa de sempre, em termos de clubes.
O resto é história.

A grande diferença entre os 2 é que Pep criou um estilo de jogo, uma forma de jogar, levou ao extremo as ideias de posse de bola da escola holandesa, a herança de Cruyff.

Mourinho é acima de tudo um treinador de resultados.

Ambos são bons. Um faz sonhar, o outro é mais pragmático e realista.

E fico-me por aqui. ;)
Mas a questão aqui é que em tempo o Mourinho já foi um grande treinador. O que as pessoas não percebem é que isso já faz parte da Historia. Saiu do Chelsea depois de um trabalho absolutamente horrível e depois de 6 meses parado para repensar a carreira acabou por cair em Manchester com os mesmos vícios e filosofia.

Eu acho que o Pep Guardiola tem noção e absoluta confiança no seu trabalho. Sabe bem da qualidade enorme que tem. Só assim esteve estes anos todos, depois de sair da Catalunha, a ser bombardeado por pessoas duvidosas no que aos conhecimentos futebolísticos diz respeito e mesmo assim manter a sua filosofia e os seus princípios de jogo. Será igual em Manchester quer ganhe ou perca a CL. Ele sabe que isso será uma questão de tempo mediante o trabalho diário que realiza.
 

Jorge_Dragao_Aveiro

Bancada central
27 Outubro 2014
2,063
1,915
Conquistas
6
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
  • Deco
  • Fernando "Bibota" Gomes
Philipp disse:
Mas a questão aqui é que em tempo o Mourinho já foi um grande treinador. O que as pessoas não percebem é que isso já faz parte da Historia. Saiu do Chelsea depois de um trabalho absolutamente horrível e depois de 6 meses parado para repensar a carreira acabou por cair em Manchester com os mesmos vícios e filosofia.

Eu acho que o Pep Guardiola tem noção e absoluta confiança no seu trabalho. Sabe bem da qualidade enorme que tem. Só assim esteve estes anos todos, depois de sair da Catalunha, a ser bombardeado por pessoas duvidosas no que aos conhecimentos futebolísticos diz respeito e mesmo assim manter a sua filosofia e os seus princípios de jogo. Será igual em Manchester quer ganhe ou perca a CL. Ele sabe que isso será uma questão de tempo mediante o trabalho diário que realiza.
Eu sei, Philipp. E lamento a trajectória do Mourinho. No ano da Taça Uefa, Mourinho era um treinador de ataque.
À medida que foi envelhecendo... tornou-se mais defensivo.
Mas nunca poderás esperar que outras pessoas tenham a coragem de dizer isto.
Porque é português, ou porque treinou o Porto.

Eu elogio jogadores e treinadores independentemente da nacionalidade ou clube onde jogam.
Há pessoas que são do Real Madrid por causa do Ronaldo.

Eu sou do Barça desde os 6 anos. E serei Barça, independentemente dos treinadores ou jogadores que estejam lá  ;)

O Mourinho é muito forte na comunicação e nos 2 primeiros anos em que treina um clube.
É um treinador de desgaste rápido.
 

Roma

Tribuna Presidencial
17 Dezembro 2013
9,709
6
34
Porto
São os dois grandes treinadores , dos melhores de sempre e que contribuíram muito para muitas mudanças para positivo no futebol. Simples. Um é careca , outro não. O resto é fanatismo.
 

Calabote

Mestre e doutor em eng. de tecidos e neurociencias
30 Junho 2016
14,017
14,753
Conquistas
17
  • Fernando "Bibota" Gomes
Nao gosto da arrogância do Pep, mas de qualquer modo, é um bom treinador para equipas de topo e que dominam as outras.
 

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
67,653
38,964
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Jorge_Dragao_Aveiro disse:
.....
Mourinho é acima de tudo um treinador de resultados.

Ambos são bons. Um faz sonhar, o outro é mais pragmático e realista.

E fico-me por aqui. ;)
Uma pessoa tem fome, e tem para escolher um bife da vazia e uma bifana de porco.

O pragmatista escolhe a bifana de porco porque é 5 a 10 vezes mais barata e mata a fome da mesma maneira.
 

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
67,653
38,964
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Calabote disse:
Nao gosto da arrogância do Pep, mas de qualquer modo, é um bom treinador para equipas de topo e que dominam as outras.
Ou seja o Mourinho foi uma escolha infeliz por parte do Real, Chelsea e MU.
 

WarriorFCP

Tribuna Presidencial
9 Dezembro 2013
17,356
3
32
Porto
Quero desde já expressar a minha indignação, acho uma valente injustiça os fãs do Mourinho e do Guardiola terem um tópico só para eles, enquanto que os fãs do José Viterbo e do Professor Neca se quiserem expressar toda uma filosofia de jogo que faz corar os treinadores mencionados neste tópico têm que ir para uma tasca em Lamego debater a temática.

Aparte do offtopic inicial gostaria só de dizer que se tratam de 2 dos melhores treinadores da história do futebol, com filosofias de jogo bastante diferentes mas que marcam indelevelmente uma era no futebol moderno.
 

Jorge_Dragao_Aveiro

Bancada central
27 Outubro 2014
2,063
1,915
Conquistas
6
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
  • Deco
  • Fernando "Bibota" Gomes
sirmister disse:
Uma pessoa tem fome, e tem para escolher um bife da vazia e uma bifana de porco.

O pragmatista escolhe a bifana de porco porque é 5 a 10 vezes mais barata e mata a fome da mesma maneira.
Mas o bife da vazia é aquele que te dá mais prazer. Daí ser mais caro. Porque é melhor.
É exactamente isso que o futebol de Guardiola transmite: prazer. Proporcionar entretenimento, espectáculo.

"O futebol é muito mais do que apenas o resultado.". - Lema da escola holandesa.

Se futebol fosse apenas resultado não interessava ver os jogos. Bastava seguir os resultados pela internet ou consultar os mesmos no final das partidas ou no dia seguinte.
 

Calabote

Mestre e doutor em eng. de tecidos e neurociencias
30 Junho 2016
14,017
14,753
Conquistas
17
  • Fernando "Bibota" Gomes
sirmister disse:
Ou seja o Mourinho foi uma escolha infeliz por parte do Real, Chelsea e MU.
O Chelsea era de topo antes do Mourinho?
Tinha um campeonato ganho nos anos 50 salvo erro.
Agora tem 5 ou 6; esse, 3 do Mourinho, 1 do ancelotti e não sei se terá mais.

No Man Urs não sei, penso que será o clube ideal para o Mourinho pois é um clube que neste momento está na no de baixo. O que não é difícil, o Van Maal tem essa capacidade.

No Real penso que sim, não terá sido a melhor escolha, sobretudo da parte do Mourinho,  mas conseguiram um título contra o super Barça.
Não é um balanço totalmente negativo.
 

juliolopes

Tribuna
29 Julho 2015
3,545
368
Conquistas
2
Porto
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • José Maria Pedroto
A beleza do jogo é subjectiva, os resultados não, logo ao avaliar um treinador o que mais tenho em consideração são os resultados..Se me disserem, preferes que o Porto jogue bem logo e perca ou jogue mal e ganhe, eu escolho a 2ª..Como obvio gosto de ver bom futebol, mas bonito é celebrar vitórias..

Mourinho tem mais títulos, tem conquistas com um grau de dificuldade superior e em maior numero de circunstancias e ambientes..

Para mim, como carreira, Mourinho é superior a Guardiola, mas isso não é algo imutável..Por incrível que pareça os treinadores que mais dano causaram na minha opinião sobre a grandeza de Guardiola foram L.Enrique e Heynckes, e vamos lá ver se Carletto não causa ainda mais dano..
 

Calabote

Mestre e doutor em eng. de tecidos e neurociencias
30 Junho 2016
14,017
14,753
Conquistas
17
  • Fernando "Bibota" Gomes
WarriorFCP disse:
Aparte do offtopic inicial gostaria só de dizer que se tratam de 2 dos melhores treinadores da história do futebol, com filosofias de jogo bastante diferentes mas que marcam indelevelmente uma era no futebol moderno.
Se há treinador que mudou o futebol, certamente o Professor Neca e o Nelo Vingada.
Vi ali coisas que mais nenhum conseguiu até hoje.

O Jaime Pacheco também deixa a sua marca no jogo.
 

WarriorFCP

Tribuna Presidencial
9 Dezembro 2013
17,356
3
32
Porto
Vocês aqui a discutir entre Bife da Vazia e Bifanas de Porco, mas lembrem-se que há quem prefira bom marisco como o tremoço.
 

Calabote

Mestre e doutor em eng. de tecidos e neurociencias
30 Junho 2016
14,017
14,753
Conquistas
17
  • Fernando "Bibota" Gomes
juliolopes disse:
A beleza do jogo é subjectiva, os resultados não, logo ao avaliar um treinador o que mais tenho em consideração são os resultados..Se me disserem, preferes que o Porto jogue bem logo e perca ou jogue mal e ganhe, eu escolho a 2ª..Como obvio gosto de ver bom futebol, mas bonito é celebrar vitórias..

Mourinho tem mais títulos, tem conquistas com um grau de dificuldade superior e em maior numero de circunstancias e ambientes..

Para mim, como carreira, Mourinho é superior a Guardiola, mas isso não é algo imutável..Por incrível que pareça os treinadores que mais dano causaram na minha opinião sobre a grandeza de Guardiola foram L.Enrique e Heynckes, e vamos lá ver se Carletto não causa ainda mais dano..
Eu como portista dos anos 80 gosto de ver equipas que lutam e ganham.
Esse sempre foi o nosso ADN. Luta taça vitória.
Jogar bonito sempre foi na capital : o grande Benfica! O sporting do Bobby... desculpem, do Queiroz.
O JVP! Figo! Valdo! Paulo Sousa!

O Andre, o Jorge Costa e o Paulinho Santos meteram nos a um canto, em todos as análises que possamos fazer.
 

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,589
25,421
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
WarriorFCP disse:
Vocês aqui a discutir entre Bife da Vazia e Bifanas de Porco, mas lembrem-se que há quem prefira bom marisco como o tremoço.
e outros o tofu.. mas foi uma bonita analogia..
 

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
67,653
38,964
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Calabote disse:
O Chelsea era de topo antes do Mourinho?
Tinha um campeonato ganho nos anos 50 salvo erro.
Agora tem 5 ou 6; esse, 3 do Mourinho, 1 do ancelotti e não sei se terá mais.

No Man Urs não sei, penso que será o clube ideal para o Mourinho pois é um clube que neste momento está na no de baixo. O que não é difícil, o Van Maal tem essa capacidade.

No Real penso que sim, não terá sido a melhor escolha, sobretudo da parte do Mourinho,  mas conseguiram um título contra o super Barça.
Não é um balanço totalmente negativo.
O chelsea deu ao mourinho um orçamento que seria top 3 no mundo para o Mourinho construir o futebol que queria.

Agora ganhar titulos muitos ganham,  contruir o super Barça como lhe chamas é que há muito poucos.
 

Martinovic

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
15,167
76
Matosinhos
Querem tirar as teimas de quem é melhor treinador?é meter um no guiseley e outro no woking e ver o que fazem.😊

Enviado do meu LG-D855 através de Tapatalk