Nuno Espírito Santo

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,250
4,849
Conquistas
1
  • Junho/18
matias disse:
Nuno, pôr os melhores a jogar até a equipa ter rotinas bem definidas, não rodar demasiado de jogo para jogo, deixar o 11 titular assentar ideias e ir mudando pouco e de forma estratégica.
Eu acho que ele dá ideia de querer estabilizar no 4-4-2, e na minha opinião, dado o plantel e se tivermos em conta a forma de jogar do Nuno, não é má opção.

Quanto ao 11 que apresentou, acho que está perto de ser o melhor para essa forma de jogar, com uma ou outra alteração, nomeadamente o Corona em vez do Adrian (embora o espanhol tenha estado hoje bem), e talvez o Maxi por ser jogador de encostar mais á ala que o Layun (mais aí podem alternar).

Mas isto tudo partindo do pressuposto que é para viabilizar a forma de jogar do Nuno, o tal futebol de transições, que me parece que num 4-4-2 losango, consegue recuperar a bola mais á frente que o 4-3-3, ou pelo menos o meio campo parece mais forte nesse particular.

Quanto ao jogo de hoje, acho que em teoria devia ter sido um jogo simples que os resultados anteriores da equipa e um golo madrugador (ilegal) do adversário acabaram por complicar, mas reagimos bem na 1ª parte, na 2ª parte e como já normal tiramos o pé do acelerador por causa da Champions, mas ao menos foi ao nível da intensidade e não da forma como recuamos no terreno, portanto em principio teve mais a ver com a cabeça dos jogadores e não com a estratégia do treinador.

Acho que o Nuno se quer jogar de determinada forma tem que montar a equipa e colocar os jogadores apropriados independentemente do que eu ou outro qualquer adepto ache desse tipo de futebol, desde que vá ganhando jogos e tendo em conta que o Nuno é o nosso treinador e isso não vai (nem devia) mudar até fim da época, acaba por ser a melhor opção.

Nesse sentido, se a ideia for mesmo o 4-4-2 losango e se for o melhor dentro das ideias do Nuno que o plantel tem para oferecer, então ele que se mantenha fiel á mesma e aos jogadores que a viabilizam a ver no que dá, não podemos estar sempre a mudar todos os jogos.
 

WarriorFCP

Tribuna Presidencial
9 Dezembro 2013
17,356
3
32
Porto
Acho que este sistema tem pernas para andar, precisa é de muito trabalhinho. O problema é as características dos jogadores e como isso influência a dinâmica, hoje foi um FCPorto com demasiados jogadores "interiores, as características eram muito semelhantes. O Adrian fez um bom jogo, mas a jogar com 4 médios, o Diogo Jota é o jogador indicado para fazer dupla com o André, dá muito mais profundidade e largura ao jogo do FCPorto. Se Adrian jogar, parece-me indicado, que jogue Corona no lado esquerdo, onde na minha opinião rende mais. Compreendo que o Nuno esteja a testar vários jogadores, mas tem que acertar o mais rapidamente possível e dar continuidade.
 

MISTICAPORTISTA

Tribuna
15 Agosto 2016
2,567
0
Branco disse:
Eu acho que ele dá ideia de querer estabilizar no 4-4-2, e na minha opinião, dado o plantel e se tivermos em conta a forma de jogar do Nuno, não é má opção.

Quanto ao 11 que apresentou, acho que está perto de ser o melhor para essa forma de jogar, com uma ou outra alteração, nomeadamente o Corona em vez do Adrian (embora o espanhol tenha estado hoje bem), e talvez o Maxi por ser jogador de encostar mais á ala que o Layun (mais aí podem alternar).

Mas isto tudo partindo do pressuposto que é para viabilizar a forma de jogar do Nuno, o tal futebol de transições, que me parece que num 4-4-2 losango, consegue recuperar a bola mais á frente que o 4-3-3, ou pelo menos o meio campo parece mais forte nesse particular.

Quanto ao jogo de hoje, acho que em teoria devia ter sido um jogo simples que os resultados anteriores da equipa e um golo madrugador (ilegal) do adversário acabaram por complicar, mas reagimos bem na 1ª parte, na 2ª parte e como já normal tiramos o pé do acelerador por causa da Champions, mas ao menos foi ao nível da intensidade e não da forma como recuamos no terreno, portanto em principio teve mais a ver com a cabeça dos jogadores e não com a estratégia do treinador.

Acho que o Nuno se quer jogar de determinada forma tem que montar a equipa e colocar os jogadores apropriados independentemente do que eu ou outro qualquer adepto ache desse tipo de futebol, desde que vá ganhando jogos e tendo em conta que o Nuno é o nosso treinador e isso não vai (nem devia) mudar até fim da época, acaba por ser a melhor opção.

Nesse sentido, se a ideia for mesmo o 4-4-2 losango e se for o melhor dentro das ideias do Nuno que o plantel tem para oferecer, então ele que se mantenha fiel á mesma e aos jogadores que a viabilizam a ver no que dá, não podemos estar sempre a mudar todos os jogos.
O problema é que o 4-4-2 penaliza imenso o rendimento do Oliver e do AA que preferem claramente o 4-3-3 e são 2 jogadores importantes na manobra da equipa
 

dragão77

Arquibancada
14 Junho 2012
380
0
mercgold3 disse:
Eu acho incrível, o Sporting com o super Jesus, foi ganhar a Paços numa exibição de uma mediocridade, foi ao Rio Ave perder daquela maneira, enfim... O regime já teve os jogos medíocres também
O FC Porto já teve os seus jogos de mediocridade tal como como teve jogos em que foi brilhante, Rio Ave, Estoril e Guimarães, sem falar vs Roma (em Roma)
Brilhante?!
 

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,250
4,849
Conquistas
1
  • Junho/18
MISTICAPORTISTA disse:
O problema é que o 4-4-2 penaliza imenso o rendimento do Oliver e do AA que preferem claramente o 4-3-3 e são 2 jogadores importantes na manobra da equipa
Eu achei que o Oliver jogou bem, admito que não seja o esquema onde pode render mais mas não estamos propriamente a falar de uma forma de jogar á Simeone, e o A.Andre acho que é indiferente ser 4-4-2 ou 4-3-3, e existem outros jogadores da equipa que até podem render mais num 4-4-2 que no 4-3-3.

Mas a questão nem é essa, o Nuno é nosso treinador e esta época está ligada ao que conseguir fazer, tem as suas ideias que não passam por um futebol em posse e isso não vai mudar, mesmo que aqui e ali mude alguma coisa.

Acho que independentemente do resultado final da época, vai ser mais fácil para ele jogar da forma que conhece e nesse sentido, é normal que monte a equipa e o 11 de acordo com isso, se não é o melhor para um ou outro jogador, acaba por ser secundário.
 

FCP 1893

Tribuna
26 Maio 2014
4,403
0
Segunda parte horrível. A ganharmos em casa e a jogarmos em contra-ataque contra uma equipa que luta pela manutenção. Somos Rio Ave.
 

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,250
4,849
Conquistas
1
  • Junho/18
FCP 1893 disse:
Segunda parte horrível. A ganharmos em casa e a jogarmos em contra-ataque contra uma equipa que luta pela manutenção. Somos Rio Ave.
É falso que tenhamos jogado em contra ataque em qualquer momento deste jogo, hoje não nos vi recuar, houve pouca intensidade na 2ª parte (suspeito que por causa da Champions), mas não houve o recuo estratégico que vimos em outros jogos.
 

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
19,310
11,572
Segunda parte horrível, 35min deitados fora....

Mas gostaria de apontar uma efeméride: pela primeira vez, concordei com ele nas 3 substituições...
 

Um Poveiro

Tribuna Presidencial
30 Novembro 2013
5,380
2,150
Difícil de avaliar o Nuno quando teve pela frente um dos piores treinadores que irão passar pelo Dragão este ano.
 

MISTICAPORTISTA

Tribuna
15 Agosto 2016
2,567
0
Depois de 2 maus jogos hoje a equipa apresentou se melhor.

A primeira coisa que NES já percebeu é não tem extremos de qualidade como tal joga sem extremos.
Já não era sem tempo.

Colocando a equipa a jogar num losango irregular( Danilo joga como pivot sozinho, do lado esquerdo o Otavio alonga o vertice mais a frente até junto do Oliver, do lado direito o AA fixa mais junto do Danilo para tentar proteger numa perda de bola e Oliver é o medio ofensivo ainda que muitas vezes 20 metros mais atrás do que deveria de estar.
Problemas e Soluções?
Vamos as soluções:

Otavio-aquele papel no vertice esquerdo acenta que nem uma luva, farta se de tentar levar a equipa para  frente e procurar soluções seja em arrancadas ou em passesde rotura.Nem sempre sai bem mas quadno sai é um perigo.

Problemas:

São varios.
O primeiro é a distancia com que Oliver joga da frente de ataque o que de certa forma neutraliza a sua criatividade.Ficamos reduzidos aos esticões do Otavio

Segundo que na minha otica origina o primeiro é a incapacidade do Danilo de empurrar o bloco( e com isso reduzir o espaço entre sectores).
Danilo precisa de espaço para respirar quando tem a bola mas ao fazer isso tb dá espaço aos adversarios apra respirar quando não tem a bola(permite que o adversario bascule e reduza o espaço).
Danilo não consegue jogar com pouco espaço( ao contrario do Ruben que prefere ter o adversario perto) e isso tem prejudicado não só ofensivamente( a linha da cobertura tá muito longe) como defensivamente( o adversario tem mais espaço para prgredir quando tem a bola.

Terceiro os interiores no losango são jogadores especificos desempenham determinadas tarefas que requerem caracteristicas particulares.
Claramente AA não as tem.Cumpre fecha o lado direito mas n tem capacidade de raide nem de transporte e prefere o jogo curto( com NES o jogo curto é arrancadas individuais).
O jogador com algumas caracteriticas adequadas seria o Herrera mas o mexicano é tecnicamente inferior e fraco na tomada de decisão que faz desaparecer a sua eficacia
Acredito que venha no mercado de Inverno um jogador(são raros) para esta função

O quarto problema está na frente.Quem acompanha André Silva?
Pelo que vi até agora seria o Corona. O mexicano não tem a minima condição de ser extremo mas melhora imenso quando joga livre na frente sem posição.È bom em espaços curtos e finaliza muito bem.
O Depoitre foi mais um erro de casting.Não pelas suas qualidades mas pelo perfil.Da forma que o FCP quer jogar Depoitre será inerte.
Depois o flop Adrian.11 milhoes de insultos a nação portista cada vez que joga.FCP pagará(financeiramente e desportivamente) durante muitos anos este colossal falhanço.Tem de jogar a força mesmo que o seu rendimento seja rudimentar.Hoje não foi mau mas longissimo do minimo exigivel.11 milhoes um jogador tem de fazer a diferença.Tem de ser dos melhores da equipa.Infelizmente para nós em termos de rendimento tem sido dos piores.

Por ultimo Jota que cada vez que entra mexe com o jogo mas ainda está ambientar se.

NES tem de resolver estes problemas se quer ter esperança de sucesso no FCP
 

Calabote

Mestre e doutor em eng. de tecidos e neurociencias
30 Junho 2016
13,901
14,546
Conquistas
17
  • Fernando "Bibota" Gomes
Quando foi a última vez que após duas épocas miseráveis fomos buscar um treinador para somar o balneário, alguém que conhecesse o clube e a sua mística?

Alguém que com um futebol que não deslumbrava, longe disso, ia ganhando os jogos, mesmo que jogando com três trincos?
Até que descambou...

Ora se a história se repetir daqui por um ano temos uma taça UEFA e daqui a dois uma liga dos campeões.
 

Philipp

Tribuna Presidencial
25 Janeiro 2015
29,250
3,122
Conquistas
1
  • José Mourinho
Tenho de dizer algo que achava impensável (apesar de saber o que ai vinha) no inicio da época. O NES conseguiu fazer do FC Porto uma equipa com qualidade colectiva inferior ao RV. E com isto digo tudo sobre o que está a ser a estadia dele aqui no FC Porto.

E acho que nem para ele é bom. Com tantas dificuldades colectivas e senta no banco o Brahimi, o Corona e o Diogo Jota. Dos extremos, que é onde estamos melhor servidos, apenas o Octávio jogou.
 

andre_silva

Tribuna Presidencial
14 Abril 2015
6,089
2,477
Um Poveiro disse:
Difícil de avaliar o Nuno quando teve pela frente um dos piores treinadores que irão passar pelo Dragão este ano.
Não sei que mais pode acontecer para avaliarem que ele é fraco..muito fraco e que não merece a cadeira que ocupa..
 

FCP 1893

Tribuna
26 Maio 2014
4,403
0
Philipp disse:
Tenho de dizer algo que achava impensável (apesar de saber o que ai vinha) no inicio da época. O NES conseguiu fazer do FC Porto uma equipa com qualidade colectiva inferior ao RV. E com isto digo tudo sobre o que está a ser a estadia dele aqui no FC Porto.

E acho que nem para ele é bom. Com tantas dificuldades colectivas e senta no banco o Brahimi, o Corona e o Diogo Jota. Dos extremos, que é onde estamos melhor servidos, apenas o Octávio jogou.
Eu já nem comparo com o Rui Vitória, porque esse pelo menos já ganhou uma Taça de Portugal pelo Guimarães e tem valorizado imensos jovens jogadores ao longo da carreira, por muito que as equipas dele não apresentem qualidade coletiva. Para mim o que me choca é o NES conseguir ser ainda pior do que o Peseiro!
 

Barrigana

Tribuna Presidencial
3 Novembro 2014
19,810
11,710
Conquistas
3
  • Setembro/17
  • Dezembro/17
  • Fevereiro/18
Calabote disse:
Quando foi a última vez que após duas épocas miseráveis fomos buscar um treinador para somar o balneário, alguém que conhecesse o clube e a sua mística?

Alguém que com um futebol que não deslumbrava, longe disso, ia ganhando os jogos, mesmo que jogando com três trincos?
Até que descambou...

Ora se a história se repetir daqui por um ano temos uma taça UEFA e daqui a dois uma liga dos campeões.
diz que o Mouras não anda bem lá pelos manchesteres...queres ver que........... não.
 

PortoMDL

Tribuna Presidencial
31 Outubro 2014
27,632
755
Conquistas
1
  • Campeão Nacional 19/20
FCP 1893 disse:
Eu já nem comparo com o Rui Vitória, porque esse pelo menos já ganhou uma Taça de Portugal pelo Guimarães e tem valorizado imensos jovens jogadores ao longo da carreira, por muito que as equipas dele não apresentem qualidade coletiva. Para mim o que me choca é o NES conseguir ser ainda pior do que o Peseiro!

Não acho que seja pior que o Peseiro mas que é mau é. No fundo todos nós sabíamos disso quando foi contratado.
Eu ainda tinha esperanças mas estes últimos jogos ao não ver uma estratégia, um fio de jogo, uma ideia de jogo... Além disso não me parece daqueles treinadores que tenha os jogadores com ele. Parece-me um sujeito muito passivo.
 
M

mercgold3

Guest
Philipp disse:
Com tantas dificuldades colectivas e senta no banco o Brahimi, o Corona e o Diogo Jota. Dos extremos, que é onde estamos melhor servidos, apenas o Octávio jogou.
Falar em Corona e Diogo Jota como extremos... Enfim