Nuno Espírito Santo

Philipp

Tribuna Presidencial
25 Janeiro 2015
29,548
3,751
Conquistas
1
  • José Mourinho
Aqui à uns tempos escrevi que mal aparecesse um resultado deste tipo a curva de satisfação/insatisfação com a equipa do FC Porto iria voltar a subir.

No entanto os problema continuam lá. Faço um elogio ao NES. O facto de ter colocado o Diogo Jota mais perto do André Silva e da baliza contraria potencia as suas qualidades e foi por ai que o FC Porto venceu e construiu esta goleada.

Por outro lado, continuamos a prescindir de ter meio campo. O buraco que temos naquela zona é confrangedor. O meio campo não "quer" pressionar sem bola e não quer nem sabe construir jogo. Por isso estamos sempre à espera do adversário e quando ele não vêm lá está o jogo directo a ser utilizado.

Quantas vezes utilizamos essa formula tendo como jogador alvo o André Silva? Inumeras vezes. Desta vez correu bem até porque o Nacional tem uma defesa confrangedora mas contra uma equipa com outro qualidade e outra inteligência nesse sector voltará a ser o cabo dos trabalhos.

E com esta forma de jogador o nosso melhor jogador, o Oliver, quase que anda perdido. E claro que o João Teixeira nem precisa de calçar.

MISTICAPORTISTA

Tribuna
15 Agosto 2016
2,567
0
Philipp disse:
Aqui à uns tempos escrevi que mal aparecesse um resultado deste tipo a curva de satisfação/insatisfação com a equipa do FC Porto iria voltar a subir.

No entanto os problema continuam lá. Faço um elogio ao NES. O facto de ter colocado o Diogo Jota mais perto do André Silva e da baliza contraria potencia as suas qualidades e foi por ai que o FC Porto venceu e construiu esta goleada.

Por outro lado, continuamos a prescindir de ter meio campo. O buraco que temos naquela zona é confrangedor. O meio campo não "quer" pressionar sem bola e não quer nem sabe construir jogo. Por isso estamos sempre à espera do adversário e quando ele não vêm lá está o jogo directo a ser utilizado.

Quantas vezes utilizamos essa formula tendo como jogador alvo o André Silva? Inumeras vezes. Desta vez correu bem até porque o Nacional tem uma defesa confrangedora mas contra uma equipa com outro qualidade e outra inteligência nesse sector voltará a ser o cabo dos trabalhos.

E com esta forma de jogador o nosso melhor jogador, o Oliver, quase que anda perdido. E claro que o João Teixeira nem precisa de calçar.
Outra coisa que convem referir é que esqueçam o 4-4-2 losango.
O NES quer mesmo 4-4-2 classico.Hoje foi visivel Herrera na direita, Danilo e Oliver lado a lado e Otavio na esquerda.

Muito á lá Selecção Portuguesa

Drago93

Tribuna Presidencial
19 Março 2012
8,753
3,079
Conquistas
2
  • André Villas-Boas
  • Lucho González
mercgold3 disse:
Equipa sem ideias, só chutões para a frente, equipa sem fio de jogo, muito medíocre...

Agora a sério, jogo tão bom como o jogo no Dragão contra o Vitória (melhor aqui, pior ali) mas Nuno, se acontecer uma nova falha no percurso não tenhas duvidas que vão voltar ao mesmo discurso de que ainda não fizemos um bom jogo esta época. Este jogo será facilmente esquecido, tal como foi o jogo contra o Vitória por exemplo.
Acredita que se jogássemos normalmente como fizemos hoje não havia criticas.

Jogo muito bom da nossa parte, que seja para manter

killermartins

Tribuna Presidencial
23 Abril 2012
13,843
7,897
Depois de muita crítica, há que congratular todos e quando se perde e eu acho que o treinador tem grande culpa, também acho que hoje teve o seu mérito..

A construção do onze, foi mais uma mexida que poderia ter dado em muita coisa, foi o estrear de um trio na frente, se o André e o Otávio já estão entrosados, o Jota foi a novidade que funcionou bastante bem.. Explica-se pelo facto do Jota ser um upgrade ao Adrian, o espanhol já foi mais o que o Jota é, o NES terá procurado isso e talvez, tenha encontrado no Diogo o seu desbloqueador para alguns jogos..

Finalmente conseguiu por ao trabalho os creativos, o Herrera é um obreiro, um pronto socorro ao Danilo, mas ao libertar o Óliver e a juntar o facto do Jota se mexer mais e aliviar a carga ao Otávio, abriu espaço a que a máquina oleasse um bocado.. Mérito ou sorte, só ele saberá, o que é certo, é que apesar de ainda não estar bem definido o papel do Óliver, hoje viu-se menos gente perdida em campo..

Para mim o maior mérito que posso dar ao NES, foi o não tirar o pé do acelerador, eu sou defensor e continuo a ser do 4-3-3, com os mesmos intervenientes, este esquema nem difere muito disso, baseia-se em 2 PL, mas implicou muito na primeira parte que o André tivesse de dobrar o Herrera, porque o mexicano descaiu ou ir à ala buscar uma bola..

Villas

Tribuna Presidencial
16 Julho 2013
37,683
29,522
Conquistas
1
Branco disse:
Já no meio campo e apesar do Herrera se ter apresentado melhor que o A.Andre dos últimos jogos, confiar no mexicano acaba sempre por correr mal, no entanto e em teoria num 4-4-2 destes, ele mais facilmente se adapta do que em outro qualquer esquema que o puseram a jogar desde que aqui está, veremos.
O NES não joga num 442 clássico, nem no 433 clássico. É um híbrido. O Mourinho chegou a fazer isso no Porto.

Neste modelo híbrido o que é necessário é polivalência e agressividade acima da média.

Por exemplo, o Jota hoje foi uma espécie de Derlei que ia a tudo, o André Silva uma espécie de McCarthy que anda até longe da área mas serve colegas e quando necessário aparece em zonas de finalização...

O Otávio para mim é uma espécie de Capucho... ele era extremo no Brasil... Ele assiste muito bem, mas também explora bem os movimentos pelo meio...

O meio campo é que para mim é constituído por três 8s... Mas o Danilo está a desabrochar e bem pode chegar aos níveis de um Matic.. o Herrera está a aprender a jogar mais feio sem bola...

... Para mim o Oliver pode dar muito mais, mas não pode continuar a fugir de levar com faltas... Tem de ir pra cima... E levar umas nódoas negras pra casa... Ontem merecia que aquele remate cruzado em efeito entrasse... Se bem que continua a ser o que festeja mais os golos dos colegas...

Barrigana

Tribuna Presidencial
3 Novembro 2014
21,926
18,197
Conquistas
3
  • Setembro/17
  • Dezembro/17
  • Fevereiro/18
Os únicos pontos positivos são Jota e uma vitória - finalmente - na Choupana.

Não me entusiasmo com mais nada já que sabemos que é perfeitamente possível que no próximo jogo a imagem seja completamente diferente.

Lembro que depois do jogo com o Guimarães estava toda a gente excitada tb.

Apenas espero que nos foquemos cada vez mais no campeonato e esqueçamo-nos das competições europeias. Não temos valor para mais atualmente.

Komodo

Tribuna Presidencial
12 Dezembro 2012
8,245
2,025
Conquistas
3
38
Vila do Conde
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Pinto da Costa
Nuno precisamos de estabilidade.

Ontem a equipa ganhou, jogou bem, então é pegar nestas bases e solidificar.

Se Jota fez aquela exibição não pode passar para o banco ou bancada no próximo jogo. Chega dessas rotações inexplicáveis.

Estabilizar!!

cardum

Tribuna
10 Março 2012
2,790
158
apocalypto disse:
Agora falta o principal: consistência...
é isso Apo, fazer vários jogos a este nível, mantendo o ritmo alto o jogo todo , em busca do golo e sem facilitar ou adormecer em campo

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
33,584
27,887
Gaia
Espero que o NES tenha pelo menos percebido e resolvido de vez um dos varios problemas do Porto, simplesmente colocar os melhores em campo e deixar de dar oportunidades a fantasmas e esqueletos no armário colocados pela administração que só pensa em "ativos" isto é recuperar jogadores que custaram fortunas em negocios sem paralelo ao nível das despesas.

Como disse nunca malhei no NES, nem o irei criticar, digo mais se afrontar o sistema terá o meu apoio, porque está sózinho na luta contra os arbitros e apanhou com uma série de jogadores que nem na B deviam estar mas a Direção nao colocou nem sabe o que lhe fazer.

Porto

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
5,039
3,623
Conquistas
3
  • André Villas-Boas
  • Jorge Costa
  • Alfredo Quintana
Estabilidade e o mais importante agora.

Mas acho que podemos vir a explorar as dinâmicas deste esquema tático.

Substituindo Herrera por Brahimi/Corona pode subitamente transformar o nosso esquema num 4-3-3 com octavio a vir para o meio e Diogo Jota a servir como um falso extremo/segundo avançado.
E vice-versa. Passar rapidamente de um 4-3-3 para um 4-4-2 (sempre híbridos, claro)

Que pode romper muitas marcações/defesas e desbloquear muitos jogos.

Acho que seguindo esta direcção e este conjuntos de jogadores (dando espaços noutras competições a Neves e a JCT para irem entrando aos poucos) sem duvida que podemos fazer uma boa época a porto!

E se o fizermos, que não vendamos tudo ao desbarato, mas que haja uma ideia de progressão.

Como o Porto nos habituou.

FORCA PORTO

miguel

Tribuna Presidencial
1 Agosto 2006
34,123
16,085
Assim gosto NES....Colocaste o jogador certo a desempenhar o papel de médio ofensivo e com proximidade ao André Silva. Libertou-se mais o Otávio e sempre com Herrera e Óliver na criação das linhas de passe.

Sky

Tribuna Presidencial
1 Julho 2013
8,749
7,267
Conquistas
4
Felgueira
  • Pinto da Costa
  • Sérgio Conceição
  • João Pinto
  • Jorge Costa
Independentemente de onde esteve a fronteira que separa o nosso mérito do demérito do adversário, foi, sem dúvida, um bom jogo da nossa parte. Temos que o fazer mais vezes.

Estou curioso para ver o destino imediato de Layun/Maxi Pereira. Poderá Layun ocupar o lugar que ontem foi de Herrera?

Licha

Tribuna
9 Maio 2016
3,875
767
Barrigana disse:
Os únicos pontos positivos são Jota e uma vitória - finalmente - na Choupana.

Não me entusiasmo com mais nada já que sabemos que é perfeitamente possível que no próximo jogo a imagem seja completamente diferente.

Lembro que depois do jogo com o Guimarães estava toda a gente excitada tb.

Apenas espero que nos foquemos cada vez mais no campeonato e esqueçamo-nos das competições europeias. Não temos valor para mais atualmente.
Infelizmente, tenho de te dar razão. Também estou numa de ver para crer.

Há que dar estabilidade a este onze. O único lugar onde eu admito alguma variação é num dos dois extremos. Aí temos óptimos jogadores e é normal que as oportunidades se repartam um pouco mais. O Otávio, por exemplo, tem jogado sempre e desgasta-se com alguma facilidade. O Jota por outro lado, como alguém disse, depois da exibição de ontem não pode passar da titularidade para o banco ou para a bancada no próximo jogo. Seria o cúmulo.

A defesa e o meio-campo estão feitos. Na Champions temos de passar o grupo.

Roma

Tribuna Presidencial
17 Dezembro 2013
10,412
4,016
35
Porto
Criticar quando se tem que criticar e elogiar quando é preciso. E ontem tem que se elogiar a exibição. Agora claro , como muitos colegas disseram e bem , é preciso consistência. Esta exibição não vai valer de nada se no próximo jogo voltarmos à mediocridade.

Se for este o caminho a seguir e fizermos exibições como fizemos ontem , fico muito satisfeito. Mas como é previsível , é esperar para ver. Acho sinceramente que o 11 que entramos hoje é o mais forte que podemos ter. Como disse o @Licha e bem obviamente que nos extremos podem rodar de vez em quando já que ainda temos Corona e Brahimi.

MISTICAPORTISTA

Tribuna
15 Agosto 2016
2,567
0
O FCP não tem extremos.

Corona e Brahimi não são extremos por isso é que não jogamos em 4-3-3.

Não percebo a insistencia em chamar extremos a Brahimi(o proprio já disse varias vezes em jornais que quer e é melhor a jogar no meio) e ao Corona

Roma

Tribuna Presidencial
17 Dezembro 2013
10,412
4,016
35
Porto
MISTICAPORTISTA disse:
O FCP não tem extremos.

Não percebo a insistencia em chamar extremos a Brahimi(o proprio já disse varias vezes em jornais que quer e é melhor a jogar no meio) e ao Corona
A insistência é porque desde que estão no Porto jogam sempre a extremos. Por isso é normal que lhes chamemos extremos. Curiosamente sempre que o Brahimi jogou no meio ( foram poucas sim ) mas nunca teve exibições muito felizes. Acho , na minha opinião , que Brahimi nunca pode jogar no meio campo porque falta-lhe muita coisa tacticamente para jogar ali ( e até com bola , na tomada de decisão por exemplo). Para jogar ali tinha que ser um jogador muito mais inteligente, competente e consistente também.

MISTICAPORTISTA

Tribuna
15 Agosto 2016
2,567
0
Coloca los na posição não significa que seja a melhor posição para eles ou a posição natural.
O Brahimi desde que chegou sempre que as coisas correram menos bem era a "gritar" que não era extremo.
Sinceramente qualquer pessoa vê que o Brahimi não é extremo nem tem caracteristicas para tal.

Agora se pode jogar da forma que quer e acha só para se acomodar a sua exa é outra conversa.

Ele no Granada jogava onde queria sem posição fixa.

A melhor posição para ele seria como avançado livre como ontem jogou o Jota mas compreendo porque não o colocam a jogar lá

M

mercgold3

Guest
MISTICAPORTISTA disse:
O FCP não tem extremos.

Verdade, mas também é verdade que pode sempre haver um extremo falso no onze, como é o Otavio neste momento, o problema é mesmo as características dos outros "extremos" no plantel serem iguais ao do Otavio.

Brahimi não é extremo, mas lá está, neste momento tem Otávio na frente dele e além disso sempre que jogou no meio não jogou nada bem como disse o @Roma.

MISTICAPORTISTA

Tribuna
15 Agosto 2016
2,567
0
O FCP desde o Quaresma que não tem um medio ala/extremo de capacidade consentanea

O proprio Otavio é um medio ofensivo que no 4-4-2 joga descaido para a esquerda.
Ainda bem que o NES deixou cair a ideia peregrina de jogar com um ponta de lança e depois com o otavio e corona a fazer de extremos.
Foi só disparates.
2 avançados e 4 medios é a melhor forma para já