Nuno Espírito Santo

4 Abril 2007
2,912
263
Ontem o Porto fez uma das melhora exibições dos últimos anos e escolhem este momento para criticar o treinador.
Até compreendo estados de espírito em função do resultado, mas análises tácticas em função do resultado é o supremo da comédia e hipocrisia.

Os mesmos que até aos 92 minutos se preparavam para elogiar o jogo à Porto e o facto de o Befica não ter criado oportunidades de golo após o nosso golo - dizendo que trancámos bem a porta - vêm agora muito inteligentemente falar em "linha baixas" e "exposição ao erro". Se marcássemos o 2o teria sido por certo cinismo e inteligência.
Só quero alertar os mais incautos para este tipo de análise que tem credibilidade zero, e a que é fácil dar ouvidos nesta altura.

Sugiro direccionarmos as nossas frustrações para os erros individuais, de pormenor, que decidiram esses sim o jogo, e cuja responsabilidade é dos jogadores:
Má finalização e inexperiência na frente.
E depois o erro do Herrera que não decide nada, temos de saber defender um canto. É um erro muito menos grave que a finalização do Corona na 1a parte.

4 Abril 2007
2,912
263
Filipe01 disse:
Nos 3 jogos que falas, o problema foi sempre o mesmo e ai está a raiz do problema de NES.

A diferença é que em dois jogos as coisas aguentaram-se, ontem não.

Mas o que aconteceu ontem podia ter acontecido em qualquer enumerados.

Esperemos que ontem tenha servido para NES perceber que está no FCP e não no Rio Ave.
Isto não e verdade porque ontem o adversário não conseguiu criar perigo após o golo, ao contrário desses jogos que em nada se assemelharam a este.

WarriorFCP

Tribuna Presidencial
9 Dezembro 2013
17,356
3
34
Porto
Dirk disse:
Tu tens consciência que após a substituição do Benfica, o Porto ficou desequilibrado porque o Benfica passou a ter mais gente no meio campo?

Os jogadores são máquinas: é expectável uma equipa passar 90 minutos a pressionar no campo do rival?

O Benfica criou zero oportunidades, com as substituições que o Nuno fez.

É provável que tivesse criado mais se o Porto jogasse de forma partida e agressiva.

Quantos jogos, entre rivais directos, é que se mantêm iguais após uma equipa marcar. A equipa que marcou, continua a massacrar aos 60 minutos?

É lógico ter semelhante exigência?

A exigência aqui com este treinador é que o "1-0 não chega!". O adversário não fez nada (tirando um remate para defesa para a foto do Casillas). Mas não dá. Não é admissível! O Porto devia ter massacrado ainda mais. Devia andar a pressionar alto. Os jogadores não têm limites físicos. Não há que tentar organizar-se e matar o jogo. O treinador tem de responder às subs do adversário que lhes deram mais consistência a meio campo, com subs a meter extremos e avançados.

O Herrera comete dois erros. Há um bom cruzamento e golo. Foi isto que aconteceu. Como é que isto pode gerar toda esta exigência?

Isto é uma grande frase feita.

E qual é mesmo a finalidade disso? O Porto já tinha marcado, num jogo importantissimo. Tu tens mesmo essa exigencia de num derbi, exigires que a tua equipa após estar em vantagem, com 30 minutos para o fim, "esteja no meio campo da outra, para estar mais próximo de marcar"?

O que não faltam são exemplos de equipas que abdicam da posse de bola e são bem sucedidas. O Mourinho foi mestre disso.......................

Não faltam exemplos de equipas que ao invés de se sujeitarem a terem um jogo totalmente partido (quando já fizeram o mais difícil), procuram a organização defensiva e partir em contra ataque.

Caraças, até ontem, eu juraria que imensa gente partilharia destas ideias.

Eu apenas teria colocado o Brahimi em vez de um dos médios que entraram. Mas não foi decisivo para o resultado ele ter metido 3 médios. Andar a malhar no Nuno, por um erro "cruel" é mesmo terrível.

Jogos com o Brugges e Copenhaga sim, extremamente criticáveis porque havia superioridade nítida. Ontem, não. O Porto só teve uns 10 minutos de desconforto, de resto esteve bem nas várias fases do jogo (excepto a finalização).

Eu vi um jogo em que dos 75 aos 90, o Benfica foi cada vez jogando pior, os ultimos 10, o Porto então estava mais próximo do golo do que eles (pelos contra ataques que vimos). Que jogo é que vocês viram? Que exigência é essa em que o vosso clube:

- atropela o adversário durante 60 minutos
- tem 10 minuto de desconforto
- tem 20 minutos com segurança e controlo

E mesmo assim queixam-se que "baixou", "é cagão"?

O adversário não gerou volume de jogo ou pressão que me tivesse sequer deixado ansioso. O Porto estava ok em campo.

Fosgasse... assim é impossível um treinador ser bem visto. É criticado por ter cão e não ter. Se calhar os mesmos que criticam o Nuno por este resultado, criticariam porque "não soube controlar o jogo".

O Porto sofreu um golo de canto aos 92 minutos. A unica oportunidade criada pelo Benfica. A outra tinha sido um quase auto-golo, também de canto.

Foi isto que o Tri-campeão fez no Dragão.

Onde há algo que criticar no Nuno? "Devia ter jogado aberto e pressionado alto, marcar o segundo...".Se tendo mantido essa forma aberta de jogar, acabasse por sofrer "no problem, viriamos para aqui dizer que não servia, não sabe controlar um jogo".

Tá certo.

Tamos fodidos com esta exigência. Ao invés de criticar quando se joga mal (já aconteceu muitas vezes) e ter o mínimo de ponderação quando a equipa teve grande atitude, o treinador promoveu uma mudança ofensiva... e ele, como todos nós, sofreremos com um erro atroz, não............... mesmo após um bom jogo, "é cagão".

É terra queimada. É arrasar tudo. É ter uma exigência que não existe. O Porto ontem fez basicamente tudo o que deveria fazer para ganhar o jogo. Foi infeliz/incompetente num lance no fim.  Ainda assim há um feómeno inaudito porque reescrevem a história, ignoram a história (não chegariam os dedos das mãos para dar exemplos de abordagens idênticas após se estar na frente)... a vasta maioria dos os treinadores, na situação de jogo de ontem, teriam basicamente feito o mesmo que o Nuno fez e com sucesso! Não é um lance de bola parada que define se uma estratégia é boa ou má.

Ao contrário do chavão. Se uma equipa está em vantagem, com um rival equilibrado que se balanceia no ataque, a opção não é ter um jogo totalmente partido. A opção é a organização e aproveitar esse balanceamento. O Porto criou os contra ataques e não cedeu chances de golo. O próprio canto deles nem nasceu de uma jogada ofensiva deles ou de grande pressão.

Tudo correu bem. "Ah não não correu.  A minha opinião sobre um jogo de futebol, muda em função de um jogador não ter acertado no adversário e com isso ter dado um canto. E depois esse mesmo jogador permite a marcação de um canto curto. E esse mesmo jogador permite o cruzamento. A minha opinião depende disso".
Isso era tudo muito bonito e tinhas razão se aquando dos momentos das substituições o FCPorto estivesse com o jogo partido e desequilibrado, não estava, nunca esteve. Nem mesmo quando no Benfica saiu Cervi e entrou André Horta, o regime ganhou combatividade no meio-campo, mas não estava em superioridade, porque o FCPorto tinha sempre Oliver como 3º médio e teve sempre o controlo do meio-campo. As alterações do Nuno tiraram o FCPorto do jogo a nível ofensivo, a equipa deixou de ter capacidade para atacar com qualidade e quando uma equipa abdica de atacar o que acontece ao jogo de probabilidades? Aumentam as hipóteses do adversário marcar golo. Independentemente do Benfica ter marcado nos últimos minutos, eu elogiei muito o FCPorto dos primeiros 60 minutos e estava a criticar o FCPorto pós golo de Diogo Jota mesmo antes de saber que o benfica empatava.

Não tem a ver com o resultado, tem a ver com o processo, simplesmente.

WarriorFCP

Tribuna Presidencial
9 Dezembro 2013
17,356
3
34
Porto
Acho incrível que se diga que "o adversário não conseguiu criar perigo após o golo do FCPorto", por uma razão muito simples, não tem a ver com a capacidade da outra equipa criar ou não perigo. Tem a ver com aquilo que o FCPorto permitiu ao Benfica.
Como é que o Benfica não cria perigo e chega ao golo? Porque é que chega ao golo? Porque é que nos 20 minutos finais houve mais tempo de jogo no meio-campo do FCPorto do que no do Benfica? Quantos cantos ganhou o Benfica nos últimos 20 minutos? Porque é que isto se passou? Porque é que o FCPorto não levou o jogo para o meio-campo adversário?

Querem factos? O FCPorto defendeu melhor quando atacou melhor. Quando o FCPorto deixou de atacar, apesar do Benfica não ter criado grandes oportunidades de golo tirando o remate do Samaris e o golo em si, o FCPorto permitiu que o Benfica estivesse sempre mais próximo da baliza de Casillas. Haviam motivos para tal? NÃO!

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
76,523
52,103
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
WarriorFCP disse:
Isso era tudo muito bonito e tinhas razão se aquando dos momentos das substituições o FCPorto estivesse com o jogo partido e desequilibrado, não estava, nunca esteve. Nem mesmo quando no Benfica saiu Cervi e entrou André Horta, o regime ganhou combatividade no meio-campo, mas não estava em superioridade, porque o FCPorto tinha sempre Oliver como 3º médio e teve sempre o controlo do meio-campo. As alterações do Nuno tiraram o FCPorto do jogo a nível ofensivo, a equipa deixou de ter capacidade para atacar com qualidade e quando uma equipa abdica de atacar o que acontece ao jogo de probabilidades? Aumentam as hipóteses do adversário marcar golo. Independentemente do Benfica ter marcado nos últimos minutos, eu elogiei muito o FCPorto dos primeiros 60 minutos e estava a criticar o FCPorto pós golo de Diogo Jota mesmo antes de saber que o benfica empatava.

Não tem a ver com o resultado, tem a ver com o processo, simplesmente.
Exacto o FCP poderia ter perfeitamente ter ganho o jogo com as substituições que o NES fez mas não teria sido pelo facto de as ter feito porque ficamos mais perto de sofrer...

No final de contas o Karma de ser um loser e medroso caiu sobre o NES...

4 Abril 2007
2,912
263
sirmister disse:
Exacto o FCP poderia ter perfeitamente ter ganho o jogo com as substituições que o NES fez mas não teria sido pelo facto de as ter feito porque ficamos mais perto de sofrer...

No final de contas o Karma de ser um loser e medroso caiu sobre o NES...
Está última frase explica bem o que se passou em campo, parabéns pela lucidez.

SouDragao

Tribuna
5 Setembro 2016
3,152
2,529
BlueHell disse:
O nosso grau de exigência está ao nivel da gestão da sad e do treino da equipa senior de futebol... mediocre!
Já reparaste que o Porto é dos 3 grandes com menos golos de livre indirecto / canto ?

Merfica - 3 de canto / 3 de livre indirecto
Lagartos -  3 de canto / 1 de livre indirecto
Porto - 1 de canto / 2 de livre indirecto

Chama-se a isto falta de treino ...

4 Abril 2007
2,912
263
WarriorFCP disse:
Acho incrível que se diga que "o adversário não conseguiu criar perigo após o golo do FCPorto", por uma razão muito simples, não tem a ver com a capacidade da outra equipa criar ou não perigo. Tem a ver com aquilo que o FCPorto permitiu ao Benfica.
Como é que o Benfica não cria perigo e chega ao golo? Porque é que chega ao golo? Porque é que nos 20 minutos finais houve mais tempo de jogo no meio-campo do FCPorto do que no do Benfica? Quantos cantos ganhou o Benfica nos últimos 20 minutos? Porque é que isto se passou? Porque é que o FCPorto não levou o jogo para o meio-campo adversário?

Querem factos? O FCPorto defendeu melhor quando atacou melhor. Quando o FCPorto deixou de atacar, apesar do Benfica não ter criado grandes oportunidades de golo tirando o remate do Samaris e o golo em si, o FCPorto permitiu que o Benfica estivesse sempre mais próximo da baliza de Casillas. Haviam motivos para tal? NÃO!
O Benfica reagiu ao golo do Porto, como até com o Napoles em Itália conseguiu reagir porque um jogo tem varias fases e é impossível física e tacticamente dominar 90 minutos.
Mesmo assim não conseguiu criar perigo que não decorresse de um erro individual nosso.
Já nós tivemos o livre do Telles, um lance em que o Ruben Neves apareceu quase isolado e foi incompetente e um lance de um para um já após o empate.

Acho que tem de haver menos paranóia e dou uma sugestão:
Se um jogo tem 2 equipas não tentem explicar toda a realidade com base no comportamento de apenas uma delas senão vai dar asneira.

preyes

Bancada lateral
31 Agosto 2012
522
334
Amigo Nuno!!! Treinador e grande Portista! No sábado, na tua antevisão ao jogo com o carnide, abordaste o fraco rendimento do Herrera. Disseste e passo a citar: "O Herrera é um grande jogador e vai com certeza voltar a dar-nos bons momentos a todos"... Ao que te referias ao certo?

WarriorFCP

Tribuna Presidencial
9 Dezembro 2013
17,356
3
34
Porto
dragao_transmontano disse:
O Benfica reagiu ao golo do Porto, como até com o Napoles em Itália conseguiu reagir porque um jogo tem varias fases e é impossível física e tacticamente dominar 90 minutos.
Mesmo assim não conseguiu criar perigo que não decorresse de um erro individual nosso.
Já nós tivemos o livre do Telles, um lance em que o Ruben Neves apareceu quase isolado e foi incompetente e um lance de um para um já após o empate.

Acho que tem de haver menos paranóia e dou uma sugestão:
Se um jogo tem 2 equipas não tentem explicar toda a realidade com base no comportamento de apenas uma delas senão vai dar asneira.
Vamos por partes. Em primeiro lugar, o lance do livre do Alex Telles nasce de uma excelente jogada de Corona que depois acaba por ser sacrificado na primeira substituição do jogo.

Em 2º lugar não é paranóia, é uma análise normal, um ponto de vista, uma opinião.

Em 3º lugar, em nenhum momento expliquei ou analisei a realidade do jogo com base no comportamento de apenas uma equipa.

Quem está num contra-senso são vocês, que dizem que o Benfica teve uma reacção forte mas ao mesmo tempo dizem que em nenhum momento criaram oportunidades, explica-me neste caso, qual foi a reacção forte do Benfica que obrigou a que o FCPorto abdicasse de atacar e se limitasse a defender.

O que o Benfica fez foi apenas tirar um extremo para colocar um médio. Ou seja, o Benfica passou a ter 3 médios em campo (Samaris, Pizzi e André Horta) contra 3 médios do FCPorto  (Danilo, Otávio e Oliver), durante este curto período, quantas oportunidades criou o Benfica? Quantos remates fez à baliza de Casillas? Quantos lances de perigo criou? Eu respondo: 0.

Foi então esta a reacção forte do Benfica que obrigou o FCPorto a tirar Corona, Oliver e Diogo Jota para colocar Ruben, Layun e Herrera e abdicar do ataque?

A conclusão que posso tirar é que o Nuno mexeu na equipa do FCPorto em função das substituições do Benfica antes sequer destas mostrarem qualquer tipo de resultado prático.

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
76,523
52,103
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Podemos aprender muito com a doutrina budista/hinduista, ajuda a explicar muitos aspectos que à partida seriam explicáveis pela ciência... O Karma é apenas um deles.

Muito bem.
É tão valido como explicações pseudo taticas quando muitos golos surgem sem nenhuma interferência disso.. como foi o caso..

Estavamos a dominar o jogo a criar oportunidades de golo, estar a defender que a melhor opção era abdicar disso para nos remetermos a defesa é risível..

Mas isso vem de trás com as explicações taticas dos pseudo genios da tatica... Para muitos era impensável entrar no jogo de ontem com o 11 que entramos sem 20 trincos para equilibrar o meio campo.

Filipe01

Tribuna Presidencial
26 Março 2012
16,895
12,042
Isto não e verdade porque ontem o adversário não conseguiu criar perigo após o golo, ao contrário desses jogos que em nada se assemelharam a este.
Pois, o adversário não criava perigo e o FCP recua após NES ter colocado  a equipa a jogar com 5 defesas e 4 médios.

4 Abril 2007
2,912
263
WarriorFCP disse:
Vamos por partes. Em primeiro lugar, o lance do livre do Alex Telles nasce de uma excelente jogada de Corona que depois acaba por ser sacrificado na primeira substituição do jogo.

Em 2º lugar não é paranóia, é uma análise normal, um ponto de vista, uma opinião.

Em 3º lugar, em nenhum momento expliquei ou analisei a realidade do jogo com base no comportamento de apenas uma equipa.

Quem está num contra-senso são vocês, que dizem que o Benfica teve uma reacção forte mas ao mesmo tempo dizem que em nenhum momento criaram oportunidades, explica-me neste caso, qual foi a reacção forte do Benfica que obrigou a que o FCPorto abdicasse de atacar e se limitasse a defender.

O que o Benfica fez foi apenas tirar um extremo para colocar um médio. Ou seja, o Benfica passou a ter 3 médios em campo (Samaris, Pizzi e André Horta) contra 3 médios do FCPorto  (Danilo, Otávio e Oliver), durante este curto período, quantas oportunidades criou o Benfica? Quantos remates fez à baliza de Casillas? Quantos lances de perigo criou? Eu respondo: 0.

Foi então esta a reacção forte do Benfica que obrigou o FCPorto a tirar Corona, Oliver e Diogo Jota para colocar Ruben, Layun e Herrera e abdicar do ataque?

A conclusão que posso tirar é que o Nuno mexeu na equipa do FCPorto em função das substituições do Benfica antes sequer destas mostrarem qualquer tipo de resultado prático.
Esta certo, nao quero convencer ninguem. Só vim fazer o alerta que entendi para quem quiser ler, porque estou a ver um aproveitamento alarve do resultado por parte de quem não gosta do treinador. Eu que nem estou agradado com o Nuno, pelo menos até este jogo.
Eu raramente tenho comentado porque não tenho paciência para estas discussões redondas. Eu não tenho capacidade para explicar um golo aos 92 minutos com ciência táctica toda a posteriori.

Espero que o Porto ganhe os próximos jogos, no fundo é o que interessa, e o que vai condicionar todas as análises.
Espero que esta qualidade exibicional tenha vindo para ficar...

4 Abril 2007
2,912
263
sirmister disse:
É tão valido como explicações pseudo taticas quando muitos golos surgem sem nenhuma interferência disso.. como foi o caso..

Estavamos a dominar o jogo a criar oportunidades de golo, estar a defender que a melhor opção era abdicar disso para nos remetermos a defesa é risível..

Mas isso vem de trás com as explicações taticas dos pseudo genios da tatica... Para muitos era impensável entrar no jogo de ontem com o 11 que entramos sem 20 trincos para equilibrar o meio campo.
Compreendo e concordo com o que estas a dizer, mas acho que estamos a exagerar um pouco neste caso. O ser humano precisa de uma explicação para tudo, mesmo para um golo fortuito aos 92 minutos.
Para este caso em concreto parece-me que tanto o Karma, como uma análise detalhada táctica podem servir. Nenhuma das 2 anda perto de explicar.

Essa questão dos  médios é bem lembrada... Eu também achava, apesar de o não ter dito, que devíamos ter outro médio neste jogo, mas o jogo encarregou-se de demonstrar que estava errado - jogámos melhor assim, mais dinâmicos.

Mas lá está o Corona deu um golo a marcar e encheu-se de fazer asneiras no resto do jogo. O Herrera marcou e encheu o campo na Luz no ano passado e este ano cometeu um erro de palmatória. Estas variações individuais acho impossível o treinador controlar.
Mas gostei da exibição na equipa no geral, no que o treinador pode controlar.
Dou-lhe os parabéns por isso neste jogo, já me desiludiu noutros.

BlueHell

Tribuna
29 Abril 2012
2,605
49
Cada dia que passa aqui resulta em:

- novo ano 0 na próxima época
- desvalorização de n de activos
- desvalorização da marca FCPorto
- diminuição drástica probabilidade de ganhar qualquer titulo ("acidentes" como os de ontem são a sua marca de eleição)

WarriorFCP

Tribuna Presidencial
9 Dezembro 2013
17,356
3
34
Porto
Esta certo, nao quero convencer ninguem. Só vim fazer o alerta que entendi para quem quiser ler, porque estou a ver um aproveitamento alarve do resultado por parte de quem não gosta do treinador. Eu que nem estou agradado com o Nuno, pelo menos até este jogo.
Eu raramente tenho comentado porque não tenho paciência para estas discussões redondas. Eu não tenho capacidade para explicar um golo aos 92 minutos com ciência táctica toda a posteriori.

Espero que o Porto ganhe os próximos jogos, no fundo é o que interessa, e o que vai condicionar todas as análises.
Espero que esta qualidade exibicional tenha vindo para ficar...
A questão não é explicar o golo, o golo podia não ter acontecido, a abordagem do FCPOrto após o golo marcado iria continuar a ser criticável, porque em nenhum momento o contexto admitia aquela opção. Como não admitia contra uma Roma contra 9 homens, ou contra um Copenhaga no Dragão, ou contra o Brugges, etc. O foco não está no golo sofrido.

Quanto às tuas últimas 2 frases, estou nessa contigo. ;)