Nuno Espírito Santo

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
21,205
23,969
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
WarriorFCP disse:
Não concordo nada quando se diz que não se deve criticar o treinador pelo que se passou ontem. A análise tem que ser feita em todas as dimensões e tempo de jogo.

Já elogiei e continuarei a elogiar ao FCPorto que ontem entrou em campo frente ao Benfica, o que o FCPorto fez foi muito bem feito, foi a melhor exibição que vi uma equipa fazer em Portugal esta temporada. Futebol dinâmico, repleto de intensidade, mobilidade, criatividade, velocidade no último terço, circulação a toda a largura, exploração do jogo interior, pressão alta sufocante sobre o adversário, se o Benfica foi a pobreza que foi, foi graças ao que o FCPorto fez, aqui, enorme elogio ao treinador e à prestação dos jogadores. O problema foi após o golo.

- O FCPorto marca através de Diogo Jota e após esse momento, faz mais meia dúzia de minutos muito bons, a equipa estava muito bem, não estava a ressentir-se fisicamente e não se entende porque é que o treinador faz uma substituição aos 67 minutos (Corona por Ruben Neves) defensiva e que passou claramente à equipa um sinal negativo.

- A partir da substituição de Ruben Neves, o FCPorto perde um jogador de dinâmica ofensiva como Corona e ganha mais um trinco de construção e circulação. O problema aqui é que o FCPorto recuou, baixou todas as linhas e entregou a iniciativa ao adversário. Ficando o jogo nesta situação, a entrada de Rúben Neves não fez qualquer sentido. O FCPorto com Ruben Neves ganharia um elemento positivo se a estratégia passasse por ter bola e fazer circulá-la a toda a amplitude.

- Aos 76 entra Miguel Layun para o lugar de Oliver Torres. Se se entende a entrada de Layun, não se entende a saída do elemento que estava a ser o melhor do FCPorto em campo e não apresentava quaisquer sinais de quebra. E continuo a achar que foi mais uma substituição prematura por parte do treinador do FCPorto.

- Cada substituição de Nuno dava sinais claros à equipa de defender cada vez mais, recuar cada vez mais e abdicar de atacar.

- Aos 87 entra mais um centrocampista para o lugar de Diogo Jota, desta vez Herrera. Quando o FCPorto necessitava de colocar gelo no jogo, ter alguém capaz de segurar a bola, entrou um jogador que era precisamente o oposto. Nem vou falar no erro que cometeu e que resultou no 1-1.

- Todas as alterações promovidas pelo Nuno após o golo foram contra-natura e aproximaram cada vez mais o Benfica da baliza do FCPorto sem sequer fazer nada que o justificasse.

- Claro que sem o erro de Herrera o Benfica não teria chegado ao empate, no entanto, foram essas alterações na equipa que possibilitaram isso, que aumentaram as probabilidades do Benfica marcar mesmo num lance fortuito.

Conclusão:

Nuno esteve exemplar na preparação e operacionalização da equipa para o jogo, provavelmente terá até surpreendido todos os portistas e a forma como o FCPorto jogou durante 60 minutos é um sinal claro de que há qualidade e capacidade para fazer muito mais, quer da parte da equipa, quer da parte do Nuno.
O resto do jogo demonstrou o que está mal, mais uma vez, e o que está mal, é a mentalidade do treinador. Não sei se irá mudá-la ou não, provavelmente não, mas se não mudar, o Nuno nunca terá sucesso no FCPorto.
O FCPorto neste último jogo estava a dominar por completo as operações, a equipa do Benfica estava animicamente completamente de rastos, o FCPorto estava a jogar em casa com um grande apoio do publico, a equipa estava bem e após o golo não aparentava sinais de quebra quer física, quer emocional, quer táctica e técnica. O problema esteve na mentalidade do treinador e na forma como ficou com medo quando Rui Vitória mexeu na equipa. Nuno nunca deveria ter mexido em função das alterações do Benfica, mas sim em função do que a sua equipa estava a produzir em campo.
Tacticamente a equipa do FCPorto estava muito bem, exemplar, as alterações alteraram por completo o contexto, quando o que Nuno deveria ter feito eram alterações de jogadores posição por posição para refrescar a equipa numa fase mais adiantada do jogo quando este o justificasse.

O pecado capital de ontem é o pecado capital de Nuno ao longo da época, a mentalidade da equipa em vantagem no marcador.

Se podem existir momentos em que se justifica recuar linhas, como por exemplo, jogando contra adversários mais fortes, jogando em terrenos complicados fora de casa, ou quando as coisas não estão a correr bem a nível exibicional e há insegurança nos jogadores, pode perfeitamente justificar-se que se recuem linhas e se defenda com tudo.
Agora, numa equipa grande, numa equipa como o FCPorto, quando é claramente superior ao adversário, quando a equipa está completamente por cima, quando joga em casa o FCPorto não pode adoptar essa atitude, é contraproducente e aproxima o adversário do golo.

Com tudo isto, há que dizer, o Nuno se quiser, pode fazer um excelente trabalho no FCPorto, para isso tem de mudar esta mentalidade. Não mudando, nunca resultará porque vai contra a própria natureza do jogo.
Análise lúcida e objectiva @WarriorFCP . Tirar o Oliver e não meter Brahimi nos últimos minutos, jogador que segura a bola, saca faltas, parte o ritmo de jogo, não ter a manha de simular lesões para enervar os gajos, para respirar para ter sangue frio foi um erro crasso. Se alguns erros atribuo à falta de maturidade duma equipa jovem, outros foi culpa do NES por não saber gerir as incidências do jogo e passar claramente à quipa a mensagem de por marcha atrás.
 

Filipe01

Tribuna Presidencial
26 Março 2012
16,020
9,725
WarriorFCP disse:
Não mudando, nunca resultará porque vai contra a própria natureza do jogo.
Nem mais, um problema de base de MENTALIDADE.

O recuo de ontem foi, infelizmente, só mais um de uma série que vem desde que NES assumiu o comando da equipa.

E por esse motivo NES merece totalmente ser criticado.

A atitude de ontem, não foi a  primeira, segunda, terceira que NES decide atuar á treinador de equipa pequena.

NES tem que decidir se quer ser treinador de futebol de equipa grande.

 

Barrigana

Tribuna Presidencial
3 Novembro 2014
19,938
12,134
Conquistas
3
  • Setembro/17
  • Dezembro/17
  • Fevereiro/18
Treinador de Bancada disse:
...A última substituição é que foi ao lado, deveria ter entrado o Brahimi para conseguir segurar a bola e sacar faltas e quebrar o ritmo de jogo. ...
Discordo nesta parte.

Em tese, até faria sentido. Mas lembro-me, por exemplo, do jogo com o Bayern no Dragão, numa altura precisamente em que se queria controlo do jogo e quebrar o ritmo de jogo e o que se viu foi Brahimi a tentar constantes jogadas individuais e perdendo muitas vezes a bola sem faltas originando lances de perigo na nossa área.

Para quebrar ritmos de jogo e controlar a posse é preciso, entre outras coisas, um cérebro a funcionar corretamente. E nesse aspecto o Brahimi não é melhor do que ninguém neste plantel.
 

Calabote

Mestre e doutor em eng. de tecidos e neurociencias
30 Junho 2016
13,901
14,546
Conquistas
17
  • Fernando "Bibota" Gomes
Barrigana disse:
Para quebrar ritmos de jogo e controlar a posse é preciso, entre outras coisas, um cérebro a funcionar corretamente. E nesse aspecto o Brahimi não é melhor do que ninguém neste plantel.
Se eu, no conforto do lar, fiquei gaseado só de ouvir e ver a explicação do NES sobre a táctica e os tres pilares do FCP, nem quero imaginar como andam os pobres jogadores ao ouvir aquilo dia após dia
Aqueles cérebros devem estar feitos em Nestum.
 

Wetl

Tribuna Presidencial
31 Agosto 2012
10,419
4,185
Tivemos o pior 5lb dos últimos anos no Dragão e não ganhamos. As substituições foram miseráveis e estragaram a exibição da época. O NES é uma espécie de pessoa que tirou a carta de patrão de costa e lhe dão um porta-aviões para a mão.
 

RuiDias

Bancada central
29 Abril 2013
2,136
548
Tivemos azar e precisamos claramente de marcar mais golos tendo em conta as oportunidades. Falta-nos um matador, mas isso já todos sabíamos desde o início.
Penso que com um grande avançado que marcasse muitos golos hoje estaríamos a dizer que o NES era o maior.
De qualquer forma, continuo a acreditar que os vermelhos vão perder pontos assim como os verdes. Não podemos é fazer o que fizemos contra o Setúbal.
 

WarriorFCP

Tribuna Presidencial
9 Dezembro 2013
17,356
3
32
Porto
O FCPorto precisa de um matador? Não conheço as qualidades do André Silva enquanto toureiro, mas como ponta de lança é um jogador brilhante. O melhor goleador sub-21 da Europa e poucos são os que têm mais golos que ele esta temporada nos grandes campeonatos europeus.

Ou continuamos com a história do Bas Dost? Ou do Jonas? Aliás, quantos golos tem o Jonas Pistolas contra Porto e Sporting? Ou quantos golos marcou Jackson ao Benfica na sua passagem pelo FCPorto?

 

SouDragao

Bancada central
5 Setembro 2016
1,846
643
WarriorFCP disse:
O FCPorto precisa de um matador? Não conheço as qualidades do André Silva enquanto toureiro, mas como ponta de lança é um jogador brilhante. O melhor goleador sub-21 da Europa e poucos são os que têm mais golos que ele esta temporada nos grandes campeonatos europeus.

Ou continuamos com a história do Bas Dost? Ou do Jonas? Aliás, quantos golos tem o Jonas Pistolas contra Porto e Sporting? Ou quantos golos marcou Jackson ao Benfica na sua passagem pelo FCPorto?
Sinceramente acho que o André Silva se esforça demais .... Não pode correr tanto para trás .... Não pode querer estar em todo o lado ....
 

katatonia10

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2013
8,780
5,272
Conquistas
2
  • Kostadinov
  • Rui Filipe
WarriorFCP disse:
Ou continuamos com a história do Bas Dost? Ou do Jonas?
não é nada comigo e não estou com paciência para voltar ao assunto outra vez, mas, curiosamente, o cepo que foi para o suporte só tem menos 1 golo que o AS e com 3 (?) jogos a menos, na liga.

ps; posso estar errado, mas tbm creio que nenhum dos golos foi de pénalti.
 

WarriorFCP

Tribuna Presidencial
9 Dezembro 2013
17,356
3
32
Porto
SouDragao disse:
Sinceramente acho que o André Silva se esforça demais .... Não pode correr tanto para trás .... Não pode querer estar em todo o lado ....
Eu também acho, é algo que tem que refinar, mas não deixa de ser impressionante a capacidade física que apresenta, porque mesmo já perto do final dos jogos é capaz de manter uma performance física bem acima da média. O problema é quando se "perde" em esforços para recuperar a bola e se afasta demasiado da área, mesmo assim, tem melhorado neste capítulo apesar de tudo.

 

WarriorFCP

Tribuna Presidencial
9 Dezembro 2013
17,356
3
32
Porto
katatonia10 disse:
não é nada comigo e não estou com paciência para voltar ao assunto outra vez, mas, curiosamente, o cepo que foi para o suporte só tem menos 1 golo que o AS e com 3 (?) jogos a menos, na liga.

ps; posso estar errado, mas tbm creio que nenhum dos golos foi de pénalti.
Não sou dos que lhe chamou cepo. É um finalizador, pouco dá ao jogo colectivo, mas finaliza bem, sempre disse quer jogador para marcar muitos golos na Liga.

Agora, nunca na vida trocaria o André Silva pelo Bas Dost, nem tão pouco acho que é o jogador que o FCPorto necessitava, longe disso, prefiro ter um jogador da formação de 21 anos a evoluir como titular e a marcar menos meia dúzia de golos no final da época do que um jogador de 10M€ e salário principesco.

PS: Os golos de penalty pelos vistos valem meio golo, ou então estou a fazer confusão.

Se queres entrar por aí, imagina os golos que o André Silva teria se tivessem sido assinaladas as grandes penalidades que ficaram por assinalar a favor do FCPorto esta época.
 

Calabote

Mestre e doutor em eng. de tecidos e neurociencias
30 Junho 2016
13,901
14,546
Conquistas
17
  • Fernando "Bibota" Gomes

katatonia10

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2013
8,780
5,272
Conquistas
2
  • Kostadinov
  • Rui Filipe
WarriorFCP disse:
Não sou dos que lhe chamou cepo. É um finalizador, pouco dá ao jogo colectivo, mas finaliza bem, sempre disse quer jogador para marcar muitos golos na Liga.

Agora, nunca na vida trocaria o André Silva pelo Bas Dost, nem tão pouco acho que é o jogador que o FCPorto necessitava, longe disso, prefiro ter um jogador da formação de 21 anos a evoluir como titular e a marcar menos meia dúzia de golos no final da época do que um jogador de 10M€ e salário principesco.

PS: Os golos de penalty pelos vistos valem meio golo, ou então estou a fazer confusão.

Se queres entrar por aí, imagina os golos que o André Silva teria se tivessem sido assinaladas as grandes penalidades que ficaram por assinalar a favor do FCPorto esta época.
não sei de memória quem lhe chamou cepo, foi uma indirecta para quem o fez.

quanto está a ganhar o do suporte, sabes? e o AS? confesso que não sei, perguntas inocentes.

estás assumir que ele ia converter esses pénaltis - o que não é, de todo, garantido.
 
M

mercgold3

Guest
Estamos a falar de um benfica que mesmo depois do golo sofrido  não criou nada mas que no entanto tentou reagir como é normal.
Tivesse o FCP mantido o ritmo alucinante de ontem com as linhas avancadas na mesma e a sofrermos um golo e as criticas iam haver na mesma, nimguém pensa nisso porque nao convém na hora de bater depois de sofrermos um golo aos +90 min num erro individual.

A partir de hoje até vou começar a prestar atenção a todas as equipas do mundo que fazem o que o FCP fez ontem, ou seja, vai haver muitos exemplos pq todos fazem isso, sem exceção.

 

DaniMontana

Quitters never win and winners never quit.
12 Janeiro 2015
15,213
10,133
38
Londres
Wetl disse:
Tivemos o pior 5lb dos últimos anos no Dragão e não ganhamos. As substituições foram miseráveis e estragaram a exibição da época. O NES é uma espécie de pessoa que tirou a carta de patrão de costa e lhe dão um porta-aviões para a mão.
Pior? O benfas não nos ganhou com 10 jogadores a umas épocas atrás?
 

WarriorFCP

Tribuna Presidencial
9 Dezembro 2013
17,356
3
32
Porto
katatonia10 disse:
não sei de memória quem lhe chamou cepo, foi uma indirecta para quem o fez.

quanto está a ganhar o do suporte, sabes? e o AS? confesso que não sei, perguntas inocentes.

estás assumir que ele ia converter esses pénaltis - o que não é, de todo, garantido.
Não estou a assumir nada, bastava marcar metade das grandes penalidades que ficaram por assinalar para estar isoladamente na liderança dos melhores marcadores.
 

WarriorFCP

Tribuna Presidencial
9 Dezembro 2013
17,356
3
32
Porto
mercgold3 disse:
Estamos a falar de um benfica que mesmo depois do golo sofrido  não criou nada mas que no entanto tentou reagir como é normal.
Tivesse o FCP mantido o ritmo alucinante de ontem com as linhas avancadas na mesma e a sofrermos um golo e as criticas iam haver na mesma, nimguém pensa nisso porque nao convém na hora de bater depois de sofrermos um golo aos +90 min num erro individual.

A partir de hoje até vou começar a prestar atenção a todas as equipas do mundo que fazem o que o FCP fez ontem, ou seja, vai haver muitos exemplos pq todos fazem isso, sem exceção.
Isso não é de todo verdade.

O primeiro ponto fundamental, é que o FCPorto o faz independentemente do contexto. Ou seja, o FCPorto marcar e recuar no terreno oferecendo a iniciativa ao adversário tem sido uma constante, tem sido matriz.

Em segundo lugar não é de todo verdade que todas as equipas façam o que o FCPorto fez ontem, e nenhuma grande equipa num contexto em que está completamente por cima do adversário e a jogar bem, muda completamente de mentalidade após o primeiro golo e jogando em casa.
Há contextos em que se entende que uma equipa recue e ceda a iniciativa estando em vantagem. Por exemplo, se o FCPorto estivesse a jogar na Luz, estivesse por exemplo a jogar num terreno complicado da nossa liga como em Braga e o jogo estivesse dividido. Ou numa situação mais extrema, por exemplo, estando num dia mau, a fazer um mau jogo contra um adversário mais fraco, mas entendia-se que como as coisas estavam a sair mal a nível ofensivo seria preferível segurar o resultado e procurar um segundo golo no erro do adversário.
Há contextos e contextos, há equipas e equipas, e o jogo de ontem não justificava a abordagem após o golo e o problema é que é algo que marca o FCPorto esta época, aconteceu contra uma Roma a jogar com 10 e 9, aconteceu contra um Copenhaga em pleno Dragão e muito cedo no jogo, aconteceu contra o Brugges, aconteceu também contra outros adversários da nossa liga.

Qualquer grande equipa, num momento ou outro de maior dificuldade, vai passar uma situação pontual de baixar linhas e tentar controlar sem bola o encontro, mas nenhuma grande equipa tem esta vertente do jogo como matriz.
 

Miguel Alexandre

Tribuna Presidencial
10 Março 2016
19,198
19,273
Conquistas
2
  • Campeão Nacional 19/20
  • José Maria Pedroto
Caros, o regime é tricampeao, tem mais 5 pontos...e foi ao Dragao ver jogar, nos com todos os problemas q temos metemo-los no bolso e não houvesse Herrera e ganhariamos (q é uma frase q acredito ser mote para os ultimos anos). Este é o facto relevante!
O regime é sempre metade qualidade, metade propaganda e protecionismo, eles não valem metade do q lhes vendem, e isso é q é relevante, pq se formos inteligentes e tivermos uma aerie de vitórias seguidas eles mijam-se como se mijaram ontem. Com muitos erros e dificuldades mas este é o caminho.
Sendo objectivo e racional, não podemos ter médios com esta falta de inteligência e falta de capacidade de pensar e decidir rápido...o Herrera em 3 anos e meio ja mostrou a dificuldade q tem a pensar rápido. Respeito a forma como gosta do clube e dos adeptos mas infelizmente ja mostrou vezes a mais q não tem inteligência para ser médio de alta competição. Peço por favor!!! ao Nuno q não volte a apostar nele em momentos importantes e pelo por favor!!! q a SAD o venda em Janeiro, precisamos do dinheiro e de retocar o plantel. O clube não merece ser mais punido por este jogador, ele não tem culpa, agora culpados serão quem insistir nele.
Pelo bem do clube e da valorizaçao do jogador, chega!
 

miguel

Tribuna Presidencial
1 Agosto 2006
30,835
10,790
NES é um grande Portista e disso não tenho dúvidas. Agora para treinador do Porto, lamento mas não tem capacidades para tal.