Nuno Espírito Santo

Barrigana

Tribuna Presidencial
3 Novembro 2014
21,848
17,854
Conquistas
3
  • Setembro/17
  • Dezembro/17
  • Fevereiro/18
Philipp disse:
Alguém se acredita que mesmo que venha o Oliver, o Rafa, o Mangala e o Ricardo Carvalho que se consiga ser campeão jogando desta forma?
A questão é saber se o Nuno daria a iniciativa de jogo no Dragão se pudesse contar com esses jogadores.

Mas não sei qual é o teu problema: um ilusionista ganhou 3-1 ao Bayern no Dragão jogando no contra ataque e dando a iniciativa de jogo ao adversário. Curiosamente foi o melhor jogo que ele fez com as nossas cores.

Sei que o Bayern não é a Roma, mas jogávamos tanto em casa hoje como dessa vez.

b10nic

Sofá de casa
3 Agosto 2015
11,773
13,859
luchoElCapitanGonzalez disse:
RevÊ a primeira parte e presta atenção à forma como a roma jogava entre-linhas com a maiores das facilidades, quebrava a nossa primeira pressão com a maiores das facilidades e construía como queria. Estes para mim foram os sinais mais preocupantes deste jogo que já tinham sido, de certa forma, sentidos contra o villareal.
Essencialmente porque não há uma pressão exigente ao portador. A equipa acaba por consentir muitas vezes o ataque ao adversário e tenta manter-se num bloco baixo.

krozis

Bancada lateral
1 Março 2016
570
0
b10nic disse:
Por acaso discordo disso da pressão altissima. Aliás, a filosofia habitual de contra-ataque do Nuno exige um bloco baixo, equipas que tenham a ambição de conquistar a bola nos últimos 20 metros não podem ser equipas que focam o seu jogo em ataque rápido.
Falei na forma como jogava no valencia. É obvio que se pode subir a defesa quando ha Mustafi e Otamendi na defesa e mais um Gaya ultra rapido

Lope

Bancada central
16 Junho 2015
1,870
0
Falcon disse:
Certo, tens razão, ele ficava isolado, mea culpa.

De qualquer modo, não invalida aquilo que disse. Faltou bastante agressividade competitiva.
Já viste os jogadores que ele tem à disposição!?
Vai ser agressivo com quem? Corona? André André? Ruben Neves? Evandro? Herrera?

Philipp

Tribuna Presidencial
25 Janeiro 2015
29,548
3,751
Conquistas
1
  • José Mourinho
Barrigana disse:
A questão é saber se o Nuno daria a iniciativa de jogo no Dragão se pudesse contar com esses jogadores.

Mas não sei qual é o teu problema: um ilusionista ganhou 3-1 ao Bayern no Dragão jogando no contra ataque e dando a iniciativa de jogo ao adversário. Curiosamente foi o melhor jogo que ele fez com as nossas cores.

Queres comparar a qualidade evidenciada pelo FC Porto nesse jogo e agora. Aquela enorme segunda parte. E aquele era o Bayern do Pep. Esta é a Roma do Spalleti. Um treinador fraquissimo que tem grandes jogadores a salvarem-lhe a pele.

Na era Pinto da Costa e na maior parte das épocas venceríamos esta Roma. Hoje só não fomos goleados porque caos fortuitos assim o ditaram.

b10nic

Sofá de casa
3 Agosto 2015
11,773
13,859
Barrigana disse:

A grande diferença é que nesse jogo a qualidade da pressão foi enorme. Quer a nível das zonas, quer a nível da própria gestão de espaço e tempo.

Comparado com o jogo de hoje, estivemos a léguas nesse tipo de competências. Mas como digo, a comparação nem devia ser feita. O Nuno faz as coisas de maneira completamente diferente.

Lope

Bancada central
16 Junho 2015
1,870
0
Philipp disse:
A mim o que não me cabe na cabeça é que alguém que veja os jogos do FC Porto desde que o NES entrou que se reveja nisto. É que é tão evidente que isto é contra natura em relação ao que é o FC Porto. Simplesmente não conseguimos dominar nenhum jogo. Não conseguimos jogar em posse. Quando as equipas se fecham lá atrás é um bicho de sete cabeças para marcar um golo.

Hoje o jogo até nos correu de feição com aquela expulsão do jogador da Roma mas nem isso nem as abébias na defesa dos italianos conseguimos aproveitar. Quase uma hora a jogar com mais um, em casa, e apenas marcamos um golo de penalty.

O plantel foi mal construído, falta qualidade e peças fulcrais mas o treinador ainda deixa isso mais evidente quando vai com aquele meio campo a jogo. Quando dá em pleno Dragão a iniciativa de jogo ao adversário. Alguém se acredita que mesmo que venha o Oliver, o Rafa, o Mangala e o Ricardo Carvalho que se consiga ser campeão jogando desta forma?
E tiraste essa conclusão em dois jogos, um deles contra uma equipa que acaba de investir 100 milhões em craques, e com um plantel de merda que lhe foi transmitido?
Mais três jogos e fazes uma tese de mestrado sobre NES

Villas

Tribuna Presidencial
16 Julho 2013
37,273
28,562
Conquistas
1
b10nic disse:
Concordo. Mas vais assistir a isso contra equipas mais fracas. Vamos perder muitas vezes no dominio do jogo em jogos em que aparentemente era obrigação tê-lo.

Viu-se com o Rio Ave e vai continuar a ver-se.
o modelo ainda está a ser testado... e os automatismos não existem...

Eles muitas vezes no meio estão desposicionados...

a pressão na primeira fase de construção do adversário ainda não é muito consistente...

E quando o adversário bate longo na frente após a pressão... nós não conseguimos encurtar para ficar com a bola e partir para contra...

Foram dois anos de Lorpateguices...

FCP 1893

Tribuna
26 Maio 2014
4,403
0
É muito inexperiente e isso é tudo aquilo que não precisamos numa época decisiva. Mais uma vez, a SAD com uma decisão má, deveria ter-se optado por alguém mais experiente.

O NES esteve muito mal hoje a preparar o jogo e nas substituições que fez. A equipa ofensivamente até cria algumas jogadas agradáveis, mas a organização defensiva é horrível. E não percebo a apatia da equipa em muitos momentos.

Mas chega de cascar nele. Os únicos culpados são os dirigentes.

Kelvin87

Tribuna Presidencial
7 Maio 2007
22,353
870
O que pode fazer um treinador, por mais competente que seja, se o plantel que tem à sua disposição é de uma total mediocridade?

Já estão a fazer com o NES aquilo que fizeram com o Lopetegui. O NES não chega a comer as batatas.

b10nic

Sofá de casa
3 Agosto 2015
11,773
13,859
Villas disse:
o modelo ainda está a ser testado... e os automatismos não existem...

Eles muitas vezes no meio estão desposicionados...

a pressão na primeira fase de construção do adversário ainda não é muito consistente...

E quando o adversário bate longo na frente após a pressão... nós não conseguimos encurtar para ficar com a bola e partir para contra...

Foram dois anos de Lorpateguices...
Sinceramente o que eu vejo no Nuno é um treinador a tentar especular o jogo defensivamente um bocado na linha da abordagem Jesualdo. Até da abordagem do Fernando Santos durante o Europeu.

Não acho que seja tanto só uma questão de incompetência, mas também uma questão de estilo. Notamos imensas diferenças naquele primeiro ano do AVB porque a pressão era enorme quando comparada com a do Jesualdo.

Considero o Nuno muito mais na linha dum treinador como o Jesualdo. O Lopetegui, com muitos defeitos que poderia ter, tentava dar uma dinâmica de pressão ao portador de bola bem maior. O ponto de maior destaque foi o tal jogo contra o Bayern. A esse nível esse jogo foi fantástico. Possivelmente nunca encontrarás esse tipo de abordagem por parte do Nuno. Não porque ele não saiba, não porque não está bem trabalhado, acho que simplesmente porque ele não quer.

Zeus

Tribuna Presidencial
1 Agosto 2015
10,954
5,425
Olimpo
Nuninho, nuninho... hoje vacilas-te! Muito mal na abordagem ao jogo, o 442 clássico nao funcionou, o Adrian até teve bem mas o problema esteve no meio campo, muito desorganizado, pouco consistente e ZERO criatividade, Herrera encostado à ala não lembra ao diabo... nós temos de jogar em 433, é assim que jogamos 90% da pré época e logo neste jogo o Nuninho sai-me com este 442, não quero ser agoirento mas fds por uns momentos lembrei-me das invenções do lopes... é verdade que não há muita qualidade nem perfundidade no plantel mas não há desculpa para hoje nao ter jogado no 433 que no jogos com o Vitória, Vilarreal e Rio Ave até funcionou bem.

Gita

Bancada central
14 Março 2012
1,526
1,053
Braga
Desiludiu-me no primeiro teste a sério. As grandes equipas não mudam de sistema de jogo mudam os jogadores.
Taticamente, péssima entrada no jogo. Na segunda parte, deveria entrar logo com o Corona no lugar do André André. Substituições não acrescentaram nada ao jogo. Incrível como o Bueno nem sequer é opção, ou o próprio JCT não entra neste jogo.
Longe de ser o principal culpado, mas esperava mais do nosso treinador.

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,903
6,586
Conquistas
1
  • Junho/18
Independentemente de se gostar mais ou menos do estilo de jogo do Nuno, a razão pela qual ele hoje esteve mal, foi ter feito aquilo que não se deve fazer num jogo desta dificuldade, que é descaracterizar a equipa tacticamente sem que a alternativa esteja suficientemente trabalhada, devido á dimensão do adversário foi isso que criou alguma anarquia nos primeiros 20 minutos.

Depois, parece-me que esteve mal nas substituições, ao ter metido o Evandro em vez do J.Teixeira e se calhar em ter retirado o Otávio, embora com aquele banco sem verdadeiras soluções atacantes quem pode honestamente criticar o treinador, os 20 minutos finais eram para lá termos um armário na grande área, e todos sabemos porque ele não lá estava.

Pois quem olha para o nosso 11 titular e para o 11 titular do Roma no apito inicial, assim como para o banco das duas equipas tem obrigação de perceber o porquê de provavelmente não passarmos a eliminatória, simplesmente há uma diferença considerável demais para não se fazer sentir, e o Nuno contra isso pouco podia fazer.

Eu não sou o maior apreciador do estilo de transições rápidas, embora pelo que tenho visto não ache a versão do Nuno tão ineficaz para o nosso futebol como a de Jesualdo, tem no seu 4-3-3 normal alguma coisa de hibrido entre futebol de posse e de transições, pelo menos quando o adversário é mais fraco.

Mas mais importante do que estar a criticar o treinador porque não acreditam na sua concepção de futebol, se calhar seria mais honesto o criticar pelas suas reais possibilidades de fazer melhor a cada jogo, e eu não estou a ver um Guardiola a fazer muito melhor neste jogo e contra este adversário, com esta matéria prima.

Até porque ao nosso plantel faltam jogadores para jogar em posse, nem sequer percebo porque isso se discute.

Villas

Tribuna Presidencial
16 Julho 2013
37,273
28,562
Conquistas
1
b10nic disse:
Sinceramente o que eu vejo no Nuno é um treinador a tentar especular o jogo defensivamente um bocado na linha da abordagem Jesualdo. Até da abordagem do Fernando Santos durante o Europeu.

Não acho que seja tanto só uma questão de incompetência, mas também uma questão de estilo. Notamos imensas diferenças naquele primeiro ano do AVB porque a pressão era enorme quando comparada com a do Jesualdo.

Considero o Nuno muito mais na linha dum treinador como o Jesualdo. O Lopetegui, com muitos defeitos que poderia ter, tentava dar uma dinâmica de pressão ao portador de bola bem maior. O ponto de maior destaque foi o tal jogo contra o Bayern. A esse nível esse jogo foi fantástico. Possivelmente nunca encontrarás esse tipo de abordagem por parte do Nuno. Não porque ele não saiba, não porque não está bem trabalhado, acho que simplesmente porque ele não quer.
Para fazeres pressão alta tens de ter um intuito... Geralmente o intuito é causar perda de bola em fases de construção precoces do adversário...

Isso contra equipas do nosso campeonato funciona muito bem, porque a qualidade que eles têm atrás é má...

Mas contra equipas que saibam sair bem, torna se complicado, porque se elas saiem da pressão... depois abrem se auto estradas...

agora, se tiveres um Rolando e um Otamendi com bom jogo aéreo e bom jogo posicional para encurtar espaço entre linhas... se tiveres um Fernandão a varrer tudo... se tiveres um Moutao sempre a morder calcanhares... um Falcão e um Varela a pressionar e um Hulk sempre preparado para fugir com a bola no contra...

FCP 1893

Tribuna
26 Maio 2014
4,403
0
Eu nem gosto do NES como treinador, mas alguém me pode explicar porque é que este tópico tem mais do dobro do número de páginas do tópico da SAD desde que o jogo acabou? Vamos continuar a ser mansos e a ignorar aquela que neste momento é a única causa dos nossos problemas?