Independentemente de se gostar mais ou menos do estilo de jogo do Nuno, a razão pela qual ele hoje esteve mal, foi ter feito aquilo que não se deve fazer num jogo desta dificuldade, que é descaracterizar a equipa tacticamente sem que a alternativa esteja suficientemente trabalhada, devido á dimensão do adversário foi isso que criou alguma anarquia nos primeiros 20 minutos.
Depois, parece-me que esteve mal nas substituições, ao ter metido o Evandro em vez do J.Teixeira e se calhar em ter retirado o Otávio, embora com aquele banco sem verdadeiras soluções atacantes quem pode honestamente criticar o treinador, os 20 minutos finais eram para lá termos um armário na grande área, e todos sabemos porque ele não lá estava.
Pois quem olha para o nosso 11 titular e para o 11 titular do Roma no apito inicial, assim como para o banco das duas equipas tem obrigação de perceber o porquê de provavelmente não passarmos a eliminatória, simplesmente há uma diferença considerável demais para não se fazer sentir, e o Nuno contra isso pouco podia fazer.
Eu não sou o maior apreciador do estilo de transições rápidas, embora pelo que tenho visto não ache a versão do Nuno tão ineficaz para o nosso futebol como a de Jesualdo, tem no seu 4-3-3 normal alguma coisa de hibrido entre futebol de posse e de transições, pelo menos quando o adversário é mais fraco.
Mas mais importante do que estar a criticar o treinador porque não acreditam na sua concepção de futebol, se calhar seria mais honesto o criticar pelas suas reais possibilidades de fazer melhor a cada jogo, e eu não estou a ver um Guardiola a fazer muito melhor neste jogo e contra este adversário, com esta matéria prima.
Até porque ao nosso plantel faltam jogadores para jogar em posse, nem sequer percebo porque isso se discute.