Nuno Espírito Santo

JohnnyP

Bancada central
29 Agosto 2012
1,990
26
Vieira_Amares disse:
O saldo é claramente positivo. É uma upgrade clarissímo em relação aos treinadores anteriores...   
Cedíssimo para dizer isso. Espero que sim, mas é muito cedo. Já te vi duas vezes a falar de termos encostado o Sporting às cordas... O quê, durante 15 minutos, isso é alguma amostra? Algo que fomos incapazes de replicar nem por 5 minutos durante 60 minutos a perder? A 2ª parte foi do pior que o Porto jogou nos últimos 3 anos, e isso é dizer alguma coisa. Nem um Paços ou Nacional fariam pior.

Muito bom o que aconteceu com o Roma, mas foi em circunstâncias tão atípicas que é impossível tirar grandes ilações.

Passa-se a página deste jogo com o Sporting à frente, que continue a ganhar jogos para o campeonato como os dois primeiros, e vamos todos ficar satisfeitos. Até agora ainda não mostrou nada de especial, nadinha mesmo. Nem teve tempo para isso. Ele nos próximos 6 jogos para o campeonato é que vai definir muito do que podemos fazer esta temporada e tirar dúvidas a sério.
 

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,258
4,882
Conquistas
1
  • Junho/18
Calabote disse:
Ele fez parte da Equipa técnica do Jesualdo.
Diz me com quem andas...
Eu por acaso tinha essa ideia antes de ele aqui chegar, mas á medida que o tempo passou, comecei a reparar nas diferenças.

Ele tem claramente duas formas de jogar, uma contra equipas pequenas e outra contra equipas da mesma dimensão ou maior, na primeira assume claramente o jogo, e mistura elementos de transições com posse, na segunda aí sim, joga na expectativa.

O Jesualdo jogava sempre da mesma forma, o Nuno parece que tenta adaptar a sua forma de jogar ao grau de dificuldade do adversário, eu acho que isso pode ser útil contra os autocarros, ou pelo menos atenuar alguns problemas que o Jesualdo tinha nessa vertente.

E depois há o plano motivacional, eu acho que o Nuno talvez consiga retirar mais animicamente dos jogadores e criar uma equipa de maior espirito guerreiro.
 

Barrigana

Tribuna Presidencial
3 Novembro 2014
19,865
11,887
Conquistas
3
  • Setembro/17
  • Dezembro/17
  • Fevereiro/18
Branco disse:
Eu por acaso tinha essa ideia antes de ele aqui chegar, mas á medida que o tempo passou, comecei a reparar nas diferenças.

Ele tem claramente duas formas de jogar, uma contra equipas pequenas e outra contra equipas da mesma dimensão ou maior, na primeira assume claramente o jogo, e mistura elementos de transições com posse, na segunda aí sim, joga na expectativa.

O Jesualdo jogava sempre da mesma forma, o Nuno parece que tenta adaptar a sua forma de jogar ao grau de dificuldade do adversário, eu acho que isso pode ser útil contra os autocarros.
Há ainda, possivelmente, uma terceira variante: jogos no Dragão contra equipas fortes. Contra a Roma, na primeira parte, jogámos na expectativa.

Dado que só foi um jogo, teremos de ver se foi apenas casual ou se é mesmo intenção dele jogar assim.
 

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,258
4,882
Conquistas
1
  • Junho/18
Barrigana disse:
Há ainda, possivelmente, uma terceira variante: jogos no Dragão contra equipas fortes. Contra a Roma, na primeira parte, jogámos na expectativa.

Dado que só foi um jogo, teremos de ver se foi apenas casual ou se é mesmo intenção dele jogar assim.
Mas era o que eu estava a dizer, contra equipas tão fortes ou maiores, jogamos na expectativa.

Contra equipa teoricamente mais pequenas, então sim, misturamos alguns elementos de posse no nosso estilo de jogo, estamos quase sempre no ultimo terço de terreno em cima da equipa adversária e não os convidamos tantas vezes a atacar.
 

Barrigana

Tribuna Presidencial
3 Novembro 2014
19,865
11,887
Conquistas
3
  • Setembro/17
  • Dezembro/17
  • Fevereiro/18
Branco disse:
Mas era o que eu estava a dizer, contra equipas tão fortes ou maiores, jogamos na expectativa.

Contra equipa teoricamente mais pequenas, então sim, misturamos alguns elementos de posse no nosso estilo de jogo, estamos quase sempre no ultimo terço de terreno em cima da equipa adversária e não os convidamos tantas vezes a atacar.
Assumi que estavas a falar apenas quando as (equipas fortes) defrontávamos fora.

Mas vamos ver se será mesmo assim: repara que em alvalade, no início, pressionámos o sporting e tentámos ter a bola e só depois baixámos linhas. Diria que jogámos das duas formas.

Contra a Roma, a conclusão é difícil pq os italianos jogaram os dois jogos a maior parte do tempo com menos de 11.

É preciso uma amostra de jogos maior.

Até porque o plantel ainda não está definido e a vinda de um jogador ou outro pode ser chave para mudar a estratégia futura.
 

Calabote

Mestre e doutor em eng. de tecidos e neurociencias
30 Junho 2016
13,901
14,546
Conquistas
17
  • Fernando "Bibota" Gomes
Branco disse:
O Jesualdo jogava sempre da mesma forma, o Nuno parece que tenta adaptar a sua forma de jogar ao grau de dificuldade do adversário, eu acho que isso pode ser útil contra os autocarros, ou pelo menos atenuar alguns problemas que o Jesualdo tinha nessa vertente.

E depois há o plano motivacional, eu acho que o Nuno talvez consiga retirar mais animicamente dos jogadores e criar uma equipa de maior espirito guerreiro.
Concordo plenamente com a segunda frase; com a primeira concordo parcialmente, penso que apenas podemos aferir essa ideia com o plantel completo e mais adiante na época.

No entanto, até ver, estou com boa impressão do NES e diria que é de longe a melhor aposta do nosso clube desde Vítor Pereira - o que não é, diga-se de passagem, muito complicado...
 

Gelsenkirchen

Tribuna Presidencial
8 Junho 2016
16,337
22,628
Conquistas
4
41
Lisboa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Madjer
Agora mais a frio a preparação tática inicial para o jogo foi boa, funcionou bem até haver alteração tática por parte do JJ e os golos calimeros.  Aí foi onde ele falhou não soube contrapor essa alteração e a partir daí nunca mais entramos no jogo.
A equipa apesar de defender com bloco baixo deu sempre muito espaço entre linhas. A equipa viu-se em claro défice fisico na segunda parte, muito fraco. Perdemos mas não está tudo mal,  com uma arbitragem isenta teríamos pelo menos conseguido empate. Com os jogadores que lhe deram até agora,  e analisando este ciclo de Agosto e apesar do resultado de ontem, para mim passa com nota positiva.
 

Azul

Tribuna Presidencial
3 Dezembro 2013
13,934
44
Gelsenkirchen disse:
Agora mais a frio a preparação tática inicial para o jogo foi boa, funcionou bem até haver alteração tática por parte do JJ e os golos calimeros.  Aí foi onde ele falhou não soube contrapor essa alteração e a partir daí nunca mais entramos no jogo.
A equipa apesar de defender com bloco baixo deu sempre muito espaço entre linhas. A equipa viu-se em claro défice fisico na segunda parte, muito fraco. Perdemos mas não está tudo mal,  com uma arbitragem isenta teríamos pelo menos conseguido empate. Com os jogadores que lhe deram até agora,  e analisando este ciclo de Agosto e apesar do resultado de ontem, para mim passa com nota positiva.
 

RXavier10

Tribuna Presidencial
25 Maio 2013
13,141
5,011
Branco disse:
Eu por acaso tinha essa ideia antes de ele aqui chegar, mas á medida que o tempo passou, comecei a reparar nas diferenças.

Ele tem claramente duas formas de jogar, uma contra equipas pequenas e outra contra equipas da mesma dimensão ou maior, na primeira assume claramente o jogo, e mistura elementos de transições com posse, na segunda aí sim, joga na expectativa.

O Jesualdo jogava sempre da mesma forma, o Nuno parece que tenta adaptar a sua forma de jogar ao grau de dificuldade do adversário, eu acho que isso pode ser útil contra os autocarros, ou pelo menos atenuar alguns problemas que o Jesualdo tinha nessa vertente.

E depois há o plano motivacional, eu acho que o Nuno talvez consiga retirar mais animicamente dos jogadores e criar uma equipa de maior espirito guerreiro.
Concordo com a análise à forma de jogar do Nuno, mas não concordo com essa forma de jogar. Não podemos mudar os nosso princípios em função do adversário, no máximo adaptamo-nos se o adversário for mesmo muito forte. De resto acho que temos de ser sempre iguais a nós mesmos e nunca abdicar de atacar.

Eu gosto mais de ver uma equipa à imagem da que o Vitor Pereira tinha montado: equipa subida, pressão alta, recuperação de bola em zonas mais adiantadas. Eramos muito consistentes defensivamente, permitíamos poucos ataques ao adversário. Só tínhamos era dificuldade em desmontar autocarros, mas aí acho que a culpa não era só do treinador (principalmente na segunda época).

Claro que também podemos ter resultados jogando mais na expectativa, defendendo mais atrás e as linhas mais juntas. O problema acho que nem é tanto esse. O problema está depois da recuperação da bola. O Real quando encabou o Bayern sempre que recuperava a bola sabia exactamente o que fazer com ela. Tanto lançava logo perigosos contra-ataques como conseguia também segurá-la, trocá-la e jogar mais organizado.

Com a Roma, com 2 jogadores a mais, fizemos uma gestão de jogo deplorável, não sabíamos o que fazer com a bola. Não soubemos interpretar os momentos de jogo. Ontem meio campo totalmente inoperante. Penso que só conseguimos lançar um contra-ataque naquela jogada onde o Layun domina mal a bola. Ataque organizado não existiu, principalmente na segunda parte. Não conseguíamos ter bola no meio campo adversário. Perdi a conta das vezes em que tentámos bater nas costas dos defesas.

Acho que o Nuno tem de repensar estas abordagens. Claro que o campeonato só tem meia dúzia de jogos de grau de dificuldade elevada, mas como temos visto nos últimos anos, todos os pontos contam. E na Europa, apesar do grupo ser acessível os adversários não vão abrir a pernas. E se é acessível para nós, também o é para eles pois podiam ter calhado num grupo com equipas melhores que nós. E se queremos ter algum sucesso europeu, temos de melhorar. Ultrapassámos a Roma com mérito, mas também com alguma sorte à mistura.
 

nuno_freitas

Arquibancada
30 Maio 2016
229
0
Vieira_Amares disse:
Giro, giro era no tempo do Vítor Pereira...

Tinhas 120 % de posse de bola mas eras eliminado com quatro na peida do City do Mancini (lol), pelo todo poderoso Apoel e pelo incrível Málaga...

Ah já sei... Ganhou dois campeonatos nê? Pudera...

Com um meio campo de topo mundial e com uma defesa de aço e um ataque com James, Hulk e Jackson até o Luis Campos disputaria o campeonato até ao fim....
Não percebo como algum tempo depois ainda continuam a desvalorizar um dos melhores treinadores que por cá passaram... A derrota em Málaga foi graças à expulsão do Defour, e a infeliz lesão do Moutinho! Na 1a mão foi um dos melhores jogos que já vi no Dragão!
 

miguel

Tribuna Presidencial
1 Agosto 2006
30,766
10,672
Está na hora de trabalhar o processo ofensivo.

Já agora Adrian Lopez não calçava...Lança o João Teixeira.
 

FCP 1893

Tribuna
26 Maio 2014
4,403
0
Ser Porto não é chegar a casa do rival e colocar onze jogadores atrás da bola no momento em que ela é perdida. É gostar de assumir o jogo e nunca esconder-se dele.

Ser Porto não é dar oportunidades jogadores com pouca qualidade como Adrián, Sérgio Oliveira ou Varela, quando tem à sua disposição jogadores melhores ou, pelo menos, não tão maus.

Ser Porto não é dar oportunidades a quem tem um bom empresário, mas sim por quem o mérito o justifica.

Ser Porto não é ser politicamente correto nem pacificador. É ser galvanizador e ter um discurso de revolta para todos aqueles que nos tentam prejudicar.

Nuno ainda não sabe o que é ser Porto, pelo menos na prática como treinador. Em todos estes pontos tem deixado a desejar para aquilo que devia ser um Treinador à Porto.

 

dragao1991

Bancada lateral
20 Julho 2016
745
0
Quando vierem a este topico cascar no treinador,lembrem-se dos grandes jogadores que lhe deram neste mercado.
Muitas solucoes e todas elas de grande qualidade.
Ja sabes Nuno, se nao fores campeao a culpa é toda tua.
 

Philipp

Tribuna Presidencial
25 Janeiro 2015
29,250
3,122
Conquistas
1
  • José Mourinho
dragao1991 disse:
Quando vierem a este topico cascar no treinador,lembrem-se dos grandes jogadores que lhe deram neste mercado.
Muitas solucoes e todas elas de grande qualidade.
Ja sabes Nuno, se nao fores campeao a culpa é toda tua.
Rúben Neves, Oliver, Octávio, Corona, André Silva, João Teixeira. O plantel podia ser melhor, podia estar bem melhor estruturado mas não me parece que em termos de qualidade exista desculpa para disputar um titulo da Liga Portuguesa.
 

Philipp

Tribuna Presidencial
25 Janeiro 2015
29,250
3,122
Conquistas
1
  • José Mourinho
dragao1991 disse:
So putos que ainda tem tudo a provar.
Se achas que é assim que se ganham campeonatos esta bem.
Campeonatos ganham-se com qualidade. É o que estes jogadores têm. Depois é preciso fazer uma equipa. Ai entra em acção o treinador.

O treinador do FC Porto não tem desculpa (no que à matéria prima do plantel diz respeito) para não ser campeão. Teria essa desculpa se em Portugal houvesse um rival que o metesse a um canto. Como existe em França onde existe o PSG e o resto. Ou em Itália com a Juventus.

Em Portugal existem 3 favoritos.
 

Draganblue

Bancada lateral
18 Março 2012
501
59
42
London
Ter de fazer omeletes sem ovos....
ta mais que visto que falta no 11 principal um defesa central , no meio campo um medio que faca jogar (tipo moutinho) , isto no minimo pois nem falo do banco de suplentes pois aí entao ainda é pior...
Pode nao ser o melhor treinador do mundo ,mas nem o guardiola aqui neste momento faria melhor se lhe dessem este plantel....
 

slowboy

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
14,505
3,913
Conquistas
1
  • José Maria Pedroto
E faltam extremos. Uma equipa que joga em 4-3-3 e conta com 2 extremos é ridículo. Principalmente quando um deles é o Varela que já não tem andamento para estar num grande.