Que fique claro que apoiarei NES até ao fim. Que fique claro que é provavelmente mais um dano colateral da actual SAD. Que fique claro que prefiro 30 000 vezes estar enganado do que certo. Mas esta é a minha opinião vista de perspectiva (coisa que raramente faço com o FCPorto, mas que os últimos 3 anos me aguçaram - razão pela qual nunca apostei num jogo que envolvesse o FCPorto).
1) A culpa é sempre de quem escolhe. Culpa do sucesso. Culpa do insucesso. Depois lá se repartem as % entre todos, e sacode-se as águas do capote, ou então relega-se o trabalho dos intervenientes e dá-se entrevistas ao jornal O Jogo.
2) NES não foi, não é treinador para o FCPorto. Acredito que será. Acredito que será o "menos mal". Que renuncie a muito do que ele acredita, e que aprenda e coloque em prática muito do que ele sabe também. E que ninguém duvide que sabe muito (muito mesmo) de futebol. Mas saber muito de futebol (também acredito que sei eu, que também calçei chuteiras desde os 6, mas não passo de uma versão fuleira do Freitas Lobo - que ninguém duvide que este sabe mesmo muito de futebol). O problema é saber colocar as ideias em prática e aqui falamos de treino.
3) E o FCPorto treina mal. Aliás não treina mal. Treina muito mal. Errado. Vamos só deixar pelo mal. Porque os índices físicos realmente estão lá. Mas o princípio táctico, o que a equipa técnica do FCP acredita (nem falo de um futuro possível), está verde. Muito verde. Passo a explicar.
4) NES e que o acompanha, acreditam claramente no futebol de transição. E o que é isto de futebol de transição? Quem gosta do jogo, do desporto em si, e consome futebol tipo pacotes de batatas fritas, gosta sempre de analisar os 4 principios de jogo (Sim, foi JJ que introduziu o quinto e cada dia mais se utiliza- as bolas paradas).
E o FCP de Nuno aposta nos modelos de transição. Ou seja, quer ser agressivo na recuperação, para sair com mais verticalidade aproveitando o momentaneo despocionamento do adversário.
5) E o que acontece na realidade? O FCP não só é lento a recuperar, como jogo com as linhas demasiado separadas, e no momento da transição ofensiva tem um futebol tão curtinho, que deixa de ser transição e é obrigado a jogar em organização. Mas como os princípios estão lá, o FCP joga como se a equipa adversária ainda estivesse desposicionada. Ou seja, cruza e que acontece? Já está lá meio mundo para aliviar. Nem sequer chegam a acontecer os remates para a baliza.
E isto não aconteceu na champions. Acontece desde a pre-epoca.
6) Deserto de ideia. Lembro-me do futebol de iniciados. Aquele tipico, interior-extremo- lateral em progessão e PUM... cruzamento.
Bola na linha à largura... PUM cruzamento. Meus caros, falem de jogo interior a um puto de 11 anos e vejam qual é a cara dele. Passo a passo. Tudo tem o seu tempo.
E o meu FCP, desculpem, parece que não passou dos iniciados.
Telles na linha, apoia o interior, da largura o extremo. Que faz Telles? Cruza constantemente a 30 metros. A defesa adversária até coça a barriga.
7) Abdicar da posse. A posse de bola existe no jogo para marcar golos quase sempre. Mas há momentos que existe para ser GERIDA. E uma equipa da grandeza do FCPorto tem que saber gerir primordialmente a posse de bola. Meus caros e isso pode significar no final uma estatistica de posse de bola de 50/50.
Mas é preciso pausar o jogo, descansar com bola, acelerar e criar sensação de perigo. Tudo coisas que se treinam durante a semana.
Recuar e esperar pelo adversário? Sim. Se eu for o Tondela e for jogar ao Dragão.
Desde José Maria Pedroto sempre fomos equipa de tração à frente. Sejam modelos que priviligiem uma coisa ou outra, o FCPorto é grande e não pode, NUNCA PODE, esperar a ver o que o jogo lhe oferece. Tem que assumir e mandar.
Assim se ganharam Copas da Europa ao Bayern, eliminatórias ao Manchester, e mais importante, campeonatos em Portugal.
8) Muita qualidade. Se em épocas anteriores faltava qualidade, pois este ano não acho.
Quem tem Danilo Pereira, AA (é excelente tacticamente esqueçam), Rúben Neves no banco (posso cortar os pulsos), Oliver, Otavio, Andre Silva, Corona, Brahimi e Depoitre (gostei ligereiramente do 442 e achava que podiamos continuar) não pode andar ficar a ver o que o jogo lhe dá.
9) Época longa. Vai ser preciso muita alma. Todos no Dragão.