Nuno Espírito Santo

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
76,351
51,679
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Branco disse:
Em primeiro lugar, importa sublinhar que na prática não estamos a discordar em grande coisa.

Enquanto tu dizes que devemos jogar mais de 90% dos jogos dessa forma, eu digo que devemos jogar talvez uns 60
% das vezes dessa forma.

E nos restantes, e isto é claro se só contarmos com o 4-3-3, eu não estou a apontar para algo muito diferente, é só adiantar o Otávio para o lugar do Brahimi e meter o A.Andre, para nessas duas posições equilibrar defensivamente a equipa, não há uma alteração radical na equipa.

Também há a questão dos jogos onde o Ruben venha a ser titular, aí não há volta a dar, terá mesmo que jogar o A.Andre no lugar do Otávio, e este no lugar do Brahimi.

Quanto ao exemplos que deste, o Guardiola é um treinador muito especial, e o regime tinha um meio campo como apontaste Fesja, Renato e Pizzi, não vejo como isso valida a tua teoria, mais depressa valida aquilo que eu estou a dizer.
Estamos a discordar no facto de achares que devemos mudar para jogar contra 40% dos adversarios da nossa liga e eu achar que não precisamos de mudar para jogar contra ninguem.

E o grande problema é que o NES acha que mesmo contra os copenhagas desta vida o FCP deve deixar eles jogarem a seu belo prazer no dragão.  Para mim no Dragão excepção feita a um Barcelona ou algo do genero ninguem devia cheirar sequer..

BlueHell

Tribuna
29 Abril 2012
2,605
49
Muito sinceramente espero estar enganado... como não estive no final de Outubro na primeira época do Palminhas e no fim de Outubro do lopetegui...

Tresanda a mais do mesmo... para não dizer... está na cara!!!

Chegaremos ao final da época com o NES queimadinho... à espera de mais um ano 0...

Preferia um bom treinador para criar uma equipa e evitarmos mais anos 0, agora se for para trazer os Peseiros desta vida, aí concordo... mal por mal... acabamos por ficar igual, a não ser que manter o NES evitamos alguns custos...

Não estou a ver o NES a abordar o jogo de uma forma diferente... e basta ver a última conferencia de imprensa e o estado de negação em que ele está, pois é o seu trabalho que está em causa... e este estado de negação é de quem nada vai mudar como vimos por exemplo com Lopetegui...

Olavo

Tribuna
12 Março 2008
4,434
3,516
Branco disse:
(...)

O Adrieense jogava em 3-4-3, mas pontualmente não sei se hoje em dia conseguia aqui ser campeão, e lá fora ou contra os grandes cá dentro, depois era complicado inverter para um tactica capaz de ganhar jogos.

(...)
Não foi pontualmente. Foi grande parte da época, inclusive o jogo do título, em Alvalade, com o golo do Jorginho.
Ora, se tivessemos Adriaanse, teriamos algo do tipo:

Alex, Marcano, Felipe
Layun, Danilo, Oliver, Herrera
Otavio, Depoitre, André Silva

Seriamos campeões com um 11 assim? Não sei, mas teríamos muito boas chances.

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,901
6,566
Conquistas
1
  • Junho/18
sirmister disse:
Estamos a discordar no facto de achares que devemos mudar para jogar contra 40% dos adversarios da nossa liga e eu achar que não precisamos de mudar para jogar contra ninguem.

E o grande problema é que o NES acha que mesmo contra os copenhagas desta vida o FCP deve deixar eles jogarem a seu belo prazer no dragão.  Para mim no Dragão excepção feita a um Barcelona ou algo do genero ninguem devia cheirar sequer..
Mudar 1 jogador do 11 e manter a mesma forma de jogar, e estamos a falar do A.Andre pelo Otavio para este subir para a posição do Brahimi, perdes um pouco de criatividade para ganhar um pouco de consistência defensiva, não estou propriamente a defender nenhuma revolução numa comparação com o que defendes.

E em casa apenas contra as equipas de valor similar ou superior,  e mesmo fora só em casos onde o autocarro não seja a táctica da equipa adversária.

Quem te lê, até parece que eu defendo jogar em catenaccio, não podes ser tão picuinhas sirmister.

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
23,665
30,867
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
sirmister disse:

O Dragão a que eu me habituei era assim, uma fortaleza inexpugnável para equipas do nosso calibre e onde os Barças, Bayerns e Reais passavam mal para saírem de cá com pontos. Agora vejo treinadores dos Tondela's a fazer pressão nos árbitros e a jogar a contar com a pressão negativa feita pelos nossos adeptos na nossa equipa e vejo os Copenhaga's a assumir o jogo e a trocar a bola perante a nossa passividade. Este Porto  não é o Porto que eu cresci a ver jogar, é ma amostra , uma cópia contrafeita, falta-lhe a faca nos dentes, o arregaçar das mangas.

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
76,351
51,679
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Branco disse:
Eu tenho quase a certeza que o VP não se mete aqui a meio de uma época, aliás também duvido fortemente que o MS o faria, mas acho que pela personalidade desse, talvez fosse mais provável.
Claro que não, ainda para mais depois do que se passou com o Peseiro.

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,901
6,566
Conquistas
1
  • Junho/18
Olavo disse:
Não foi pontualmente. Foi grande parte da época, inclusive o jogo do título, em Alvalade, com o golo do Jorginho.
Ora, se tivessemos Adriaanse, teriamos algo do tipo:

Alex, Marcano, Felipe
Layun, Danilo, Oliver, Herrera
Otavio, Depoitre, André Silva

Seriamos campeões com um 11 assim? Não sei, mas teríamos muito boas chances.
O meu pontualmente era mais no sentido que o campeão hoje em dia provavelmente precisa de fazer mais que 85 pontos em 34 jornadas, e eu não sei se a tactica do Adrieense dava para isso.

Até porque campeonatos tão pontualmente apertados tornam os jogos contra adversários mais difíceis também mais importantes porque todos perdem menos pontos, e depois nesses, seria complicado inverter a equipa para uma táctica de jogo mais prática, de forma a fazermos pontos suficientes nesses confrontos directos (e na Champions também seria um problema).

Aliás, se bem me recordo, era nesses jogos que o Adrieense costumava ter dificuldades.

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
76,351
51,679
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Branco disse:
Mudar 1 jogador do 11 e manter a mesma forma de jogar, e estamos a falar do A.Andre pelo Otavio para este subir para a posição do Brahimi, perdes um pouco de criatividade para ganhar um pouco de consistência defensiva, não estou propriamente a defender nenhuma revolução numa comparação com o que defendes.

E em casa apenas contra as equipas de valor similar ou superior,  e mesmo fora só em casos onde o autocarro não seja a táctica da equipa adversária.

Quem te lê, até parece que eu defendo jogar em catenaccio, não podes ser tão picuinhas sirmister.
Não é pela troca, e uma equipa com danilo andre e oliver poderia jogar muito bem, é por uma questão de identidade e de mensagem que passa.

Porque no final de contas se não ha bom treino mudar só jogadores tambem não resolve tudo ( mas ajuda com mais talento é sempre mais facil)

apocalypto

Tribuna Presidencial
28 Novembro 2006
89,982
96,514
Se as coisas correrem mal e vier a cair, espero muito bem que faça cair também toda a SAD para que tenha início a limpeza da qual o clube necessita.

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,901
6,566
Conquistas
1
  • Junho/18
sirmister disse:
Não é pela troca, e uma equipa com danilo andre e oliver poderia jogar muito bem, é por uma questão de identidade e de mensagem que passa.

Porque no final de contas se não ha bom treino mudar só jogadores tambem não resolve tudo ( mas ajuda com mais talento é sempre mais facil)
Nós estamos a falar de só 1 jogador, que em características não é propriamente o completo inverso de quem vai substituir, é um pouco melhor a defender e um pouco inferior a atacar.

Se eu mudar os meus 60% para uns 80% da forma como queres, já chegamos a um acordo ?

É porque eu acho que tu estás a ser intransigente num detalhe ridículo, até porque em vários jogos provavelmente vamos usar o 4-4-2.

Olavo

Tribuna
12 Março 2008
4,434
3,516
Branco disse:
O meu pontualmente era mais no sentido que o campeão hoje em dia provavelmente precisa de fazer mais que 85 pontos em 34 jornadas, e eu não sei se a tactica do Adrieense dava para isso.

Até porque campeonatos tão pontualmente apertados tornam os jogos contra adversários mais difíceis também mais importantes porque todos perdem menos pontos, e depois nesses, seria complicado inverter a equipa para uma táctica de jogo mais prática, de forma a fazermos pontos suficientes nesses confrontos directos (e na Champions também seria um problema).

Aliás, se bem me recordo, era nesses jogos que o Adrieense costumava ter dificuldades.
Certo, má interpretação minha.
A equipa começou mal, tendo sido humilhada inclusive pelo Artmedia em casa, perdido 3-2 em Glasgow, o bis do Nuno Gomes, com correspondente cabeçada do Bruno Alves etc., ainda antes do louco 3-3-4. Assim que este ficou oleado, perdemos muitos poucos pontos. Éramos uma equipa dominadora, e, ironicamente, marcávamos poucos golos e éramos muito fortes defensivamente, com Pepe e Paulo Assunção a um nível incrível.

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
76,351
51,679
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Branco disse:
Nós estamos a falar de só 1 jogador, que em características não é propriamente o completo inverso de quem vai substituir, é um pouco melhor a defender e um pouco inferior a atacar.

Se eu mudar os meus 60% para uns 80% da forma como queres, já chegamos a um acordo ?

É porque eu acho que tu estás a ser intransigente num detalhe ridículo, até porque em vários jogos provavelmente vamos usar o 4-4-2.
Para mim é indiferente que se jogue em 4x3x3 ou em 4x4x2, quero é uma equipa organizada em campo  que interessa é isso, e dominadora.

E tambem não tenho problema nenhum se jogar o meio campo que disseste, o que eu não acho é que se deva ter medo de jogar com o que eu disse só porque sim.

Jackson

Arquibancada
17 Junho 2015
432
2
apocalypto disse:
Se as coisas correrem mal e vier a cair, espero muito bem que faça cair também toda a SAD para que tenha início a limpeza da qual o clube necessita.
Temo que esta direção só caia se houver uma época à Godinho Lopes como os calimeros tiveram no ano do Vercauteren e do Jesualdo.

Até lá vamos penar, e se calhar ainda vamos assistir a uma sucessão monárquica. Por muito mal que APdC estiver cotado, se JNPdC o apoiar ou indicar numa eventual candidatura, a massa associada do FCP votará nele e elegerá APdC como novo presidente do FCP.

Liberis

Bancada central
26 Maio 2014
2,373
2,992
Jackson disse:
Até lá vamos penar, e se calhar ainda vamos assistir a uma sucessão monárquica. Por muito mal que APdC estiver cotado, se JNPdC o apoiar ou indicar numa eventual candidatura, a massa associada do FCP votará nele e elegerá APdC como novo presidente do FCP.
Nem nos nossos piores pesadelos.

Tribuna
2 Março 2016
2,668
0
114
Jackson disse:
@Branco

Tenho perfeita noção que o problema não é NES. Pode ser limitado, mas numa estrutura a serio... Eramos campeões. Numa estrutura a serio, NES crescia, aprendia e era lançado para outros voos na Europa do futebol. Como sempre aconteceu no FCP. Veja-se o regime que foi campeão com o Rui Vitoria, ou a subida de rendimento dos calimeros desde que entrou BdC.

Como não temos uma estrutura a sério... (RIP FCP 1982 - 2013), e não vejo grandes perspectivas de mudarmos a direção... a única salvação que vejo é acertarmos no treinador e este, mascarar as limitações e o envelhecimento da SAD do FCP.

Vítor Pereira conseguiu-o. Alias... Foi o ultimo a consegui-lo.
que exagero.

e o sporting  é um bom exemplo disso...Só melhorou (imenso) quando foi buscar o JJ. Com o LJ e MS nem lutavam pelo campeonato...A real subida de que falas foi desde que entrou o JJ. Melhorou e subiu bastante o nível do slm e agora está a fazer o mesmo no sporting. É a diferença que um bom treinador pode fazer num clube.

se a estrutura fosse a de antigamente o NES não passava a ser um grande treinador por magia. Aliás aqui os treinadores para os 'exigentes' adeptos nunca prestavam...só quem fizesse épocas perfeitas (Mourinho e AVB) é que era bom, os outros eram todos uma merda( Jesualdo, VP, etc...) sempre foi o 8 ou 80.

Shark

Bancada central
20 Novembro 2013
1,286
1,415
Conquistas
3
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
Que fique claro que apoiarei NES até ao fim. Que fique claro que é provavelmente mais um dano colateral da actual SAD. Que fique claro que prefiro 30 000 vezes estar enganado do que certo. Mas esta é a minha opinião vista de perspectiva (coisa que raramente faço com o FCPorto, mas que os últimos 3 anos me aguçaram - razão pela qual nunca apostei num jogo que envolvesse o FCPorto).

1) A culpa é sempre de quem escolhe. Culpa do sucesso. Culpa do insucesso. Depois lá se repartem as % entre todos, e sacode-se as águas do capote, ou então relega-se o trabalho dos intervenientes e dá-se entrevistas ao jornal O Jogo.

2) NES não foi, não é treinador para o FCPorto. Acredito que será. Acredito que será o "menos mal". Que renuncie a muito do que ele acredita, e que aprenda e coloque em prática muito do que ele sabe também. E que ninguém duvide que sabe muito (muito mesmo) de futebol. Mas saber muito de futebol (também acredito que sei eu, que também calçei chuteiras desde os 6, mas não passo de uma versão fuleira do Freitas Lobo - que ninguém duvide que este sabe mesmo muito de futebol). O problema é saber colocar as ideias em prática e aqui falamos de treino.

3) E o FCPorto treina mal. Aliás não treina mal. Treina muito mal. Errado. Vamos só deixar pelo mal. Porque os índices físicos realmente estão lá. Mas o princípio táctico, o que a equipa técnica do FCP acredita (nem falo de um futuro possível), está verde. Muito verde. Passo a explicar.

4) NES e que o acompanha, acreditam claramente no futebol de transição. E o que é isto de futebol de transição? Quem gosta do jogo, do desporto em si, e consome futebol tipo pacotes de batatas fritas, gosta sempre de analisar os 4 principios de jogo (Sim, foi JJ que introduziu o quinto e cada dia mais se utiliza- as bolas paradas).
E o FCP de Nuno aposta nos modelos de transição. Ou seja, quer ser agressivo na recuperação, para sair com mais verticalidade aproveitando o momentaneo despocionamento do adversário.

5) E o que acontece na realidade? O FCP não só é lento a recuperar, como jogo com as linhas demasiado separadas, e no momento da transição ofensiva tem um futebol tão curtinho, que deixa de ser transição e é obrigado a jogar em organização. Mas como os princípios estão lá, o FCP joga como se a equipa adversária ainda estivesse desposicionada. Ou seja, cruza e que acontece? Já está lá meio mundo para aliviar. Nem sequer chegam a acontecer os remates para a baliza.
E isto não aconteceu na champions. Acontece desde a pre-epoca.

6) Deserto de ideia. Lembro-me do futebol de iniciados. Aquele tipico, interior-extremo- lateral em progessão e PUM... cruzamento.
Bola na linha à largura... PUM cruzamento. Meus caros, falem de jogo interior a um puto de 11 anos e vejam qual é a cara dele. Passo a passo. Tudo tem o seu tempo.

E o meu FCP, desculpem, parece que não passou dos iniciados.
Telles na linha, apoia o interior, da largura o extremo. Que faz Telles? Cruza constantemente a 30 metros. A defesa adversária até coça a barriga.

7) Abdicar da posse. A posse de bola existe no jogo para marcar golos quase sempre. Mas há momentos que existe para ser GERIDA. E uma equipa da grandeza do FCPorto tem que saber gerir primordialmente a posse de bola. Meus caros e isso pode significar no final uma estatistica de posse de bola de 50/50.
Mas é preciso pausar o jogo, descansar com bola, acelerar e criar sensação de perigo. Tudo coisas que se treinam durante a semana.

Recuar e esperar pelo adversário? Sim. Se eu for o Tondela e for jogar ao Dragão.
Desde José Maria Pedroto sempre fomos equipa de tração à frente. Sejam modelos que priviligiem uma coisa ou outra, o FCPorto é grande e não pode, NUNCA PODE, esperar a ver o que o jogo lhe oferece. Tem que assumir e mandar.
Assim se ganharam Copas da Europa ao Bayern, eliminatórias ao Manchester, e mais importante, campeonatos em Portugal.

8) Muita qualidade. Se em épocas anteriores faltava qualidade, pois este ano não acho.
Quem tem Danilo Pereira, AA (é excelente tacticamente esqueçam), Rúben Neves no banco (posso cortar os pulsos), Oliver, Otavio, Andre Silva, Corona, Brahimi e Depoitre (gostei ligereiramente do 442 e achava que podiamos continuar) não pode andar ficar a ver o que o jogo lhe dá.

9) Época longa. Vai ser preciso muita alma. Todos no Dragão.

MrKovac

Tribuna Presidencial
30 Agosto 2013
5,108
19
Gostava que o Nuno apostasse neste 11 que meti à tempos no tópico do plantel e me parece o melhor nesta altura.

Mesmo nesta dinâmica em que disponho. Acho que se adequa melhor aos jogadores que temos e suas características.

Casillas
Layun Felipe Marcano Telles
Rúben
Danilo Óliver
Otávio
Brahimi André

442 losango.
Aproveitar que os laterais fazem bem piscinas. Para dar largura.
Um cérebro a começar o jogo e outro mais à frente para distribuir.
O pulmão do Danilo.
Um artista no meio que pode descair mais para a esquerda, Telles resguarda-se mais que o Layun e não tem a mesma preponderância ofensiva.
E o André com alguém mais perto como o Brahimi, ele também quanto mais perto jogar da área melhor.

Mas um onze que não tenha o Herrera já é bom.

Bora lá Nuno. Mas um onze que não tenha o Herrera já é bom.

dragãotigre

Tribuna
30 Abril 2016
3,102
2,147
Shark disse:
Que fique claro que apoiarei NES até ao fim. Que fique claro que é provavelmente mais um dano colateral da actual SAD. Que fique claro que prefiro 30 000 vezes estar enganado do que certo. Mas esta é a minha opinião vista de perspectiva (coisa que raramente faço com o FCPorto, mas que os últimos 3 anos me aguçaram - razão pela qual nunca apostei num jogo que envolvesse o FCPorto).

1) A culpa é sempre de quem escolhe. Culpa do sucesso. Culpa do insucesso. Depois lá se repartem as % entre todos, e sacode-se as águas do capote, ou então relega-se o trabalho dos intervenientes e dá-se entrevistas ao jornal O Jogo.

2) NES não foi, não é treinador para o FCPorto. Acredito que será. Acredito que será o "menos mal". Que renuncie a muito do que ele acredita, e que aprenda e coloque em prática muito do que ele sabe também. E que ninguém duvide que sabe muito (muito mesmo) de futebol. Mas saber muito de futebol (também acredito que sei eu, que também calçei chuteiras desde os 6, mas não passo de uma versão fuleira do Freitas Lobo - que ninguém duvide que este sabe mesmo muito de futebol). O problema é saber colocar as ideias em prática e aqui falamos de treino.

3) E o FCPorto treina mal. Aliás não treina mal. Treina muito mal. Errado. Vamos só deixar pelo mal. Porque os índices físicos realmente estão lá. Mas o princípio táctico, o que a equipa técnica do FCP acredita (nem falo de um futuro possível), está verde. Muito verde. Passo a explicar.

4) NES e que o acompanha, acreditam claramente no futebol de transição. E o que é isto de futebol de transição? Quem gosta do jogo, do desporto em si, e consome futebol tipo pacotes de batatas fritas, gosta sempre de analisar os 4 principios de jogo (Sim, foi JJ que introduziu o quinto e cada dia mais se utiliza- as bolas paradas).
E o FCP de Nuno aposta nos modelos de transição. Ou seja, quer ser agressivo na recuperação, para sair com mais verticalidade aproveitando o momentaneo despocionamento do adversário.

5) E o que acontece na realidade? O FCP não só é lento a recuperar, como jogo com as linhas demasiado separadas, e no momento da transição ofensiva tem um futebol tão curtinho, que deixa de ser transição e é obrigado a jogar em organização. Mas como os princípios estão lá, o FCP joga como se a equipa adversária ainda estivesse desposicionada. Ou seja, cruza e que acontece? Já está lá meio mundo para aliviar. Nem sequer chegam a acontecer os remates para a baliza.
E isto não aconteceu na champions. Acontece desde a pre-epoca.

6) Deserto de ideia. Lembro-me do futebol de iniciados. Aquele tipico, interior-extremo- lateral em progessão e PUM... cruzamento.
Bola na linha à largura... PUM cruzamento. Meus caros, falem de jogo interior a um puto de 11 anos e vejam qual é a cara dele. Passo a passo. Tudo tem o seu tempo.

E o meu FCP, desculpem, parece que não passou dos iniciados.
Telles na linha, apoia o interior, da largura o extremo. Que faz Telles? Cruza constantemente a 30 metros. A defesa adversária até coça a barriga.

7) Abdicar da posse. A posse de bola existe no jogo para marcar golos quase sempre. Mas há momentos que existe para ser GERIDA. E uma equipa da grandeza do FCPorto tem que saber gerir primordialmente a posse de bola. Meus caros e isso pode significar no final uma estatistica de posse de bola de 50/50.
Mas é preciso pausar o jogo, descansar com bola, acelerar e criar sensação de perigo. Tudo coisas que se treinam durante a semana.

Recuar e esperar pelo adversário? Sim. Se eu for o Tondela e for jogar ao Dragão.
Desde José Maria Pedroto sempre fomos equipa de tração à frente. Sejam modelos que priviligiem uma coisa ou outra, o FCPorto é grande e não pode, NUNCA PODE, esperar a ver o que o jogo lhe oferece. Tem que assumir e mandar.
Assim se ganharam Copas da Europa ao Bayern, eliminatórias ao Manchester, e mais importante, campeonatos em Portugal.

8) Muita qualidade. Se em épocas anteriores faltava qualidade, pois este ano não acho.
Quem tem Danilo Pereira, AA (é excelente tacticamente esqueçam), Rúben Neves no banco (posso cortar os pulsos), Oliver, Otavio, Andre Silva, Corona, Brahimi e Depoitre (gostei ligereiramente do 442 e achava que podiamos continuar) não pode andar ficar a ver o que o jogo lhe dá.

9) Época longa. Vai ser preciso muita alma. Todos no Dragão.
Concordo e ainda acrescentaria a falta de criatividade em zonas avançadas, mesmo dentro da área em que temos de ser muito mais agressivos a atacar a bola para golo, os médios aparecerem na ressaca (lembrar maniche por ex..); Os defesas adversários têm q estar em constante sobressalto coisa q muitas vezes não acontece.Depoitre e/ ou André Silva são dupla fisicamente mais destruidora deste campeonato e André Silva é o melhor avançado tecnicamente tb. É preciso criar condições para desfazerem defesas, através de de variedade e eficiência de soluções.

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
33,483
27,503
Gaia
O NES ainda a meio de  setembro já recebeu elogios como: medricas, receoso, sem nivel, passivo, acomodado, sem cultura tatica, sem leitura de jogo, sem fio de jogo, etc.

Perante isto, como foi possivel contrata-lo?

D

DaniMontana

Guest
grandeporto disse:
O NES ainda a meio de  setembro já recebeu elogios como: medricas, receoso, sem nivel, passivo, acomodado, sem cultura tatica, sem leitura de jogo, sem fio de jogo, etc.

Perante isto, como foi possivel contrata-lo?
Foi possível porque quem lhe tem dado esses elogios não são as mesmas pessoas que o contrataram!