O Nuno esta época ainda não assentou um 11 e um sistema. O que está bem assente na equipa do FCPorto é o abuso do passe longo e a falta de mobilidade no processo ofensivo.
Nuno continua a insistir no erro de colocar o Herrera como titular e ainda por cima jogando como médio ala direito, tendo no plantel jogadores como Brahimi e Corona encostados no banco. Neste 4-4-2 de Nuno, com Herrera numa ala e Otávio na outra, o FCPorto torna-se numa equipa tremendamente previsível. É também um sistema que não beneficia em nada Oliver Torres. O FCPorto torna-se ainda mais numa equipa de passe longo dos centrais para o ataque, saltam-se etapas de construção, perde-se qualidade e controlo do jogo.
Não nos podemos dar ao luxo de ter jogadores com o talento de Corona e Brahimi no banco. É pura e simplesmente contraproducente e é inacreditável que isto se tenha tornado prática comum. São 2 jogadores que até podem não estar bem no jogo, mas são capazes de desequilibrar um jogo de um momento para o outro.
Este FCPorto foi construído para jogar em 4-3-3, é demasiado evidente. Basta ver pela quantidade de médios no plantel, e pelo simples facto de apenas existirem 2 pontas de lança.
Com tudo isto, parece-me evidente que a melhor equipa com que o FCPorto pode alinhar, é a seguinte:
Casillas
Layun
Felipe
Marcano
Alex Telles
Danilo
Oliver Torres
Otávio
Corona
Brahimi
André Silva
... é na minha opinião, a partir desta base que o FCPorto tem que jogar e é a partir daqui que pode apresentar uma ou outra variação, dependente da qualidade do adversário com quem vai jogar. Por exemplo, Ruben Neves no lugar de Danilo, ou Ruben Neves no lugar de Oliver. Diogo Jota no lugar de um dos homens da ala, etc.
Otávio, para mim rende mais jogando na zona central, participando activamente na construção de jogo, apesar do talento, é um jogador muito agressivo, com uma boa reacção à perda da bola, foi assim que jogou no Guimarães e foi assim que mais rendeu, no corredor central. Com Brahimi e Corona nas alas, quem beneficiaria com tudo isto, seria André Silva, que com toda a certeza, teria muitas mais oportunidades de finalização.
Quanto aos médios do FCPorto, Rúben Neves tem que ser dos médios que ficam de fora do 11 inicial, o mais utilizado, seja na posição 6, seja na posição 8.