Fazendo o balanço de metade de época.
No campeonato estamos a 4 pontos da liderança, 31 golos marcados, não chega a média de dois por jogo, e sete golos sofridos, 11 vitórias, 5 empates e uma derrota.
Começando pela parte que não controlamos , a arbitragem. Tem sido catastrófica. A única derrota que temos foi com os calimeros e os golos deles foi o que se viu. E depois foi raro o jogo em que não houve decisões que nos prejudicassem, desde penaltis a golos mal anulados e permitirem anti jogo claro as vezes desde a primeira parte.
Depois a nossa parte. O jogo em casa com os orcs ainda me está atravessado. Foram passados a ferro e saíram do Dragão com um ponto quando podiam e deviam ter levado dois ou três no saco. Os jogos com o Tondela e com o Belenenses não podem acontecer numa equipa que quer ser campeã. E logo com duas das piores equipas da liga.
Taça de Portugal- jogamos pouco e devíamos ter feito mais. O chaves é boa equipa e tem sido uma surpresa para mim. Mas aqui apesar de alguma culpa própria fomos postos fora pela arbitragem desastrosa. Pelo menos dois penaltis por marcar a nosso favor.
Taça da liga. Quem tem três jogos sendo dois deles em casa com belenenses e feireinse e não ganha nenhum e apesar da aberração de arbitragem no último jogo só se pode queixar de si próprio. Participação desastrosa nesta competição.
Champions- Eliminamos a Roma com grande mérito. Foi conseguido um objetivo essencial para a parte financeira e claro é nesta competição que pertencemos. Na fase de grupos o objetivo foi cumprido com o apuramento mas acho que ainda assim podíamos ter ficado em primeiro no grupo. Nota positiva.
Agora o NES e Jogadores.
A equipa defensivamente está coesa, parece que recuperamos a defesa a Porto,Duros e mandões qb. Aqui um elogio em especial para a recuperação que foi feita ao Marcano, passou de um jogador completamente medíocre ,em que cada ataque adversário era estar sempre com o coração nas mãos para o melhor Marcano, para mim até melhor que na epoca do Lope.
Se sou crítico em relação as contratações quando são falhadas também tenho que elogiar quando são bem feitas, Felipe e Telles são dois tiros completamente certeiros ,jogadores a Porto, e que vieram acrescentar qualidade e tranquilidade a defesa. 12 milhões bem empregues. Palavra para Iker, guarda redes de classe mundial este ano já nos safou muitas vezes, Maxi a acusar o peso da idade nesta altura elo mais fraco da defesa, a garra e experiência estao lá mas isso já não chega. Volta Layun.
Danilo e Oliver. o Danilo muito bem, o pulmão da equipa e para mim apesar de não ter a braçadeira é o verdadeiro capitão em campo. O Oliver não tem estado tao bem quanto esperava mas aqui a culpa e quase toda do NES e da tática utilizada. Remata Oliver!
Corona, parece que só joga quando lhe apetece, outras vezes parece que esta a fazer frete , muita técnica e habilidade pouca atitude competitiva.
Brahimi, apesar de tudo o nosso maior desequilibrador, é o abre latas da equipa, o único diga se de passagem.
Jota, tem muito talento e não esquecer que tem apenas 20 anos, desliga se muito do jogo um pouco o mesmo problema que o corona.
A Silva. Talento tremendo. Se ainda falha muito? Sim. Se por vezes não toma as melhores decisões? Sim. Têm 21 anos, 26 jogos 15 golos. Imaginem daqui a uma ou duas épocas, e mais não digo para não ser acusado de fanboy.
Negativo. Boly, Varela, Herrera, Depoitre,Adrián, S.Oliveira os milhões que aqui estão enterrados em jogadores sem qualidade para o NGC.
Esperava mais do A.Andre e do R.Neves.
O Otávio vai ser reforço importante.
Jct merece mais oportunidades.
NES não me convence como treinador, o discurso irrita me,já passou meia época e não se nota uma real evolução na equipa a nível ofensivo, mérito para o trabalho defensivo. Não tem culpa de lhe terem dado o Boly e o Depoitre.
Apesar de NES e das circunstâncias das arbitragens vergonhosas acredito que esta equipa com um ou dois reforços de qualidade e experientes para o ataque nem que fosse por empréstimo nos ia dar a alegria que tanto merecemos.
Esta equipa com o L Jardim como treinador ia em primeiro com alguns pontos de vantagem.