Quando foi anunciado, fiquei desesperado e achei uma aposta demasiado arriscada para o momento do clube. Uma coisa seria o Porto ter sido campeão e apostar-se noutro treinador, ou até vir de "apenas" um ano sem ganhar. Quando o clube enfrenta grandes dificuldades financeiras e desportivas, aterra cá um treinador corrido e assobiado de um Valência decadente.
O portismo é duvidoso. O discurso demasiado brando com a ideia que não se quer "sujar" e, mais grave ainda, defender o grupo de trabalho. Isso não admito a um treinador do meu clube. Até pode não perceber de bola, mas tem que ser um líder. Até um basco que por cá passou percebeu melhor o contexto e não teve medo de enfrentar a podridão que via passar à sua frente por parte do clube do regime (e nesse tempo não tinha pessoas como o Francisco J. Marques a ajudá-lo) e que lhe custou o campeonato. Da parte do Nuno é muito grave, pelo passado no clube.
Discurso repetitivo e sem "chama". Sem criatividade, tal como a equipa. Quando foi expulso no Bessa, ouvi o adjunto com um discurso muito mais interessante do que todos os discursos do NES. E a primeira análise táctica com pés e cabeça e não um desenho ridículo com pilares com um significado e eficácia prática equiparável a escrever ou dizer "somos Porto".
Não houve ponta de evolução ao longo da época. Não me lembro de ver 3 jogos com uma exibição consistente.
Não houve coerência na táctica. Contratou-se um belga para o ataque com mais de 1,90 e que não é utilizado quando a equipa que tem características de posse de bola, pasme-se, passa os jogos a bombear as bolas para a área. Marcadores de cantos "invertidos", o mesmo marcador de livres apesar de ter uma eficácia de cruzamento péssima.
Não respeita o público do Dragão quando é o primeiro a pedir o seu apoio. Sempre que o resultado era negativo, "foge" para os balneários inclusive faltando ao respeito do treinador adversário. Há que saber ganhar e saber perder.
Resumo, não é o principal problema, mas é um deles. E a situação do clube neste momento, passa por ter um treinador extremamente competente a vários níveis (ainda que com a parte da comunicação mais facilitada neste momento) que sinceramente duvido que apareça.
Como é lógico, é impensável continuar. Nem quero acreditar nessa hipótese.