O melhor basquetebolista de sempre em Portugal

Mustaine

Tribuna Presidencial
18 Junho 2007
12,544
1,105
Porto
Pergunta difícil ;)

Eu comecei a ver basquetebol no Rosa Mota com a famosa equipa de Marçal, Rui Santos, Paulo Pinto, Jared Miller... Mas infelizmente não me lembro bem dos aspectos técnico/tácticos do jogo, era puto e só ligava à bola no cesto.

Por isso, que me lembre perfeitamente de ver jogar, escolho:
Nuno Marçal - Melhor português
Heshimu Evans - Melhor estrangeiro
 

Blackadder

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
8,900
7,702
Porto
Portugues: Paulo Pinto

Estrangeiro: Jared Miller e Reggie Geary(os que vi) e Dale Dover, que todos dizem ter sido o melhor de sempre.
 

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
22,940
12,514
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
> zefil Comentou:

Nunca tivemos grandes jogadores portugueses no nosso campeonao, mas eu votaria no Pedro Miguel pela sua regularidade. Nuna gostei do Carlos lx pois falhava 10 triplos para marcar 1.

---------------------------------------------

Pedro Miguel um dos melhores?! sem te querer ofender dá-me vontade de rir.
Carlos Lisboa deves ter visto a fase final da carreira dele, pela tua idade não podes seguramente ter visto bem os 7,8 anos primeiros da carreira dele.
Eu cheguei a ver ele tentar 12 triplos e marcar 12.
Comparar Pedro Miguel com Carlos Lisboa é um disparate total, um era esforçado mas nada tinha de genial, o outro...só para quem viu a carreira dele não num ano ou dois mas durante muitos anos era simplesmente genial.
 

otilious

Tribuna Presidencial
Staff
21 Março 2007
113,137
49,655
Conquistas
7
Horta
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Supertaça 19/20
Tenho pena de não incluir o Paulo Pinto, sem dúvida podia ser candidato a melhor basquetebolista de sempre e agora vou ter que incluir como melhor português um jogador que não do FC Porto, mas foi sem dúvida o melhor pelo menos nos últimos anos:

Português - Carlos Lisboa

Estrangeiro - Jared Miller


O Pedro Miguel efectivamente era muito eficaz, mas foi um jogador marcado pelas lesões, tendo um final de carreira infeliz, mas comparativamente ao Pedro Miguel, houve jogadores de maior qualidade.
 

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
22,940
12,514
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
Se tens 30 e poucos anos só viste o Carlos Lisboa no final da carreira, ele nasceu em 1958 faz as contas do que viste e do muito que não viste.
 

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
22,940
12,514
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
O Carlos Lisboa já com 18 anos (1976) era um fora de série e antes de jogar no Benfica jogou no Sporting aí umas 8 épocas e foi nesse clube que se destacou.
Eu não preciso da wikipédia neste particular para nada porque sou 5 anos mais velho que ele, logo acompanhei a carreira dele toda desde que veio de África.
 

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
22,940
12,514
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
O Crawford...vi um jogo dele em Ovar em que marcou mais de 50 pontos.
Que será feito dele?
Jared Miller talvez o melhor jogador do FCP em termos profissionais foi seguramente para além de excepcional jogador.
 
J

JV

Guest
Carlos Lisboa(com muita pena minha)

Jarred Miller(ia optar pelo Dover, mas tenho mais presente o Miller)
 

Drago

Tribuna Presidencial
21 Julho 2006
11,923
2,251
Lisboa, 1979
Paulo Pinto

Jean Jacques (não terá sido o melhor, mas para mim foi um jogador marcante de uma época do basquete nacional)
 

JORGE ARAUJO

Tribuna Presidencial
6 Setembro 2006
8,732
3,278
Conquistas
6
Braga/Viana do Castelo,1976
  • Domingos
  • Vítor Baia
  • Jorge Costa
  • Fernando "Bibota" Gomes
Apesar de ter 32 anos,a minha geração foi marcada pelo Carlos Lisboa e pela equipa do slm que infelizmente entre meados dos anos 80 e meados dos anos 90 dominou a modalidade a nivel nacional,o Carlos Lisboa era o expoente maximo,o actual treinador deles tambem não foi mau e o Jean Jaques.

Deixando-me de coisas tristes,o Marçal é um simbolo do nosso clube,talvez o melhor Português da sua geração,o actual treinador também foi um bom jogador,lembro-me ligeiramente dele e o DR PAULO PINTO,estrangeiro o Jared Miller e o Mario Ellie pelo que conseguiu na nba.O Dale Dover nunca ni jogar mas pelo que me dizem era muito bom.

Claro,escusado será dizer que o Jordan foi o \"first\" da minha geração.
 

Marmita

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
27,054
7,772
Conquistas
5
46
Angra Heroismo
  • Deco
  • Campeão Nacional 19/20
  • Lucho González
  • André Villas-Boas
Nuno Marçal e Jarred Miller

Não coloco o Carlos Lisboa por uma simples razão, ele é um grande arrogante quer seja dentro e fora do campo e para mim, essas pessoas mesmo tendo muitas qualidades não são exemplo para ninguém, e o Cristiano Ronaldo vai pelo mesmo caminho no futebol.

Nuno Marçal e Jarred Miller são grandes dentro e fora do campo.
 

JORGE ARAUJO

Tribuna Presidencial
6 Setembro 2006
8,732
3,278
Conquistas
6
Braga/Viana do Castelo,1976
  • Domingos
  • Vítor Baia
  • Jorge Costa
  • Fernando "Bibota" Gomes
> Marmita Comentou:

> Nuno Marçal e Jarred Miller

Não coloco o Carlos Lisboa por uma simples razão, ele é um grande arrogante quer seja dentro e fora do campo e para mim, essas pessoas mesmo tendo muitas qualidades não são exemplo para ninguém, e o Cristiano Ronaldo vai pelo mesmo caminho no futebol.

Nuno Marçal e Jarred Miller são grandes dentro e fora do campo.

---------------------------------------------------

Desculpa a analogia,mas então nunca gostaste do Maradona nem lhe reconheces mérito?
 

Marmita

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
27,054
7,772
Conquistas
5
46
Angra Heroismo
  • Deco
  • Campeão Nacional 19/20
  • Lucho González
  • André Villas-Boas
> JORGE ARAUJO Comentou:

Desculpa a analogia,mas então nunca gostaste do Maradona nem lhe reconheces mérito?

Reconheço qualidades fantásticas como jogador, como homem é um zero !!! e nunca foi dos meus jogadores preferidos...o meu jogador preferido é o Van Basten !!

Aliás os meus idolos são o Van Basten, Charles Barkley, Nelson Piquet e Carlos Sainz.