Di Charis disse:
Corto o teu texto que cito porque de outro modo estou a exceder o tamanho máximo permitido, de outro modo, não o teria feito mas está acima na resposta ao que escrevi.
-
Como se pode dividir?, diz-me tu, tu é que queres a regionalização, sabes o que foi recentemente regionalizado?, o turismo, onde tens a perola muito lusitana de teres para cada margem do Douro um organismo diferente...
...E queres tu regionalizar isto em vez de arranjar primeiro o que está estragado, como eu disse.
O meu principio é igual, seja porque me dá jeito ou porque não me dá jeito nenhum.
A realidade é só uma, mas não é a tua, estás muito longe dela.
Eles não dizem?, quem são eles?, os milhões de cromos como eu que andam no seu dia a dia a tentar desemerdarem-se para pagarem as contas no fim do mês aqui em Lisboa, achas que andamos todos a segredar uns aos outros - aqueles morcões não sei o quê...
É demente, o teu argumento e generalização das pessoas de Lisboa é demente, eles não querem um porto forte?, achas que as pessoas dormem e acordam a pensar em maneiras de estragar a vida ao norte?, achas que o Pessoal do Barreiro quando está no barco para ir trabalhar às 07h ou quando vão por os putos à escola é nisso que estão a pensar?.
Tu és pessoa -é uma acusação factual pela tua argumentação-, que é capaz de dizer convicto que na Noruega é só terroristas, porque o Brevik é Norueguês.
(e consegues estar mais correcto do que no que escreves sobre Lisboa, sinceramente, não acredito que mores cá e afirmes uma coisa dessas, como pedes um café?, como compras o jornal?, como consegues não riscar todos os carros na rua?, se calhar... As pessoas do teu dia a dia que acabaste de acusar, tratam-te bem, sorriem, fazem umas piadas com o sotaque se tiveres como fariam se fosses alentejano, tens até aquele gajo simpático que também é do Porto e nasceu em Lisboa e fica do teu lado nas conversas de bola... Mas não, para ti, é tudo inimigo).
Á tua pergunta :Onde é que se diaboliza o Porto?, respondo com a tua citação:"cidade que se isola, acaba sitiada.". Logicamente que anda-se á décadas a diabolizar o Porto, a todos os níveis
Estás a confundir as coisas, a questão do interior, não é uma questão de caridade é uma questão de dimensão, não se pode comparar coisas incomparáveis, não podes comparar Nova York com Savananh na Georgia, como não podes comparar o Nordeste americano, com o Arkansas,coisas têm de ser contextualizadas. O Litoral Norte corresponde a uma região com uma grande densidade populacional, que merece ter um grande aeroporto, como merece ter um grande porto de marcadorias, como merece ter infraestruturas, como merece ter uma forte actividade cultural e ecnonomica. O Interior também merece á sua escala, estás a virar para a pessoa errada, pois perferia que que existisse varias cidades importantes em Portugal como existem na Alemanha ou mesmo em Itália ou Espanha, do que apenas um nucleo que suga tudo á volta.
eles não querem um porto forte?, quem são eles? as forças politicas quem haveria de ser? são os lobbies, a comunicação social,queres exemplos? existem n deles, que roçam muitas das vezes um discurso com tiquezinhos xenófobos e isso também passa para a população em geral, em alguns pontos.
Di Charis eu sou mouro, conheço bem a minha terra, ou poucos adoro ouvir os argumentos da malta o mais fixe é os das pontes, O Porto tem 4,5 pontes e não pagam nenhum portagem...
Mas apesar de ser mouro(entenda-se nascido e criado no sul de origens alentejanas) além do clube FCP, gosto mesmo a sério da cidade do Porto, a sua historia, as suas revoluções, acho que o Porto foi durante muitos anos uma Cidade Estado no seu termo da palavra, a historia e estilos arquitectonicos da cidade é algo deslumbrante, toda a forma como se construiu e reconstruiu se reinventou a cidade é fascinante, o facto de o primeiro certame internacional feito em Portugal ter sido feito no Porto, e ter-se a visão de se fazer um Palácio de Cristal ao estilo da época, e investir nisso é uma coisa brilhante, é preciso ter tido muita visão, repara o Porto é 3º ou 4º cidade a nivel mundial a realizar uma expo internacional a seguir a Londres,Paris e Nova York, a liberdade religiosa a maior sinagoga na península Ibérica é no Porto, o Porto tem coisas pormenores que infelizmente este pais e o abafamento egoista que Lisboa faz, não são valorizadas como deveriam ser e ironicamente o Porto deu ao longo da sua historia autênticas lições de cosmopolitismo a este pais, mais que uma vez . Isto para dizer eu não sou só portista, além de portista sou um admirador confesso da cidade do Porto.
Es contra a regionalização, eu sou pro-regionalização não existe mal nenhum disso, tens os teus argumentos, quem é a favor tem os seus, espero que essa questão um dia salte novamente para a agenda e discussão politicas e publicas.