A propósito do post do Baluarte sobre o Luís Aguilar.
Tenho visto as mais diversas opiniões e comentário sobre este comentador da TVI, que como se sabe, actua com a qualidade de isento e imparcial.
A opinião mais corrente é, e passo a citar: "Esse gajo é um filho da puta".
Ora bem, compreendo perfeitamente os desabafos, muitas vezes escritos a quente, e sem o devido tempo para reflectir. São assim as redes sociais, que se movem a uma velocidade vertiginosa.
E desta forma gostaria de deixar aqui lavrada a minha opinião, devidamente ponderada, sobre o autor de "Correio de Droga". E a minha principal discordância para com a vox populi ("esse gajo é um filho DA puta") tem a ver sobretudo com a contração DE + A = DA. Atente-se que o artigo aqui empregue é o artigo definido ("a"), indiciando que o Luís é filho de uma determinada puta, que se conhece e que portanto se pode particularizar: "Conheces a Laurinda, que ataca no Pó de Arroz? É a mãe do Luís.". Daqui se poderia retirar que, sendo o Luís filho da Laurinda, este seria de facto filho da puta. Da Laurinda. O que não sucede. Porque esta Laurinda não existe.
Assim, a formulação mais correcta deveria ser: "esse gajo é um filho duma puta" - note-se aqui que a contração é feita com o artigo indefinido "uma". Uma entre muitas. Uma qualquer. Sem poiso. Uma.
É assim o Luís: filho de uma.
Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk