Outros programas de TV / Rádio

WarriorFCP

Tribuna Presidencial
9 Dezembro 2013
17,356
3
34
Porto
roq disse:
Isso de dizer que o plantel do SLB era melhor que o do FCP no tempo de VP é uma completa falácia a meu ver.
Atentemos nos jogadores que teve à disposição e digam-me só quais os titulares que trocavam pelos dos vermelhos. 
Helton, Danilo, lucho, Guarín, Maicon, Alvaro, Castro, Iturbe, João Moutinho, Jackson Martínez,  James Rodríguez, Hulk, Rolando, Sereno,  Varela,  Marc Janko, Mangala, Fernando, Alex Sandro, Christian Atsu, Kelvin, Otamendi,  Defour.

VP sabia muito de futebol, mas sempre lhe faltou carisma e capacidade de liderança e motivacional para fazer evoluir os jogadores individualmente e projetar o FCP para voos mais altos, em especial na LC onde foi sempre um lástima.
Isso é uma análise muito superficial. Agora pergunto-te, depois desses jogadores ganharem tudo ao serviço do Porto, não achas que grande parte deles tinha esperança de sair para uma liga melhor e ter um contrato muito superior? Não tenhas dúvidas que muitos desses jogadores não tinham a cabeça no Porto. Além do mais, VP esteve meia época sem ponta de lança (KLeber não contava), Janko chegou mas não era o PL que o Porto precisava. Na 2ª época estivemos sem alternativa a Jackson, Liedson tinha limitações claras.

Comparando com o plantel do slb, é claro que eles tinham muito mais soluções.

paulo21

Tribuna Presidencial
31 Agosto 2012
6,503
658
WarriorFCP disse:
Já falei com variadissimas pessoas ligadas ao FC Porto, outras que trabalharam com VP e ninguém tem a menor dúvida ao afirmarem que VP é um fora de série no domínio das metedologias de treinado, da táctica e da observação e análise do jogo.
Não é o preciso falar. Basta ver uns jogo do Porto de VP e percebes logo isso.

Dizer que não era um futebol bonito. Epah.. Desculpem mas isso é um argumento estupido. Aquilo que faltava à equipa era talento na zona de definição, criatividade, velocidade, que obviamente não se tem com Defour e Varela, ou mesmo Lucho e Moutinho que sendo excelentes ao nível da leitura de jogo e passe, não são propriamente criativos, de ir para cima.

VP e qualquer treinador está sempre dependente, principalmente ofensivamente, dos jogadores que tem. O futebol (a nível ofensivo) que a equipa apresentava era aquilo que os jogadores podiam dar. Com James em grande forma na primeira fase da época a equipa apresentou excelentes momentos.

D

Doriva

Guest
WarriorFCP disse:
Isso é uma análise muito superficial. Agora pergunto-te, depois desses jogadores ganharem tudo ao serviço do Porto, não achas que grande parte deles tinha esperança de sair para uma liga melhor e ter um contrato muito superior? Não tenhas dúvidas que muitos desses jogadores não tinham a cabeça no Porto. Além do mais, VP esteve meia época sem ponta de lança (KLeber não contava), Janko chegou mas não era o PL que o Porto precisava. Na 2ª época estivemos sem alternativa a Jackson, Liedson tinha limitações claras.

Superficial é a tua última frase porque se quisesses ser rigoroso nunca a terias escrito. Já aqui eu e outros fizemos um exercício (nada superficial) de comparar na segunda época os planteis, sector por sector, lugar por lugar. A única coisa em que, de facto, eles nos superiorizaram era no ponta de lança suplente e nos extremos. E não que neste último caso nós fôssemos propriamente medíocres, pois contávamos com jogadores como James, Varela, Atsu e Kelvin. Decerto não é um cenário paradisíaco, mas também não é um inferno.

Quais eram as alternativas do benfica ao Matic e ao Enzo Pérez (extremo adaptado em desespero)? Qual era a alternativa deles ao Artur? Qual era a alternativa deles ao Melgarejo (ex-extremo do Paços de Ferreira convertido em defesa esquerdo titular de um grande)? Qual era a alternativa deles ao Maxi?

Já nem vou à primeira época, porque aí a diferença era ainda mais abissal. Faltou-nos um ponta de lança, sem dúvida, mas isso não serve para explicar as humilhações contra o Apoel nem um futebol que, invariavelmente, era débil da defesa ao ataque. Jogadores contrariados? Isso acontece praticamente em todos anos e só revela a inoperância do treinador para lidar com casos mais bicudos.

A história de VP no Porto está escrita. Ganhou com justiça em dois anos, mas não está imune à crítica por várias razões e muito menos foi uma pessoa providencial.

roq

Arquibancada
20 Julho 2006
368
5
WarriorFCP disse:

Atendendo às limitações económicas cada vez mais acentuadas de "todos" os clubes portugueses, os melhores jogadores, todos sem exceção, vão sempre querer sair e os treinadores vão ter que lidar com isso. De resto todo o jogador vai querer sempre mostrar-se ao melhor nível, a não ser que seja desmoralizado ou desmotivado, por fatores anómalos em relação à melhor forma de condução, treino e liderança de grupo. O ter ou não ter cabeça lá, tem muito a ver com a tal capacidade motivacional, de incremento competitivo individual, e de liderança do treinador e dirigentes. Nisso PC ao nivel de dirigente, foi o maior, mas parece-me que já não é mais. Foram-no muitos outros como Artur Jorge, Ivic, Carlos A Silva, Robson, Oliveira, Mourinho e AVB como treinadores. Do outro lado temos JJ que, embora não me pareça nada de excecional táticamente, consegue a transformar autenticas "pacassas" em jogadores altamente motivados e de top. Foram esses que lhe deram muitas vezes essas chamadas "melhores" soluções em relação ao nosso plantel.

Drago93

Tribuna Presidencial
19 Março 2012
8,753
3,079
Conquistas
2
  • André Villas-Boas
  • Lucho González
Olhando para o plantel do VP:

Onde tinha melhor e mais soluções que o rival? Defesa e Meio Campo.

Onde éramos exímios? A defender

Onde faltava quantidade e qualidade ? Na frente de ataque

Onde pecava a equipa do VP? No processo ofensivo, pois faltava-lhe talento ( faltava um extremo titular e uma alternativa ao Jackson).

Acho que é óbvio que nas zonas onde o VP teve talento, a equipa era muito forte, agora não lhe peçam para com o Defour a extremo ter criatividade no ataque.

Um exemplo elucidativo disso é a primeira mão frente ao Malaga ( onde não chegaram com uma bola à nossa baliza), onde se tivéssemos jogadores talentosos na frente ( o único que tínhamos era James e estava a recuperar de lesão) tínhamos goleados os espanhóis, face às oportunidades que criamos, e teríamos resolvido a eliminatória em casa.

WarriorFCP

Tribuna Presidencial
9 Dezembro 2013
17,356
3
34
Porto
roq disse:
Atendendo às limitações económicas cada vez mais acentuadas de "todos" os clubes portugueses, os melhores jogadores, todos sem exceção, vão sempre querer sair e os treinadores vão ter que lidar com isso. De resto todo o jogador vai querer sempre mostrar-se ao melhor nível, a não ser que seja desmoralizado ou desmotivado, por fatores anómalos em relação à melhor forma de condução, treino e liderança de grupo. O ter ou não ter cabeça lá, tem muito a ver com a tal capacidade motivacional, de incremento competitivo individual, e de liderança do treinador e dirigentes. Nisso PC ao nivel de dirigente, foi o maior, mas parece-me que já não é mais. Foram-no muitos outros como Artur Jorge, Ivic, Carlos A Silva, Robson, Oliveira, Mourinho e AVB como treinadores. Do outro lado temos JJ que, embora não me pareça nada de excecional táticamente, consegue a transformar autenticas "pacassas" em jogadores altamente motivados e de top. Foram esses que lhe deram muitas vezes essas chamadas "melhores" soluções em relação ao nosso plantel.

Nada a ver com a capacidade do treinador, nenhum treinador consegue demover um jogador de querer sair para dar um novo rumo à sua carreira. O que os treinadores têm que fazer é conseguir gerir o descontentamento dos jogadores, porque demovê-los disso é completamente impossível.

D

Doriva

Guest
Drago93 disse:
Olhando para o plantel do VP:

Onde tinha melhor e mais soluções que o rival? Defesa e Meio Campo.

Onde éramos exímios? A defender

Onde faltava quantidade e qualidade ? Na frente de ataque

Onde pecava a equipa do VP? No processo ofensivo, pois faltava-lhe talento ( faltava um extremo titular e uma alternativa ao Jackson).

Acho que é óbvio que nas zonas onde o VP teve talento, a equipa era muito forte, agora não lhe peçam para com o Defour a extremo ter criatividade no ataque.

Um exemplo elucidativo disso é a primeira mão frente ao Malaga ( onde não chegaram com uma bola à nossa baliza), onde se tivéssemos jogadores talentosos na frente ( o único que tínhamos era James e estava a recuperar de lesão) tínhamos goleados os espanhóis, face às oportunidades que criamos, e teríamos resolvido a eliminatória em casa.
Drago, essa é uma análise perfeitamente razoável (se nos cingirmos ao segundo ano, claro).

No entanto, há alguns pontos nos quais discordo. Se é um facto que o Defour jogou a extremo muitas vezes porque não havia ninguém(em função de lesões e castigos), também é verdade que houve situações em que ocupou essa posição mesmo quando havia alternativas minimamente credíveis (Kelvin e Atsu.

Em relação ao Málaga, concordo contigo na apreciação do jogo no Dragão. Mas em Espanha fomos esmagados, da defesa ao taque.

De qualquer forma, subscrevo no geral o teu comentário.

Drago93

Tribuna Presidencial
19 Março 2012
8,753
3,079
Conquistas
2
  • André Villas-Boas
  • Lucho González
Doriva disse:
Drago, essa é uma análise perfeitamente razoável (se nos cingirmos ao segundo ano, claro).

No entanto, há alguns pontos nos quais discordo. Se é um facto que o Defour jogou a extremo muitas vezes porque não havia ninguém(em função de lesões e castigos), também é verdade que houve situações em que ocupou essa posição mesmo quando havia alternativas minimamente credíveis (Kelvin e Atsu.

Em relação ao Málaga, concordo contigo na apreciação do jogo no Dragão. Mas em Espanha fomos esmagados, da defesa ao taque.

De qualquer forma, subscrevo no geral o teu comentário.
Concordo que o Atsu e o Kelvin deveriam ter tido mais oportunidades, mas o ganês deixou de ser opção por não renovar.

Mas mesmo assim o Defour, limitadíssimo a extremo, continuava ser melhor opção a titular do que esses 2.

Mas é óbvio que deviam ter tido mais oportunidades, principalmente o Kelvin.

Em relação à segunda mão, não fomos assim tão esmagados, a primeira parte acabou por ser equilibrada, no entanto a partir da expulsão do Defour e logo a seguir sofremos o segundo golo, a equipa foi-se abaixo e não teve capacidade para reagir.

Jogar a segunda mão em Espanha quando uma eliminatória está muito equilibrada é sempre muito dificil.

roq

Arquibancada
20 Julho 2006
368
5
WarriorFCP disse:
Nada a ver com a capacidade do treinador, nenhum treinador consegue demover um jogador de querer sair para dar um novo rumo à sua carreira. O que os treinadores têm que fazer é conseguir gerir o descontentamento dos jogadores, porque demovê-los disso é completamente impossível.
Exato. Gerir o descontentamento, motivando-o a jogar o máximo enquanto estiver na equipa...

paulo21

Tribuna Presidencial
31 Agosto 2012
6,503
658
Doriva disse:
Mas em Espanha fomos esmagados, da defesa ao taque.
Mas que grande mentira.

Faz lá o favor de rever o jogo. Extremamente equilibrado do princípio ao fim.

Eu lembro-me bem das circunstâncias. Moutinho esteve limitado e enquanto durou ( primeiros 25/30 minutos) estivemos seguros e dominamos o jogo, mesmo sem grandes oportunidades. Os últimos 15 minutos são de domínio do Málaga também sem grandes oportunidades mas com um golaço do Isco, com um mau posicionamento do Helton.

Na segunda parte, começa com a expulsão do Defour que tinha passado para o meio-campo, por lesão do Moutinho e entrou James, sem ritmo.

A expulsão condicionou tudo, aos 47 minutos tudo o que tinha sido pensado ao intervalo foi aos ares.

A partir daí o Málaga tem, fruto da superioridade numérica, naturalmente mais bola mas cria 0 oportunidades, com o Porto a defender bem.

Acaba por ser feliz e marcar numa bola parada.

Os últimos minutos são de desespero do Porto com mais bola mas também sem oportunidades.

Dizer que fomos esmagados da defesa ao ataque é qualquer coisa de surreal.

D

Doriva

Guest
paulo21 disse:
Mas que grande mentira.

Faz lá o favor de rever o jogo. Extremamente equilibrado do princípio ao fim.

Eu lembro-me bem das circunstâncias. Moutinho esteve limitado e enquanto durou ( primeiros 25/30 minutos) estivemos seguros e dominamos o jogo, mesmo sem grandes oportunidades. Os últimos 15 minutos são de domínio do Málaga também sem grandes oportunidades mas com um golaço do Isco, com um mau posicionamento do Helton.

Na segunda parte, começa com a expulsão do Defour que tinha passado para o meio-campo, por lesão do Moutinho e entrou James, sem ritmo.

A expulsão condicionou tudo, aos 47 minutos tudo o que tinha sido pensado ao intervalo foi aos ares.

A partir daí o Málaga tem, fruto da superioridade numérica, naturalmente mais bola mas cria 0 oportunidades, com o Porto a defender bem.

Acaba por ser feliz e marcar numa bola parada.

Os últimos minutos são de desespero do Porto com mais bola mas também sem oportunidades.

Dizer que fomos esmagados da defesa ao ataque é qualquer coisa de surreal.
Não foi nenhuma mentira e não vou rever nada. Eu estava lá no estádio, recordo-me bem da humilhação, do balde de água gélida que levei e repito tudo o que disse: fomos esmagados da defesa ao ataque. Aliás, só não saímos para o intervalo a perder por 2-0 porque houve um golo mal anulado a eles (do Saviola, se não me engano).

Fomos completamente manietados pelo Málaga, em Espanha. O Moutinho estava em péssimas condições físicas e, ainda assim, jogou. O Defour alinhou como extremo, deixando o James no banco. Não me esquecerei da conversa que tive, horas mais tarde, com adeptos do Málaga, que me perguntaram como é que um jogador como James não tinha jogado de início e me disseram que tínhamos ali óptimos jogadores, mas que nos faltava um treinador e tinha sido justamente pela diferença de técnicos que tinham "remontado".

E assim foi o Porto de Vítor Pereira: vencedor em Portugal (como era obrigação e tradição) e perfeitamente ultrapassável na Europa por qualquer equipa de classe média (e às vezes até de uma condição mais baixa). Mas este é o mesmo treinador que agora se agiganta, que faz peito e se acha o inventor e causador único do sucesso do clube. Só que sem o FCP, o Vítor Pereira não era ninguém, zero.

M

mercgold3

Guest
Mais uma, lá estavam a lhe dar ordens para ele nem mencionar o Quaresma nesta reportagem. Que vergonha isto. O Porto não diz nada. Ainda esta semana um outro gajo da bola TV disse que o Vieira se estava a referir ao FC Porto quando este disse que havia um clube em Portugal que tinha o passivo maior do que o dele.

Do Porto ? Nada. Incrível. Temos que expor estes FDP.

bwdragon

Tribuna
24 Março 2008
4,301
2,398
Conquistas
1
Lisboa
  • José Maria Pedroto
Eu já há muitos anos que me CAGO na Bolha... muito antes de haver esta espécie de canal televisivo, para o qual me estou igualmente a CAGAR!

Há muitos anos que não sei o que é comprar esse lixo, nem sequer aceder ao esterco do seu site!

Se todos os Portistas fizessem o mesmo que eu, talvez fedesse menos mal mas instalações desses prostitutos do jornalismo!

PMM

Bancada lateral
24 Junho 2012
656
315
33
Braga
este paulo fonseca e um engracadinho.... aquelas palestras de 45 min ao fim das derrotas devia ser so rir! dasse.....

battou

Tribuna Presidencial
17 Março 2012
14,837
11,311
Conquistas
2
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
heh, cheira-me que não tem ofertas de ninguém "não tenho problemas em treinar clubes mais pequenos" "em qualquer parte do mudno" só faltou dizer a seguir "por favor..."