Outros programas de TV / Rádio

M

Marco B

Guest
Bruno Prata em pleno grande area assume que este ano SLB leva uma vantagem em relação aos erros de arbitragens  e acrescentou com " levantamento e analise de estatisticas feitos por programas mais ou menos isentos".
Vindo do Grande Area tem grande repercussão

Falcon

Bancada central
10 Março 2012
1,044
798
Péter Lipcsei disse:
A NOSSA resposta é simples:

"Arquivo dos últimos 25 anos: 1 Liga dos Campeões, 2 Taças UEFA/Liga Europa, 1 Taça Intercontinental, 17 Campeonatos, 10 Taças de Portugal e 16 Supertaças de Portugal (Total: 47 títulos)."
A nossa resposta foi simples mas inconsequente e tudo menos assertiva... Tínhamos aquí uma oportunidade de responder àquele palhaço enumerando os intermináveis roubos de igreja de que eles têm beneficiado...

Aliás, isto até deveria ter partido de iniciativa própria, ou seja nem deveria ser necessário responder a um repto lançado por um orc, mas pronto, ele mandou o bitaite e nós devíamos ter respondido com os inúmeros casos em que os orcs foram beneficiados esta época. Para mim, era o que faria mais sentido e creio que haverá muitos Portistas a concordar comigo.

Ps. Já agora, sabem qual foi o único jogo desta época cuja arbitragem foi repudiada  em publico e perante a comunicação social, por membros da nossa direcção? E já agora, sabem para que competição foi esse jogo?

DECO-10

Tribuna Presidencial
24 Julho 2013
6,233
2,044
Mais contabilidade de Rui Santos â momentos:

Benfica foi benefeciado em 11 penalties e prejudicado em 5
Porto foi beneficiado em 4 penalties e prejudicado em 8.

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
33,476
27,446
Gaia
Vamos buscar o André Simões. Nem sei bem a que lugar joga, mas para o idiota do moniz ladrar é porque ele é dos nossos.

eddie kostadinov

Bancada central
26 Janeiro 2015
1,002
257
Marco B disse:
Bruno Prata em pleno grande area assume que este ano SLB leva uma vantagem em relação aos erros de arbitragens  e acrescentou com " levantamento e analise de estatisticas feitos por programas mais ou menos isentos".
Vindo do Grande Area tem grande repercussão
Disse, mas depois também disse que nos anos 90 era o mesmo só que para nós... Em todo o caso acho que só disse isso, porque nesse programa em particular não estava presente o chefe vermelho, se estivesse não sei se se tinha atrevido a tal ousadia... eu não gosto muito do gajo, não gosto mt de pessoas que enrolam muito a falar...

Fernando Resende

Tribuna Presidencial
11 Abril 2012
20,302
22,757
eddie kostadinov disse:
Disse, mas depois também disse que nos anos 90 era o mesmo só que para nós... Em todo o caso acho que só disse isso, porque nesse programa em particular não estava presente o chefe vermelho, se estivesse não sei se se tinha atrevido a tal ousadia... eu não gosto muito do gajo, não gosto mt de pessoas que enrolam muito a falar...
Nao tenho a minima duvida que teria dito na mesma.... mas tb nao tenho a minima duvida que o ditador vermelho o interrompia e tentava falar por cima e essas todas que costumam acontecer.
Mas nesse programa o Prata deu a sua opiniao sobre o que esta a ser a arbitragem este ano e o Costinha voltou a Defender a nossa equipa contra aquilo que seria certamente o discurso do velhinho Manuel Jose que ficou Sem grandes hipóteses de atacar o nosso futebol. Quando o ditador nao está presente as coisas correm melhor no programa até porque ele nao esta la para falar por cima dos outros, interromper e levar sempre a sua opiniao como verdade universal. Até fica melhor o programa Sem ele.

Quanto ao Prata eu acho sinceramente um dos comentadores mais isentos da televisao Portuguesa. É uma Pessoa séria e que defende aquilo em que acredita Sem problemas (daí o ditador vermelho ficar por vezes tao irritadinho no  Grande Área).  E nao me esqueco da forma como muitas vezes defendeu o nosso clube e os nossos profissionais e dirigentes no programa em que fazia com o Gobern na RTP e em que durante mais de 1 Hora o gordo se limitava a destilar ódio pelo FC Porto. Lembro-me de muitos desses programas e da forma como o Prata nos defendeu... ele que nao é adepto do nosso clube e enquanto alguns que o sao se esconderam e desapareceram ou se calaram ele defendeu-nos de uma forma que achei sempre corajosa. E sei que o fez por acreditar no que dizia!

Philipp

Tribuna Presidencial
25 Janeiro 2015
29,548
3,751
Conquistas
1
  • José Mourinho
Eu considero o Bruno Prata um individuo que sabe discutir futebol e é uma pessoa seria que consegue analisar com imparcialidade e equidistância todos os assuntos do futebol. Isto mesmo por vezes eu poder ter uma opinião diferente da dele.

Contudo, ontem Bruno Prata diz que estes ano as arbitragens estão a interferir na classificação. Ele argumentou as razões que o levaram a dizer isso? Se o fez ainda bem porque quando se diz uma coisa dessas é importante explicar os motivos das afirmações. Eu pessoalmente não necessito de grandes explicações porque o que está a acontecer é notório e grave de mais.

Ao que parece ele disse que nos anos 90 era igual mas em relação ao FC Porto. Se é verdade que ele disse isto será que argumentou esta afirmação? Ou será que apenas tocou de leve ao assunto. Se argumentou ainda melhor porque, na minha opinião, mais facilmente será de contrapor algo que é, digamos, um mito. No facebook existe uma pagina dedicada ao FC Porto chamada "Os filhos do Dragão" que aconselho todos a visualizar para assim, tal como eu, ficaram cientes das mentiras mitológicas que muitos gostam de ver associadas ao FC Porto.

Fernando Resende

Tribuna Presidencial
11 Abril 2012
20,302
22,757
Philipp disse:
Eu considero o Bruno Prata um individuo que sabe discutir futebol e é uma pessoa seria que consegue analisar com imparcialidade e equidistância todos os assuntos do futebol. Isto mesmo por vezes eu poder ter uma opinião diferente da dele.

Contudo, ontem Bruno Prata diz que estes ano as arbitragens estão a interferir na classificação. Ele argumentou as razões que o levaram a dizer isso? Se o fez ainda bem porque quando se diz uma coisa dessas é importante explicar os motivos das afirmações. Eu pessoalmente não necessito de grandes explicações porque o que está a acontecer é notório e grave de mais.

Ao que parece ele disse que nos anos 90 era igual mas em relação ao facto. Se é verdade que ele disse isto será que argumentou esta afirmação? Ou será que apenas tocou de leve ao assunto. Se argumentou ainda melhor porque, na minha opinião, mais facilmente será de contrapor algo que é, digamos, um mito. No facebook existe uma pagina dedicada ao FC Porto chamada "Os filhos do Dragão" que aconselho todos a visualizar para assim, tal como eu, ficaram cientes das mentiras mitológicas que muitos gostam de ver associadas ao FC Porto.
O que ele disse basicamente foi que todos os clubes tem telhados de vidro e numa ou outra fase foram favorecidos. Disse que os grandes acabam sempre por ter vantagem e que Porto e Benfica nos ultimos 10 anos estao a ser mais "ajudados" do que o Sporting que perdeu poder.
Disse ainda que o que se está a passar neste momento é grave e que o campeonato acaba por ser "viciado" pelas arbitragens e que a gravidade da situacao tem base nas nomeacoes. Disse ainda que o benfica tem tido muitas vantagens e ajudas da arbitragem e que isso afecta a classificacao, falando ainda do levantamento que outros comentadores ja fizeram a Estas ajudas.
Numa outra fase do programa referiu que nos anos 90, mais propriamente nas épocas do Carlos Alberto Silva como treinador do nosso clube, ele é da opiniao de que as arbitragens favoreceram mais o Porto. Mas apenas referiu isso nao explicando o porque. Estava lá o Timofte que na altura jogava no Porto e que disse nao concordar com isso... basicamente foi po aí!

Philipp

Tribuna Presidencial
25 Janeiro 2015
29,548
3,751
Conquistas
1
  • José Mourinho
Fernando Resende disse:
O que ele disse basicamente foi que todos os clubes tem telhados de vidro e numa ou outra fase foram favorecidos. Disse que os grandes acabam sempre por ter vantagem e que Porto e Benfica nos ultimos 10 anos estao a ser mais "ajudados" do que o Sporting que perdeu poder.
Disse ainda que o que se está a passar neste momento é grave e que o campeonato acaba por ser "viciado" pelas arbitragens e que a gravidade da situacao tem base nas nomeacoes. Disse ainda que o benfica tem tido muitas vantagens e ajudas da arbitragem e que isso afecta a classificacao, falando ainda do levantamento que outros comentadores ja fizeram a Estas ajudas.
Numa outra fase do programa referiu que nos anos 90, mais propriamente nas épocas do Carlos Alberto Silva como treinador do nosso clube, ele é da opiniao de que as arbitragens favoreceram mais o Porto. Mas apenas referiu isso nao explicando o porque. Estava lá o Timofte que na altura jogava no Porto e que disse nao concordar com isso... basicamente foi po aí!
Pois, mas o problema reside mesmo ai. Faz uma afirmação dessas e depois não explica nem dá exemplos concretos. O Timofte não concordar é normal porque ninguém gosta de o seu esforço e trabalho desvalorizado e desacreditado. Eu no comentário acima perguntei se ele tinha argumentado aquilo que disse porque é habitual lançar-se essas acusações do nada com o intuito de criar um mito à volta disso. Mas volto a sugerir que se visualize a pagina que indiquei no facebook. Entre outras coisas poderão ficar a conhecer o que foi "A vergonha de Campomaior" e quem era o famoso José Soares.

dragao86

Tribuna Presidencial
20 Outubro 2014
40,744
20,221
Um aparte... é só de mim ou agora dia sim dia não vem sempre o Suarez ou outro qualquer nos jornais a dizer que o jonathan de carnide vai ser o melhor do Mundo e arredores?
Pelo menos a última semana ou últimas duas semanas...

Xabiote

Bancada central
25 Maio 2014
1,284
524
Conquistas
3
  • Campeão Nacional 19/20
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
Começa hoje a contagem decrescente para o clássico, com a entrevista ao guarda-redes internacional português que joga o clássico nos dois lados: primeiro no Sporting (87-88), depois no FC Porto (97-98)

Rui Manuel Silva Correia é uma figura imensa, maior até que os 7,32 metros de comprimento e 2,44 metros de altura das balizas. Rui Correia é um personagem daqueles. Divertido sem o querer ser. Ou seja, diz a piada mas mantém o tom de voz no mesmo registo como se tivesse dito a coisa mais séria de sempre. A ideia de o entrevistar já vem de longe e atravessa-nos sempre o pensamento durante a semana do clássico entre FC Porto e Sporting.

Titular das duas balizas, em décadas distintas, Rui Correia comete a proeza de ser internacional português em duas ocasiões e nenhuma delas ao serviço de Sporting ou Porto. É-o pelo Braga, onde joga seis anos e é chamado por António Oliveira para integrar os 22 de Portugal no Euro-1996. Aliás, é ele o número 22.

Rui Correia, um homem às direitas com 15 anos de 1.ª divisão, quatro de Honra e um de 2.ª B, sem esquecer os 13 jogos nas competições europeias mais as tais internacionalizações vs. Liechtenstein (7-0 em 1995) e Arménia (3-1 em 1997). O clássico chama por ele, placidamente instalado em casa, na sua terra-natal São João da Madeira. Feitas as apresentações de um Rui e do outro, partimos para a descoberta.

1. Bom dia Rui Correia, como é que um miúdo de 16 anos sai da Sanjoanense para o Sporting?

O senhor Osvaldo Silva [figura incontornável do Sporting, e também de FC Porto mais Leixões] foi a São João da Madeira para ver um determinado jogador mas ficou com o meu nome. A partir daí, o negócio fez-se naturalmente e cheguei a Lisboa para integrar o plantel de juniores. Apanhei o Cadete e subimos juntos à primeira equipa, o que acabou por acontecer em 86-87.

2. Isso é a época dos 7-1 ao Benfica. Lembra-se desse jogo?

Estava na bancada central mas não me lembro de grandes pormenores e assim. Como terceiro guarda-redes, atrás do Vítor Damas e do Vital, não fui eleito para o banco de suplentes e, como tal, saltei para a bancada. Foi um jogo histórico, claro, mas a minha memória não puxa tanto para trás. Ainda bem por cima assim de repente, sem uma base de dados à minha frente para poder recuar convenientemente no tempo

3. Em 87-88, faz 15 jogos de campeonato. Quem apostou em si?

Foi um treinador inglês chamado Keith Burkinshaw. Fiz esses jogos para a 1.ª divisão e ainda dois jogos para a Taça UEFA, com o Kalmar e a Atalanta. Depois ele saiu e eu também. Primeiro do 11 do Sporting, depois do plantel. No fundo, não fui protegido como o Vítor Baía ou até o Rui Patrício. Não houve uma aposta contínua. Não o digo com mágoa, é simplesmente uma constatação.

4. E foi para onde?

Vitória de Setúbal, então treinado pelo Manuel Fernandes, um dos grandes pesos do balneário do Sporting 86-87. Ele chamou-me e encontrei um plantel divinal, com Meszaros, Jordão, Eurico, Zezinho, Edmundo e, lá está, Cadete. Sempre ele. Mas nem aqui fui titular porque estava lá o Meszaros e o Meszaros era incrível. Aprendi imenso com ele, tal como com o Damas. Foram dois mestres que me ensinaram mais uns mandamentos da arte da baliza.

5. O Rui Correia nasceu com o bichinho da baliza ou...?

Ainda hoje tenho amigos aqui de São João da Madeira que me garantem conversas tidas há décadas e décadas, quando eu ainda tinha oito/nove anos e dizia que ia ser guarda-redes de um grande. Não me lembro de nada disso, agora recordo-me perfeitamente de jogar à baliza nas ruas aqui de São João da Madeira. Fazia a baliza com pedras e retirava-as quando passava um carro. Isso acontecia sei lá quantas vezes. Fazia a baliza e depois desfazia-a. Era um divertimento pegado. Aquela teoria do 'gordo vai à baliza' é que não se adapta ao meu exemplo. Estou a caminho dos 48 anos e continuo bem, obrigado. Nunca fui gordo nem gordinho, eheheheh.

Xabiote

Bancada central
25 Maio 2014
1,284
524
Conquistas
3
  • Campeão Nacional 19/20
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
(cont)
6. Mas enchia a baliza, isso é certo. Tanto assim é que jogou em dois grandes. Como é que foi a aventura no Porto?

Isso já foi uma década depois da do Sporting. Passei então pelo Vitória de Setúbal, depois uma época no Chaves, onde me impus a titular, e seis no Braga, onde cheguei à selecção nacional. Quando dizem que treinador x dá-se bem com jogador y, isso é verdade. O meu caso com António Oliveira é elucidativo e nem o consigo explicar. Eu gostava muito dele, pronto. E eu dava-me bem com ele. Tão simples com isso. Por isso, joguei com ele em Braga e depois na selecção e depois no Porto. São aquelas relações de empatia imediata.

7. Como se proporcionou a transferência para o Porto?

Durante um estágio da selecção nacional, e o meu primeiro ainda foi no tempo do Carlos Queiroz, quando ele dividiu o país em norte e sul para trabalhar com jogadores das duas zonas, um empresário chamado José Veiga disse-me que havia um grande interessado em mim. Perguntei-lhe qual e ele não me adiantou. Só depois é que soube do Porto, embora tenha estado reunido uma vez com o Benfica, através de um senhor chamado Peres Bandeira [responsável, por exemplo, da transferência de Luisão do Cruzeiro para o Benfica em 2003]. Dei preferência ao Porto.

8. E assim foi bicampeão nacional e ganhou uma Taça mais uma Supertaça, não é?

Isso mesmo. Na primeira época, em 97-98, joguei quase sempre num plantel com mais três guarda-redes: o Hilário, o Eriksson e o Taborda. Na segunda, o Porto contratou um jugoslavo chamado Kralj mas as coisas não lhe correram assim tão bem e eu voltei ao onze mas só até Dezembro. Em Janeiro, o Vítor [Baía] veio do Barcelona e passei a suplente. Nessa primeira época, fomos ao Jamor para a final da Taça de Portugal e ganhámos 3-1 ao Braga. Na época seguinte, fomos eliminados pelo Torreense em casa, no dia de Carnaval. Na outra, em 1999-2000, ganhámos a Taça na finalíssima e impedimos a dobradinha do Sporting.

9. Em 2000, já é a ressaca da equipa do penta, com Zahovic, Jardel e Drulovic. Por falar em Jardel, que avançado! Imagino que tenha sido um alívio encontrá-lo mais vezes como companheiro de que como adversário. Ainda assim, deve ter sofrido golos e mais golos dele nos treinos, não?

Ò Rui, a minha mãe costuma dizer-me que nem ela me conhece bem. E porquê? Porque reajo de forma calma aos movimentos mais bruscos à minha volta e sou muito impulsivo em momentos de aparente tranquilidade. Sou assim e pronto. Isso também serve para a minha postura no futebol. Eu gosto do futebol mas gosto tanto do futebol como de estar à mesa com os amigos para almoçar ou jantar. É um dos prazeres da vida. Aprendi desde cedo que o futebol é um, xis ou dois. Não há outro resultado possível. Se perdermos, é muito mau e cabe-nos levantar a cabeça no próximo jogo. E no outro. E no seguinte. E no próximo. Se ganharmos, é muito bom e cabe-nos continuar assim por mais um jogo. Dois, três, quatro e por aí adiante. Se me pergunta se sofri golos do Jardel, e de outros, claro, sim, sofri. E às vezes eles gozavam com os guarda-redes quando era um golo de belo efeito, um chapéu, um calcanhar, uma trivela. Eles gozavam, diziam coisas como 'granda golo', 'toma' e 'vai buscar' só para nos picar e eu reagia sem me mostrar contrariado. Até aplaudia e dizia-lhes 'que g'anda golo, és o maior'. É a minha maneira de ser e de viver o futebol, não há volta a dar.

10. Então os penáltis para si devem ser peanuts?

Eheheheheh, é por aí. Os penáltis são uma treta, é como jogar no Euromilhões. Se um jogador atirar com força e colocação, não é possível defender. Mesmo que adivinhemos o lado da bola e nos estiquemos o máximo, não há hipótese. E se porventura ficarmos quietos e a bola bater em nós, somos considerados uns heróis por isto e aquilo. Não é bem assim. Nem pode. É uma lotaria. Os penáltis são uma lotaria.

Xabiote

Bancada central
25 Maio 2014
1,284
524
Conquistas
3
  • Campeão Nacional 19/20
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
(cont)
11. Mas há jogos bons e maus, aí estamos de acordo?

Sim, aí sim. Aliás, digo-lhe uma coisa, era guarda-redes para engatar nos grandes jogos e não engatar nos outros. Agora, quer um jogo bom e um jogo mau, deixe-me cá ver. Um jogo bom que me vem logo à cabeça é um Rosenborg-Porto. Às vezes, quando quero ver o meu melhor, meto o DVD desse jogo e fico ali a ver como fiz uma bela exibição. Perdemos 2-0 em Trondheim, numa noite em que o relvado estava branco e nevava. Essa época, o Porto só ganhou um jogo em seis na fase de grupos da Liga dos Campeões. Não estivemos bem, num grupo com Olympiacos e Real Madrid, mas esse jogo não me saiu mais da cabeça. Estive bem em condições atmosféricas nunca experimentadas por mim. Quer dizer, já jogara com gelo em Chaves mas neve, neve, foi a primeira vez. E única.

(...)

Uma má recordação... Aquela que me salta à cabeça é um Braga-Penafiel para a Taça de Portugal [oitavos-de-final 92-93]. A lei do atraso do guarda-redes tinha mudado recentemente e o meu lateral-esquerdo passa-me a bola quase desde o meio-campo. Estiquei o pé à espera da bola mas nunca mais a senti. Quando a vi, já estava quase a passar a linha de golo. Foi o empate do Penafiel. Mas tudo bem, depois passámos a eliminatória no jogo de desempate. Agora frangos, não me lembro. Não quer dizer que não tenha dado mas simplesmente não me lembro. Aliás, devo ter dado uns quantos mas não pensava muito nisso. Era bola para a frente. Como lhe disse, sou assim. Outras coisas há que ficam na memória como o Euro-96. Aí foi uma experiência incrível, vinte-e-tal dias de estágio em Inglaterra a acompanhar uma competição internacional e aquela derrota com a República Checa não estava nos nossos planos. Foi pena mas essa geração tinha acabado de se estrear nos grandes palcos e foi cada vez mais longe, quer em Europeus como em Mundiais.

Philipp

Tribuna Presidencial
25 Janeiro 2015
29,548
3,751
Conquistas
1
  • José Mourinho
dragao86 disse:
Um aparte... é só de mim ou agora dia sim dia não vem sempre o Suarez ou outro qualquer nos jornais a dizer que o jonathan de carnide vai ser o melhor do Mundo e arredores?
Pelo menos a última semana ou últimas duas semanas...
Não é caso virgem. Ao longo destes anos todos sempre que o Benfica contrata um jogador ele é manchete dos jornais varias vezes de forma a criar uma imagem do jogador perante os adeptos. Aconteceu sempre com dezenas e dezenas de jogadores. É uma situação normal. No caso de Jonathan isso também ajuda a esconder outras coisas como os supostos problemas que esse jogador tinha com o álcool.

dragao86

Tribuna Presidencial
20 Outubro 2014
40,744
20,221
Philipp disse:
Não é caso virgem. Ao longo destes anos todos sempre que o Benfica contrata um jogador ele é manchete dos jornais varias vezes de forma a criar uma imagem do jogador perante os adeptos. Aconteceu sempre com dezenas e dezenas de jogadores. É uma situação normal. No caso de Jonathan isso também ajuda a esconder outras coisas como os supostos problemas que esse jogador tinha com o álcool.
Bem lembrado... é bom que o mantenham afastado do Toni e companhia...