#Futebol Plantel 2023/2024

miguel1000

Tribuna Presidencial
30 Agosto 2017
14,923
9,136
À 5a jornada, a 1a a seguir ao fecho do mercado, fica imediatamente evidente que o plantel foi mal construído.

Em primeiro lugar, a posição mais badalada de todo o mercado, que nunca teve alvos realistas a serem apontados: lateral esquerdo.

Fomos expostos, este fim de semana, a um sistema de jogo com 3 centrais, que consistia na utilização de apenas 2 extremos nas alas, que demonstrou claramente que falta de confiança nos laterais esquerdos presentes no plantel. Que ninguém se engane: se alguém como Alex Telles estivesse no plantel, nunca na vida o Galeno teria jogado sozinho na esquerda.

Houve também azares nas lesões, mas eu pergunto: seria assim tão difícil de prever a propensão para as lesões no setor central da defesa, quando o Pepe, de 40 anos, tem tido vários problemas físicos ao longo das últimas épocas, e quando Marcano, de 35 anos, teve duas lesões gravíssimas nos últimos 4 anos?

Também pergunto o seguinte: como se constrói um plantel com apenas 4 centrais se havia planos de preparar um sistema com 3 centrais? Aqui, espero mesmo que Jorge Sánchez, Zé Pedro ou Gabi possam ser alternativas, mas tenho as minhas dúvidas... para o imediato claro...

Depois, há mais outra dúvida: neste 352, onde cabem os 50 extremos que temos no plantel? Onde jogaria, por exemplo, o Chico? O Jaime jogou no centro, mas temos Pepê, Borges e João Mário para um lado, e Galeno para o outro. Não vejo o Chico a fazer estas posições, pelo que pergunto, onde jogaria ele?

Neste meio campo faltou, claramente, agressividade. Jogadores como o Jaime são para estar mais próximos da baliza. Galeno idem, pode estar muito forte no capitulo defensivo, mas chega ao fim da primeira parte completamente estafado. Se ele já não decide bem na sua melhor forma, o que dizer de quando está completamente roto. Gajos como o Galeno deveriam reservar as suas energias para atacar a linha de fundo, esperar por passes que lhes permitam galgar em direção à baliza. É pedir demais que sprintem o jogo inteiro 90 metros para a frente, 90 metros para trás e que ainda façam tudo bem.

O Jaime no meio campo também não pode ser, é um jogador fortíssimo no último terço. Fez algumas coisas bem em zonas mais recuadas e é claramente diferenciado em termos técnicos, mas é muito fácil o adversário deitá-lo abaixo no meio campo: primeiro, não dá amarelo com tanta facilidade, e segundo, é diferente uma falta no meio campo de uma falta à entrada da área.

Mesmo até o Borges, esteve muito longe da baliza, e não é isso que se pretende. Quanto mais longe estes jogadores estiverem das zonas de definição, pior serão as suas prestações. Os jogadores, neste sistema, devido ao perigo que o Estrela foi criando nos contra ataques, começaram a sentir que tinham de baixar mais, e não conseguiam estar na defesa e no araque ao mesmo tempo, e estavam praticamente sozinhos nas alas.

Os próprios avançados, como eram 2, deviam ter aberto mais nas alas, mas ou não o fizeram ou não o souberam fazer.

Pelo que pergunto: se era este o sistema que estava a ser preparado, para quê tantos extremos e avançados?

Uma nota também para o Baró: entrou mal e porcamente neste jogo, lento a largar a bola, e num dos lances perde a bola de forma infantil e depois deixa para o Varela recuperar. Quase deu golo.

Outra: segundo a conferência de imprensa do SC, G. Ribeiro tem treinado com a equipa A, alternando com o Meixedo. Pergunto: para que se contratou o Samuel Portugal mesmo?

Eu pergunto: quem planeou o plantel, o que tinha em mente? Mesmo com 30 jogadores no plantel, parece que temos jogadores a menos no plantel. E acima de tudo, parece que temos jogadores sem qualidade suficiente, pelo menos de momento, ou que demoram a demonstrar.

Há vários jogadores que acho que não têm qualidade para fazer parte deste plantel, por muito que possam ter feito parte de um plantem recordista. São eles, na minha opinião:
- Samuel: Cláudio Ramos não é nada por aí além e Samuel não convence. Duvido que jogue este ano, sequer
- Zaidu: gosto muito dele, mas chega. Não serve e ponto final. Espero, sinceramente, que seja vendido no inverno
- Wendell: não o vou julgar pelo último jogo, porque esteve fora de posição, ainda assim, consegue ter umas abordagens completamente absurdas e amadoras até, a alguns lances. Aquele em que perde a frente e tenta uma cabeçada à peixe é o melhor exemplo. Uma venda no inverno seria o ideal.
- Nota extra: hoje o jogo da equipa B foi um excelente exemplo que demonstrou que a solução para a ala esquerda NÃO está na B.
- Bernardo Folha: não mostra nada na B, quanto mais na A. Ainda acredito no seu potencial, mas para quem, como eu, se lembra do que foram os tempos do Vitinha e do Fábio Vieira na B, o tempo começa a ficar escasso para o Folha mostrar o que quer que seja.
- Romário Baró: já tive muita esperança neste jogador, mas há uma coisa que me deixa muito triste sempre que o vejo jogar - falta de intensidade. Este jogador simplesmente não corre para trás, não reage à perda, não quer saber. Fica sempre à espera que a bola vá ter direitinha ao seu pé e tenta fazer magia a partir daí, se a magia não sai, que saws foda, alguém que resolva a merda do passe que fez. Isto não é suficiente para um profissional do NGC. Espero engolir as minhas palavras, mas vai a caminho dos 24 anos e diria que dificilmente dà a volta neste aspeto.

Somando a isto as lesões constantes que temos, e excluindo Meixedo e G. Ribeiro das opções, uma vez que apenas serão opção caso algo de muito mau aconteça, resta-nos este plantel:

Diogo, Cláudio
J. Mário, Sánchez
Pepe, Cardoso, Carmo
Varela, Eustáquio
Nico, Grujic
Jaime, Franco
Pepê, Borges, Chico
Galeno
Taremi, Namaso
Toni, Navarro

21 jogadores. Quantos destes têm qualidade de titular indiscutível?

E volto a colocar a questão: se havia planos para jogar com 3 centrais, quem foi o génio que decidiu fazer um plantel com apenas 4 centrais, 2 dos quais têm problemas de lesões recorrentes (sem esquecer que o Carmo já partiu a tíbia).

Espero, sinceramente, apesar de ser contra muitas movimentações no inverno, que o plantel seja ajustado de forma adequada, que chegue pelo menos um central pars colmatar a baixa do Marcano e pelo menos um lateral esquerdo... e que saiam alguns dos excedentarios que temos no plantel... quanto mais não seja para poupar em salários.

Tivemos um verão inteiro para planear o plantel. Pois um jogo mais azarento veio logo limitar o resto da nossa primeira volta, e nem sequer se lesionaram vários jogadores da mesma posição.
Diogo, João, Pepe, Varela, Jaime e Taremi são os diferenciados.
 

Don Corleone

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2019
7,936
12,122
Conquistas
17
  • Taça de Portugal 19/20
Em Janeiro ia buscar o Rafael Fernandes para suprimir as lesões. Opção low cost, que imagino que seja a única realista.
 

ManuSantiFCP

A Vencer desde 1893 🔵⚪
8 Fevereiro 2023
4,844
7,305
Vamos ao mercado em Janeiro em busca de um central...

Zé Pedro subiu à A por precaução...

Aposto num jogador experiente...

Félix Torres do Santos Laguna
Esse também está na minha lista para janeiro.

Os outros são:
Lucas Beraldo (craque mas caro) e Adamo Nagalo (a hipótese ideal em vários aspetos)

Restantes possibilidades:
Ian Murphy e Miles Robinson (custo 0)
Toti Gomes e Mosquera (empréstimo)
Nathan Wood, Brassier e Mark McKenzie

Ainda tenho de ver mais do Otávio do Famalicão.
 
Última edição:

Indiana Jones

Lugar Anual
25 Maio 2020
23,830
40,688
Conquistas
1
Faro
  • Dezembro/21
Olhando para o nosso panorama financeiro e desportivo apreciaria que conseguíssemos chegar a um Murilo do Palmeiras que já jogou no futebol europeu ou a Nino do Fluminense, mas será difícil por isso apostaria neste internacional A tunisino que joga no Lorient da Ligue 1:

 

Dias_21

Tribuna Presidencial
17 Janeiro 2018
27,080
33,541
Conquistas
5
Maia
  • Alfredo Quintana
Com jeitinho ainda vamos ter de ir buscar algum a zero nas próximas semanas. Caso Pepe se volte a lesionar vai colocar uma pressão enorme no Fábio e no Carmo que nao se podem mesmo lesionar e vão ter de jogar, jogo sim, jogo sim
 

ManuSantiFCP

A Vencer desde 1893 🔵⚪
8 Fevereiro 2023
4,844
7,305
Ao que tudo indica teremos plantel de 32 jogadores até janeiro.

27 + 5 guarda redes.

Gonçalo Ribeiro, Meixedo e Bernardo a treinarem na A mas a jogarem na B.

Zé Pedro deverá ficar na A até vir um central mas com recuperação de Pepe poderá voltar a jogar na B.
 

ISEP_18

Bancada lateral
20 Maio 2013
979
107
34
Santa Maria da Feira
Pode parecer estranho o que vou dizer mas acho que depois do jogo de sexta vamos dar o Next step , acho que vamos voltar a ter um Porto à Porto dentro de campo . Os jogadores já perceberam que não podem facilitar e acho que o jogo serviu ainda mais para unir a equipa .

Enviado do meu CPH2357 através do Tapatalk
 

StrecherBearer

Tribuna
25 Julho 2018
2,679
2,585
Conquistas
1
  • Bobby Robson
Estou absolutamente preocupado com e estado da nossa equipa neste início de campeonato... é inacreditável o nivel de lesões nesta altura.
Uma coisa é em Março, depois de muitas semanas de 3 jogos por semana os jogadores mostrarem desgaste e com isso aparecerem lesões, mas estas aparecerem agora acho que é inédito.

Alguma coisa alguém esta a fazer de muito errado para isto acontecer...
 

Fernando Resende

Tribuna Presidencial
11 Abril 2012
17,948
15,449
Começamos a época com um central de 40 anos, um de 36. Estávamos mesmo a ver que ia dar merda. Não faltou aqui gente a falar nesse pormenor do plantel. O azar bateu à porta e os dois centrais mais velhos (que por acaso eram os titulares) lesionam-se na mesma altura. Agora temos os restantes 2 e a qualquer contrariedade (neste caso a expulsão do Cardoso) vamos ter que meter um jogador da B que aos 26 anos nunca tinha jogado na liga principal e que nunca vai aer solução na nossa equipa principal.

Agora eu pergunto: onde está a lógica de emprestar o João Marcelo (ainda por cima para o Brasil)?
A ter que meter alguém da B a jogar não faria mais sentido apostar no Gabriel Brás que é um miudo de 19 anos com qualidade para vir a ser boa solução?
 

mitla

Bancada central
19 Abril 2013
2,409
2,319
Conquistas
6
  • Domingos
  • Kostadinov
  • Alfredo Quintana
  • Lucho González
Começamos a época com um central de 40 anos, um de 36. Estávamos mesmo a ver que ia dar merda. Não faltou aqui gente a falar nesse pormenor do plantel. O azar bateu à porta e os dois centrais mais velhos (que por acaso eram os titulares) lesionam-se na mesma altura. Agora temos os restantes 2 e a qualquer contrariedade (neste caso a expulsão do Cardoso) vamos ter que meter um jogador da B que aos 26 anos nunca tinha jogado na liga principal e que nunca vai aer solução na nossa equipa principal.

Agora eu pergunto: onde está a lógica de emprestar o João Marcelo (ainda por cima para o Brasil)?
A ter que meter alguém da B a jogar não faria mais sentido apostar no Gabriel Brás que é um miudo de 19 anos com qualidade para vir a ser boa solução?
Depois ainda há pessoal que fica muito admirado pelos merdeiros venderem os seus jovem pelo valor que vendem. Eles em momento de aflição/necessidade nao hesitaram em meter lá para dentro o Rub Dias, o Tonio Silva ou,por exemplo, o Neves. Nós temos um miúdo a mostrar valor na B mas decidimos subir o que nunca vai atingir uma valorização por ali além. O Zé Pedro até esteve bastante bem com o Benfica, mas é uma decisão sem qualquer lógica num clube ir necessita de vender como pão para a boca!
 

Ruben1893

"Clube aparenta ser um quintal"
24 Julho 2019
88,972
190,346
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Sérgio Conceição
  • Fernando "Bibota" Gomes
Depois ainda há pessoal que fica muito admirado pelos merdeiros venderem os seus jovem pelo valor que vendem. Eles em momento de aflição/necessidade nao hesitaram em meter lá para dentro o Rub Dias, o Tonio Silva ou,por exemplo, o Neves. Nós temos um miúdo a mostrar valor na B mas decidimos subir o que nunca vai atingir uma valorização por ali além. O Zé Pedro até esteve bastante bem com o Benfica, mas é uma decisão sem qualquer lógica num clube ir necessita de vender como pão para a boca!
Nós temos centrais da A lesionados por isso não fazia sentido subir o Gabi, central lesionado da B

O departamento médico tem mais que fazer
 
  • Like
Reações: miguel1000

mitla

Bancada central
19 Abril 2013
2,409
2,319
Conquistas
6
  • Domingos
  • Kostadinov
  • Alfredo Quintana
  • Lucho González
Nós temos centrais da A lesionados por isso não fazia sentido subir o Gabi, central lesionado da B

O departamento médico tem mais que fazer
de forma permanente para suprir a ausência do Marcano, sim faz mais sentido. O Zé Pedro deve ter saído no início da época.
 

miguel1000

Tribuna Presidencial
30 Agosto 2017
14,923
9,136
Começamos a época com um central de 40 anos, um de 36. Estávamos mesmo a ver que ia dar merda. Não faltou aqui gente a falar nesse pormenor do plantel. O azar bateu à porta e os dois centrais mais velhos (que por acaso eram os titulares) lesionam-se na mesma altura. Agora temos os restantes 2 e a qualquer contrariedade (neste caso a expulsão do Cardoso) vamos ter que meter um jogador da B que aos 26 anos nunca tinha jogado na liga principal e que nunca vai aer solução na nossa equipa principal.

Agora eu pergunto: onde está a lógica de emprestar o João Marcelo (ainda por cima para o Brasil)?
A ter que meter alguém da B a jogar não faria mais sentido apostar no Gabriel Brás que é um miudo de 19 anos com qualidade para vir a ser boa solução?
João Marcelo é um cepo. Quanto aos Gabi, é preciso não tar lesionado.
 

NunoBarros

Arquibancada
6 Janeiro 2022
359
406
Temos um caríssimo Grujic que corre o risco de somar poucos minutos.

Temos um Namaso que deu alguns sinais de poder “explodir”, fomos buscar um Navarro por um valor bem puxado, mas estão tapados por um (grande) jogador que provavelmente sairá a custo zero. Ainda há Evanílson e Toni, para que se foi buscar o Navarro sem ter saído ninguém?

Hoje fomos a jogo com 2 emprestados.
 
  • Haha
Reações: Roberto_FCP