Entrando no modo silly season e prospectando um plantel competitivo no que diz respeito a saídas e entradas, diria o seguinte:
Há 3 diferentes "pacotes" de jogadores que temos que vender:
Diogo e Chico: No mínimo dos mínimos temos que sacar 70 milhões daqui.
Pepê, João Mário, Gul, Eustáquio, Otávio, Namaso: No mínimo dos mínimos temos que sacar 30 milhões daqui.
Grujić, Borges, Zaidu, Franco: No mínimo dos mínimos temos que sacar 10 milhões.
Não creio que isto seja uma impossibilidade tão grande.
E estou a falar dos mínimos dos mínimos, sendo que o último pacote, se nada chegasse, era mesmo para despachar de graça.
Ou seja, se daqui conseguíssemos 110M no mínimo, seria um excelente mercado. (Acho que esse número é perfeitamente atingível, isto dependendo da venda do Diogo, claro)
A investimentos eu diria o seguinte: o que vai ser efetivamente um investimento forte? Estamos a falar de entre 50 a 70M, é irrealista pensar assim depois das vendas de Nico e Galeno em janeiro e as entradas de William, Tomás e contando com os +13M que temos que dar por Nehuen?
Precisando nós de 3 centrais, é a minha perspectiva, considerava desde já o Mbemba, se a fé no Nehuen for baixa, acredito que é, se for alta ainda então é de descartar Mbemba a "custo zero", lá está. Dois centrais de grande qualidade iriam ficar por 25M - 30M. Dando exemplos e só para ter uma perspectiva pessoal do que eu gostaria de ter, Vitão (12M a 15M) e Valentin Gomez (10M a 13M).
No meio-campo, tem que ser feito um investimento forte no tal 8, estamos a falar de valores entre 15M a 20M, e acho que este investimento seria realmente preciso. Trazia Moutinho, jogador de alto nível ainda, só por isso, mais do que a narrativa de experiência e "portismo". Qualidade e a "custo zero" claro. Não estou a contar que saia Varela, isso mudaria o cenário.
Na frente, acho que temos que comprar um ED para entrar de forma direta no 11, falavam do Dario Osorio por exemplo, excelente nome, mas lá está, acredito entre 12M a 18M um investimento a sério ter que ser feito aqui. O resto dos da frente têm que ser alternativas válidas a Mora e Samu (Julio Enciso talvez por empréstimo com OC obrigatóoria). Sendo que já temos William nesta equação.
Ou seja:
25 a 30M por dois centrais.
15 a 20M por um 8 de qualidade acima da média.
12 a 18M por um extremo direito de qualidade acima da média.
8 a 14M por duas alternativas para a frente.
+ 2 jogadores a entrar a "custo zero" / Moutinho e Mbemba (talvez)
+1 ou 2 por empréstimo?
Lá está, um investimento forte (assim é falado) vai de 60M a 82M?