Política nacional

Nirvanes

Tribuna Presidencial
23 Julho 2015
6,176
1,186
Di Charis disse:
não necessáriamente como dizes.
Estás mais correcto no que toca à sociedade e ao desenvolvimento histórico americano que ao resto do mundo.

Fazes uma peça de natal numa escola onde não há alunos pretos, como fazes os três reis magos?.

Tens a tradição de natal holandesa, onde os ajudantes do pai natal, são tradicionalmente de pele escura.
A holanda, até ter as suas colonias nas americas - suriname, etc - foi etnicamente homogénia num certo tom de pele, dai nessa repressentação de natal haver quem pintasse a pele para representar essas personagens.

Podia dar mais exemplos, mas o essencial da minha argumentação é de que em certos casos, quando o mundo era mais "pequeno", em sociedades onde não havia o contacto com outras culturas como sempre houve em Portugal, era muito, muito raro encontrares diversidade cultural e pessoas com o tom de pele certo - vai ao século 18 fazer uma peça do Otelo do Shakespeare em Glasgow, quais são as probabilidades de teres um actor mouro em glasgow nessa altura?.

òbvio que os tempos mudaram, hoje em dia, tens gente de todas as cores em todo o lado nos paises ocidentais (engraçado que o inverso é muito raro).

Se te vestires de aladino e não pintares a pele, és acusado de racista na mesma ou mais concretamente, estás a fazer "apropriação cultural", outro termo muito americano - sem que nenhum deles se lembre que quando falam inglês ou comemoram o Halloween, é algo culturamente proveniente da cultura de origem britanica.

Se tu vestires uma camisola da holanda (e fores branco) com o nº8, meteres umas rastas e uns oculos, fazes lembrar o davids, mas não ficas igual.

Se te quiseres vestir de Joker, pintas os lábios, os olhos, despenteas o cabelo mas tens sempre que pintar o rosto de branco-branco.

Isto é "whiteface" ou racista?, não, estás apenas a tentar ser o mais semelhante possível à personagem/pessoa que queres representar.
(não é o mesmo que numa peça, havendo actores da etnia da personagem, escolheres de outra etnía e pintares a pele)

Dito isto...

O Trudeau é um idiota e este caso só sublinha a trampa de pessoa que é, o quão hipocrita e vazio é.
Estás a fazer grande desvio. Aqui a questão é mesmo o que é que eram as blackfaces. Para que é que estás a falar em whitefaces quando isso nunca foi uma "cena" nem está historicamente ligado ao racismo e preconceito...

Estás a dar exemplos muito especificos... entre 1800 e 1900 não haviam negros que cheguem nos EUA por exemplo? Claro que haviam.
Para além disso, mais uma vez, as peças com blackfaces eram criadas com forte base em estereotipos e ajudaram obviamente à proliferação desses mesmos preconceitos. Queres mesmo comparar com um Otelo que não era loiro em Glasgow? Se não era loiro eles faziam na mesma com um tipo de cabelos castanhos.

Todos os exemplos que deste são válidos, mas é um grande erro quereres compara-los a um movimento culturalmente ligado ao racismo.
Que é que interessa se o pessoal antigamente não sabia melhor? Isso não serve de desculpabilização...
Os extremistas da "apropriação cultural" são tão maus quanto os que, à rebelia, depois tentam diminuir os acontecimentos relevantes e/ou graves que muitas vezes essas causas na sua génese lutam.

Eu já fui um desses, mas hoje tenho uma posição muito mais moderada e que considero a mais correcta. Acho os direito sociais absolutamente essenciais e as suas causas também.
Não deixo que umas veganas fanáticas que querem separar os galos das galinhas porque as galinhas não consentem a relação sexual com os galos me toldem das óptimas causas ambientais e justas que a introdução de uma alimentação mais vegana e das suas causas possa dar à nossa sociedade.
Não deixo que as feministas extremistas me toldem a visão que o wage gap é real, que o enorme numero de violência doméstica sobre mulheres é brutal, que a sexualização da mulher continua ainda bastante fora do nosso tempo muitas vezes (concordo que a porra dos realizadores dos jogos de futebol deixem de estar sempre a focar em miudas giras) e acredito que os direitos da mulher precisarão sempre de serem defendidos.
Não deixo que extremistas LGBTQ+ me façam desacreditar na legitimidade dos direitos da comunidade LGBTQ+ e acredito que felizmente as novas gerações vão crescer mais tolerantes que nunca e naturalizar as "diferenças" cada vez mais. Embora a questao da identidade de género me divida acredito que são questões a explorar no futuro e estou aberto a tal.

Enfim poderia estar aqui muito tempo mas acho que já deu para perceber.
 

Di Charis

Tribuna Presidencial
23 Abril 2012
7,817
4,990
Nirvanes disse:
Estás a fazer grande desvio. Aqui a questão é mesmo o que é que eram as blackfaces. Para que é que estás a falar em whitefaces quando isso nunca foi uma "cena" nem está historicamente ligado ao racismo e preconceito...

Estás a dar exemplos muito especificos... entre 1800 e 1900 não haviam negros que cheguem nos EUA por exemplo? Claro que haviam.
Para além disso, mais uma vez, as peças com blackfaces eram criadas com forte base em estereotipos e ajudaram obviamente à proliferação desses mesmos preconceitos. Queres mesmo comparar com um Otelo que não era loiro em Glasgow? Se não era loiro eles faziam na mesma com um tipo de cabelos castanhos.

Todos os exemplos que deste são válidos, mas é um grande erro quereres compara-los a um movimento culturalmente ligado ao racismo.
Que é que interessa se o pessoal antigamente não sabia melhor? Isso não serve de desculpabilização...
Os extremistas da "apropriação cultural" são tão maus quanto os que, à rebelia, depois tentam diminuir os acontecimentos relevantes e/ou graves que muitas vezes essas causas na sua génese lutam.

Eu já fui um desses, mas hoje tenho uma posição muito mais moderada e que considero a mais correcta. Acho os direito sociais absolutamente essenciais e as suas causas também.
Não deixo que umas veganas fanáticas que querem separar os galos das galinhas porque as galinhas não consentem a relação sexual com os galos me toldem das óptimas causas ambientais e justas que a introdução de uma alimentação mais vegana e das suas causas possa dar à nossa sociedade.
Não deixo que as feministas extremistas me toldem a visão que o wage gap é real, que o enorme numero de violência doméstica sobre mulheres é brutal, que a sexualização da mulher continua ainda bastante fora do nosso tempo muitas vezes (concordo que a porra dos realizadores dos jogos de futebol deixem de estar sempre a focar em miudas giras) e acredito que os direitos da mulher precisarão sempre de serem defendidos.
Não deixo que extremistas LGBTQ+ me façam desacreditar na legitimidade dos direitos da comunidade LGBTQ+ e acredito que felizmente as novas gerações vão crescer mais tolerantes que nunca e naturalizar as "diferenças" cada vez mais. Embora a questao da identidade de género me divida acredito que são questões a explorar no futuro e estou aberto a tal.

Enfim poderia estar aqui muito tempo mas acho que já deu para perceber.
Se eu fiz um desvio, tu idem.

Eu digo que estás mais correcto para a sociedade americana e o seu desenvolvimento que para o resto do mundo ocidental, dai os exemplos que dei bem concretos, de como blackface existia para representar personagens cujo tom de pele não era o existente nesses meios, da mesma maneira que em Bragança em 1920 era rarissimo veres alguém com a pele escura como por exemplo, em Lisboa.
Mais provável encontrares alguém loiro que alguém de pele muito escura.
Como fazias os três reis magos sem pintar a pele?.

Isto é um exemplo de como blackface existia não por falta de neurónios, mas sim por necessidade do que se estava a fazer - representar personagens históricas ou ficcionadas que se distinguiam por uma caracteristica, neste caso a cor da pele.

Quando puxo o exemplo do Davids ou do joker, é um exemplo disto mesmo, de que para te aproximares do aspecto que não o teu, podes ter a necessidade de pintar a pele, ou achas que só há racismo de for para um lado?, é que para mim há para todos os lados, não pode ser válido só para um - isso é descriminação racial.

Na sociedade americana, há um problema racial mais grave, o blackface americano é diferente do exemplo holandês que te dei, não é por falta de quem tenha o tom de pele correcto, é por idiotice - olha vou imitar um preto, deixa-me pintar a pele de escuro, meter uns lábios encarnados e fazer uma caricatura exagerada.

Isto é um blackface nojento, da mesma maneira que os brasileiros fazem o manel maria, sem precisarem de mudar de tom de pele.

Eu nunca disse que não era por não saberem melhor, o que eu disse e é factual - ao contrário do ridiculo em que cai a bbc por exemplo - é que a europa e o mundo, eram mais pequeno, não tinhas pessoas de todas as cores e feitios em todo o lado como tens na cosmopolita europa dos tempos de hoje - portugal era de certo modo, excepção.
As pessoas não viajam ou migravam com a facilidade com que o fazem agora ou começaram a fazer no século 19.

Acho que é importante teres a tua opinião e a mente aberta e que consigas separar o exagero do razoável, separar o que é o direito de uma pessoa de ser pessoa e tratada com os mesmos direitos independentemente do género - homem, mulher ou os outros 74 géneros fluidos ou semi-fluidos que movimentos lgbtq defendem, caindo muitas vezes no exagero e no ridiculo - ou cor da pele, altura ou clube de futebol.

Acho que se calhar, lá no fundo, ambos achamos blackface - no sentido que o trudeau o fez - algo ridiculo e ofensivo.
 

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
67,870
39,244
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Sakamoto disse:
Eu nunca percebi muito bem a cena do black face! Eu vesti-me de índio quando era miúdo na escola, isso faz das pessoas racistas também?

Edit: vi agora que o @Almadedragao já tinha feito referência à cena de indio, perdão :D
Penso que pelo que podemos ler para trás é mais ou menos consensual que estás safo e podes dormir descansado.

Quanto ao Trudeau se tivesse alguma vergonha demitia-se, mas como não têm, e o que não falta na politica é pessoal a defender uma coisa e a fazer o contrario...
 

Sakamoto

Tribuna Presidencial
25 Maio 2017
18,500
18,046
Conquistas
5
  • Bobby Robson
  • Março/20
  • José Mourinho
  • Jardel
Nirvanes disse:
Eu explico. A black face era usada em tempos para representar negros quando só brancos podiam atuar em peças de teatro. Para além disso, como é claro, essas peças eram sempre peças racistas e bastante ofensivas para os negros.

É ofensivo porque tem uma história muito particular e com esse histórico.

No limite sim, acho que mascarar de índio se calhar é uma repercussão desse racismo vindo do passado. Se isso faz o preconceito prevalecer? É mais discutível.

De qualquer forma não acho que a blackface seja a mesma coisa que uma fantasia de carnaval de índio.
Eu tenho presente a história da black face e não quis, de todo, compara-lo a uma mascara de índio numa festa inocente.

Só quis mostrar que a esmagadora maioria, crença minha que assim será, de quem se diverte numa festa imitando uma personalidade famosa negra pintando a sua cara, faz isso com uma atitude tão inocente como o miúdo da mascara do índio. Faz porque não te podes mascarar de Michael Jordan sendo branco, nem de Gandhi sendo branco, nem de Eusébio sendo branco.

Eu tenho que acreditar que quem faz isso faz pelo divertimento, até em alguns casos pela homenagem que se quer fazer a essa personalidade (bato um bocado na tecla do disfarce porque me parece o mais ajustado à situação mostrada acima pelo gajo do Canadá) e, para mim, isso não tem rigorosamente mal nenhum.

E se os cavaleiros do politicamente correcto querem associar o racismo a isso parece-me, no limite, uma extrapolação sem sentido do conceito tão importante, e fundamental que se lute contra ele, que chega a ser jocosa essa associação.
 

slowboy

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
14,505
3,913
Conquistas
1
  • José Maria Pedroto
‘Familygate’. Parecer da PGR é favorável ao governo, ministros não têm de se demitir.


Mas esperava-se outra coisa?

Até parece que aos 30 anos também não faziam contratos de milhões com o estado.
 

PDuarte

Tribuna Presidencial
16 Maio 2017
9,658
6,532
Eu gostava, na empresa onde trabalho, quando a AT for lá lhes dizer que não podemos interpretar a lei de forma directa...
 

Celta7

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
5,696
1,057
A nova PGR a mostrar serviço. Foi para isto que ela lá foi colocada, não surpreende ninguém.
 

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
67,870
39,244
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
a campanha do livre é isto e só isto desde inicio.

https://twitter.com/LIVREpt/status/1175339797809958912
 

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
67,870
39,244
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
uns repelentes se calhar davam para vender.

https://twitter.com/pfbraganca/status/1175346098174668801
 

tripeiro_de_gema

Pinto da Costa vai-te embora
26 Maio 2014
12,958
7,025
Conquistas
5
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
A sério que vivemos numa sociedade que cada vez mais se discute o que é que cada um deve comer?
Isso demonstra muito a insanidade mentalidade do mundo ocidental.

Muita gente devia ir para Venezuela, ou para África Sub-Sahariana, a barriga cheia faz mal a muita gente.
 

Nirvanes

Tribuna Presidencial
23 Julho 2015
6,176
1,186
sirmister disse:
a campanha do livre é isto e só isto desde inicio.

https://twitter.com/LIVREpt/status/1175339797809958912
Uma coisa é a campanha outra coisa é o programa. Esse é bastante bom.
 

tripeiro_de_gema

Pinto da Costa vai-te embora
26 Maio 2014
12,958
7,025
Conquistas
5
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
sirmister disse:
O que é que tem de bom?
O Livre não tem absolutamente nada para oferecer, a prova disso só faz campanha em torno da cor de pele da candidata.

A insanidade mental das sociedades ocidentais.
 

tripeiro_de_gema

Pinto da Costa vai-te embora
26 Maio 2014
12,958
7,025
Conquistas
5
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
Nirvanes disse:
É europeísta e socialmente responsável.

O mesmo que um programa de direita terá para ti e para mim não provavelmente.
Socialmente responsável, defendendo montes de nacionalizações? Isso é ser socialmente responsável?
Onde é que há dinheiro para isso?
 

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
67,870
39,244
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Nirvanes disse:
É europeísta e socialmente responsável.
O que é que é um programa socialmente responsável.

Nirvanes disse:
O mesmo que um programa de direita terá para ti e para mim não provavelmente.
~

O problema é que o pessoal que é da extrema ultra radical acha que quem é de esquerda ou de centro esquerda é de direita.
 

Nirvanes

Tribuna Presidencial
23 Julho 2015
6,176
1,186
tripeiro_de_gema disse:
Socialmente responsável, defendendo montes de nacionalizações? Isso é ser socialmente responsável?
Onde é que há dinheiro para isso?
A privatização dos CTT foi o que foi, um serviço que afecta toda a gente e que devia ser nacional, não tem nem deve ter de gerar lucros.

Não li o programa todo das legislativas, li na altura o das europeias.

Nem estou a dizer que vou votar no livre mas acho que é um partido que tem muito mais valor que alguns com muito mais votantes.

É o livre na esquerda e o IL na direita.
 

Nirvanes

Tribuna Presidencial
23 Julho 2015
6,176
1,186
sirmister disse:
O que é que é um programa socialmente responsável.
~

O problema é que o pessoal que é da extrema ultra radical acha que quem é de esquerda ou de centro esquerda é de direita.
https://www.publico.pt/2019/07/07/politica/noticia/programa-livre-prioridade-combate-alteracoes-climaticas-justica-social-1879071

Ecologia, preocupação com as minorias, habitação pública, perspectiva europeia...
E tem o Rui Tavares que é um historiador com grande conhecimento do contexto europeu e um bom pensador.

Eu não sou de esquerda ultra radical lol

Que partido é que está mais próximo do que acreditas então?
 

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
67,870
39,244
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Nirvanes disse:
https://www.publico.pt/2019/07/07/politica/noticia/programa-livre-prioridade-combate-alteracoes-climaticas-justica-social-1879071

Ecologia, preocupação com as minorias, habitação pública, perspectiva europeia...
E tem o Rui Tavares que é um historiador com grande conhecimento do contexto europeu e um bom pensador.

Eu não sou de esquerda ultra radical lol

Que partido é que está mais próximo do que acreditas então?
Esse titulo da noticia é logo um problema, porque tens que fazer opções, e portugal em termos de renovaveis é dos paises que mais investiu, mas isso tem um custo brutal, é energia que te fica 5 vezes mais cara, e com umas PPP no meio para o contribuinte  dar dinheiro a privados tens a saude a degradar-se, então essa questão da justiça social...

A classificação é feita por comparação, seria PS/PSD porque são partidos proximos e de centro esquerda, mas sem corrupção... 
 

tripeiro_de_gema

Pinto da Costa vai-te embora
26 Maio 2014
12,958
7,025
Conquistas
5
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
Nirvanes disse:
A privatização dos CTT foi o que foi, um serviço que afecta toda a gente e que devia ser nacional, não tem nem deve ter de gerar lucros.

Não li o programa todo das legislativas, li na altura o das europeias.

Nem estou a dizer que vou votar no livre mas acho que é um partido que tem muito mais valor que alguns com muito mais votantes.

É o livre na esquerda e o IL na direita.
O problema dos CTTs é a falta de concorrência, é o que dá a intervenção estatal na economia, criam-se monopólios. E agora querem nacionalizar uma empresa com prejuízo? Que irresponsabilidade.

Eu não estou absolutamente nada preocupado com os lucros, desde que façam um bom serviço público é o que interessa.

Mas porque só se fala da privatização dos CTTs, porque não fala das outras? Não convém falar dos Estaleiros de Viana?

Bonito foi a nacionalização da TAP. Uma ideia de génio, quem vai agora pagar os prejuízos e os prémios?