Política nacional

tripeiro_de_gema

Pinto da Costa vai-te embora
26 Maio 2014
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Isso é a visão dos neo-liberais acerca do Pedro Nuno Santos. Nunca lhe perdoarão ter metido o PS mais à esquerda. E a sua retórica sem medo do confronto provoca uma azia desmedida. No dia em que ele meteu o Ventura no seu lugar era um cheiro a azia de extrema-direita que pairava no ar que mal dava para andar na rua.
Uma coisa é certa, tu és o maior promotor do André Ventura neste Portal.
Estamos a falar de uma coisa e do nada arranjas qualquer coisa para falar de André Ventura, as tuas publicações têm sido quase sempre assim.
 
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Ginjeet

Tribuna Presidencial
11 Março 2018
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Pagas para isso tudo? Se não te importas, eu dou-te o meu NIB e assim pagas a minha parte.
E já agora se a minha empresa estiver a falir, não te importas que o estado também a nacionaliza?
Passaste completamente ao lado daquilo que referi.
Foi exatamente a obsessão com as privatizações que agora tem estes custos elevados para reaver algo que nunca deveria ter saído da esfera pública. A longo prazo, é melhor para o país voltar a nacionalizar do que injetar dinheiro todos os anos, mantendo privado, sem extrair de lá qualquer vantagem.

A outra alternativa é deixar a TAP ir à falência e desaparecer. Colocas a continuidade territorial dos arquipélagos em causa e, se alguma vez as low cost deixarem de fazer Lisboa-Porto ou outra rota de maior relevância para o país por alguma razão, ficas sem alternativa sem ser a terrestre.
 

tripeiro_de_gema

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Passaste completamente ao lado daquilo que referi.
Foi exatamente a obsessão com as privatizações que agora tem estes custos elevados para reaver algo que nunca deveria ter saído da esfera pública. A longo prazo, é melhor para o país voltar a nacionalizar do que injetar dinheiro todos os anos, mantendo privado, sem extrair de lá qualquer vantagem.

A outra alternativa é deixar a TAP ir à falência e desaparecer. Colocas a continuidade territorial dos arquipélagos em causa e, se alguma vez as low cost deixarem de fazer Lisboa-Porto ou outra rota de maior relevância para o país por alguma razão, ficas sem alternativa sem ser a terrestre.
Os custos elevados nada tem a ver com a privatização, mas sim com a sua gestão. Aliás a TAP antes de ser nacionalizada já apresentava prejuízos, para não ter que dizer que as greves eram bastante frequentes e havia bastantes motivos de queixa. Uma das grandes diferenças que se notou na TAP após a sua privatização, foi a redução de greves. Existem companhias como Ryanair ou Easyjet que fazem o mesmo tipo de serviço que a TAP, e com valores bem mais baixos. Isto para não ter que dizer que o Fernando Pinto era o homem que mais ganhava na esfera pública. Tens centenas de companhias aéreas a operar em Portugal, que fazem o mesmo serviço que a TAP, se queres um voo para Açores e Madeira as companhias low-cost também o fazem e por valor bem mais baixo, além disso os Açores também tem a sua própria companhia aérea, a SATA. Até tens a Iberia que disponibiliza muitos voos no país.
Não faz sentido o estado injectar dinheiro numa companhia aérea, mas pelos vistos a nacionalização da TAP sempre foi um capricho deste governo.

Não sou o maior especialista na área economica, e certamente neste Portal haverá pessoas mais entendidas que eu neste assunto, mas no entanto tenho noção que nacionalizar uma empresa em cenário de pré-falência é de uma falta de consciência/inteligência, só mesmo por ideologia política é que alguém pode defender isso.

Já que achas que as nacionalizações é o melhor caminho, o que dizes da nacionalização do BPN?
 
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Ginjeet

Tribuna Presidencial
11 Março 2018
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Os custos elevados nada tem a ver com a privatização, mas sim com a sua gestão. Aliás a TAP antes de ser nacionalizada já apresentava prejuízos, para não ter que dizer que as greves eram bastante frequentes e havia bastantes motivos de queixa. Uma das grandes diferenças que se notou na TAP após a sua privatização, a redução das greves. Além disso a TAP sempre teve valores inflacionados. Existem companhias como Ryanair ou Easyjet que fazem o mesmo tipo de serviço que a TAP, e com valores bem mais baixos, além disso os Açores também tem a sua própria companhia aérea, a SATA.
Isto para não ter que dizer que o Fernando Pinto era o homem que mais ganhava na esfera pública.

Não sou o maior especialista na área economica, e certamente neste Portal haverá pessoas mais entendidas que eu neste assunto, mas no entanto tenho noção que nacionalizar uma empresa em cenário de pré-falência é de uma falta de consciência/inteligência, só mesmo por ideologia política é que alguém pode defender isso.
A TAP não é nem nunca foi uma low cost, portanto é natural que os valores não sejam semelhantes aos dessas companhias. O serviço que recebes também é completamente diferente, ou era até o momento em que foi privatizada.

A SATA tem uma dívida brutal, não tendo nem de perto nem de longe o ativo que a TAP tem. Mas isso é outro tópico à parte.

Não me choca uma empresa pública dar prejuízo, exatamente porque existe com a função de prestar um determinado serviço. Agora obviamente a gestão tem de ser competente. Aquilo que pus em causa foi precisamente isso: perdura o mito de que os bons gestores não trabalham para o público. Ou que esse custo associado ao serviço que estás a prestar à população e que pode por ventura colocar as contas no vermelho significa necessariamente má gestão.

Neste momento não tens mais alternativas. Os privados não querem ou não têm capital para enfiar na TAP. E sim, por questões ideológicas e de aproveitamento dos recursos públicos, sou plenamente contra andarmos a injetar dinheiros públicos a fundo perdido em empresas privadas, sem obter retorno acionista. Temos "n" bancos que provam quão errada é essa estratégia.
 
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sirmister

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21 Março 2008
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A TAP não é nem nunca foi uma low cost, portanto é natural que os valores não sejam semelhantes aos dessas companhias. O serviço que recebes também é completamente diferente, ou era até o momento em que foi privatizada.

A SATA tem uma dívida brutal, não tendo nem de perto nem de longe o ativo que a TAP tem. Mas isso é outro tópico à parte.

Não me choca uma empresa pública dar prejuízo, exatamente porque existe com a função de prestar um determinado serviço. Agora obviamente a gestão tem de ser competente. Aquilo que pus em causa foi precisamente isso: perdura o mito de que os bons gestores não trabalham para o público. Ou que esse custo associado ao serviço que estás a prestar à população e que pode por ventura colocar as contas no vermelho significa necessariamente má gestão.

Neste momento não tens mais alternativas. Os privados não querem ou não têm capital para enfiar na TAP. E sim, por questões ideológicas e de aproveitamento dos recursos públicos, sou plenamente contra andarmos a injetar dinheiros públicos a fundo perdido em empresas privadas, sem obter retorno acionista. Temos "n" bancos que provam quão errada é essa estratégia.
O estado tem que estar onde é necessário e o dinheiro não dá para tudo, se alguem quer comer uma sandes gourmet numa viagem de avião paga do seu bolso. Quem precisa da tap são os mesmos de sempre que se vão enchendo de dinheiro a conta do contribuinte, estamos em 2020 já devia ser pacifico que estes negócios de privatizar/Nacionalizar/PPP é um esquema para roubar, tirando essa parte a TAP não faz falta nenhuma, o que não faltam são empresas para voar.
 

Ginjeet

Tribuna Presidencial
11 Março 2018
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Ele queria dizer metade de Lisboa... isto de fazer declarações depois do almoço é lixado.
O Cotrim devia ler melhor o que foi dito.
O ministro aponta o número de chegadas ao país (para facilitar a leitura, voos de fora para aeroportos portugueses). Ele fala da circulação em geral (qualquer aeroporto para qualquer aeroporto).

O estado tem que estar onde é necessário e o dinheiro não dá para tudo, se alguem quer comer uma sandes gourmet numa viagem de avião paga do seu bolso. Quem precisa da tap são os mesmos de sempre que se vão enchendo de dinheiro a conta do contribuinte, estamos em 2020 já devia ser pacifico que estes negócios de privatizar/Nacionalizar/PPP é um esquema para roubar, tirando essa parte a TAP não faz falta nenhuma, o que não faltam são empresas para voar.
Das principais cidades europeias para Lisboa e Porto, existem aos pontapés.
Quantos voos tens a ligar Portugal à diáspora na Venezuela? Para as ilhas?

A grande maioria dos países desenvolvidos têm uma companhia aérea que, através de participação pública ou acordos público-privados, mantém os interesses nacionais e ligações regulares com algum controlo público. Estabiliza as rotas internacionais e reduz a especulação, mantendo controlados os preços. Se deixares falir a TAP, perdes esse controlo e, como já referi acima, colocas em causa a continuidade territorial e abres espaço para monopólios.
 

sirmister

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O Cotrim devia ler melhor o que foi dito.
O ministro aponta o número de chegadas ao país (para facilitar a leitura, voos de fora para aeroportos portugueses). Ele fala da circulação em geral (qualquer aeroporto para qualquer aeroporto).



Das principais cidades europeias para Lisboa e Porto, existem aos pontapés.
Quantos voos tens a ligar Portugal à diáspora na Venezuela? Para as ilhas?

A grande maioria dos países desenvolvidos têm uma companhia aérea que, através de participação pública ou acordos público-privados, mantém os interesses nacionais e ligações regulares com algum controlo público. Estabiliza as rotas internacionais e reduz a especulação, mantendo controlados os preços. Se deixares falir a TAP, perdes esse controlo e, como já referi acima, colocas em causa a continuidade territorial e abres espaço para monopólios.
Se já há a tap a fazer esses voos é normal que não apareça concorrencia até porque é desleal, se houver passageiros aparecem companhias para fazer as ligações.

Alem disso mesmo em Portugal ha quem faça ligações de Bragança e não é a tap por isso..


A grande maioria dos paises desenvolvidos não têm uma companhia aérea que é um cancro como a tap com um impacto tão grande nas finanças publicas, alem disso se a empresa era para ser publica não e tinha dado a privados, aqui enterramos dinheiro todos os anos, e no final ainda nos dizem que é um bom negocio e que quem não acredita nisso é da iniciativa liberal.

Ainda vamos ter a iniciativa liberal a ganhar por maioria absoluta as próximas legislativas.
 
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Ginjeet

Tribuna Presidencial
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Se já há a tap a fazer esses voos é normal que não apareça concorrencia até porque é desleal, se houver passageiros aparecem companhias para fazer as ligações.

Alem disso mesmo em Portugal ha quem faça ligações de Bragança e não é a tap por isso..


A grande maioria dos paises desenvolvidos não têm uma companhia aérea que é um cancro como a tap com um impacto tão grande nas finanças publicas, alem disso se a empresa era para ser publica não e tinha dado a privados, aqui enterramos dinheiro todos os anos, e no final ainda nos dizem que é um bom negocio e que quem não acredita nisso é da iniciativa liberal.

Ainda vamos ter a iniciativa liberal a ganhar por maioria absoluta as próximas legislativas.
Estás a te contradizer agora. A Sevenair faz esses voos através de uma concessão, logo é subsidiada pelo Estado para fazer essas ligações.

Sobre as privatizações e nacionalizações, é uma questão ideológica e deve-se também muito à alternância que temos tido desde 74. Cavaco e Passos Coelho quiseram privatizar tudo. Até a água potável, recurso natural do país, em alguns municípios foi oferecida a privados pelo PaF.
Eu, por ideologia, defendo que certos serviços básicos devem estar na esfera pública, mesmo que isso represente uma despesa para o Estado. Tirando isso, estou à vontade para criticar qualquer partido porque não tenho filiação a nenhum e porque clubisticamente só defendo o FC Porto.

Neste ponto específico, estou com o governo. Deixar cair a TAP seria um erro estratégico e que teria consequências para todos os cidadãos, e deve sero Estado a absorver esse custo. A nacionalização é a última alternativa (e claramente também não desejada pelo governo senão teria partido diretamente para isso) a partir do momento em que não há acordo com os privados, nomeadamente um que não seja o povinho a pôr o dinheiro para os privados meterem o lucro ao bolso.

Não podem é haver aqui ilusões. Salvar a TAP requer dinheiro público. A questão é exatamente quem deve gerir posteriormente. A iniciativa liberal considera que devemos financiar a empresa e deixar os mesmos que colocaram a TAP em situação de falência a gerir a coisa. Não sei quanto a ti, mas eu chamo isto de estupidez.
 

John Wick

Tribuna
31 Outubro 2019
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E essa presença tendeu a se reduzir, e ver os preços aumentados, após a privatização. Daí a nacionalização da TAP ser positivo para a coesão territorial e para restabelecer a importância do restante território português fora da capital.

Acho sempre curioso que, quando se falam de apoios estatais a privados, a argumentação da direita perde o pio naquilo que são os malefícios das privatizações e no capital que lhes é injetado. É isso e o mito que os bons gestores só existem no privado e que não é possivel ter bons gestores no público.

O Estado assumiu os ativos tóxicos do BES e deu de mão beijada os ativos viáveis a privados, e desde aí já vamos em mais de 5 mil milhões injetados no Novo Banco. A direita assobia para o ar, quando o que devia ter acontecido era a nacionalização do BES que já nos teria poupado milhares de milhões.

Privatizou-se a TAP por 10 milhões e agora, no mínimo custará 1200 milhões de euros para a reaver, mais o que não custará a sua restruturação. Fico pasmado, como agora vi na TVI24, o comentador referir que algum capital deveria necessariamente ter de ficar no privado para a TAP ter a possibilidade de ter uma gestão eficaz.
Os preços da TAP já eram elevados e um luxo para os portugueses antes da privatização. Não é uma questão de esquerda e direita, por muito que as pessoas continuem a levar tudo para esse lado, infelizmente, levando a que as discussões sejam estéreis. O que importa é perceber que efeito terá a nacionalização da TAP no bolso dos portugueses e das gerações futuras, e é por isso que muita gente, mesmo de esquerda e do PS se têm mostrado contra a nacionalização da TAP. Isto não é uma guerra Público x Privado, esse tipo de argumentação não levam a lugar nenhum e é tudo o que não precisamos. Se de facto a TAP tivesse problemas, mas fosse uma empresa viável, a nacionalização faria todo o sentido, o problema não está na nacionalização, está naquilo que representará para os portugueses e para as gerações futuras.

É tudo muito bonito, mas qual é o plano do governo e do ministro Pedro Nuno Santos para a reestruturação da TAP? Quanto vai custar ao Estado? Quantos trabalhadores vão ser despedidos? A Lufthansa vai despedir 40% dos seus trabalhadores, quantos trabalhadores terá que despedir a TAP dos seus 10.000? A TAP deu prejuízo de 400M€ no primeiro trimestre sem a pandemia, quanto de prejuízo é que vai dar no pós-covid? No Porto, apenas 19% do total de passageiros provêm de voos da TAP, no Algarve anda perto dos 3%, na Madeira não chega aos 20% e nos Açores não chega aos 15%. Qual coesão territorial? Isso é sequer argumento?

O Pedro Nuno Santos diz que se a TAP acabar os será impossível substituir os voos da companhia por outros voos a curto prazo. Sabes o que aconteceu no Porto quando a TAP decidiu acabar com várias rotas para Londres, Alemanha, etc? No dia seguinte já haviam companhias aéreas a substituir os voos da TAP, como a British Airways e a Lufthansa, repito, no dia seguinte. Portanto, é mais um argumento que não faz qualquer sentido.

Outra coisa que não faz sentido nenhum são as comparações com os empréstimos a outras companhias aéreas, a Lufthansa que é de quem se fala mais, vai receber um empréstimo do estado alemão que significa o dobro das suas receitas operacionais me 2019. Os 1200 milhões de € que se fala para a TAP, representam 130 vezes os proveitos operacionais da TAP em 2018. Mas alguém no seu perfeito juízo acha que o Estado vai conseguir reaver o dinheiro que vai investir na TAP? É utópico.

Temos também ter em consideração o que significarão os próximos 2 anos na aviação mundial. Se a TAP no período em que o turismo atingiu o seu ponto máximo em Portugal, teve um prejuízo descomunal, o que é que vai acontecer daqui para a frente? Para que é que vai servir a TAP?

O que eu vejo é que quem defende a nacionalização da TAP o faz puramente por uma questão ideológica ou sentimental.

Eu acho que é bom para o país ter uma companhia aérea portuguesa, por diferentes questões que já foram apontadas e são válidas, mas a TAP será apenas mais um buraco negro que vai absorver milhares de milhões de € aos contribuintes portugueses e futuras gerações. O mais sensato seria deixar cair a TAP e criar uma nova companhia aérea de raiz, absorvendo parte da mão-de-obra da TAP, criando uma empresa mais pequena, limpa e com capacidade para atrair investidores privados incluindo portugueses para fazerem parte do capital da companhia aérea juntamente com o estado, que é algo que é completamente impossível com a TAP, pois ninguém no seu perfeito juízo vai querer investir numa companhia aérea sem qualquer tipo de futuro e que está condenada à falência. A falência controlada da TAP e criação de uma companhia aérea de raiz, mais pequena e eficiente, teria muito menos custos para os contribuintes e seria muito mais benéfico para o país.

O grande problema é que continuamos com as guerras ideológicas, principalmente na pessoa do ministro Pedro Nuno Santos, que em cada intervenção que faz aproveita sempre para atacar de forma brejeira e corriqueira os privados e os liberais. Ele próprio um neo-marxista assumido, que ameaçou a Alemanha dizendo que Portugal se quisesse nem sequer pagava a sua dívida, e só o facto de neo-marxista e estar no PS e não no Bloco de Esquerda, diz muito do carácter e da moral deste tipo de pessoas que vão para a política unicamente à procura de tacho. Para o país, é terrível um governo ter ministros com este tipo de fanatismo ideológico e inflexibilidade política.
 

John Wick

Tribuna
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A grande maioria dos países desenvolvidos têm uma companhia aérea que, através de participação pública ou acordos público-privados, mantém os interesses nacionais e ligações regulares com algum controlo público. Estabiliza as rotas internacionais e reduz a especulação, mantendo controlados os preços. Se deixares falir a TAP, perdes esse controlo e, como já referi acima, colocas em causa a continuidade territorial e abres espaço para monopólios.
Desculpa, mas isso não é de todo verdade. Não faz qualquer tipo de sentido dizer-se que se a TAP falir se coloca em causa a continuidade territorial e se abre espaços para monopólios. Não tem ponta por onde se lhe pegue. O exemplo do Porto e do que aconteceu com outros países cujas companhias aéreas faliram não deixam margem para dúvidas, no dia seguinte, apareceram várias outras companhias aéreas a repor o vazio deixado pela TAP com preços bastante mais baratos. Não houve monopólio nenhum, foi precisamente o oposto.

"O ministro aponta o número de chegadas ao país (para facilitar a leitura, voos de fora para aeroportos portugueses). Ele fala da circulação em geral (qualquer aeroporto para qualquer aeroporto). "

Quanto a esta afirmação, por voltas e voltas que se tentem dar, o ministro Pedro Nuno Santos meteu a pata na poça e o relatório da ANAC é bem claro. O ministro ou não sabia os números ou aldrabou como tantas vezes faz pensando que percebe muito disto e todos os outros que discordam dele são fanáticos e não percebem patavina disto.

"Ah e tal a TAP é fundamental para o turismo, sem a TAP iríamos ter uma quebra tremenda no turismo"; balelas e mais balelas, e o Porto, o Algarve e os Açores 3 dos grandes destinos turísticos do país são a prova bem viva disso.
 

sirmister

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Estás a te contradizer agora. A Sevenair faz esses voos através de uma concessão, logo é subsidiada pelo Estado para fazer essas ligações.

Sobre as privatizações e nacionalizações, é uma questão ideológica e deve-se também muito à alternância que temos tido desde 74. Cavaco e Passos Coelho quiseram privatizar tudo. Até a água potável, recurso natural do país, em alguns municípios foi oferecida a privados pelo PaF.
Eu, por ideologia, defendo que certos serviços básicos devem estar na esfera pública, mesmo que isso represente uma despesa para o Estado. Tirando isso, estou à vontade para criticar qualquer partido porque não tenho filiação a nenhum e porque clubisticamente só defendo o FC Porto.

Neste ponto específico, estou com o governo. Deixar cair a TAP seria um erro estratégico e que teria consequências para todos os cidadãos, e deve sero Estado a absorver esse custo. A nacionalização é a última alternativa (e claramente também não desejada pelo governo senão teria partido diretamente para isso) a partir do momento em que não há acordo com os privados, nomeadamente um que não seja o povinho a pôr o dinheiro para os privados meterem o lucro ao bolso.

Não podem é haver aqui ilusões. Salvar a TAP requer dinheiro público. A questão é exatamente quem deve gerir posteriormente. A iniciativa liberal considera que devemos financiar a empresa e deixar os mesmos que colocaram a TAP em situação de falência a gerir a coisa. Não sei quanto a ti, mas eu chamo isto de estupidez.
Como é que isso pode ser uma contradição?
 
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John Wick

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31 Outubro 2019
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LOL... basta uma pequena pesquisa para perceber que isso é completamente mentira e se fosse verdade seria um disparate total.
 
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Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
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  • Junho/18
É um absurdo dizer que Portugal precisa da TAP para manter a coesão nacional, o tipo de acordo que o estado tinha com a TAP para subsidiar os voos para residentes das regiões autónomas também pode ter com outras companhias, e as rotas que envolvem Lisboa, Porto e o Algarve são altamente concorridas desde que não hajam obstáculos à concorrência, tudo isto é um mito e uma mama que dura há décadas.

Mas se há a necessidade de ter uma companhia aérea nacional apenas e só para estes voos, então que se invista em algo como a SATA que é muito mais pequena e não obriga a grandes investimentos mas com isso cria rotas regulares e retira o medo que há de que os privados estrangeiros façam concertação de preços entre eles nesses voos, porque nas rotas para o estrangeiro o que não falta é concorrência.

Agora, gastar 1200 milhões de euros e ficar na expectativa de gastar ainda muito mais dinheiro nos próximos anos quando se percebe que todo este sector está em forte contracção, isso não lembra ao diabo, do ponto de vista económico não faz qualquer sentido e é um total disparate que vai obrigar a outro tipo de cortes no investimento público, coisas que certamente fazem muito mais falta.